Porto do Itaqui é referência nacional em qualidade administrativa sustentável

O Porto do Itaqui, em São Luís, vem se posicionando entre os mais importantes e eficientes do Brasil.

A presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa, afirma que várias ações posicionam o Maranhão a um desenvolvimento sustentável e o Porto do Itaqui segue esta estratégia.

A partir de uma gestão estratégica, o Porto do Itaqui registrou o maior crescimento em movimentação de cargas entre os portos do Nordeste no período de janeiro a agosto de 2025, um progresso de 8,45% em relação ao ano anterior.

Segundo dados da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), este avanço contribuiu para o aumento de 1,14% no número total de cargas dos portos nordestinos que, juntos, movimentaram 213,9 milhões de toneladas, o maior volume de movimentação de cargas desde 2021.

 

Atrativo econômico sustentável

 

Oquerlina Costa destaca o Plano de Descarbonização do Itaqui, iniciativa desenvolvida nos últimos anos que coloca o estado na rota da transição energética e reforça o compromisso com a redução das emissões e a inovação ambiental.

A gestora pública inclui o Porto do Itaqui como um grande ativo econômico, estrategicamente posicionado e com grande potencial de expansão. Ela incluiu como um dos maiores desafios o de promover mudanças de hábitos e processos dentro das operações portuárias, envolvendo colaboradores, arrendatários, acionistas e parceiros. “Quando caminhamos juntos, o desafio deixa de ser um obstáculo e se torna uma evolução coletiva”, ressalta.

Em relação ao fortalecimento da infraestrutura verde, a presidente pontuou que a maior parte da pegada de carbono do Porto do Itaqui está diretamente ligada às emissões das embarcações que operam no terminal. Por isso, o porto vem intensificando articulações e alinhamentos com operadores logísticos para atrair navios, rebocadores, caminhões e veículos movidos por fontes alternativas de energia. A iniciativa acompanha movimentos internacionais, como os projetos globais de desenvolvimento de navios verdes, que já vêm sendo estudados por empresas como a Transpetro.

Para Oquerlina, essa transformação exige a reformulação gradual da infraestrutura portuária para receber embarcações de novas gerações, com padrões mais rígidos de eficiência energética e menor impacto ambiental. “É um caminho desafiador, mas inevitável. A modernização da infraestrutura é parte central do processo de descarbonização do Itaqui”, reforça.

O porto do Itaqui é administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), um órgão público do Governo do Maranhão. A EMAP é responsável, também, pelos terminais delegados da Ponta da Espera e Cujupe e o Cais do município de São José de Ribamar.