Pós-graduação da Egma é destaque no cenário nacional

A pós-graduação em Gestão da Cultura Maranhense, oferecida pela Escola de Governo do Maranhão (Egma), foi selecionada como case de sucesso e compartilhada no maior evento de gestão pública do Brasil. Escolhida dentre mais de 860 trabalhos inscritos, a iniciativa foi apresentada no XIII Congresso Consad que finalizou nessa sexta-feira (23), em Brasília.

No cenário nacional, o Maranhão está se destacando com importantes inovações e iniciativas na administração pública. “O Governo do Estado tem se empenhado na oferta de novos cursos para os servidores alinhados à uma gestão mais eficiente e moderna. Temos, atualmente, três cursos de pós-graduação na Egma e estamos construindo novas parcerias para implementar outras formações inéditas, seguindo a linha de valorização da educação e do aprimoramento do serviço público, orientada pelo governador Carlos Brandão”, explicou a diretora da Egma, Leuzinete Pereira.

A agenda em Brasília incluiu uma importante reunião no Ministério da Educação a respeito de novas especializações presenciais e EAD. No último ano, já foram feitas seleções na Egma para as especializações em Gestão Pública (Egma), Gestão da Cultura Maranhense (Egma/FMRB) e o Mestrado em Políticas Públicas (Egma/UFMA).

Pioneirismo

A implantação da inédita pós-graduação em Cultura tem como objetivo fortalecer o setor cultural do estado, promovendo a integração entre cultura e gestão pública e ampliando a formação de gestores nessa importante área. O curso é fruto de uma parceria com a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), órgão que vem realizando relevante trabalho voltado para a preservação da memória e da cultura do estado, sob a liderança do presidente Kécio Rabelo.

Pontos diferenciais como a abordagem teórica e imersiva com foco na construção de projetos de intervenção para políticas culturais locais, perfil do corpo discente, estrutura curricular e o acompanhamento pedagógico do curso, foram destacados na apresentação feita pela gestora da Egma durante o evento, Leuzinete Pereira, que esteve na capital federal acompanhada pelos coautores do artigo científico, o coordenador da pós-graduação da Egma, Paulo Villis e a coordenadora de Comunicação, Amanda Dutra.

Consad 2024

O tema central do congresso foi Tecnologia da Inovação e Sustentabilidade, explorando caminhos para uma gestão pública mais inovadora e sustentável. Por meio de uma programação diversificada, que incluiu painéis de discussão, workshops, apresentações de casos de sucesso e espaços para networking, o evento ofereceu uma oportunidade única para troca de experiências e conhecimentos com a prestigiada presença de 10 governadores.

Os temas abordados foram variados e discutidos no palco principal e em grupos de trabalho, englobando desde escolas de governo, digitalização dos serviços públicos, políticas de gestão de pessoas, passando por inovação, sustentabilidade, governança e transparência.