O presidente Gilberto Lins anunciou, nesta segunda-feira (23), em visita à Assembleia Legislativa, melhorias para o serviço oferecido pelo sistema aquaviário do Maranhão. A primeira é a revitalização e modernização da embarcação Cidade de Pinheiro, da empresa Internacional Marítima, que já está sendo realizada. A embarcação deverá entrar em operação no mês de dezembro e contará com novos equipamentos e sistemas de segurança. Está em estudo a utilização de outra embarcação para atuar na Baía de São Marcos. A Emap ainda não tem uma data específica para a entrega dessa nova embarcação, mas o objetivo é aumentar a oferta de viagens, com até sete ferryboats operando, e melhorar a qualidade do serviço.
Logo cedo, Gilberto Lins concedeu entrevistas a veículos de comunicação sobre as melhorias na prestação do serviço aquaviário à população maranhense. Atualmente, cinco embarcações estão funcionando normalmente e realizando viagens diárias em ambos os terminais: Ponta da Espera e Cujupe. Uma embarcação, o ferry José Humberto, foi retirada do sistema por apresentar falhas mecânicas constantes e insatisfação aos usuários no tempo de viagem.
A embarcação voltará ao sistema somente se todos os parâmetros de navegação estiverem em total conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Lei n° 9.985/2014 e pela Resolução nº 01/2015. Em seguida, o presidente da Emap foi até a Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para diálogo com os deputados estaduais. Na reunião, além de apresentar todas as ações de melhorias em curso, o presidente também convidou a bancada para visitar os terminais.
O presidente ressaltou que diversas propostas de melhorias estão sendo implantadas e outras sendo estudadas, como uma nova modelagem para o sistema. Mesmo assim, apesar da Emap estar à frente do sistema há apenas oito meses, o presidente mostrou muito do que já foi feito nos terminais, que, por exemplo, agora têm internet de alta qualidade, que chegará à travessia.