Reportagem | Procissão dos Orixás movimenta ruas do Centro Histórico de São Luís

Visando celebrar os 412 anos de São Luís, a Procissão dos Orixás, realizada pela Federação de Umbanda e Culto Afro Brasileiro do Maranhão (Fucabma), com apoio do Governo do Maranhão, movimentou ruas e praças do Centro Histórico de São Luís ao fim da tarde do último domingo (8).

No evento, pais, mães, filhos e filhas de santo e simpatizantes das religiões de matriz afro-brasileira homenagearam várias entidades e santos católicos, entre os quais Dom Luís Rei de França (São Luís), que representa Xangô no sincretismo religioso brasileiro, e Nossa Senhora da Vitória, a padroeira da cidade.

Dom Luís Rei de França é homenageado como o nome da capital maranhense.

A concentração da Procissão dos Orixás começou em frente ao Palácio dos Leões, na Av. Pedro II e seguiu pela Praça Benedito Leite, Beco da Sé, Rua do Egito, Praça João Lisboa, Rua Afonso Pena, Rua Direita, Rua da Palma, passando em frente ao Convento das Mercês, e conclusão com chegada à Igreja do Desterro.

O encontro dos adeptos da religião de matriz africana é realizado há mais de meio século e, como anualmente acontece, é prestigiado, também, por turistas, pesquisadores da cultura popular, estudantes e moradores do Centro da Cidade.

Cris Sousa