Programa Glaucoma contempla Imperatriz e municípios da Região de Zé Doca

Entre a sexta-feira (14) e o domingo (16), a população de Imperatriz e dos municípios da Regional de Zé Doca, receberá atendimentos pelo Programa Glaucoma, uma ação da Secretaria de Estado de Saúde – SES, que atua na consulta preventiva e oferta de medicamentos aos pacientes diagnosticados com a doença.

Os atendimentos serão feitos com horários e locais específicos, para evitar aglomerações e oferecer um maior conforto e tranquilidade aos pacientes. As consultas e exames serão feitas após o preenchimento de fichas, nos horários previstos. Para receber o atendimento, é necessário apresentar a cópia do documento de identidade com foto, cartão do Sistema Único de Saúde – SUS, e comprovante de residência. Confira a programação abaixo:

Em Imperatriz, os atendimentos acontecem na Escola Graça Aranha, na Rua 13 de maio, Centro. No Centro do Guilherme, as ações serão realizadas na sexta-feira (14) pela manhã, na Escola José Torres Evangelista, na Rua do Norte, Centro. À tarde, o programa realiza atendimentos em Presidente Médici, no Centro de Saúde Raimundo Juruca, na Rua do Comércio, Centro.

Já no sábado (15), recebem a ação outros dois municípios. Em Junco do Maranhão, as atividades serão feitas pela manhã, no Hospital Municipal Francisco Menezes; e em Maracaçumé, na Escola João Miranda, Rua Fernão Dias, Centro, durante a tarde.

E no domingo (16) pela manhã, as ações serão realizadas em Centro Novo do Maranhão, na ESF Ane Raimunda, na Avenida Airton Sena, Centro, e à tarde em Governador Nunes Freire, no Centro de Saúde do município.

Sobre o glaucoma

O glaucoma é uma doença nos olhos causada por uma lesão caracterizada pelo aumento da pressão intraocular que, se não tratada, pode levar à cegueira. A enfermidade não possui cura, mas pode ser tratada e controlada com colírios, laser e, em último caso, cirurgia. Com o acompanhamento médico e uso das medicações evita-se a perda da visão, uma vez que a pressão do olho é estabilizada.