Cinquenta e oito anos de carreira, 537 canções, 1.302 gravações, 50 discos (próprios ou com parceiros, em estúdio ou ao vivo), quatro peças de teatro, uma novela, um livro de contos e seis romances – o próximo, Bambino a Roma, será publicado em agosto. Este é o legado do compositor, dramaturgo e escritor Chico Buarque de Hollanda que, nesta quarta-feira (19), comemora 80 anos junto com a família, em Paris.
O programa Timbira A La Carte, que vai ao ar às 12h, na Rádio Timbira FM, nesta quarta-feira (19), com apresentação de Robson Junior faz uma homenagem ao poeta carioca.
Vida e obra
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de junho de 1944. É considerado por muitos críticos o maior artista vivo da música brasileira.
Ganhou destaque como cantor a partir de 1966, quando lançou seu primeiro álbum e venceu o Festival de Música Popular Brasileira com a música A Banda.
Autoexilou-se na Itália em 1969, devido à crescente repressão da Ditadura Militar, retorna ao Brasil, em 1970.
Foi casado por 33 anos (de 1966 a 1999) com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Sílvia Buarque, Helena e Luísa.