O Programa Travessia avança nas ações pelo direito de ir e vir das pessoas com deficiência.
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) reforça a iniciativa, com a modalidade neurodiversidade. Ofertada desde maio deste ano, esse novo serviço, dentro do Programa Travessia, é voltado para crianças e jovens autistas, a ação já contabiliza 250 viagens realizadas.
Modalidade Neurodiversidade
O Programa Travessia, na modalidade Neurodiversidade, já soma 51 pessoas cadastradas. São realizadas, em média, nove viagens diariamente, sendo a maioria, solicitações para terapias e tratamentos de saúde.
A van é adaptada e conta com 16 lugares – aos usuários e seu acompanhante. Para estar incluído, é feito cadastro e, para as viagens, o agendamento com até 48h de antecedência.
O serviço inicia a partir das 8h, buscando o público em suas residências e levando às terapias; e segue até 20 horas. O serviço pode ser acionado ainda, para esporte, lazer e educação.
Programa Travessia
O Programa Travessia garante o transporte gratuito, porta a porta, e mais condições de mobilidade para pessoas com deficiência, crianças com micro e hidrocefalia e outras doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes e agora, para autistas.
São 10.529 cadastrados, entre usuários fixos e casuais, nas três modalidades: Travessia Clássico, Travessia Melhor Idade, Travessia Saúde e Travessia Neurodiversidade. Criado em 2016, o Programa Travessia está presente em 46 cidades do Maranhão.