A Rádio Timbra venceu um grande desafio, neste ano de 2024, entre os inúmeros que vivenciou em seus 83 anos de existência celebrados, com pompas, neste dia 14 de agosto de 2024.
As comemorações, neste mês de aniversário, iniciaram no dia 1º de agosto com um cronograma de postagens especiais nas redes sociais e no site da rádio Timbira.
São depoimentos de artistas maranhenses, entre os quais Alcione, Zeca Baleiro e Rita Benneditto, e pessoas que fizeram parte da história da rádio.
Depois de se consagrar no jornalismo maranhense com a cara de AM, sintonia na qual construiu um conceito de qualidade no segmento jornalismo radiofônico, a Rádio Timbira entrou no ar, este ano, na sintonia FM, marcando um novo momento em sua história. O resultado foi uma programação renovadora centrada na música maranhense e música brasileira e com informações atuais do Maranhão, Brasil e mundo.
O jornalismo, na Timbira FM 95,5, foi redimensionado. Agora, temos o Giro 95, que são pequenas sequências de boletins, de até dois minutos, com quatro notícias, que vão ao ar, ao longo da programação, entre as sequências musicais. As entrevistas e reportagens formam a base de dois programas, que vão ao ar de segunda a sexta-feira: o Timbira News – Primeira Edição (pela manhã) e Timbira News – Segunda Edição (pela tarde).
E ainda temos os podcasts Papo Ambiental, Maranhão de Oportunidades, EGMA No Ar, Juventude no Ar, Mil e Umas e Timbira Tech. Nestes espaços, as informações cotidianas são analisadas mais cuidadosamente e aprofundadas por meio de debates com especialistas convidados.
O jornalismo esportivo, na Rádio Timbira FM, absorveu a qualidade dos velhos tempos de AM, o que é uma homenagem a nossa memória por termos sempre – livres de modéstias – a melhor cobertura do esporte no Maranhão, desde os meados do século XX, quando a emissora entrou no ar. Ao mesmo tempo, absorveu a agilidade própria das rádios FM.
Pois é, temos uma rica história de vida, no mundo AM, e a síntese desta história ganhou roupa nova na Rádio Timbira FM 95,5, com uma equipe renovada formada por uma maioria feminina.
E a Timbira FM é, também, uma plataforma com notícias, em forma de cards e vídeos em nossas contas no Instagram, X e Facebook. O site, com as notícias atualizadas, está sendo totalmente redimensionado, com lançamento de um novo visual a acontecer ainda neste semestre.
E toda esta programação da Rádio Timbira FM foi construída de forma participativa, com o envolvimento de radialistas, artistas, jornalistas, estagiários de vários setores, operadores de áudio e vídeo, editores e auxiliares administrativos.
A ideia de centrar a programação na difusão das músicas maranhenses e brasileiras foi do secretário de Estado de Comunicação Social, Sérgio Macedo, e da radialista Maria Spindola, plenamente avalizada pelo governador Carlos Brandão.
Outra marca da Timbira FM são as parcerias, como a que foi celebrada com a Rádio Universidade FM e a TV UFMA para a cobertura do São João do Maranhão 2024, a partir do Arraial do Ipem.
E há outras parcerias de sucesso, como as firmadas com órgãos públicos que têm programas especiais na rádio como a Secretária de Estado da Juventude (Seejuv) e a Escola de Governo no Maranhão (EGMA).
Estamos neste novo momento em que a Rádio Timbira celebra seu aniversário, neste ano de 2024, com o sucesso pleno que tivemos em gerar uma programação que uniu a experiência dos tempos de AM com o estilo FM de fazer rádio.
Parabéns, Timbira FM!