Rádio Timbira FM vence Prêmio Sebrae 2024 com reportagem de Cris Sousa e Quecia Carvalho

Em uma noite de emoções e reconhecimento, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) reuniu, na última sexta-feira (20), no Multicenter Negócios e Eventos, empreendedores, jornalistas e convidados para a entrega do 11º Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ) e do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios.

Na festa, a Rádio Timbira FM venceu, em primeiro lugar, o Prêmio Sebrae 2024, categoria Jornalismo em Áudio, com reportagem Raízes de Mudança, de Cris Sousa e Quecia Carvalho sobre a vida das mulheres na área rural da Ilha de São Luís.

O diretor geral da Rádio Timbira FM, Robson Júnior, presente na entrega do prêmio, saudou as vencedoras em nome de toda a equipe da Secretária de Estado de Comunicação (Secom) e da Rádio Timbira FM.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão, Celso Gonçalo, as premiações celebram a trajetória de grandes profissionais, de empreendedoras brilhantes e reforça o compromisso do Sebrae com o empreendedorismo maranhense.

“Nos sentimos muito felizes por este reconhecimento que o Sebrae presta aos profissionais da imprensa, que são grandes parceiros dos empreendedores do nosso Maranhão. Para nós que fazemos o Sebrae Maranhão, muito nos honra este momento tão feliz. O Sebrae tem o objetivo de melhorar ainda mais a sua atuação, para alcançar ainda mais empreendedores, levando capacitação, orientação e apoio”, explicou Celso Gonçalo.

Abaixo os depoimentos de Cris Sousa e Quecia Carvalho, depois da receberem a premiação.

Quecia Carvalho

“Dia 1º de maio, feriado nacional, Cris e eu decidimos abrir mão de uma folguinha para ir até o Coquilho II, na Zona Rural de São Luís. Nosso destino: conhecer as histórias das ‘Mulheres do Campo’. Como jornalista, foi uma experiência emocionante e única conhecer Maria Antônia, Dona Rosa, Dona Alice e tantas outras mulheres fortes. Foi uma grande responsabilidade contar suas histórias com o respeito e a fidelidade que elas merecem. Ontem, esse esforço foi recompensado: 1º lugar no 11º Prêmio SEBRAE de Jornalismo (categoria áudio)! Para quem não esperava muito e precisou ser sacudida pela Cris, estou imensamente feliz e grata! Obrigada ao SEBRAE Maranhão pelo reconhecimento; à Rádio Timbira, por nos permitir levar ao ar esse material incrível; às Mulheres do Campo, por nos acolherem e compartilharem suas histórias; à minha parceira de coprodução, Crislany Caroline; e, por fim, à minha mãe, por nunca me deixar desistir da Fé que me guia. Ah, e quem quiser conferir o material, está disponível no Spotify!”.

Cris Sousa

“Participar da coprodução do rádio documentário sobre o coletivo de mulheres do campo foi muito desafiador, porque a gente está acostumada a fazer reportagens sobre notícias factuais que acontecem ali no dia a dia e que prestam serviço para a comunidade. Mas quando a gente para ouvir e contar uma história, obedecendo ali requisitos que cumpram tempo, é muito difícil a gente contar a história de vida de várias pessoas, como é o caso do documentário, em pouco tempo, para que também não fique cansativo para o ouvinte ele consiga digerir aquela história ali, acompanhar e conhecer essas mulheres. Eu acho que o nosso papel foi esse, assim, de dar voz ou aumentar a voz dessas mulheres para que cheguem em outras pessoas. Eu entrei no projeto mais como uma coproduitora, como falei no começo, a grande idealizadora foi a KS Carvalho, mas foi muito prazeroso também conhecer a história dessas mulheres da cidade. Da Zona Rural e poder contar para os ouvintes”.

A Reportagem

Um grupo de mulheres da comunidade Coquilho II, localizada na Zona Rural de São Luís, está liderando uma transformação na realidade social das comunidades onde moram.

Com parcerias estratégicas, elas estão reescrevendo suas histórias e fortalecendo o papel feminino na agricultura familiar e no empreendedorismo, através do projeto “Mulheres do Campo em Ação”.

Quecia Carvalho e Cris Sousa foram até a comunidade do Coquilho II para conhecer e compartilhar as histórias das mulheres que têm inspirado tantas mudanças por ali.

As repórteres produziram um rádio documentário que circulou na Rádio Timbira FM.