A cadeia produtiva do camarão no estado ganhou um novo incentivo nesta quinta-feira (19), com a assinatura do decreto que cria os Polos Potenciais de Desenvolvimento da Carcinicultura do Maranhão (Podescar I). O decreto foi assinado pelo governador Carlos Brandão, no salão de atos do Palácio dos Leões, Centro Histórico em São Luís, em solenidade que reuniu produtores e empresários do setor, além de prefeitos de cidades que serão beneficiadas com a medida.
Os Polos Potenciais de Desenvolvimento da Carcinicultura (Podescar I) serão implantados nos municípios de Anajatuba, São João Batista e Viana, em conformidade com o Plano Diretor do Uso e Ocupação do Solo desses municípios e destinam-se à implantação de indústrias de base, bem como atividades complementares ou associadas.
O decreto estabelece que nos municípios de São João Batista e Viana a área necessária para a instalação plena dos seus polos representará cerca de 5% a 6% da área total de tesos destes municípios. Já no município de Anajatuba a implantação integral de seu polo demandará 11% de sua área de tesos. Os tesos são campos alagados propícios para a implantação de viveiros.
Ouça na reportagem de Quecia Carvalho: