Prossegue, nesta quarta-feira (12), Hotel Blue Tree Towers, no bairro do Calhau, em São Luís, a reunião do G20 focada nos debates do Grupo de Trabalho sobre Economia Digital.
Na terça-feira (11), o ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, que conduz os trabalhos da reunião, anunciou que a Internet será instalada em 10.417 escolas do Maranhão.
As atividades do Grupo de Trabalho de Economia Digital, em São Luís, acontecem até quinta-feira (13) com enfoque em temas como inclusão digital, conectividade e integridade da informação.
O evento tem a participação de ministros brasileiros, delegação de 27 países, além de nove organismos internacionais. Este grupo foi estabelecido pelo G20 em 2021 e tem como foco a orientação dos formadores de políticas públicas sobre o potencial digital das economias.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ressaltou que a inclusão digital e a conectividade são fundamentais para facilitar a vida do cidadão à medida que diminuem a burocracia e facilitam o acesso aos serviços públicos. Nesse sentido ele deu como exemplo o aplicativo GOV.BR do Governo Federal.
Sobre o G20
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia mundial e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões econômicas.
O grupo é formado pela África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia; além da União Africana e dos demais países que compõem a União Europeia. O fórum representa aproximadamente 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial e mais de 75% do comércio mundial sendo direcionado às grandes questões econômicas internacionais e possuindo grande relevância na arquitetura e governança mundiais.
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhará em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).