Romaria do Círio de Nazaré encerrou com missa em praça no Cohatrac

Um dos maiores festejos religiosos de São Luís iniciou na noite de quinta-feira (10), no bairro Cohatrac. É o Círio de Nazaré, realizado pelo Santuário Nossa Senhora de Nazaré, que começou, oficialmente, com o Novenário da Luz, na Praça de Nazaré (Cohatrac), em frente ao Santuário.

O lema do Círio de Nazaré deste ano é: “Encontrareis um recém-nascido deitado numa manjedoura” (Lc 2, 12).

Romaria

A Romaria do Círio de Nazaré será às 23h deste sábado (12), com saída da igreja Nossa Senhora do Carmo (Praça João Lisboa, no Centro Histórico de São Luís) para o Santuário de Nazaré (Cohatrac), onde acontecerá a Missa dos Romeiros às 6h. O padre Flávio Colins, da paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac afirma que estão sendo esperados cerca de 30 mil pessoas na romaria deste sábado (11).

Procissão

O Círio vai até o dia 20 de outubro, encerrando com a grande procissão, saindo da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (bairro Cohab), às 17h. A missa de encerramento é em frente ao Santuário, no Cohatrac, às 18h30, na chegada da procissão. Para a procissão de encerramento, o padre Flávio Colins estima a participação de aproximadamente 100 mil devotos.

Santuário

No mês de janeiro de 2020, em razão dessa forte expressão de fé manifestada no Círio de Nazaré, a paróquia do Cohatrac foi elevada à categoria de santuário, tornando-se o mais novo santuário mariano do Maranhão e o terceiro santuário arquidiocesano.

A Grande Ilha possui ainda o Santuário da Conceição, no Monte Castelo; e Santuário de São José de Ribamar, o município do mesmo nome.

32 anos do Círio de Nazaré no Cohatrac

Este ano, o Círio de Nazaré completa 32 anos de história. Ao longo desses anos, reúne em São Luís milhares de pessoas que vão às ruas em romaria e procissões.

A história do Círio de Nazaré em São Luís começou no dia 28 de junho de 1992, quando o Círio de Nazaré de Belém do Pará completou 200 anos de história e aquela Arquidiocese resolveu fazer uma peregrinação com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré pelas capitais brasileiras.

O Círio de Nazaré consta no calendário oficial de eventos do Maranhão (Lei n. 10768/2017). É considerado, também, Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão (Lei n. 11.127/2019). E, neste ao, emente, foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional (Lei 14.729/2024).