Os índices de roubo ao transporte coletivo na Grande Ilha reduziram em 49% no mês de novembro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado.
O percentual de redução obtido em novembro é o terceiro maior registrado este ano. As duas primeiras maiores reduções foram em fevereiro (54%) e no mês de junho (49%).
Além do desempenho positivo em novembro, os dados consolidados do acumulado do ano apontam uma redução de 36% nos roubos a coletivos em relação ao mesmo período de 2023.
Nos últimos 10 meses, também, houve queda nos casos registrados.
A diminuição é atribuída a operações preventivas e ações de inteligência coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Operação Catraca
Uma das ações é a Operação Catraca, que tem como foco principal a prevenção de crimes dentro dos coletivos e nas principais rotas de transporte público.
Com equipes especializadas, a iniciativa realiza abordagens em pontos estratégicos e revistas no interior dos ônibus durante o trajeto, sempre que há suspeita ou informações que demandem verificação. Esse trabalho, associado ao reforço do policiamento, está contribuindo diretamente para a retração nos índices de criminalidade.
Polícia Civil
Além disso, a Polícia Civil do Maranhão tem realizado operações específicas voltadas para o cumprimento de mandados de prisão, com o objetivo de desarticular grupos envolvidos com roubos, inclusive a coletivos. Essas ações têm como alvo criminosos que atuam de maneira organizada, garantindo não apenas a redução dos números atuais, mas também a prevenção de novos delitos.