Mãos suando. Corações acelerados. Momentos de emoção e expectativa no reconhecimento aos profissionais e veículos de imprensa e às mulheres empreendedoras do Maranhão.
Assim foi a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nesta semana, etapa estadual do ciclo 2023, e o anúncio dos vencedores do Prêmio Sebrae de Jornalismo, etapa estadual da 10ª edição, realizada ontem (30), no Multicenter Negócios e Eventos, reunindo autoridades, convidados, lideranças empresariais, conselheiros, gerentes e técnicos da instituição.
Rádio Timbira
A rádio Timbira recebeu homenagem de reconhecimento da parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA). A diretora Geral da rádio e secretária adjunta de Radiodifusão, Maria Spíndola, recebeu o troféu. A subsecretária da Secretária de Estado de Comunicação (Secom), Waldirene Oliveira, representou o secretário Sérgio Macedo.
“Um momento especial, que coincide com os 82 anos da emissora, essa homenagem nos gratifica e incentiva a continuar trazendo informações para a sociedade e ajudando a divulgar boas iniciativas dos pequenos negócios do Maranhão”, destacou a diretora geral da Rádio Timbira, Maria Spindola.
Premiação
Os dirigentes do Sebrae-MA, Celso Gonçalo (presidente do CDE Sebrae), Albertino Leal (Superintendente) Edila Neves (diretora de Administração e Finanças) e Mauro Borralho (diretor Técnico), recepcionaram os premiados no Maranhão.
Mulheres em destaque
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, nas categorias de Pequenos Negócios, Produtoras Rurais e MEI foi entregue para mulheres de São Luís, São João dos Patos, Rosário, Imperatriz, Açailândia e Grajaú, participantes de uma edição histórica com 141 inscritas de todo o Maranhão.
Os cases, após passarem por várias etapas de avaliação, foram examinados por uma banca de especialistas, gerando o resultado final da etapa estadual. Confira abaixo a lista das vencedoras nas três categorias.
Prêmio de Jornalismo e homenagens
O Prêmio Sebrae de Jornalismo (10ª edição) teve recorde de inscrições, nas categorias de Jornalismo em Vídeo, Áudio e Texto.
No total, foram 34 trabalhos inscritos por 13 veículos, de São Luís e interior do Maranhão, com pautas sobre empreendedorismo feminino, inovação, startups, tecnologias digitais, empreendedorismo social, negócios rurais, cultura e gastronomia, empreendedorismo, sustentabilidade, geração de renda, acesso a mercado, turismo, mercado de games, de lavanderias e pet, entre outras.
Os trabalhos vencedores de cada categoria seguem agora para a etapa regional, classificatória para a premiação nacional, programada para o mês de novembro, em Brasília-DF.
Durante a premiação, o Sebrae homenageou 24 veículos de comunicação que apoiaram a divulgação do Prêmio nestes 10 anos. Os veículos homenageados foram: Grupo Mirante (Rádio AM, TV, Portal I-Mirante e G1 Maranhão), Sistema Difusora, Band Maranhão, TV Guará, TV Cidade, Rádio e TV Assembleia, Rádio Universidade FM, TV UFMA, Rádio Timbira, Rádio Educadora, FM Esperança, Bacanga FM, Mais FM, Jornal O Debate, Jornal Pequeno, O Imparcial, Portal O Informante, Imparcial Online, O Maranhense, Programa Negócios em Pauta, Revista Cazumbá e Maranhão Turismo e Mundo Passaporte.
Homenagem a Ribamar Cunha
Uma homenagem especial ao jornalista Ribamar Cunha, maior vencedor individual do PSJ nos dez anos e aos membros da comissão julgadora marcaram o encerramento da solenidade, que teve entre seus destaques show musical da cantora Anastácia Lia, com boa música maranhense.
Ribamar Cunha ressaltou o significado da homenagem recebida. “Muito significativo esse momento de reconhecimento e um estímulo às novas gerações para participação nesse prêmio que nos incentiva a contar as histórias de transformações protagonizadas pelos pequenos negócios do Maranhão”, pontuou ele.
Prefeituras
Durante a solenidade foi lançada a edição do Prêmio Prefeitura Empreendedora, destinado a prefeituras e suas boas práticas de gestão e apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo.
PRÊMIO SEBRAE DE JORNALISMO – 10ª EDIÇÃO – ETAPA ESTADUAL
CATEGORIA JORNALISMO EM TEXTO
1º LUGAR: PATRÍCIA CUNHA LAGO, com a reportagem “O AVANÇO DO EMPREENDEDORISMO SOCIAL NO MARANHÃO”, veiculada no Jornal O Imparcial.
2º LUGAR: RAFAEL SOUZA, com a reportagem “COMO AS STARTUPS ESTÃO TRANSFORMANDO O MERCADO E O ECOSSISTEMA DE NEGÓCIOS DO MARANHÃO”, veiculada no G1 Maranhão.
3º LUGAR: RAFAEL SOUZA, com a reportagem “COM DESAFIOS NA ÁREA AMBIENTAL E MÃO DE OBRA, AGRONEGÓCIO VIRA FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARANHÃO”, veiculada no G1 Maranhão.
CATEGORIA JORNALISMO EM VÍDEO
1º LUGAR: LAIS ROCHA, com a reportagem “MERCADO PET: CRIATIVIDADE E AMOR AOS ANIMAIS ALAVANCAM NOVOS NEGÓCIOS”, pela TV MIRANTE, com a equipe Ubiratan Chagas, Hugo Deleon, Carlos Alberto e Shirley Freire.
2º LUGAR: ERISVALDO SANTOS, com a reportagem “A SAFRA DA MELANCIA EM ARATAUÍ”, veiculada pela TV MIRANTE, com a equipe Claudio Ribeiro, Fernando Moraes e Márcia Coimbra.
3º LUGAR: LUCIANA ROCHA, com a reportagem “SABORES DO MARANHÃO: EMPREENDEDORISMO DA TRADIÇÃO”, veiculada pela TV UFMA, com a equipe Lucas Santos, Juarez Lisboa e Paulo Rubim.
CATEGORIA JORNALISMO EM ÁUDIO
1º LUGAR: RODRIGO BOMFIM, com a reportagem “NEON 2023 E O INCENTIVO AO SETOR DE STARTUPS NA REGIÃO NORDESTE”, pela TV MIRANTE, com a equipe Jorge Aragão e Ismael Araújo.
2º LUGAR: JURACI FILHO, com a reportagem “SMARTDASHS: TECNOLOGIA FOCADA EM CRIAR MELHORIAS PARA O MARKETING DIGITAL”, veiculada pela TV MIRANTE, com a equipe Wallace Brito e Ismael Araújo.
3º LUGAR: JORGE ARAGÃO, com a reportagem “EMPREENDEDORISMO EM TERRITÓRIOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL EM SÃO LUÍS: CONHEÇA O PROJETO SU CAUSA MI CAUSA”, veiculada pela RÁDIO MIRANTE AM, com a equipe Rodrigo Bomfim e Ismael Araújo.
PRÊMIO SEBRAE MULHER DE NEGÓCIOS – ETAPA ESTADUAL EDIÇÃO 2023
CATEGORIA PEQUENOS NEGÓCIOS
1º Lugar: Suely Simone Costa, de São Luís: Semente Coworking.
2º lugar: Ana Luzia Frazão Alhadeff, de São Luís: Doce Pedaços Biscoitos Finos.
3º Lugar: Poliana Silva Voorwald, de Açailândia: Flex Viagens e Turismo.
CATEGORIA PRODUTORA RURAL
1º Lugar: Maria do Rosário Gaspar, da comunidade quilombola de Boa Vista, em Rosário – MA.
Produtora Rural 2º Lugar: Leda Maria de Resende, de Imperatriz, do povoado Maranhão Novo.
Produtora Rural 3º Lugar: Simone Sousa de Almeida, de Grajaú, zona rural.
CATEGORIA MEI
1º Lugar Ana Dolores de Jesus, de São Luís: Centro Educacional Aprendizagem.
2º Lugar: Rafaela Moreira da Silva, de São Luís. Case: Academia de Oratória.
3º Lugar: Angélica Santiago Cunha, de São João dos Patos: Angel Aromas.