Café com Educação
4/11/2021 - comunicacao

Maranhão inicia debate sobre o Novo Ensino Médio

04/11/2021

LEIA MAIS
28/10/2021 - comunicacao

Plataforma Gonçalves Dias oferece grátis todos os conteúdos de ensino médio

28/10/2021

LEIA MAIS
23/10/2021 - comunicacao

Ações do Rua Digna melhoram acesso a escola no Sacavém, em São Luís

23/10/2021

LEIA MAIS
21/10/2021 - comunicacao

Programa destaca entrega de obras educacionais na semana dos professores

21/10/2021

LEIA MAIS
19/10/2021 - comunicacao

Absorventes para estudantes da rede estadual do Maranhão

19/10/2021

LEIA MAIS
9/10/2021 - comunicacao

Iemas ganham novos laboratórios totalmente equipados

9/10/2021

 

LEIA MAIS
7/10/2021 - comunicacao

Por via do Programa Escola Digna, os Centros de Atendimentos Especiais acolhem estudantes com suas especificidades

07/10/2021

LEIA MAIS
5/10/2021 - comunicacao

Se ligue! O Programa Trabalho Jovem não é cobrado

05/10/2021

LEIA MAIS
2/10/2021 - comunicacao

Fique por dentro do projeto “Trilhos da Alfabetização” e os municípios que serão contemplados

Capítulo 66

02/10/2021

 

 

LEIA MAIS
30/09/2021 - comunicacao

Conheça o Iema Gastronomia e o restaurante da Educação

30/09/2021

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Inmetro orienta uso da geladeira para reduzir consumo de energia

Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, o abre e fecha da porta do equipamento pelas pessoas da casa levam ao aumento do consumo de eletricidade.

Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo, além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.

 

Dicas

A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada à parede nem ser instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar o calor gerado durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.

O Inmetro recomenda seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.

Outra orientação importante, é evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.

Para reduzir o consumo, o Inmetro sugere que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de vedação, porque desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.

De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamado serpentina, que está localizado na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira, uma vez que o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.

Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás da geladeira, é considerada totalmente inadequada pelo Inmetro, porque bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.

O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes., “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.

Aberta a campanha Janeiro Branco 2026 no Maranhão

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a programação da Campanha Janeiro Branco no Maranhão, nesta quarta-feira (14), com a abertura do Seminário de Experiências Exitosas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), evento que prossegue até quinta-feira (15).

O seminário marca o início das atividades da Campanha Janeiro Branco 2026 e acontecerá das 8h30 às 17h30, no Instituto Navigare (Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 22 – Cohafuma), em São Luís.

O evento é destinado a coordenadores e profissionais dos serviços de Saúde Mental dos 217 municípios maranhenses.

 

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha nacional para conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional.

Neste ano de 2026, a Campanha Janeiro Branco traz o slogan “De Janeiro a Janeiro: por um Maranhão de afetos – Saúde Mental em Movimento”.

Com foco na valorização dos vínculos afetivos, a iniciativa tem como objetivo trabalhar as relações humanas e a cultura como elementos fundamentais do cuidado em saúde.

 

Seminário
O  seminário organizado pela SES promove o fortalecimento da RAPS no Maranhão por meio do encontro entre gestores e trabalhadores, incentivando a troca de experiências exitosas, a qualificação da gestão e a consolidação de práticas alinhadas à equidade, à integralidade do cuidado e à redução de barreiras de acesso.

Entre os objetivos do evento estão:

– Valorizar e dar visibilidade às boas práticas em saúde mental desenvolvidas nos municípios; fortalecer a gestão municipal e estadual da RAPS;

– Estimular práticas de cuidado territorializadas, municipalizadas e regionalizadas;

– Fomentar o protagonismo de usuários, familiares e comunidades; além de servir como espaço para a qualificação do cuidado em liberdade e para o fortalecimento da articulação em rede.

Ex-presidente da República, José Sarney, visita o governador Carlos Brandão

O governador Carlos Brandão recebeu, na terça-feira (13), a visita de cortesia do ex-presidente da República, José Sarney, no Palácio dos Leões, em São Luís.

Durante o encontro, eles conversaram sobre os avanços do Governo do Maranhão em 2025.

Entre as autoridades presentes estiveram a secretária de Estado Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Frazão Waquim, e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo.

Durante a reunião, o governador Brandão destacou a parceria mantida ao longo do último ano, com ênfase na atuação de Sarney junto ao Governo Federal para viabilizar a liberação de recursos destinados à conclusão da expansão da Avenida Litorânea, considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da capital maranhense.

Segundo o governador, o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir a autorização do projeto junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

“Nós tivemos uma boa parceria administrativa e política. O presidente Sarney teve um papel muito importante na liberação do projeto e dos recursos para concluir a expansão da Litorânea. Isso garantiu que fizéssemos essa obra tão importante de mobilidade para a Grande Ilha”, afirmou Brandão.

O governador ressaltou ainda que o encontro serviu para fazer um balanço das ações realizadas em 2025 e para discutir as perspectivas para o ano de 2026, e destacou a importância das orientações e conselhos do ex-presidente, ressaltando sua experiência na vida pública nacional.

“Respeitamos muito a experiência que o ex-presidente José Sarney tem de Brasil. Suas ponderações são sempre importantes para fazermos nossas reflexões e seguir com uma boa gestão, entregando obras e ações que melhoram a vida do povo do Maranhão”, disse.

Durante a visita, José Sarney elogiou o desempenho do governador e explicou que a visita teve como objetivo retribuir o encontro realizado por Brandão no fim do ano passado, além de manifestar apoio ao governo estadual. “Hoje vim visitar o Brandão, que é um dos governadores mais aprovados pelo povo do nosso estado, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós. Ele tem um espírito conciliador, e hoje, venho louvar o que ele está fazendo pelo nosso estado e prestar apoio ao excelente trabalho que ele vem realizando”.