Café com Educação
4/11/2021 - comunicacao

Maranhão inicia debate sobre o Novo Ensino Médio

04/11/2021

LEIA MAIS
28/10/2021 - comunicacao

Plataforma Gonçalves Dias oferece grátis todos os conteúdos de ensino médio

28/10/2021

LEIA MAIS
23/10/2021 - comunicacao

Ações do Rua Digna melhoram acesso a escola no Sacavém, em São Luís

23/10/2021

LEIA MAIS
21/10/2021 - comunicacao

Programa destaca entrega de obras educacionais na semana dos professores

21/10/2021

LEIA MAIS
19/10/2021 - comunicacao

Absorventes para estudantes da rede estadual do Maranhão

19/10/2021

LEIA MAIS
9/10/2021 - comunicacao

Iemas ganham novos laboratórios totalmente equipados

9/10/2021

 

LEIA MAIS
7/10/2021 - comunicacao

Por via do Programa Escola Digna, os Centros de Atendimentos Especiais acolhem estudantes com suas especificidades

07/10/2021

LEIA MAIS
5/10/2021 - comunicacao

Se ligue! O Programa Trabalho Jovem não é cobrado

05/10/2021

LEIA MAIS
2/10/2021 - comunicacao

Fique por dentro do projeto “Trilhos da Alfabetização” e os municípios que serão contemplados

Capítulo 66

02/10/2021

 

 

LEIA MAIS
30/09/2021 - comunicacao

Conheça o Iema Gastronomia e o restaurante da Educação

30/09/2021

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Aos mestres, com carinho!

* Carlos Brandão

Todo mundo tem um professor que marcou sua vida. Às vezes, é aquele que acreditou na gente quando ninguém mais acreditava. Ou aquele que transformou uma aula difícil em um momento leve, cheio de descobertas. Eu mesmo carrego comigo as lembranças dos mestres que, com paciência e sabedoria, me ensinaram que o conhecimento é o maior patrimônio que um ser humano pode ter.

É por isso que na semana em que comemoramos o Dia dos Professores, reafirmamos: não há futuro sem o professor. E mais do que reconhecer essa verdade, o nosso governo tem trabalhado, de forma concreta, para garantir que essa valorização se traduza em ações reais – em respeito, estrutura, oportunidade e dignidade para cada educador e educadora deste estado.

Nos últimos anos, demos passos firmes. Vamos entregar 30 mil chromebooks para todos os professores da rede estadual, modernizando o trabalho em sala de aula e aproximando a tecnologia do aprendizado – uma iniciativa do programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado. Concedemos um reajuste salarial de 7%, acima da média nacional, e já estamos estudando com muito carinho o aumento para 2026. Abriremos, em breve, 2.300 vagas em concurso público e lançaremos o edital de ampliação de jornada, atendendo a uma das reivindicações mais esperadas da categoria.

Mas valorização também é reconhecimento e investimento. Estamos cumprindo o pagamento dos precatórios do Fundef, garantindo o que é de direito aos professores. E, como forma de estimular o mérito e o bom desempenho, destinamos R$ 4,4 milhões às escolas vencedoras do Prêmio Escola Digna e R$ 260 mil aos professores alfabetizadores que alcançaram os melhores resultados.

Cuidamos também da infraestrutura, reformando mais de 600 escolas e fortalecendo nossas universidades estaduais, com a nomeação de 111 novos professores na Uema e 21 na Uemasul – o maior reforço docente da história dessas instituições. Porque uma escola só é digna quando quem ensina tem as condições necessárias para fazer isso com excelência e motivação.

No Maranhão, acreditamos que educação é o maior investimento social que existe. E é por isso que trabalhamos fortalecendo programas de alfabetização, pesquisa, inovação e inclusão digital. Não há caminho mais seguro para o desenvolvimento do que o da educação de qualidade.

Então, aos mestres, com muito carinho, nossa gratidão e nosso respeito. Vocês são a base do nosso presente e a esperança do nosso futuro. E continuamos afirmando: enquanto estivermos no governo, a educação será prioridade e o professor será valorizado – porque é ele quem transforma o conhecimento em oportunidade e a oportunidade em dignidade.

* Governador do Maranhão

 

Carreata da Mulher Maranhense oferece serviços gratuitos neste sábado (18)

A Carreata da Mulher Maranhense vai oferecer serviços gratuitos de prevenção e testes rápidos, neste sábado (18), a partir das 8h no Parque do Rangedor, Av. Dep. Luís Eduardo Magalhães, Alto do Calhau, em São Luís.

A atividade faz parte do Maranhão Rosa 2025 – Campanha Estadual de Conscientização sobre a Prevenção e o Enfrentamento ao Câncer de Mama.

Entre os serviços oferecidos, o público do parque terá acesso a: mamografia; preventivo; e vacinação. A entrada é gratuita e aberta às mulheres.

Após passar pelos parques do Itapiracó e da Vila Palmeira, as atividades que é uma ação integrada entre a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e as secretarias estaduais de Saúde (SES) e da Mulher (Semu), atenderão o público feminino no Parque do Rangedor.

A última ação da Carreta da Mulher Maranhense será no Parque Lagoa da Jansen, no dia 25 de outubro.

18/10 – Parque do Rangedor;

25/10 – Parque Lagoa da Jansen.

 

 

 

 

Saiba como solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil

Os professores em exercício das redes públicas (municipais, estaduais e federal) e privada, de todo o país, inclusive os profissionais contratados temporariamente, já podem solicitar a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB) no site do programa Mais Professores do Brasil

A carteira é destinada a profissionais de todos os níveis e etapas da educação, desde a educação infantil até o ensino superior.

O Ministério da Educação (MEC) estima que 2,7 milhões de carteiras podem ser emitidas voluntariamente no Brasil.

Com validade em todo o território nacional por dez anos após sua expedição, o documento oficial terá a data expressa na própria carteira.

A iniciativa do governo federal tem o objetivo de identificar os professores e facilitar o acesso a descontos de meia-entrada em eventos culturais e a novos benefícios em algumas lojas parceiras do programa.

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que, após a primeira etapa, os docentes aposentados também terão direito à carteira.

A Carteira Nacional Docente do Brasil não é obrigatória para o exercício da função.

 

Passo a passo da solicitação

  • Para obter o documento, o professor precisa ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular na Receita Federal e estar em exercício da atividade docente em uma instituição de ensino cadastrada no MEC;
  • O link para solicitação, disponibilizado ontem pelo Ministério da Educação no site do Programa Mais Professores para o Brasil, exige acesso por meio de login na conta da plataforma Gov.br;
  • Na página virtual do Mais Professores, o sistema trará, automaticamente, os dados pessoais e informações sobre vínculo com instituições de ensino, conforme registrado nas bases do governo federal e das redes de ensino;
  • O profissional interessado deverá verificar os dados do formulário, confirmar as informações, preencher o endereço completo e os contatos (e-mail e telefone) e enviar digitalmente uma foto 3×4, no padrão estabelecido pelo Ministério da Educação;
  • Nesse momento, o docente poderá visualizar a versão digital da futura CNDB com foto e dados completos;
  • Caso os dados estejam corretos, é necessário confirmar a emissão. O professor terá a opção de download do documento para uso imediato, que já lhe dará acesso aos benefícios do programa Mais Professores;
  • A versão impressa chegará somente a partir do próximo ano, avisa o Ministério da Educação.

 

Problemas

Caso o vínculo de professor não tenha sido reconhecido pelo sistema ou algum dado esteja incorreto, será preciso que o professor entre em contato com a instituição de ensino que o emprega. O objetivo é certificar que o vínculo do profissional está com o código correto na base de dados.

Se a foto do cadastro for rejeitada na solicitação da carteira, o professor deve verificar se a imagem encaminhada está de acordo com o padrão solicitado.

 

Outras situações

Pela Lei nº 15.202/2025, que criou a Carteira Nacional Docente, somente os professores em exercício têm direito a ela. Dessa forma, os professores autônomos não têm direito à CNDB, porque não estão vinculados a uma instituição educacional.

Toda pessoa licenciada, mas com vínculo empregatício em uma unidade de ensino terá direito à nova identificação. Da mesma forma, os professores que estão na gestão escolar, desde que o vínculo com a instituição educacional seja como docente.

Se a pessoa perder o emprego, a carteira nacional continua sendo válida como documento de identificação dentro do prazo de validade do documento. Seu uso para acessar benefícios profissionais enquanto docente, perderá a validade após três meses da data do último pagamento.

Para confirmar se a Carteira Nacional Docente de uma pessoa é válida, basta acessar o QR Code impresso no documento e, em seguida, verificar se ela continua com algum contrato de emprego como docente válido.

 

Benefícios

O Mais Professores já conta com benefícios fornecidos pelas empresas parceiras. O MEC assinou convênio com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) para dar descontos de 15% em hotéis.

Os portares da CNDB terão um cartão de crédito emitido pela Caixa Econômica Federal com anuidade gratuita.

A lista atualizada, com os respectivos descontos dados aos detentores do documento, está disponível em página específica no site do programa.

O Ministério da Educação quer mobilizar outras empresas para reconhecer e valorizar o magistério brasileiro por meio do programa e selo #TôComProf .

O edital voltado a empresas interessadas em oferecer produtos e serviços com descontos aos professores foi lançado em setembro.

O chamamento público ficará aberto até 30 de novembro. As pessoas jurídicas interessadas podem preencher o formulário de inscrição.

Para participar do programa, os estabelecimentos devem ter abrangência nacional ou regional e regularidade perante a administração pública.

As companhias devem ofertar serviços financeiros ou comerciais de alimentação, cultura e lazer, higiene e limpeza, moradia, saúde e transporte entre outros.

O desconto mínimo oferecido deve ser de 10% sobre o valor de tabela ou preço praticado ao público em geral.