O Pré-Carnaval do Maranhão movimenta a Madre Deus neste domingos (11),a partir das 17h. A programação diversificada inclui 11 grupos que fazem apresentações em dois palcos montados no Largo de São Jorge, pertinho da Casa Barrica, e o outro, no Ponto de Fuga.
Na programação, tambor de crioula, grupos de samba, blocos alternativos, blocos tradicionais e shows com artistas locais.
A prévia do Carnaval 2026, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), é um esquenta para o período oficial das festas de Momo, que este ano serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro.
No próximo dia 16 de janeiro, acontece o lançamento do Carnaval 2026, com o tradicional cortejo carnavalesco que percorre as ruas do Centro Histórico, saindo da Praça Deodoro para a Praia Grande.
Máquina no sábado (10)
A tradicional banca de Carnaval, Máquina de Descascar’Alho, estará nas ruas Sábado, a partir das 17h.
A concentração é na Praça do Goiabal no bairro da Madre Deus.
Circuitos da folia
No Carnaval deste ano, o Governo do Maranhão viabiliza 3 circuitos:
- Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, cartão-postal da orla da capital;
- Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís;
- Vem Pra Madre, no bairro berço do Carnaval maranhense, mais uma vez vão receber um grande público, com toda a estrutura e segurança necessárias para garantir que todos se divirtam com tranquilidade.
A programação começa ainda este mês. Às sextas-feiras, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, acontece o Cortejo Deodoro, com a participação de blocos tradicionais e blocos afro, fortalecendo o carnaval de rua e a ocupação cultural dos espaços públicos do Centro Histórico de São Luís.
Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a programação segue com o circuito Vem Pro Centro, levando música, alegria e diversas manifestações culturais para o coração da cidade.
Já aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, é a vez do circuito Vem Pro Mar, realizado na Avenida Litorânea, que une carnaval, lazer, turismo e grandes atrações nacionais, fortalecendo a vocação da cidade como destino turístico e cultural.
O Carnaval 2026 acontecerá oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída em diferentes circuitos da capital, incluindo a Avenida Litorânea e o tradicional bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.
Gritos de Carnaval
Mas a folia já está rolando no Maranhão. Já no primeiro dia do ano, o bairro mais tradicional e boêmio da capital maranhense, Madre Deus, deu o pontapé para a maior festa popular brasileira.
O grupo Máquina de Descascar’Alho, que há quatro décadas comanda a festa naquela comunidade, deu o primeiro grito de Carnaval do ano, como já é tradição na capital maranhense.
A festa ocorreu em dois locais principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público acompanhou o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.
No domingo (4), 11 grupos se apresentaram nos dois palcos montados nos espaços. A prévia do Carnaval 2026, realizada pelo Governo do Estado, é um esquenta para o período oficial das festas de Momo. Ainda neste mês de janeiro, outra programação, na Madre Deus, agitará os foliões no próximo domingo, dia 11.