Giro Nordeste
14/10/2025 - Leno Castro

GIRO NORDESTE 12.06 | AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

LEIA MAIS
1/04/2022 - comunicacao

Icatu foi contemplado com a centésima unidade da rede de restaurante popular no Maranhão

GIRO NORDESTE 1/4/2022

LEIA MAIS
31/03/2022 - comunicacao

Felipe Camarão faz balanço dos seis anos que passou à frente do setor educacional no Maranhão

GIRO NORDESTE 31/3/2022

LEIA MAIS
28/03/2022 - comunicacao

Pela primeira vez na história da Paraíba, uma instituição pública de saúde realizou transplante cardíaco

GIRO NORDESTE 28/3/2022

LEIA MAIS
25/03/2022 - comunicacao

Teresina começa a aplicar quarta dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 80 anos ou mais

GIRO NORDESTE 25/3/2022

LEIA MAIS
24/03/2022 - comunicacao

Paraíba tem duas cidades como as primeiras no Nordeste em termos de água tratada e esgotamento sanitário

GIRO NORDESTE 24/3/2022

LEIA MAIS
23/03/2022 - comunicacao

Bahia mantém decreto estadual de obrigatoriedade total do uso de máscara

GIRO NORDESTE 23/3/2022

LEIA MAIS
22/03/2022 - comunicacao

Ceará oferta 25 mil vagas para habilitações gratuitas até o fim de 2022

Giro Nordeste 22/3/2022

LEIA MAIS
17/03/2022 - comunicacao

Teresina ganha primeiro Eletroposto para carregar veículos elétricos

Giro Nordeste 17/3/2022

LEIA MAIS
16/03/2022 - comunicacao

Prefeitura do Recife inaugura décima nona estátua no circuito da poesia

Giro Nordeste – 16/3/2022

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira é inaugurado em Imperatriz

Na segunda-feira (27), foi inaugurado o Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira, em Imperatriz que agora conta com mais estrutura para a prática de esportes.

O espaço dispõe de uma quadra poliesportiva coberta, com medidas oficiais, e de toda a estrutura necessária para as atividades esportivas, incluindo banheiros para o público e vestiários para os atletas.

O ginásio está localizado no conjunto da Praça Mané Garrincha e corresponde à primeira etapa da transformação do espaço em um complexo esportivo. Futuramente, o local contará com quadra de areia, sala de dança e sala de luta, além de ambientes como sala administrativa, lanchonete e banheiros convencionais e adaptados.

Diversidade esportiva

O ginásio foi projetado para receber competições de diversas modalidades, como futsal, vôlei, basquete, handebol e esportes de combate, além de servir como espaço de convivência e para eventos culturais. Sua estrutura moderna e acessível atende a padrões técnicos de segurança e conforto exigidos para eventos nacionais e até internacionais.

O Ginásio Poliesportivo Professor Jackson Pereira abre portas para sonhos e futuros promissores, especialmente para a juventude. O estudante Davi Silva, de 15 anos, fez questão de assistir à inauguração. Ele já acompanhou competições estudantis de handebol e agora espera que sejam sediadas no novo espaço.

“Esse é o esporte que eu mais gosto de praticar, o handebol. Então, essa obra é muito boa, porque não temos muitos ginásios para competições de handebol e, antes, precisávamos usar quadras de várias escolas.

Para a servidora municipal Anny Kaline, de 28 anos, que integra o time de handebol da cidade, a conclusão da obra trará benefícios tanto para os esportistas amadores quanto para os profissionais. “A nossa cidade estava precisando de um ginásio desse tamanho, com medidas oficiais, que antes só havia em São Luís. Ficava complicado treinar e ter um bom rendimento. Temos atletas que fazem parte da seleção brasileira de handebol e eles também estavam sentindo falta de um espaço adequado como esse”, pontuou.

MA-006 recebe obra de requalificação

Nesta segunda-feira (27) foi inaugurada oficialmente a obra de requalificação da MA-006 que liga o município de Tasso Fragoso a Alto Parnaíba.

Serviços de conservação, restauração e pavimentação asfáltica foram realizadas no trecho de 90 km que liga os dois municípios.

Além da parte de pavimentação, também abrangeu serviços de drenagem superficial com a construção e desobstrução de sarjetas, bueiros e meio-fio, assegurando o adequado escoamento das águas pluviais. Com a melhoria do trecho, a gestão estadual reafirma seu compromisso com a mobilidade e o fortalecimento da infraestrutura rodoviária maranhense.

Para o prefeito de Alto Parnaíba, Rubens Japonês, a obra estadual garante dignidade para a população e possibilita o desenvolvimento das atividades econômicas na região, seja de pequenos e micro empresários, como os comerciantes locais, aos grandes produtores.

O acesso ao município vizinho ficou muito mais rápido e seguro, como explica a estudante Maria Eduarda Sousa, que mora em Alto Parnaíba. “Nós usamos muito essa estrada. Antes demorávamos umas duas horas e meia a três horas para chegar a Tasso Fragoso por conta da estrada ser muito ruim. Mas agora, depois da obra, demoramos apenas duas horas”, contou.

O aposentado Levi Borges é morador de Tasso Fragoso e afirmou que esperou pela obra por muitos anos e que agora é uma satisfação ver a estrada concluída. “Essa obra melhorou muito porque antes estava uma tristeza. Essa estrada só quebrava carro e agora ficou boa, está em primeiro lugar de boa”, afirmou.

Para o empresário Paulo Companheiro, a via trará mais desenvolvimento para toda a região. “Eu sou pecuarista de Tasso Fragoso e sei a importância do que é uma estrada. A gente vê que esse é um governo que busca os municípios, trazendo desenvolvimento. Hoje a pecuária faz parte do sul do Maranhão e ter estradas é fundamental”, observou.

Com a conclusão das obras, a MA-006 se consolida como um importante eixo de ligação no sul do estado, promovendo mobilidade, crescimento regional e mais qualidade de vida a população.

Aeroporto Marechal Cunha Machado passa a contar com voo regular para Congonhas

São Luís passa a contar, com um novo voo regular e inédito, do Aeroporto de São Luís (MA) para o Aeroporto de Congonhas (SP). O voo será operado pela Latam Airlines e integra as sete novas rotas anunciadas pela Motiva Aeroportos, antiga CCR.

A ampliação conta com o apoio do Governo do Maranhão em parceria com a Motiva Aeroportos.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a capital maranhense está entre as seis cidades do Nordeste cujos aeroportos bateram recorde de movimentação da última década, visando atender essa demanda São Luís ganhou mais um destino.

Com capacidade para 176 passageiros por voo, a nova ligação aérea impulsionará significativamente o turismo de lazer e de negócios, além de abrir novas oportunidades para o comércio, investimentos e parcerias estratégicas.

 

Movimento de Passageiros

Entre janeiro e setembro deste ano, os aeroportos de São Luís (MA), Recife (PE), Maceió (AL), Porto Seguro (BA), João Pessoa (PB) e Aracaju (SE) tiveram o maior movimento da última década. Foram registrados 14.861.390 passageiros nesse período somando o fluxo dos aeroportos destas seis cidades.

Todas superaram os níveis de 2019, último pico antes da pandemia, o que atesta a recuperação e o fortalecimento do turismo.

Essa retomada do setor já era indicada no Maranhão com os dados da movimentação no Aeroporto Marechal Cunha Machado desde o período de São João deste ano.

Em agosto, o Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA) divulgou a análise que fez dos dados da Anac sobre o período das festas juninas: o estado encerrou o mês de julho recebendo 118.164 passageiros.

A análise do Obstur-MA mostrou que o Aeroporto Marechal Cunha Machado contabilizou 100.985 desembarques em julho, crescimento de 17,72% em relação ao mesmo mês do ano anterior (85.787).

 

Realização de um sonho

O gerente do Aeroporto de São Luís, Marcelo Angelim, lembrou que o avanço gera um impacto positivo para o Maranhão.

“A conectividade entre São Luís e Congonhas fortalece a integração da nossa capital com São Paulo e abre novas possibilidades para fortalecer ainda mais o turismo, o comércio e os negócios”, frisou.

Para quem utiliza regularmente desse meio de transporte para a capital paulista, o novo voo é a concretização de um sonho.

“Ficará melhor para nós, que vamos regularmente para São Paulo, será muito mais rápido para chegarmos a tempo para os nossos compromissos. É maravilhoso poder ir direto para Congonhas”, relatou Jéssica Silva, uma das passageiras do novo voo.