Jornal das Onze
26/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 27 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

 

 

 

Apresentação: Thalia Lemos e Ronald Pimenta

26/12/2019

LEIA MAIS
23/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 23 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

https://youtu.be/UIH-voRVc5Q

23/12/2019

LEIA MAIS
20/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 20 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Ronald Pimenta

20/12/2019

LEIA MAIS
18/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 18 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos

18/12/2019

 

LEIA MAIS
17/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 17 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos

17/12/2019

 

LEIA MAIS
16/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 16 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos

16/12/2019

LEIA MAIS
13/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 13 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos

13/12/2019

LEIA MAIS
12/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 12 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos

12/12/2019

LEIA MAIS
11/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 11 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

11/12/2019

LEIA MAIS
9/12/2019 - comunicacao

JORNAL DAS ONZE: Edição 09 de dezembro de 2019

Assista o Jornal:

09/12/2019

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Câmara Federal aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília, para atuar na área do conhecimento relativa à ciência do esporte.

A proposta será enviada para votação no Senado e, depois, segue para sanção do Presidente da República, Luiz Inácio da Silva.

O Projeto de Lei 6133/25 foi uma iniciativa do governo federal, apresentada no fim do ano passado.

Na mesma época, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal Indígena (Unind), cujo projeto segue em tramitação.

Pela proposta, fica permitida a abertura futura de campi em outros estados.

A UFEsporte contará com bens móveis e imóveis da União.

Parte da receita de apostas em bets também poderá ser direcionada pelo Ministério do Esporte.

Segundo o que prevê o projeto, caberá ao governo federal nomear o reitor e o vice-reitor com mandato temporário até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto.

Caberá ao reitor temporário estabelecer as condições para a escolha do reitor de acordo com a legislação.

Dentro de 180 dias da nomeação do reitor e vice-reitor temporários, a instituição enviará ao Ministério da Educação propostas de estatuto e regimento geral.

 

Concurso público

Após autorização de lei orçamentária, a instituição poderá organizar concurso público de provas e de títulos para o ingresso na carreira de professor do magistério superior e na carreira de técnico-administrativo.

(Foto/Capa/Divulgação/Congresso Nacional): plenário da Câmara Federal durante a votalão 

 

Sistema de Segurança do Maranhão recebe 16 novas ambulâncias

O Governo do Maranhão está reforçando o trabalho das forças policiais no estado, incluindo as ações internas e externas na área de atendimento a emergências.

Foram entregues 16 ambulâncias de resgate equipadas para atendimento pré-hospitalar imediato ao sistema de segurança pública.

A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (11), no estacionamento do Palácio dos Leões, na Avenida Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís.

Os veículos seguem padrões atualizados de segurança e funcionalidade e serão usadas em trabalhos de resgate pelo Corpo de Bombeiros Miliar do Maranhão (CBM-MA), Polícia Miliar do Maranhão (PM-MA) e Polícia Civil do Maranhão.

Presentes na solenidade de entrega, o governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES) e do Fundo Amazônia, através de convênio estabelecido com o BNDES.

As ambulâncias serão utilizadas em ações das forças de segurança, tanto internas quanto externas, como treinamentos, operações, grandes eventos e outras atividades do sistema de segurança pública.

Governo do Maranhão garante reajuste de 10% para professores em 2026

O Governo do Maranhão anunciou, nesta terça-feira (10), um novo reajuste salarial para professores e professoras da rede pública estadual. Para 2026, a categoria terá aumento de 10%, um percentual acima da média nacional, com pagamento retroativo a janeiro, repetindo e até superando a política aplicada em 2025. A medida faz parte de um conjunto de ações da gestão Carlos Brandão para valorização profissional e fortalecimento da educação pública em todo o estado.

“Temos investido muito na educação do Maranhão, fizemos o reajuste, reformamos mais de 700 escolas, demos cumprimento ao pagamento do Fundef, Prêmio Escola Digna e, agora, ao Programa Tô Conectado, que vai distribuir 30 mil chromebooks para fortalecer o trabalho dos professores e conectar todas as escolas. Essa é a nossa forma de valorizar quem dedica a vida ao ensino dos nossos estudantes”, frisou o governador Carlos Brandão.

O reajuste anunciado beneficia professores efetivos, aposentados, pensionistas e profissionais contratados. Enquanto isso, a reforma de centenas de escolas garante melhores condições de infraestrutura, ambientes mais adequados para o ensino e mais dignidade não só para os profissionais, como para os estudantes, ampliando os investimentos na área.

O governador Carlos Brandão também pontuou que há outros estudos de reajuste em andamento para professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Quanto aos professores de ensino superior, da nossa Uema e Uemasul, estamos finalizando os estudos e, em breve, trarei novidades”, completou Carlos Brandão, em suas redes sociais.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que o reajuste e os investimentos estruturantes fazem parte de uma política contínua de valorização, que une remuneração, condições de trabalho e melhoria dos resultados educacionais no Maranhão.

“Em mais uma ação de valorização da nossa Educação e dos nossos professores, o Governo do Maranhão anunciou o reajuste salarial de 10% para 2026, quase o dobro do reajuste do piso nacional do magistério de 5,4% para este ano. Reconhecendo a importância dos nossos educadores, a medida supera expressivamente também o reajuste estadual do ano passado que foi de 7%. Essa é mais uma conquista da categoria e um compromisso real da nossa gestão em continuar ampliando e investindo em quem constrói todos os dias o futuro do nosso estado”, destacou Jandira Dias.

 

Outros investimentos

Mais um destaque na educação maranhense é o fortalecimento das políticas de reconhecimento, como o Prêmio Escola Digna, que premia unidades escolares com bons resultados e reforça a cultura de valorização do desempenho dentro da rede.

O conjunto de ações também inclui iniciativas de modernização tecnológica, com o macroprograma “Educação de Verdade”, que trouxe o eixo “Tô Conectado” como uma das principais estratégias de transformação pedagógica. A proposta em execução aposta na conexão das escolas à internet e na distribuição de equipamentos modernos para as atividades em sala de aula.

No recorte voltado aos educadores, o programa contempla a rede com equipamentos voltados ao suporte do trabalho docente, incluindo a entrega de 30 mil chromebooks, além da expansão do acesso a plataformas educacionais, dentre outros recursos digitais.