Assista o Jornal:
Apresentação: Thalia Lemos e Ronald Pimenta
26/12/2019
Assista o Jornal:
https://youtu.be/UIH-voRVc5Q
23/12/2019
Assista o Jornal:
Apresentação: Maria Spindola e Ronald Pimenta
20/12/2019
Assista o Jornal:
18/12/2019
Assista o Jornal:
Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos
17/12/2019
Assista o Jornal:
Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos
16/12/2019
Assista o Jornal:
Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos
13/12/2019
Assista o Jornal:
Apresentação: Maria Spindola e Frank Matos
12/12/2019
Assista o Jornal:
11/12/2019
Assista o Jornal:
09/12/2019
Duas das maiores artistas da música brasileira voltam ao Carnaval do Maranhão este ano: Ivete Sangalo e Anitta. As duas foram anunciadas pelo Governo do Estado como atrações da programação oficial do circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís.
Ivete Sangalo se apresenta no pré-Carnaval, no dia 25 de janeiro, o último fim de semana deste mês janeiro.
A cantora de funk faz show no dia 14 de fevereiro.
Este é o segundo ano consecutivo em que as duas artistas se apresentam no Carnaval do Maranhão.
Em 2025, a festa contou com Ivete Sangalo no dia 7 de fevereiro. Somente nesse dia, cerca de 600 mil pessoas acompanharam o trio da musa do axé ao longo da Avenida Litorânea.
Anitta levou 550 mil foliões para o circuito Vem Pro Mar no sábado de Carnaval do ano passado.
Os dados são da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Para este ano, a expectativa é superar a média de público.
Outras artistas
As duas cantoras se unem à programação com grandes nomes da música nacional que passarão por São Luís durante a programação oficial de pré-Carnaval e Carnaval realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).
Pré-carnaval
Além de Ivete Sangalo, já estão confirmados para o pré-Carnaval os nomes de Bell Marques, Léo Foguete, Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana, Léo Santana, Banda Eva, Rafa e Pipo, Natanzinho Lima e Henry Freitas.
Carnaval
Anitta se une a Nattan, Alok, Chicabana, Claudia Leitte, Zé Cantor, Felipe Amorim, Calcinha Preta, Zé Vaqueiro, Dennis DJ, Xand Avião, Mari Fernandez, Wesley Safadão, Durval Lelys e Eric Land durante o Carnaval oficial.
Circuitos da folia
Em 2026, os circuitos Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, cartão-postal da orla da capital; Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís; e Vem Pra Madre, no bairro berço do Carnaval maranhense, mais uma vez vão receber um grande público, com toda a estrutura e segurança necessárias para garantir que todos se divirtam com tranquilidade.
A programação começa ainda este mês. Às sextas-feiras, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, acontece o Cortejo Deodoro, com a participação de blocos tradicionais e blocos afro, fortalecendo o carnaval de rua e a ocupação cultural dos espaços públicos do Centro Histórico de São Luís.
Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a programação segue com o circuito Vem Pro Centro, levando música, alegria e diversas manifestações culturais para o coração da cidade.
Já aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, é a vez do circuito Vem Pro Mar, realizado na Avenida Litorânea, que une carnaval, lazer, turismo e grandes atrações nacionais, fortalecendo a vocação da cidade como destino turístico e cultural.
O Carnaval 2026 acontecerá oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída em diferentes circuitos da capital, incluindo a Avenida Litorânea e o tradicional bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.
Gritos de Carnaval
Mas a folia já está rolando no Maranhão. Já no primeiro dia do ano, o bairro mais tradicional e boêmio da capital maranhense, Madre Deus, deu o pontapé para a maior festa popular brasileira.
O grupo Máquina de Descascar’Alho, que há quatro décadas comanda a festa naquela comunidade, deu o primeiro grito de Carnaval do ano, como já é tradição na capital maranhense.
A festa ocorreu em dois locais principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público acompanhou o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.
No domingo (4), 11 grupos se apresentaram nos dois palcos montados nos espaços. A prévia do Carnaval 2026, realizada pelo Governo do Estado, é um esquenta para o período oficial das festas de Momo. Ainda neste mês de janeiro, outra programação, na Madre Deus, agitará os foliões no próximo domingo, dia 11.
(Foto/Divulgação): Ivete Sangalo
Programação Circuito Vem Pro Mar (Avenida Litorânea):
Prévias de Carnaval
18 de janeiro – Bell Marques e Léo Foguete;
25 de janeiro – Ivete Sangalo, Xanddy Harmonia e Chiclete com Banana;
1º de fevereiro – Léo Santana e Banda Eva;
8 de fevereiro – Rafa e Pipo, Natanzinho Lima e Henry Freitas.
Carnaval
13 de fevereiro – Nattan, Alok e Chicabana;
14 de fevereiro – Anitta, Claudia Leitte e Zé Cantor;
15 de fevereiro – Felipe Amorim, Calcinha Preta e Zé Vaqueiro;
16 de fevereiro – Dennis DJ, Xand Avião e Mari Fernandez;
17 de fevereiro – Wesley Safadão, Durval Lelys e Eric Land.
A vice-presidente Delcy Rodríguez assumiu, de forma interina, a presidência da Venezuela
O Governo da Venezuela descartou qualquer possibilidade de mudar a forma de governança depois da prisão do presidente do País, Nicolas Maduro, pelo Governo dos Estado Unidos da América (EUA).
Em vídeo, o ministro da Defesa venezuelano, Vladimir Padrino López rechaçou a intervenção norte-americana no país e exigiu a libertação do presidente Nicolas Maduro.
O Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela (TSJ, na sigla em espanhol) já havia decidido que Delcy Rodríguez deveria assumir a presidência interina do país, após a captura do líder Nicolás Maduro pelos EUA.
A Organização das Nações Unidas (ONU) apresentará, nesta semana, sua posição sobre o impasse.
Posição do Brasil
Em comunicado conjunto, divulgado no domingo (4), Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Uruguai condenaram o ataque militar orquestrado pelos Estados Unidos contra a Venezuela. Eles manifestaram, ainda, grande preocupação com as ações militares conduzidas pelo presidente norte-americano Donald Trump.
Na nota, os governos dos seis países citam a gravidade das ações registradas na Venezuela e reafirmam sua adesão aos princípios previstos na Carta das Nações Unidas, documento que representa as aspirações e conquistas da humanidade em direção à paz.
“Expressamos nossa profunda preocupação e repúdio às ações militares realizadas unilateralmente em território venezuelano, que contrariam princípios fundamentais do direito internacional, em particular a proibição do uso e da ameaça de força, e o respeito à soberania e à integridade territorial dos Estados, consagrados na Carta das Nações Unidas”.
Ainda de acordo com o comunicado, os seis países avaliam que as ações constituem precedente “extremamente perigoso” para a paz e a segurança regional e colocam em risco a população civil.
“A situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, através do diálogo, da negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano em todas as suas expressões, sem interferência externa e em conformidade com o direito internacional”.
“Reafirmamos que somente um processo político inclusivo, liderado pelos venezuelanos, pode conduzir a uma solução democrática e sustentável que respeite a dignidade humana”, completou o comunicado conjunto, que reafirma a América Latina e o Caribe como uma zona de paz, “construída sobre o respeito mútuo, a solução pacífica de controvérsias e a não intervenção“.
Ao final da carta, os países signatários fazem um apelo à unidade regional que vá além das diferenças políticas diante de qualquer ação que ponha a estabilidade regional em risco.
Os países pedem ainda ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e aos Estados-membros de mecanismos multilaterais relevantes que ajudem a reduzir as tensões e a preservar a paz na região.
“Manifestamos nossa preocupação a qualquer tentativa de controle governamental, administração ou apropriação externa de recursos naturais ou estratégicos, que seja incompatível com o direito internacional e que ameace a estabilidade política, econômica e social da região”, concluiu o documento.
Prisão de Maduro
No sábado (3), diversas explosões foram registradas em bairros de Caracas, a capital venezuelana. Em meio ao um ataque militar realizado pelos EUA, o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, e sua esposa, Cilia Flores, foram capturados por forças de elite norte-americanas e levados para Nova York.
O ataque marcou um novo episódio de intervenções diretas norte-americanas na América Latina. A última vez que os Estados Unidos invadiram um país latino-americano foi em 1989, no Panamá, quando militares norte-americanos sequestraram o então presidente Manuel Noriega, acusando-o de narcotráfico.
O governo de Donald Trump oferecia uma recompensa de US$ 50 milhões por informações que levassem a prisão de Maduro.
Para críticos, a ação é uma medida geopolítica para afastar a Venezuela de adversários globais dos Estados Unidos, como China e Rússia, além de exercer maior controle sobre o petróleo do país, que é dono das maiores reservas de óleo comprovadas do planeta.
A maranhense Rayssa Leal, uma das atletas mais consagradas do Brasil na atualidade, completou 18 anos, no domingo (4). A agenda de “gente grande” não permitiu que a celebração acontecesse no mês do aniversário.
Conhecida com a Fadinha do Skate, a atleta ganhou medalha de prata, aos 13 anos de idade, no dia 26 de julho de 2021, na Olimpíadas de Tóquio. Foi a atleta mais jovem do país a subir ao pódio em uma edição de olimpíadas.
Coma medalha, surgia a “fadinha” Rayssa Leal que, aos 7 anos, já havia viralizado sobre um skate, fantasiada de fada.
A vida da maranhense mudou para sempre desde então. Ganhou títulos, status de estrela, outra medalha olímpica, patrocinadores, fãs e se tornou uma celebridade do esporte.
No currículo estão o bicampeonato do X Games (Chiba 2022 e 2023), dois outros no Mundial da World Skate (além de uma prata e um bronze), o tetracampeonato da SLS, a Liga Mundial de Skate Street (2022 a 2025) e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023.
Em Paris 2024, em uma versão bem diferente de Tóquio, por estar diante da pressão de uma apresentação bem-sucedida e suscetível às críticas dos “haters” nas redes sociais, terminou com a medalha de bronze.
Aos 18 anos, Rayssa Leal tem 8.5 milhões de seguidores no Instagram e uma consagração em âmbito internacional.
“A Rayssa é a Rainha do skate, não tem como. A evolução de manobras e a evolução como ser humano são impressionantes. Ela conseguiu levar o skate feminino junto com a atitude e com o estilo, isso é demais. Podem esperar, ainda tem muita história a ser escrita”, comentou Geninho Amaral, skatista e comentarista do esporte na TV Globo.