Fiquem em casa aprendendo
28/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta-feira – 28/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

28/01/2022

LEIA MAIS
26/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta-feira – 26/01/2022

Bloco I

Bloco II

LEIA MAIS
21/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta – 21/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

21/01/2022

LEIA MAIS
20/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quinta-feira – 20/01/2022

Bloco I

Bloco II

20/01/2022

LEIA MAIS
19/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta-feira – 19/01/2022

Bloco I

Bloco II

LEIA MAIS
17/01/2022 - comunicacao

Acompanhe aqui as aulas desta segunda-feira – 17/01/2022

Bloco I

Bloco II

17/01/2022

LEIA MAIS
14/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta – 14/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

14/01/2022

 

LEIA MAIS
13/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quinta – 13/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

13/01/2022

LEIA MAIS
12/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta – 12/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

12/01/2022

LEIA MAIS
11/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta terça – 11/01/22

BLOCO 1

BLOCO 2

11/01/22

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Governo do Maranhão e parceiros lançam, nesta quinta-feira (3), o Programa Microcrédito na Mão

O Governo do Maranhão e instituições parceiras lançam, nesta quinta-feira (3), o programa Microcrédito na Mão como solenidade, às 15h, no Palácio Henrique de La Rocque, (no bairro do Calhau, em São Luís).

O governador Carlos Brandão e representantes das instituições parceiras estarão do evento.

São parceiros do Governo do Maranhão nesta iniciativa, o Banco do Nordeste do (BNB), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) e a Federação Maranhense dos Municípios (Famem).

O Governo do Maranhão articula sua articulação dentro do programa por meio do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA) e as Secretarias de Estado de Indústria e Comércio (Seinc) e de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop).

Microcrédito na Mão

O programa Microcrédito na Mão busca facilitar e ampliar o acesso ao microcrédito e a serviços de orientação e capacitação para micro e pequenos empreendedores, formais e informais, utilizando uma infraestrutura de atendimento já existente no Maranhão.

A infraestrutura que será usada são as unidades do Viva/Procon-MA, Salas do Empreendedor do Sebrae e as novas estruturas do BNB no Maranhão.

Viva/Procon-MA no Shopping Rua Grande

Depois da assinatura do acordo de cooperação técnica, os representantes das instituições inauguram unidade do Viva/Procon-MA no Shopping Rua Grande, no Centro de São Luís.

Será a 100ª unidade do Viva/Procon-MA no Maranhão, que contribuirá com os serviços de cidadania e com o programa Microcrédito na Mão.

Crediamigo do Banco do Nordeste

O crédito será disponibilizado por meio do Crediamigo, do BNB, que é destinado a microempreendedores urbanos, tanto formais quanto informais, que necessitam de crédito para impulsionar seus negócios. Isso inclui microempresas, microempreendedores individuais (MEIs), empresários individuais, autônomos e sociedades empresárias.

No ano passado, o Crediamigo registrou um volume de R$ 1,4 bilhão aplicados no Maranhão, um crescimento de 7,7% em relação ao ano anterior, o que reflete a demanda crescente por microcrédito no estado e a relevância do programa Microcrédito na Mão.

Trump inaugura polêmica prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’ para imigrantes ilegais

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, inaugurou, nesta semana, no estado da Flórida, a prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’ para imigrantes ilegais.

O centro de detenção temporário, com dezenas de tendas e contêineres, tem capacidade para 5 mil pessoas. Segundo o Governo dos EUA vai abrigar imigrantes irregulares que cometeram crimes.

O nome Alcatraz é referência a uma temida prisão localizada na Ilha de Alcatraz, que fica na Baía de São Francisco, na Califórnia, e que funcionou de 1934 a 1963.

O sul da Flórida, onde fica a prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’, é uma região pantanosa que abriga mais de 200 mil jacarés. Agora, vai receber imigrantes em situação irregular.

Com referência a esta prisão, o Governo dos EUA postou nas redes sociais imagens dos animais com bonés da polícia de imigração.

Construção da prisão

A prisão ‘Alcatraz dos Jacarés’ foi construída pelo governo da Flórida em um aeroporto de treinamento a 80 km de Miami. É um centro de detenção temporário, com dezenas de tendas e contêineres, e capacidade para 5 mil pessoas.

Protestos

No final de semana, manifestantes protestaram contra a abertura das instalações.

A prisão faz parte dos esforços do presidente Donald Trump e do Partido Republicano de promover a maior deportação em massa da história dos Estados Unidos. A Casa Branca estabeleceu uma meta de 3 mil detenções de imigrantes por dia. Mas as prisões que já existem no país não estão dando conta.

 

Hospital de Campanha e vacinação no Arraial do Ipem funcionam neste mês

Atenção para você que quer se vacinar. Este serviço está disponível nas unidades de saúde

Fora as unidades de saúde, o Hospital de Campanha em São Luís, equipamento montado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai funcionar até o dia 15 de julho para atendimento rápido e seguro a pessoas com sintomas gripais leves.

O Hospital de Campanha da SES está instalado no Multicenter Sebrae, no bairro do Cohafuma.

Quem ainda vai curtir os festejos juninos no Arraial do Ipem, em São Luís, tem até o dia 13 de julho para aproveitar também a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação por meio de um serviço de vacinação oferecido pela SES neste espaço.

O serviço funciona sempre às sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 21h.

O serviço facilita a imunização contra hepatite B; febre amarela; tríplice viral, meningo C, VIP, rotavírus, penta, além das vacinas contra covid-19 e influenza, destinadas aos grupos prioritários.

Hospital de Campanha

O Hospital de Campanha vai funcionar até o dia 15 de julho. O objetivo do equipamento é promover um atendimento rápido e seguro a pessoas com sintomas gripais leves.

Até o momento, já foram realizados 1.354 atendimentos.

O equipamento iniciou os atendimentos no dia 31 de maio e segue atuando como uma alternativa estratégica para evitar a sobrecarga das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Já foram contabilizadas 1.354 assistências, com 13 transferências – 12 de pacientes adultos e uma pediátrica.

O hospital foi estruturado para acolher adultos e idosos com sintomas como febre, dor de garganta, tosse e coriza. Funciona todos os dias da semana, das 7h à meia-noite, com 20 poltronas para medicação, 10 leitos de observação e um leito de estabilização. Cerca de 40 profissionais compõem a equipe, entre médicos, enfermeiros, técnicos e pessoal de apoio. Os pacientes graves são encaminhados para a UPA do Vinhais.

Quando há necessidade de internação, os atendidos são transferidos para unidades de referência, como o Hospital da Ilha, Hospital Dr. Carlos Macieira, Hospital Aquiles Lisboa e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos.

A superintendente de Assistência à Saúde da SES, Luciana Albuquerque, avaliou que a experiência tem sido positiva, tanto na resposta rápida quanto na organização do fluxo de atendimentos. “Como temos observado uma onda decrescente nos casos de Síndrome Gripal e, consequentemente, uma acentuada redução na procura por atendimento, a determinação é que sigamos com o funcionamento até 15 de julho”, explicou.

Vacinação do Arraial do Ipem Até 13 de junho

Quem ainda vai curtir os festejos juninos no Arraial do Ipem, em São Luís, tem até o dia 13 de julho para aproveitar também a oportunidade de atualizar a caderneta de vacinação.

O estande de multivacinação no espaço, funcionará às sextas-feiras, sábados e domingos, das 18h às 21h.

A presença do estande da SES garante acesso facilitado a vacinas do calendário nacional de imunização, incluindo doses de rotina como hepatite B; febre amarela; tríplice viral, meningo C, Vacina Inativada Poliomielite (VIP), rotavírus, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, meningite causada pela bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) e poliomielite.

Esta disponibilizado, também, vacinas contra covid-19 e influenza, destinadas aos grupos prioritários.

Entre os dias 14 e 29 de junho foram aplicadas 307 doses no local. A vacinação teve boa adesão desde o início da ação: Foram 68 doses aplicadas no dia 14, 76 no dia 15, 40 no dia 21, 41 no dia 22, 19 no dia 25, outras 19 no dia 27, 20 no dia 28 e 24 no dia 29 de junho.