Semana de Ciência e Tecnologia prossegue até esta quinta-feira (17)

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MA), iniciada na terça-feira (15), prossegue até está quinta-feira (17), no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma, 502, no Centro Histórico de São Luís.

O evento, realizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.Além de debater biomas e biodiversidade, a 21ª SNCT/MA discute o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação.

Entre os participantes do evento estão a Secti, Fapema, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A SNCT é uma iniciativa nacional que busca promover a ciência e a tecnologia como ferramentas essenciais para o desenvolvimento e dar visibilidade à pesquisa e à ciência e o Maranhão é partícipe nessa união de esforços para promover a pesquisa”, observou o reitor da Uema, Walter Canales.

Ciência, Tecnologia e Inovação

A programação de abertura contou com uma série atividades, incluindo palestras com especialistas em diversas áreas e no estande da Fapema, exposições de obras, projetos de pesquisa e caso de sucesso apoiados pela fundação e sorteio de livros, proporcionando aos participantes a chance de expandir seu conhecimento e se aprofundar nas diversas temáticas abordadas durante a semana.

Pela manhã, grupo de pesquisadores do IFMA Monte Castelo apresentou projetos de extensão. À tarde, momento de autógrafos do livro ‘Por Que as Flores Não Serão Beijadas?’, de Raimunda Fortes, seguido de apresentação da Ufma sobre mercado de trabalho na região Nordeste.

A participação é aberta ao público para conhecer de perto as iniciativas e somar no fortalecimento da cultura científica no estado.

Programação

No encerramento do evento, nesta quinta-feira (17), haverá exposições, vídeos e sorteios de livros. O projeto F1 in Schools será reexibido, além de uma apresentação sobre o projeto Mini Lendas, desenvolvido por Rosianne de Jesus Silva dos Santos. A tarde de autógrafos do livro ‘FoFão, Cultura Maranhense e Literatura Infantil’, organizado por Camila Reis Brito, encerrará a programação.