Semana Estadual de Economia Solidária dias 14 e 15 deste mês de dezembro

O Conselho e o Fórum de Economia Solidária do Maranhão, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), promoverá a 8ª edição da Semana Estadual de Economia Solidária, evento que acontece nos dias 14 e 15 de dezembro, no Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol), localizado na Casa do Maranhão, em São Luís.

A Semana debaterá a economia solidária como estratégia de desenvolvimento sustentável e conta com apoio de entidades e empreendimentos ligados à Ecosol, como também é conhecido o segmento. Mais de 80 empreendimentos solidários devem participar do evento, cuja programação oferecerá para o público participante mesa redonda, exposições, feira, comercialização de produtos Ecosol e programação cultural.

Segundo o secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, a Semana buscará aproximar ainda mais os territórios que produzem economia solidária no estado, formulando propostas de fortalecimento e de fomento desta economia no Maranhão. “A composição desses territórios abrange engloba setores como agricultores familiares, catadores de resíduos sólidos, grupos de gestores estaduais e municipais que desenvolvem atividades voltadas ao trabalho associado”, destacou o gestor.

• Dia 14/12:

– Das 9h às 12h – Acolhida dos participantes, construção do Acordo de Convivência e mesa de abertura com autoridades.

– 14h30 – Mesa: potencialidades e desafios da política pública de Ecosol no Maranhão e Brasil.

– 16h – Exposição e espaço de troca.

– 18h – Apresentação cultural.

• Dia 15/12:

– Das 9h às 12h – Plenária do Feesma: Estratégias de Sustentabilidade para os Empreendimentos Econômicos Solidários.

– 14h30 – Plenária do Feesma: O fortalecimento de diversos seguimentos da Economia Solidária (catadores, povos originários, quebradeiras de coco, quilombolas).

– 17h – Feira e comercialização de produtos Ecosol.

– 18h – Apresentação cultural.