Semana Estadual de Vacinação prossegue até domingo (3)

O Governo do Maranhão iniciou, na segunda-feira (27), a Semana Estadual de Vacinação. A ação de mobilização para incentivar a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos é realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Até 3 de dezembro, a meta é atualizar as cadernetas de vacina desse público em todo o estado. Nesta terça-feira (28), a ação será no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Integral Bilíngue, das 8h às 17h30, no bairro Anil.

Em Colinas, a ação aconteceu na Praça Dias Carneiro e contou com a presença da superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Dalila de Nazaré Vasconcelos dos Santos. “O governador Carlos Brandão quer intensificar a vacinação em todos os 217 municípios para aumentar a cobertura vacinal”, disse.

A chefe do departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, disse que a Semana Estadual de Vacinação é uma ação importante porque coloca em prática as atividades do microplanejamento, que busca atingir uma vacinação de alta qualidade. “O Ministério da Saúde propõe e o Maranhão está buscando estratégias de busca ativa, em áreas prioritárias, para alcançar este público que, por algum motivo, ainda não foi vacinado nos 217 municípios”, disse.

Para ampliar a cobertura vacinal, o município de Colinas iniciou a semana com visitas a casas e escolas com crianças e adolescentes menores de 15 anos. “Estamos à disposição de formar sempre parcerias e melhorar a vida da população. A vacina é importante para proteger de doenças e vamos intensificar a busca nas casas e estaremos a semana inteira ofertando vacinação na praça da cidade”, informou a prefeita de Colinas, Valmira Miranda.

A dona de casa Marcia de Souza Oliveira, moradora do Bairro Sem Terra, aproveitou a oportunidade para imunizar o filho de três meses. “Estava aqui perto da praça, soube da vacina e vim logo proteger meu filho”, disse Márcia.

Para aumentar a cobertura vacinal, todas as vacinas previstas no calendário para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade estarão disponíveis nos locais informados pelos municípios.

Também para divulgar a ação entre os alunos e multiplicar a informação em casa, a equipe e o Zé Gotinha estiveram conversando com os alunos no Educandário Escola Elisabetta Renzi e Unidade Integrada Maria do Socorro Macêdo.

Em São Luís, a programação da Semana Estadual de Vacinação teve início, nesta segunda (27), no Centro Integral de Educação Infantil – Creche da Liberdade, na Avenida Quarto Centenário, no bairro da Liberdade.

A técnica do Departamento de Controle de Doenças Imunopreveniveis SES, Talita Neulls, explica que a semana se soma às demais ações de vacinação realizadas ao longo de 2023. “A Semana Estadual de Vacinação faz parte das atividades de microplanejamento, que é uma metodologia nova, preconizada pelo Ministério da Saúde. No Maranhão, a gente culmina com a semana estadual realizando a busca ativa vacinal nas escolas, que consiste na procura por crianças que não estão vacinadas ou as que estão com o seu esquema vacinal incompleto”, explicou.

Moradora do bairro da Liberdade, Larissa Souza, de 27 anos, levou o filho Tomás, 2 de anos, para tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19, a Pfizer Baby e aproveitou para se imunizar também com a bivalente, na ação realizada na Creche da Liberdade. “Assim fica todo mundo vacinado, se protege e protege as outras pessoas também. Estou sempre monitorando o cartão de vacinação dele, e estava no período, e fazer isso aqui perto de casa facilitou muito”, disse.

Na Creche da Liberdade, na Avenida Quarto Centenário, com as ações de rotina e de reforço, a unidade alcançou 100% da cobertura vacinal das crianças. Atualmente, 105 crianças, de 1 a 5 anos, são assistidas no equipamento.

A professora Ruth Pinheiro, mãe da Ana Julia, de 5 anos, destaca o cuidado dos profissionais da creche com o acompanhamento da caderneta vacinal das crianças. “Eu sempre tive essa preocupação com a vacinação da Ana Julia, porque é importante para o bem-estar das crianças, a creche da Liberdade prioriza muito essa questão da boa saúde. Então, eles sempre estão fazendo mobilização com os pais”, afirmou.

A gestora geral da Creche da Liberdade, Marcia Porto, fala da parceria entre a SES e a Seduc, que vem reforçando a mobilização para ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de toda a comunidade escolar como do bairro da Liberdade. “Essa é a segunda ação de vacinação desse ano, e nós consideramos superimportante. Estamos bem assistidos por esse resultado tão positivo da vacinação”, disse.

Programação

Na quarta-feira (29), a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos continua entre 8h e 11h30 no C.E Antônio Ribeiro, no Sá Viana; das 14h às 17h30, no C.E Professor Ezelberto Martins, na Vila Sarney; de 14h às 17h30, C.E Lara Ribas, no Santo Antônio, e de 14 às 17h30, no C.E Barbosa de Godóis, no Monte Castelo.

Na quinta-feira (30), a vacinação da rede estadual será nas escolas C.E Japiaçu, das 8h às 17h30, no Anjo da Guarda; no C.E Sotero dos Reis, das 14h às 17h30, no Centro, e no CE João Paulo II, de 14h às 17h30, no Turu.

Na sexta-feira, 1º de dezembro, mais cinco escolas ofertarão vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos: o C.E Cruzeiro de Santa Barbara, das 8h às 11h30; no C.E João Evangelista Serra dos Santos, das 8h às 11h30, no São Francisco; no C.E Cônego Ribamar Carvalho, das 14h às 17h30, no Anil; na U.I José Giocelli Costa, das 8h às 17h30, na Madre Deus, e no C.E Governador Jose Murad, das 8h às 17h30, no Cohafuma.

No sábado (2), das 10h às 20h, e domingo (3), das 14h às 20h, a vacinação para menores crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorrerá no Shopping Pátio Norte, na Estrada de São José de Ribamar.

Confira as vacinas disponíveis na Semana Estadual de Vacinação

  1. Hepatite B – doença evitada: hepatite.
  2. VIP – doença evitada: poliomielite.
  3. VOP – doença evitada: poliomielite.
  4. Rotavírus – doença evitada: diarreia por rotavirus.
  5. Penta – doença evitada: hepatite B, difteria, tétano, hemophlius tipo B.
  6. Pneumo-10 – doença evitada: pneumonia.
  7. Meningo C – doença evitada: meningite.
  8. Febre amarela – doença evitada: febre amarela.
  9. Tríplice viral – doença evitada: sarampo.
  10. Hepatite A – doença evitada: hepatite A.
  11. DTP – doenças evitadas: difteria, tétano e pertussis.
  12. dT – doença evitada: tétano.
  13. HPV – doença evitada: HPV.
  14. Meningo ACWY – doença evitada: meningite.
  15. Dtpa – doenças evitadas: difteria, tétano e pertussis.