SuperLua e SuperMaré acontecem a partir desta quarta (30)

Nesta quarta (30), quinta (31) e sexta-feira (1º) será possível verificar dois fenômenos no Planeta Terra: a SuperLua e a SuperMaré.

No pod cast Timbira Tech, da Rádio Timbira, o físico Antônio Oliveira, professor titular do Curso de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), explicou que os momentos máximos dos dois fenômenos acontecerão, nesta quarta-feira (30), na América, sendo 22h35min no Brasil, e quinta-feira (31) na Europa e Ásia.

Visão de telescópios

O Espaço da Ciência e do Firmamento, da UFMA, acompanha a SuperLua com orientações especiais para o público. Para tanto colocará à disposição da população dois telescópios. O local fica no campus da UFMA, na área do Itaqui-Bacanga, em São Luís. O acesso é gratuito e quem for ganhará um brinde surpresa.

O acompanhamento do Espaço da Ciência e do Firmamento será disponibilizado no Instragam  @ilhadacienciaplanetarioufma.

SuperMaré

A SuperMaré é um fenômeno consequente da SuperLua. Gera marés mais altas.

No pod cast Timbira Tech, o físico Antônio Oliveira alerta que a SuperMaré poderá afetar o Litoral do Maranhão, como a área do Itaqui-Bacanga e o município de Raposa, na Ilha de São Luís.

A SuperMaré acontecerá nesta quarta (30), quinta (31) e sexta-feira (1°). No Maranhão, sempre ao amanhecer e ao entardecer. Em São Luís, poderá ser vista, com maior facilidade, Av. Litorânea e na Av. Beira-Mar, no Centro Histórico.

Lua Azul?

Nos Estado Unidos, a SuperLua, aliada a outros fenômenos, com duas luas cheias em um mesmo mês, como aconteceu neste mês de agosto, recebe o nome de Lua Azul.

Segundo a NASA, a definição mais antiga de⁶ Lua Azul remonta aos anos 1500, e recebia esse nome a terceira Lua cheia em uma estação que tem quatro Luas. A Lua Azul também é conhecida como a lua dos Smurfs, personagens do desenho animado.

SuperLua

De acordo com o Observatório Nacional, o horário exato em que a Lua vai atingir seu brilho máximo haverá variação de acordo com o fuso horário: ele será às 22h35 no horário de Brasília. Ou seja, continentes a oeste de Greenwich será dia 30 e a Leste dia 31.08.2023.

O termo superlua não é uma definição astronômica oficial, mas é usado para se referir ao perigeu, período em astro quando está mais próximo da Terra e, portanto, parece maior e mais brilhante.

O perigeu ocorre quando a distância entre nosso satélite natural e a Terra é menor do que 360.000 km. Quando isso ocorre, a Lua fica 14% maior e 30% mais brilhante do que no apogeu (microlua) – quando está mais distante.