Trecho da BR-222, no Maranhão, terá 157 km de estrada recuperada

O governador Carlos Brandão e ministro dos Transportes, Renan Filho, participam de assinatura, nesta quarta-feira (02), de ordem de serviço para recuperação de um trecho da BR-222 no Maranhão.

Os serviços serão realizados em um trecho de 157 quilômetros entre Miranda do Norte e Santa Luzia, passando por outros municípios como Arari, Vitória do Mearim, Igarapé do Meio de Santa Inês.

A BR-222 estende-se de Fortaleza (CE) a Marabá (sul do Pará), abrangendo terras dos estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará em uma extensão de 1811,6 km.

“Serão R$ 622,8 milhões investidos pelo Novo PAC para garantir uma estrada em pavimento rígido, mais segura e com mais qualidade” informa o governador Carlos Brandão.

Ordem de serviço

A assinatura da ordem de serviço, no Posto Ypiranga Paizão, no KM 269, da BR-316, às 11h, em Santa Inês, tem a presença, também, dos ministros Juscelino Filho (Comunicações) e André Fufuca (Esportes); diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão; e do superintendente do DNIT-MA, João Marcelo Souza.

Durante a visita, o ministro Renan Filho vistoria a ponte do KM-363, da BR-222, em Santa Inês, que está em fase final de reconstrução após um desabamento. A estrutura, essencial para a mobilidade local, deverá ser entregue em breve.

Recuperação das BR-222

O trecho da BR 222 que passará por obras receberá pavimento rígido de concreto (modelo whitetopping). O modelo whitetopping é uma técnica de reabilitação de pavimentos asfálticos com concreto de cimento portland. Neste modelo o concreto é aplicado diretamente sobre o asfalto, que passa a atuar como uma espécie de sub-base.

Este modelo garante mais durabilidade semelhante a um pavimento rígido novo, necessidade mínima de manutenção, reaproveitamento da infraestrutura existente, melhora a segurança de rolamento, melhora a visibilidade dos motoristas e economia.

A restauração da rodovia terá duração de três anos, com início imediato após a emissão da ordem de serviço. Os trabalhos de pista começam em 2025 e a conclusão está prevista para 2028.

A recuperação da BR-222 representa o atendimento de uma demanda antiga da população da região e de quem precisa trafegar pelo trecho da rodovia federal.

Reconstrução de pontes

As obras da ponte do KM-363, na BR-222, em Santa Inês, foram anunciadas pelo ministro Renan Filho durante vistoria realizada no local em abril de 2024. A ponte desabou por causa das fortes chuvas que caíram na região naquele período, que afetou, ainda, um trecho na altura do KM-598 da mesma rodovia, já na cidade de Bom Jesus das Selvas, e outro do KM-267, da BR-316, também próximo a Santa Inês. Durante a sua visita aos trechos danificados, Renan Filho anunciou investimentos de R$ 15 milhões em obras de recuperação.

Obras nas estradas

A obra de restauração da BR-222/MA com a técnica de whitetopping integra um conjunto de investimentos que o Ministério dos Transportes e o DNIT estão realizando no Maranhão.

Já há outro trecho sendo restaurado com metodologia técnica de whitetopping no Maranhão. Trata-se do trecho entre Miranda do Norte e Alto Alegre (Cachucha), na BR-135. Outras obras em execução no estado são a duplicação da BR-135 entre Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte, o contorno rodoviário da cidade de Timon.

Além dessas intervenções, o DNIT mantém um contrato de conservação e manutenção de aproximadamente 3.400 quilômetros de rodovias federais no estado. Em breve, dará início ao remanescente da travessia urbana de Imperatriz, o alargamento da BR-230 entre Barão de Grajaú e Balsas, incluindo a construção de um contorno rodoviário nessa cidade, que é um importante polo produtor de soja no Maranhão.

No último dia 26, os governos estadual e federal formalizaram parceria para intensificar as obras de recuperação das rodovias estaduais MA-014 e MA-106, que estão operando como rotas alternativas à ponte sobre o Rio Pindaré, na BR-316/MA.

As obras terão um investimento aproximado de R$ 48,8 milhões do Governo Federal. Com os recursos, será possível recuperar e melhorar 273 quilômetros de rodovias, sendo 153 quilômetros da MA-014 e 120 quilômetros da MA-106. Nos trechos, serão realizados ao longo de 120 dias serviços de enrocamento de pedra, macadame seco, revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) e Tratamento Superficial Duplo, além de microrrevestimento asfáltico e remendo profundo.