UEMA cresce em indicador de qualidade de ensino do MEC

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) cresceu no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) usado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC), para mensurar a qualidade da educação superior no Brasil. Os resultados são relacionados ao ano de 2022 e mostram que a Uema registrou um novo crescimento em sua nota contínua, que evolui positivamente desde 2016.

Ao todo, o IGC avaliou 1.998 instituições de educação superior, entre públicas e privadas. A escala do IGC vai de 1 a 5. Com crescimento positivo, a Uema saltou de 2,1 em 2010 para 2,6362 em 2022. Esta é a melhor nota da universidade do índice do MEC.

O IGC é um indicador de qualidade de universidades, faculdades e centros universitários. Ele é baseado em dois critérios: a nota que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) atribui à cada curso de pós-graduação da instituição e a média de cada curso do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que também é mensurado pelo Inep. Esses resultados fazem parte do levantamento “Qualidade da Educação Superior 2022”, do Inep.

Na Uema, a Assessoria de Avaliação Institucional (AAI) é o setor que monitora esses índices e traça estratégias para que a universidade esteja sempre evoluindo.

“O IGC é um indicador de qualidade que avalia diversos aspectos das instituições de ensino superior, considerando, entre outros fatores, o desempenho dos estudantes no Enade, a infraestrutura disponibilizada pela universidade, a qualificação do corpo docente e programas de pós-graduação. Nós celebramos os resultados obtidos e destacamos compromisso da Uema com a busca na melhoria qualidade do ensino superior”, celebra Paulo Flexa, assessor da AAI.

A Universidade Estadual do Maranhão é, há mais de 40 anos, a universidade que democratiza o acesso do povo maranhense à educação superior de qualidade. Presente em 78 municípios maranhenses, a instituição compromete-se em oferecer uma formação acadêmica de excelência, aliada a atividades de ensino, pesquisa e extensão, que promovam não só o desenvolvimento pessoal, mas também a transformação social do estado.