Uema lança bolsa para apoiar estudantes em competições esportivas

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), por meio da Pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), lançou, na manhã desta sexta-feira (10), na sala de reunião da Reitoria, o edital de inscrição no Programa Bolsa Atleta, com a presença de autoridades, estudantes e representantes de atléticas da Uema.

O programa visa complementar despesas com materiais esportivos de uso pessoal e contribuir para um melhor desempenho dos estudantes regularmente matriculados na Uema, bem como fomentar a representação esportiva de rendimento nas competições promovidas pela universidade em nível local, regional, nacional e internacional, e, ainda, incentivar a vivência esportiva.

De acordo com o edital, as inscrições serão realizadas entre os dias 27 de maio e 24 de junho de 2024, de forma online, pela plataforma do SigUema/Programas e Projetos, Módulo de Extensão. Explica, também, que ao acessar o SigUema, o estudante deve clicar na aba “Bolsas”, em seguida em “Aderir ao Cadastro Único” e preenchê-lo.

O reitor Walter Canales, ao falar sobre o assunto, disse que o edital representa o cumprimento da pauta de campanha, o que é muito significativo, porque o esporte cria um laço saudável entre os estudantes. “É mais uma tarefa cumprida da Universidade Estadual do Maranhão e, assim, vamos incentivando o esporte e a cultura, que é tão importante para complementar as atividades tradicionais de nossa academia”, afirmou.

Para a pró-reitora de Extensão e Assuntos Estudantis, professora Ilka Serra, o edital Bolsa Atleta da Uema visa fomentar as práticas esportivas na universidade e traz um olhar para além do ensino. O edital chegou para promover os atletas que, inclusive, hoje já participam de campeonatos nacionais e internacionais. “É nesse sentido que lançamos este programa, como uma política proposta na gestão do professor Walter e, com certeza, vai fomentar as atividades esportivas de nossos alunos”, declarou Ilka.

Conforme o professor Jadson Pinheiro, coordenador de Cultura e Desporto da Proexae, a ideia é incentivar os estudantes nas mais diversas áreas para que apresentem seus potenciais no esporte em qualquer curso na Uema. “Não estamos falando meramente do esporte, mas de algo que está relacionado à saúde e ao lazer. Precisamos de momentos para cuidar da mente e do corpo. Então, a proposta é que dentro da instituição incentivemos esses estudantes para além do ensino na formação técnico-científica, no desenvolvimento da pesquisa e da extensão, mas também do engajamento no campo esportivo”, disse o professor.

A aluna do 8º período do Curso de Zootecnia e presidente da Jafarabadi, Maria Cristiane, entende que o edital Bolsa Atleta é um sonho realizado, porque, segundo ela, a concretização dessa bolsa é um enorme incentivo para os atletas. “Sabemos o quanto a Universidade Estadual é uma potência nos estudos, mas o esporte também deve caminhar junto. Eu quero muito agradecer aos nossos gestores, pois considero isso uma importante motivação para buscar mais alunos de outros campi e polos para serem abraçados por este projeto”, apontou Cristiane.