A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está criando o curso de bacharelado em Inteligência Artificial.
Uma das grandes inovações do novo curso é a sua estrutura curricular que está sendo estruturado com base em um tronco formativo comum com o já consolidado curso de Ciências da Computação.
O novo curso tem previsão de início para o primeiro semestre de 2026. Será vinculado ao Diretório Acadêmico de Ciências da Computação (DACOMP) que já está se preparando para acolher os futuros estudantes.
O presidente do DACOMP, Guilherme Barrio, ressaltou o papel do diretório na integração dos novos estudantes. “Já conversamos com os professores para criar atividades formais de extensão e ensino para conseguir integrar melhor esses alunos e proporcionar a eles um ambiente mais harmonioso e agradável”, destacou.
Segundo o reitor Fernando Carvalho, a iniciativa reforça o compromisso da UFMA com a modernização e a qualidade do ensino superior.
“Com o curso, vamos formar profissionais especializados em inteligência artificial, mostrando mais uma vez que a nossa Universidade é moderna, preocupada com a inclusão e com a qualidade”, afirmou o reitor.
Deficiência de profissionais no mercado
Para o professor Tiago Bonini Borchartt, que será o coordenador do novo curso, existe um déficit de profissionais especializados em inteligência artificial no mercado.
“O curso está focado em explorar não apenas técnica, mas, também, os aspectos sociais e humanísticos sobre os impactos que a IA pode trazer para a sociedade”, explicou Tiago Bonini Borchartt.