Varejo maranhense cresce 2,5% em agosto

O volume de vendas do comércio varejista no Maranhão avançou 2,5% em agosto de 2025 em relação ao mês anterior, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o terceiro resultado positivo consecutivo, colocando o estado na segunda posição nacional em crescimento, atrás apenas do Rio Grande do Norte (2,6%).

As informações integram a Nota do Comércio Varejista, divulgada nesta semana, pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). A publicação bimestral apresenta uma análise detalhada do setor, reunindo indicadores de vendas, inadimplência, abertura de empresas, crédito e uso do Pix.

Com o desempenho de agosto, o Maranhão alcançou o melhor patamar de vendas desde o início da série histórica da PMC, em 2000. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o varejo maranhense cresceu 1,6% em relação ao mesmo período de 2024, sinalizando recuperação e dinamismo econômico.

“O resultado reflete o fortalecimento da economia, impulsionado por datas comemorativas, geração de empregos e avanço das transações digitais. Esses indicadores demonstram o dinamismo do setor”, destacou o presidente do Imesc, Dionatan Carvalho.

Parte do bom desempenho é explicada pelo aumento do consumo no Dia dos Pais. De acordo com pesquisa da Fecomércio-MA, a movimentação financeira real esperada em São Luís foi 4,3% superior à registrada em 2024, contribuindo para aquecer as vendas.

O crescimento também se refletiu na geração de empregos. Entre janeiro e agosto de 2025, o comércio maranhense criou 6,1 mil vagas formais, um aumento de 3,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados do Novo Caged.

Outro destaque foi o avanço das operações via Pix entre pessoas jurídicas. Somente em agosto, foram realizadas cerca de 104,9 mil transações — alta de 25,7% frente a julho —, movimentando R$ 19,2 bilhões. O resultado evidencia a crescente digitalização das atividades comerciais no estado.

O material completo pode ser acessado no site do Imesc (www.imesc.ma.gov).