1º bloco
2º bloco
Apresentação: Clayton Collins
27/10/2018
1º bloco
2º bloco
Apresentação: Clayton Collins
27/10/2018
Em comemoração ao Dia dos Professores, o governador Carlos Brandão anunciou entrega de chromebooks (um modelo de notebook), concurso público e edital de ampliação de jornada.
Em vídeo divulgado nas redes sociais nesta quarta-feira (15), fez também um balanço das ações do governo do Maranhão na educação.
Entre as principais medidas está a entrega de 30 mil chromebooks para professores da rede estadual, por meio do programa Educação de Verdade, no eixo Tô Conectado.
A iniciativa tem como objetivo modernizar o trabalho docente e fortalecer o uso da tecnologia em sala de aula.
“O nosso compromisso com os professores do Maranhão é de verdade. Este ano garantimos um aumento de 7%, acima da média nacional, e já estamos estudando o reajuste para 2026 com muito carinho e respeito à categoria”, garantiu o governador no pronunciamento.
Além disso, ele também anunciou concurso público com 2.300 vagas para reforçar o quadro da Secretaria de Estado da Educação e o lançamento do edital de ampliação de jornada, uma das demandas mais aguardadas pelos profissionais da rede.
Fundef e investimentos
O governo do Maranhão segue cumprindo o pagamento dos precatórios do Fundef, direito assegurado aos professores. Como forma de valorizar e motivar ainda mais trabalhos de sucesso em sala de aula, foram destinados R$ 4,4 milhões às escolas vencedoras do Prêmio Escola Digna, além de R$ 260 mil aos Professores Alfabetizadores que obtiveram os melhores resultados.
Infraestrutura e nomeações
Na gestão Brandão, já são mais de 600 escolas reformadas em todo o estado, de um total de 1.071 unidades, segundo o Censo Escolar de 2024. As Unidades Regionais de Educação também vêm sendo equipadas com novos veículos e passam por reformas que vão garantir melhores condições de trabalho e gestão.
No ensino superior, o governador destacou a maior chamada única da história da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), com a nomeação de 111 novos professores, além de 21 docentes nomeados para a Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão Uemasul, fortalecendo o corpo docente de ambas as instituições.
Laudelino da Silva Veloso, 17 anos, estudante do Centro Educa Mais Olindina da Costa Nunes Freire, no município de Tutóia, no Delta do Rio Parnaíba, foi convocado para integrar a seleção brasileira sub-20 de beach soccer.
O estudante cresceu envolto pelas paisagens litorâneas de sua cidade natal, tendo como inspiração a simplicidade e a força de seus pais, Maria da Penha Sousa da Silva e Laudelino Araújo de Oliveira Filho, ambos pescadores.
Foi nesse cenário que o amor pelo futebol surgiu ainda na infância.
A virada em sua trajetória aconteceu em 2023, quando ingressou no Ensino Médio. Na escola, encontrou incentivo e reconhecimento por meio do professor e técnico de educação física, Alexandro Filgueiras, que percebeu no estudante não apenas habilidade, mas também disciplina e paixão pelo esporte.
Sua participação nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), representando a escola, foi decisiva. Durante as competições, seu desempenho chamou a atenção de observadores técnicos, o que culminou em sua convocação para a seleção brasileira sub-20 de beach soccer.
Com uma programação diversificada, a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), realiza, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), no Centro de Convenções do campus na área do Bacanga, em São Luís a Feira das Profissões 2025.
O evento, aberto ao público, é voltado para estudantes do ensino médio de escolas públicas e privadas.
As escolas que desejarem participar devem preencher o formulário de inscrição, informando a data e o número de alunos que estarão presentes, até esta quarta-feira (15). Clique aqui para inscrever sua escola.
A Feira contará com estandes de apresentações dos cursos, visita guiada com tour panorâmico, premiações e atrações artísticas. Para mais informações acesse o site da feira.
Este ano, a Feira das Profissões tem como tema “Novos Caminhos, Saberes e Conquistas” e tem por objetivo apresentar os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promovendo a aproximação entre a comunidade acadêmica e os estudantes interessados em ingressar no ensino superior.
“O objetivo é mostrar caminhos variados nos diversos cursos, saber por onde esses alunos vão ingressar e as conquistas que eles vão ter a partir do conhecimento desses cursos”, explica a diretora de Desenvolvimento de Ensino de Graduação (DIDEG) da UFMA, Cecilma Miranda de Sousa Teixeira.
A Feira das Profissões oferece aos interessados em ingressar na UFMA a oportunidade de conhecer o ambiente acadêmico e as diversas possibilidades que a instituição oferece.
Em 2024, o evento recebeu cerca de dez mil visitantes. De acordo com pesquisa realizada em edições anteriores, 89,2% dos participantes consideraram a Feira das Profissões fundamental na escolha pela UFMA e por seus cursos como caminho de formação universitária.