1º bloco
2º bloco
Apresentação: Clayton Collins
27/10/2018
1º bloco
2º bloco
Apresentação: Clayton Collins
27/10/2018
O Ministério da Educação (MEC) ofertará mais de 270 mil vagas para o processo seletivo do Sisu, Sistema de Seleção Unificada, de 2026. As oportunidades estão distribuídas em 7.388 cursos de 136 instituições de ensino superior.

As inscrições para o Sisu 2026 vão de 19 a 23 de janeiro. O procedimento deve ser feito pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, no endereço acessounico.mec.gov.br.
O curso com mais vagas disponíveis é Pedagogia, com mais de dez mil; seguido de Administração, com 9,4 mil; e Matemática, com 9,3 mil vagas.
A instituição com a maior oferta de vagas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro, com nove mil postos. Logo depois vem a Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal da Paraíba.
Minas Gerais é o estado com mais oportunidades, com quase 34 mil vagas, 12% do total; seguido do Rio de Janeiro, com 31 mil; e Bahia, com 24 mil.
A consulta completa das ofertas de vagas pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
É bom lembrar que a edição de 2026 do processo seletivo vai considerar as últimas três edições do Enem, de 2023 a 2025.
A Prefeitura de Paço do Lumiar anunciou que, nos dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, estará proibido o acesso e a circulação de veículos na faixa de areia da Praia do Olho de Porco.
A medida atende a uma determinação do Ministério Público e tem como objetivo principal garantir a segurança da população durante as festividades de fim de ano.
A decisão considera a previsão de marés altas extremas para o período, fenômeno natural que provoca a elevação do nível do mar e reduz significativamente a faixa de areia disponível para circulação.
Segurança dos banhistas
Nessas condições, a presença de veículos na praia representa risco elevado à integridade física dos frequentadores, especialmente devido à inexistência de rotas de fuga seguras durante a maré cheia.
De acordo com os órgãos responsáveis, a circulação e o estacionamento de automóveis na faixa de areia, em situações como essa, podem resultar em acidentes graves, como atropelamentos e outras ocorrências que colocam em risco moradores e visitantes.
A interdição do tráfego de veículos será realizada a partir da entrada do Condomínio Damha e pela Rua do Urucutiua, principais pontos de acesso à praia. A Prefeitura reforça que a restrição é temporária, necessária para preservar vidas e contribuir para a organização e segurança do espaço público durante o período de maior fluxo de pessoas.
O pré-Carnaval de São Luís já tem data marcada e promete movimentar a capital maranhense entre os dias 18 de janeiro e 8 de fevereiro, com uma programação diversificada que reúne grandes nomes da música nacional, artistas locais, blocos tradicionais e blocos afro. A iniciativa reforça a identidade do carnaval de rua e amplia as opções de lazer, cultura e turismo no período que antecede a folia oficial.
Atrações nacionais como Léo Santana, Xanddy Harmonia, Bell Marques, Banda Eva, Rafa & Pipo, entre outros, estão confirmadas no Circuito Vem Pro Mar, que acontece na Avenida Litorânea e será um dos principais palcos da temporada.
O circuito contará com shows aos domingos, reunindo grandes artistas e promovendo integração entre cultura, turismo e entretenimento:
Além da programação na orla, o pré-Carnaval de São Luís também será marcado por atividades em outros dois circuitos tradicionais da cidade: Vem Pro Centro, no Centro Histórico, e o Cortejo Deodoro, fortalecendo o carnaval popular e descentralizando as atrações.
Realizado às sextas-feiras, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, o Cortejo Deodoro contará com a participação de blocos tradicionais e blocos afro, valorizando as manifestações culturais que marcam a história do carnaval maranhense.
Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, o Centro Histórico será palco de apresentações musicais, expressões culturais e muita animação, consolidando o espaço como um dos principais pontos do carnaval de rua da capital.
Com uma programação ampla e distribuída por diferentes regiões da cidade, o pré-Carnaval de São Luís reafirma seu papel como um dos maiores e mais diversos do país, promovendo cultura, identidade e geração de oportunidades para artistas e empreendedores locais.