Destaques
26/07/2002 - Cleyanne Teixeira

Flamengo Campeão

 

 

 

Mengão campeão carioca nos penaltis em cima do Flu

LEIA MAIS
26/07/2002 - Leno Castro

Ana Terra é destaque em nova edição do Clube do Livro na UFMA

O que acontece quando a leitura vira encontro? É a partir dessa ideia que o Clube do Livro, idealizado pelo professor Wesley Sousa, realiza mais uma edição em São Luís, reunindo pessoas interessadas em conversar sobre literatura, sociedade e as experiências que atravessam o cotidiano.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), especialista em História do Brasil e mestrando em Economia da Cultura, Wesley conduz o projeto como um espaço de formação e diálogo, que ao longo de um ano vem aproximando leitores e estimulando reflexões críticas a partir de obras literárias.

“A gente lê, mas principalmente escuta. O clube virou um espaço onde as pessoas se reconhecem nas histórias e conseguem falar sobre o que sentem e vivem”, destaca.

Nesta edição, o encontro se debruça sobre o livro Mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, trazendo para o centro do debate questões ligadas às vivências femininas, identidade e resistência.

Haverá a participação de Ana Terra, carioca, estudante de Psicologia, atriz e comunicadora digital, que utiliza as redes sociais como espaço de debate social. Sua atuação une arte e reflexão, ampliando o diálogo com o público e trazendo novas perspectivas para a conversa.

“Quando a gente traz essas vozes, principalmente de mulheres, a conversa ganha outras camadas. A literatura abre espaço para a gente se enxergar e também olhar o outro com mais cuidado”, afirma.

O evento acontece, nesta quinta-feira (26), às 19h, no auditório setorial do CCSO, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no bairro do Bacanga. Participam estudantes, leitores e interessados em uma noite dedicada à literatura e ao pensamento crítico.

Outros encontros foram realizados em locais como praças do Centro Histórico de São Luís.

 

Realização

Realizado em parceria com o Centro Acadêmico I de Maio (CAIM), do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão UFMA, e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Literatura da Universidade Bom Bosco (UNDB), o encontro fortalece o diálogo entre universidade, cultura e sociedade, consolidando o Clube do Livro como um espaço de escuta, troca e construção coletiva.

Entre os convidados, também participa a escritora maranhense Eli Galvão, integrante da coletânea Escrita que Liberta (2025), autora do texto Tudo que eu não disse.

 

LEIA MAIS
25/07/2002 - Leno Castro

Ana Terra é destaque em nova edição do Clube do Livro na UFMA

O que acontece quando a leitura vira encontro? É a partir dessa ideia que o Clube do Livro, idealizado pelo professor Wesley Sousa, realiza mais uma edição em São Luís, reunindo pessoas interessadas em conversar sobre literatura, sociedade e as experiências que atravessam o cotidiano.

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), especialista em História do Brasil e mestrando em Economia da Cultura, Wesley conduz o projeto como um espaço de formação e diálogo, que ao longo de um ano vem aproximando leitores e estimulando reflexões críticas a partir de obras literárias.

“A gente lê, mas principalmente escuta. O clube virou um espaço onde as pessoas se reconhecem nas histórias e conseguem falar sobre o que sentem e vivem”, destaca.

Nesta edição, o encontro se debruça sobre o livro Mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, trazendo para o centro do debate questões ligadas às vivências femininas, identidade e resistência.

Haverá a participação de Ana Terra, carioca, estudante de Psicologia, atriz e comunicadora digital, que utiliza as redes sociais como espaço de debate social. Sua atuação une arte e reflexão, ampliando o diálogo com o público e trazendo novas perspectivas para a conversa.

“Quando a gente traz essas vozes, principalmente de mulheres, a conversa ganha outras camadas. A literatura abre espaço para a gente se enxergar e também olhar o outro com mais cuidado”, afirma.

O evento acontece, nesta quinta-feira (26), às 19h, no auditório setorial do CCSO, no Campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no bairro do Bacanga. Participam estudantes, leitores e interessados em uma noite dedicada à literatura e ao pensamento crítico.

Outros encontros foram realizados em locais como praças do Centro Histórico de São Luís.

 

Realização

Realizado em parceria com o Centro Acadêmico I de Maio (CAIM), do curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão UFMA, e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Literatura da Universidade Bom Bosco (UNDB), o encontro fortalece o diálogo entre universidade, cultura e sociedade, consolidando o Clube do Livro como um espaço de escuta, troca e construção coletiva.

Entre os convidados, também participa a escritora maranhense Eli Galvão, integrante da coletânea Escrita que Liberta (2025), autora do texto Tudo que eu não disse.

 

LEIA MAIS
24/07/2002 - Leno Castro

Ana Terra é destaque em nova edição do Clube do Livro na UFMA

O que acontece quando a leitura vira encontro? É a partir dessa ideia que o Clube do Livro, idealizado pelo professor Wesley Sousa, realiza mais uma edição em São Luís, reunindo pessoas interessadas em conversar sobre literatura, sociedade e as experiências que atravessam o cotidiano.

Professor do Instituto Federal do Maranhão, especialista em História do Brasil e mestrando em Economia da Cultura, Wesley conduz o projeto como um espaço de formação e diálogo, que ao longo de um ano vem aproximando leitores e estimulando reflexões críticas a partir de obras literárias.

“A gente lê, mas principalmente escuta. O clube virou um espaço onde as pessoas se reconhecem nas histórias e conseguem falar sobre o que sentem e vivem”, destaca.

Nesta edição, o encontro se debruça sobre o livro Mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto, trazendo para o centro do debate questões ligadas às vivências femininas, identidade e resistência.

Nesta edição, haverá a participação de Ana Terra, carioca, estudante de Psicologia, atriz e comunicadora digital, que utiliza as redes sociais como espaço de debate social. Sua atuação une arte e reflexão, ampliando o diálogo com o público e trazendo novas perspectivas para a conversa.

“Quando a gente traz essas vozes, principalmente de mulheres, a conversa ganha outras camadas. A literatura abre espaço para a gente se enxergar e também olhar o outro com mais cuidado”, afirma.

Realizado em parceria com o Centro Acadêmico I de Maio (CAIM), do curso de Direito da UFMA, e com o Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Literatura da UNDB, o encontro fortalece o diálogo entre universidade, cultura e sociedade, consolidando o Clube do Livro como um espaço de escuta, troca e construção coletiva.

Entre os convidados, também participa a escritora maranhense Eli Galvão, integrante da coletânea Escrita que Liberta (2025), autora do texto Tudo que eu não disse.

O evento acontece no dia 26, às 19h, no auditório setorial do CCSO, na Universidade Federal do Maranhão, reunindo estudantes, leitores e interessados em uma noite dedicada à literatura e ao pensamento crítico.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Mistura de etanol na gasolina subirá de 30% para 32%

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.

O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.

Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

 

Segurança pública do Maranhão é reforçada com mais 49 veículos

O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.

São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.

 

Armamentos

Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

 

Neymar pode entrar em campo no jogo do Brasil com a Escócia, na quarta (24)

Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.

 

Neymar em campo?

O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.

O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.

O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.

A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.

 

Brasil 3 X 0 Haiti

Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.

Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.

Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.

Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.

 

Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23) 

Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (22)

  • Argentina X Áustria (Grupo J), 14h, em Arlington, estado dos Texas (EUA)
  • França X Iraque (Grupo I), às 18h, na Filadélfia (EUA)
  • Noruega X Senegal (Grupo I), às 21h, em New York / New Jersey (EUA)

 

Jogos de domingo (21)

  • Espanha 4 X 0 Arábia Saudita, às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 0 X 0 Irã, às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Uruguai 2 X 2 Cabo Verde, às 19h, em Miami (EUA)
  • Nova Zelândia 1 X 3 Egito, às 22h, em Vancouver (Canadá)

 

Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)

  • Tunísia 0 X 4 Japão (Grupo F), às 0h, em Monterrey (México)

 

Jogos de sábado (20)

  • Turquia 0 X 1 Paraguai (Grupo D), às 0h, em San Francisco/Santa Clara (EUA).
  • Holanda 5 X 1 Suécia (Grupo F), às 14h, Houston (EUA)
  • Alemanha 2 X 1 Costa do Marfim (Grupo E), às 17h, em Toronto (Canadá)
  • Equador 0 X 0 Curaçao (Grupo E), às 21h, em Missouri (EUA)

 

Jogos de sexta-feira (19)

  • Estados Unidos 2 X 0 Austrália (Grupo D), às 16h, em Seattle (EUA)
  • Escócia 0 X 1 Marrocos (Grupo C), às 19h, em Boston, EUA.
  • Brasil 3 X 0 Haiti (Grupo C), às 21h30, na Filadélfia, EUA.

 

Jogos de quinta-feira (18)

  • República Tcheca 1 X 1 África do Sul (Grupo A), às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Suíça 4 X 1 Bósnia e Herzegovina (Grupo B), às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Canadá 6 X 0 Catar (Grupo B), às 19h, em Vancouver (Canadá)
  • México 1 X 0 Coreia do Sul, às 22h, (Grupo A), em Guadalajara (México)

Jogos de quarta-feira (17)

  • Áustria 3 X 1 Jordânia (Grupo J), às 1h, em São Francisco (EUA)
  • Portugal 1 X 1 República Democrática do Congo (Grupo K), às 14h, em Huston (EUA)
  • Inglaterra 4 X 2 Croácia (Grupo L), às 17h, em Dallas (EUA)
  • Gana 1 X 1 Panamá (Grupo L), às 20h, em Toronto (Canadá)
  • Uzbequistão 1 X 3 Colômbia (Grupo K), às 23h, na Cidade do México (México)

 

Jogos de terça-feira (16)

  • França 3 X 1 Senegal (Grupo I), às 16h, em New Jersey (EUA)
  • Iraque 1 X 4 Noruega (Grupo I), às 19h, em Boston (EUA)
  • Argentina 3 X 0 Argélia (Grupo J) 22h, em Kansas City (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (15)

  • Espanha 0 X 0 Cabo Verde (Grupo H) – às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 1 X 1 Egito (Grupo G) – às 16h, em Seattle (EUA)
  • Arábia Saudita 1 X 1 Uruguai (Grupo H) – às 19h, em Miami (EUA)
  • Irã 2 X 2 Nova Zelândia (Grupo G) – às 22h, em Los Angeles (EUA)

 

Jogos domingo (14)

  • Austrália 2 X 0 Turquia (Grupo D) – às 1h (madrugada), em Vancouver (Canadá)
  • Alemanha 7 X 1 Curação (Grupo E) – às 14h, em Houston (EUA)
  • Holanda 2 X 2 Japão (Grupo F) – às 17h, em Dallas (EUA)
  • Costa do Marfim 1 X 0 Equador (Grupo E) – às 20h, na Filadélfia (EUA)
  • Suécia 5 X 1 Tunísia (Grupo F) – às 23h, em Monterrey (México)

 

Jogos Sábado (13)

  • Catar 1 X 1 Suíça (Grupo B) –  16h em San Francisco (EUA)
  • Brasil 1 X 1 Marrocos (Grupo C) – 16h em Nova York / Nova Jersey (EUA)
  • Haiti 0 X 1 Escócia (Grupo C) – 16h em Boston (EUA)

 

Jogos de sexta-Feira (12)

  • Canadá 1 X 1 Bósnia e Herzegovina – Grupo B (Toronto, no Canadá)
  • Estados Unidos 4 X 1 Paraguai – Grupo D (Los Angeles, nos EUA)

 

Jogo de quinta-feira (11)

  • México 2 X 0 África do Sul (Grupo A) – estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
  • Coreia do Sul 2 X 1 Tchéquia (Grupo A) – no Estádio de Guadalajara, no México.

 

Seleção nos EUA

A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.

O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.

Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.

 

Jogos do Brasil da Copa

19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;

24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.

 

 

Jogadores do Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

 

Goleiros

– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)

– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)

– Weverton (Grêmio)

 

Defensores

– Alex Sandro (Flamengo)

– Bremer (Juventus, da Itália)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit, da Rússia)

Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)

Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG, França)

Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)

 

Meio-campistas

– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)

– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)

– Danilo Santos (Botafogo)

– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)

– Lucas Paquetá (Flamengo)

 

Atacantes

– Endrick (Lyon, França)

– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)

– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)

– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)

– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)

– Neymar (Santos)

– Raphinha (Barcelona, da Espanha)

– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)

– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)

 

Copa do Mundo 2026

 Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

 

(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti