Abertas inscrições para a Meia Maratona de aniversário de São Luís

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), realizará, no dia 8 de setembro, a primeira Meia Maratona Internacional SLZ 411, em comemoração ao aniversário de fundação de São Luís. As inscrições para a corrida iniciam nesta terça-feira (15) e vão até o dia 1º de setembro.

O evento terá a presença de várias personalidades da corrida de rua, entre as quais o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima e o recordista da Maratona de Berlim, Ronaldo da Costa.

Inscrições

Para realizar a inscrição, os interessados devem acessar a  plataforma digital Central da Corridas e confirmar a sua participação na prova mediante a doação de 2 latas de leite, que deverão ser entregues no dia de retirada dos kits de corrida.

Vagas

Serão 2 mil vagas, disputadas em um circuito fechado de 5 km, 10 km, 21 km e 600 metros kids. Deste total, serão disponibilizadas 300 vagas para 21 km, 800 vagas para 10 km, 800 vagas para 5 km, 50 vagas para o kids e 50 para pessoas com deficiência.

Premiação

Todos os participantes que concluírem a prova receberão medalhas de participação e os cinco primeiros colocados geral das modalidades de corrida 5 km, 10 km e 21 km geral (feminino e masculino), terão troféus e premiação em dinheiro de até 7 mil reais (conforme o regulamento).

Os atletas com deficiência terão premiação em dinheiro no valor de mil reais apenas para o primeiro colocado, com o segundo e terceiro lugar recebendo troféus. Já a categoria kids receberá medalhas de participação.

As categorias para pessoas com deficiência terão as seguintes subcategoria

1 – Cadeirante

2 – Deficiente visual

3 – Amputado de membro (s) inferior (es)

4 – Deficiente andante de membro (s) inferior (es)

5 – Deficiente intelectual

6 – Deficiente de membro (s) superior (es)

7 – Deficiente auditivo

8 – Síndrome de Down

Locais de Prova

– A competição será realizada no dia 8 de setembro, na Avenida Litorânea – Praça dos Pescadores com o seguinte cronograma:

– 21 km – Concentração às 4h da manhã e largada às 5h no Parquinho da Litorânea.

– 10 km e 5 km – Concentração às 5h30 e largada às 6h30 na Praça dos Pescadores.

– 600 m kids – Largada às 8h da manhã na Praça dos Pescadores

Micro, pequenas e médias empresas dos Lençóis terão incentivos do Governo Federal

O ministro do Turismo, Celso Sabino, e o governador Carlos Brandão visitaram o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, também, participou da visita, que aconteceu na terça-feira (15), no município de Barreirinhas.

Carlos Brandão lembrou que o Maranhão foi o estado em que o turismo registrou a maior taxa de crescimento nos seis primeiros meses deste ano, alcançando um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. Ele definiu a visita institucional do ministro Celso Sabino como de imenso simbolismo para os investimentos no turismo.

Fungetur

O ministro Celso Sabino destacou as potencialidades do estado e anunciou ações importantes para o desenvolvimento do setor turístico, como a linha de financiamento, por meio do Fungetur, programa federal destinado, preferencialmente, aos segmentos de micro, pequenas e médias empresas.

O Fungetur é um programa de financiamento com baixas taxas de juros e um prazo dilatado de carência para o setor privado realizar investimentos em hotéis, pousadas, bares, restaurantes e transportadores relacionados ao turismo.

Qualificação profissional

O Ministério do Turismo, também, assinou parceria com a UFMA para qualificação profissional na área do turismo.

Foto: Brunno Carvalho (Secom)

 

PF e Abin estão investigando interrupção de energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a interrupção no fornecimento de energia elétrica, registrada na manhã de terça-feira (15) em todas as regiões do país, foi um evento raro.

Por isso, além das apurações internas do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), foi solicitado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública que a Polícia Federal e a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também investiguem, com detalhes, as causas da falta de energia.

O Governo Federal já sabe que houve uma sobrecarga em uma linha de transmissão de energia no Ceará, o que fez com o que o sistema entrasse em colapso nas regiões Norte e Nordeste. Quando isso ocorreu, o ONS modulou a carga que estava sendo enviada para o Sul, o Sudeste e o Centro-Oeste, como forma de proteção, o que fez com que a energia fosse reduzida nessas regiões. Houve pelo menos 16 mil megawatts (MW) de interrupção de energia.

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste a energia voltou cerca de uma hora depois da interrupção e, no Norte e no Nordeste, o fornecimento foi completamente restabelecido às 14h49.

A queda de energia atingiu 25 estados e o Distrito Federal. O único estado que não foi afetado foi Roraima, que não é integrado ao Sistema Interligado Nacional. Cerca de 27 milhões de pessoas foram atingidas, o que representa um terço dos consumidores brasileiros.

Críticas à Eletrobras

Durante a entrevista coletiva, o ministro Alexandre Silveira fez críticas à privatização da Eletrobras, que detém a maior parte da geração e transmissão no Brasil.

Com dados e foto da Agência Brasil

Governo Federal vai concluir obras paradas no Maranhão

O governador Carlos Brandão e o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, assinaram ordens de serviço para obras do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) – Sustentabilidade e Desenvolvimento no Maranhão.

Outras autoridades participaram, entre as quais o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Os investimentos somam mais de R$ 47 milhões em recursos federais e estaduais para obras de esgotamento sanitário, hidrometração e estação de tratamento de esgoto na Grande Ilha. A solenidade aconteceu na segunda-feira (14), no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís.

Por meio da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), serão executadas a obra complementar do PAC I do Sistema de Esgotamento Sanitário – Sistema Vinhais, margem direita do Rio Anil, em São Luís, e a obra de hidrometração da Grande Ilha.

Já a instalação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em São José de Ribamar será realizada pela Secretaria de Estado do Governo (Segov) e a Empresa Qualitech Engenharia Ltda.

Novo PAC

O Novo PAC do Governo Federal vai investir R$ 1,7 trilhão em todos os estados do Brasil, sendo R$ 1,4 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões após 2026. O Maranhão é o 8º estado que mais receberá investimentos do programa, totalizando R$ 97 bilhões em obras.

Além da assinatura das três ordens de serviço, o governador Carlos Brandão e o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, inauguraram obras de Estações de Tratamento de Água (ETA) nos municípios de Chapadinha e Pinheiro.

Obras do Novo PAC no Maranhão

A obra complementar do PAC I do Sistema de Esgotamento Sanitário – Sistema Vinhais está orçada em mais de R$ 21 milhões, sendo pouco mais de R$ 16 milhões do Governo Federal e pouco mais de R$ 4 milhões do Governo do Maranhão.

Os serviços darão melhor funcionalidade às redes coletoras de esgoto dos bairros Ipase, Maranhão Novo, Recanto Vinhais, Vinhais Velho, Vinhais, Bequimão, Anil, Rio Anil, Aurora e Angelim, garantindo mais saneamento básico para a população, já que a capacidade do sistema será ampliada em 75%.

Já a obra de hidrometração da Grande Ilha conta com investimentos de R$ 25 milhões, sendo pouco mais de R$ 16 milhões do Governo Federal e pouco mais de R$ 8 milhões do Governo do Estado. Os serviços visam a instalação de hidrômetros residenciais que irão reduzir as perdas de água encanada distribuída pela Caema, possibilitando uma melhor distribuição do abastecimento, levando água tratada para mais pessoas.

Os investimentos também vão garantir a diminuição da retirada de água dos rios e lençóis subterrâneos, preservando o meio ambiente. Segundo o projeto, cerca de 350 mil pessoas devem ser beneficiadas.

Também será feita a instalação de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) para atender o Residencial Magno Cruz, em São José de Ribamar, que faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida. A obra tem investimento de mais de R$ 1 milhão de recursos próprios do Governo do Maranhão.

Novo PAC no Maranhão

A partir do Novo PAC, o Maranhão receberá 526 intervenções do Governo Federal entre obras, projetos e estudos que serão promovidos em oito eixos:

– Água para Todos;

– Cidades Sustentáveis e Resilientes;

– Educação, Ciência e Tecnologia;

– Inclusão Digital e Conectividade;

– Infraestrutura Social e Inclusiva;

– Saúde;

– Transição e Segurança Energética;

– Transporte Eficiente e Sustentável.

Programas e serviços

A parceria entre os governos federal e estadual vai impactar diretamente em diversas áreas, serviços e programas como: Minha Casa, Minha Vida, Educação Básica, Atenção Primária, Periferia, Viva Luz para Todos, Precisa e Preparação para Emergências Sanitárias e o de Água para Quem Mais.

Também obras nas áreas de rodovias, cultura, portos, transmissão de energia, expansão do 4G e implantação do 5G, ferrovias, hidrovias, urbanização de favelas, esgotamento sanitário, esporte; infovias, infraestrutura hídrica, abastecimento de água, aeroportos, educação superior, atenção especializada, eficiência energética, conectividade nas escolas e nas unidades de saúde, serviços postais, inovação e pesquisa; TV digital.

 

Foto: Governador Caros Brandão e ministro Jader Barbalho Filho

Autor da foto: Rorigo Ribeiro

Projeção do crescimento da economia é de 2,29%

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira, este ano, subiu de 2,26% para 2,29%. A estimativa está no boletim Focus, desta segunda-feira (14), pesquisa divulgada, semanalmente, pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB), a soma dos bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,3%. Em 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,9% e 2%, respectivamente.

Já a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerada a inflação oficial do país – também foi mantida em 4,84% neste ano, a mesma da semana passada. Para 2024, a estimativa de inflação ficou passou de 3,88% para 3,86%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,5% para os dois anos.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Segundo o BC, no último Relatório de Inflação, a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 61%.

A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em julho, influenciado pelo aumento da gasolina, o IPCA foi de 0,12%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa ficou acima das observadas no mês anterior (-0,08%) e em julho de 2022 (-0,68%). Com o resultado, a inflação oficial acumula 2,99% no ano. Em 12 meses, a inflação é de 3,99%, acima dos 3,16% acumulados até junho.

Taxa de juros

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Diante da forte queda da inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, iniciou, neste mês, um ciclo de redução da Selic.

A última vez em que o BC tinha diminuído a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano, em meio à contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em março de 2021, em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

 

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é que a taxa básica caia para 9% ao ano. Já para o fim de 2025 e de 2026, a previsão é de Selic em 8,5% ao ano para os dois anos.

 

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.

 

Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

 

Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,93 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5.

 

Com dados da Agência Brasil

Foto: site do Banco Central

Procon/MA suspende de vendas de planos da VIVO

A operadora VIVO está com a venda de novos planos e acessos de telefonia e internet suspensos no Maranhão nos próximos 90 dias. A suspensão é uma penalidade aplicada pelo Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e visa garantir que a empresa realize melhorias nos serviços prestados aos consumidores maranhenses.

A operadora, que é alvo de várias investigações e processos administrativos abertos a partir das reclamações de consumidores, já foi multada anteriormente em mais de R$ 4 milhões pelo órgão de defesa.

“Além da multa, a suspensão das atividades é uma das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, e a nossa expectativa e objetivo não é necessariamente penalizar a empresa, mas garantir que realize melhorias em sua rede. A prestação satisfatória, com qualidade do serviço de telefonia e internet, é um direito do consumidor maranhense”, explicou a presidente do Procon/MA, Karen Barros.

Além da reclamação dos consumidores, as investigações preliminares e processo administrativo que resultaram na suspensão das vendas levaram em conta relatórios da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As análises apontaram que as falhas na prestação do serviço ocorreram antes mesmo do início da migração dos ativos da OI Móvel e da operação do 5G.

Segundo a Anatel, as interrupções nos serviços de telefonia móvel já estavam em níveis preocupantes em São Luís desde o segundo semestre de 2022, quando foram registrados períodos classificados como críticos pela Anatel.

A operadora VIVO foi notificada nesta segunda-feira (14) e deverá iniciar o cumprimento da determinação em até 72h, tendo ainda o prazo de 10 dias para apresentar recursos contra a decisão.

Aos 82 anos, Rádio Timbira é uma plataforma multimídia

Hoje é dia de festa no Maranhão e Brasil, a emissora de rádio mais antiga do estado, a Timbira, está comemorando 82 anos. Uma rádio que virou espaço de formação de profissionais e esteve à frente de transmissões de fatos jornalíticos memoráveis ao longo de sua história.

Neste novo aniversário, aos 82 anos, a frequência Timbira 1290 kHz se prepara para migar para a FM 29,5 mHz. E, neste momento, está se consolidando como plataforma multimídia, com o sucesso da TV Timbira, no Youtube, e inserção crescente nas redes sociais.

A festa envolveu a todos, com parabens e bolo de aniversário durante o dia.

Presença feminina

A marca maior, hoje, na Timbira, é a presença feminina. Elas são maioria do quadro da emissora com a direção Geral de Maria Spíndola, a primeira mulher a assumir o comando da rádio.

Maria Spíndola, nesta manhã, fez a saudação pelos 82 anos da Timbira

Bom dia, gente!

A Timbira faz hoje 82 anos! É motivo de alegria para todos nós, que fazemos parte dessa equipe! É motivo também de agradecimento a cada um, que, diariamente, faz o seu trabalho com dedicação e assim contribui para o crescimento e evolução da primeira rádio do Maranhão. Já, já vamos virar FM e a Timbira vai se renovar ainda mais, nascer de novo. Pra mim é uma honra e privilégio ter sido escolhida para comandar uma equipe tão competente como essa timbirana. Agradeço a cada um pelo

companheirismo e espírito coletivo. Com coesão e harmonia, trilharemos novos caminhos e disputaremos audiência com as maiores rádios do Brasil! Parabéns para todos nós, estamos na História! Parabéns, nossa querida Timbira, uma senhora rádio!

 

Time Timbira

O time Timbira renova com a presença das jovens comentando futebol, fazendo reportagem e editando.

Desde as primeiras horas desta manhã, ouvintes, funcionários, gestores públicos e autoridades parabenizam a Rádio e TV Timbira, no programa Timbira News, com a apresentação de Danielle Kline.

Ao lado de Quecia Carvalho, Danielle Kline informou e comentou as notícias da Copa do Mundo de Futebol Feminino, no quadro Elas na Copa e, com Cris Sousa, do Timbira Cast, acolheram, com carinho, os parabéns à rádio.

História de luta

Rádio Timbira é a primeira rádio do Maranhão. Começou a funcionar em meados do século XX, em 1941. Surgiu durante os tempos do Estado Novo, quando o presidente da República era Getúlio Vargas, a partir de solicitações do interventor Paulo Ramos. Um detalhe é que Paulo Ramos, nascido em Caxias, foi o primeiro governador negro do Maranhão.

A montagem começou em 1940 e a inauguração aconteceu no dia 15 de agosto de 1941, às 21h, com o pronunciamento do governador Paulo Ramos, e transmissão para mais de 60 municípios estado. Assim, desde a sua inauguração até hoje, na administração do governador Carlos Brandão, a Timbira tem a marca do municipalismo, sendo a emissora que mais prestigia o interior do estado.

A Rádio Timbira passou por momentos memoráveis, com um elenco impecável, uma estrutura com vários departamentos para atender as necessidades dos ouvintes e com grandes locutores, vivendo períodos de altos e baixos em sua trajetória.

A partir de 2015, na gestão do governador Flávio Dino, a rádio ganhou uma nova dimensão sendo, hoje, uma emissora de referência em notícias bem apuradas e comentários coerentes sobre os fatos.

Parabéns, Timbira!!

Foto: Quecia Carvalho, Cris Sousa, Maria Spíndola e Danielle Kline.

Itaqui: nosso porto nota 10

Carlos Brandão*

O que o Porto do Itaqui acaba de conquistar é motivo de orgulho para todos os maranhenses. Esta semana, recebemos, em Brasília, o prêmio Portos+Brasil como segundo melhor porto do país, considerando o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), do Ministério dos Portos e Aeroportos. O IGAP analisa 15 índices distribuídos por três áreas específicas: econômico-financeira, gestão administrativa e transparência. Na verdade, com a nota 10, ficamos em segundo apenas por critérios de desempate. E aqui aproveito para felicitar a Portos do Paraná pela primeira colocação.

Esse prêmio é extremamente relevante pelo fato dos portos serem estratégicos para colocar o Brasil entre as melhores economias do mundo. E nosso Porto do Itaqui, que já vem conquistando excelentes premiações há alguns anos, se posiciona como um dos mais importantes do país. E, isto, ouvimos do próprio ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, que nos disse que o Itaqui é um dos portos mais procurados do Brasil. Este reconhecimento é reflexo do esforço diário de nossa comunidade portuária e de todos os maranhenses que contribuíram para alçar o Porto do Itaqui a esse patamar de excelência.

E podemos comprovar com resultados concretos. Agora, em junho, estabelecemos um recorde histórico na movimentação de soja, quando chegamos a 2 milhões de toneladas, o que representa um aumento de 6% em relação ao ano anterior. Juntamente com outros portos do Arco Norte, pela primeira vez o volume de grãos que saiu da região superou o do Porto de Santos. Outro registro importante é em relação à movimentação de cargas. No primeiro semestre deste ano, crescemos 7% em relação a 2022, chegando a quase 17 milhões de toneladas. São números gigantes que ajudaram o Brasil a registrar o melhor 1º semestre da série histórica, em movimentação de cargas, contando os portos públicos e privados.

Mas, como bem diz o Gilberto Lins, presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), responsável pelo Porto do Itaqui, nada disso seria possível se não fosse a competência da equipe que trabalha lá. O título de segundo melhor porto do país não é apenas uma conquista momentânea, mas sim um reflexo do progresso contínuo que tem sido alcançado por meio de investimentos estratégicos e da dedicação de nossos trabalhadores portuários, que desempenham um papel fundamental na construção de sua reputação sólida e de sua excelência operacional.

Como governador, reafirmo nosso compromisso em apoiar as iniciativas e ações do Porto do Itaqui em favor do desenvolvimento de nosso estado. Estamos empenhados em continuar investindo em infraestrutura, capacitação e modernização, garantindo que nosso porto mantenha sua trajetória ascendente de sucesso e seu papel vital no crescimento econômico e social do Maranhão, contribuindo para a ampliação de grandes negócios e, consequentemente, geração de empregos.

Temos um porto que é farol de referência portuária no Brasil e no mundo, enaltecendo nossa terra, orgulhando nossa gente e contribuindo para um futuro mais próspero para todas as cidadãs e cidadãos do Maranhão e do Brasil.

Parabéns, Maranhão!

*Governador do Maranhão

Porto do Itaqui tem a segunda melhor gestão portuária do Brasil

O Porto do Itaqui foi reconhecido como a segunda melhor gestão portuária do país durante o prêmio Portos +Brasil, concedido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), que avalia e reconhece o desempenho dos melhores portos públicos brasileiros.

O governador Carlos Brandão participou da solenidade realizada em Brasília na noite de quarta-feira (9).

Na edição de 2023 da premiação, o porto público do Maranhão conquistou a segunda colocação entre os portos brasileiros, de acordo com o Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias – IGAP, categoria principal da premiação concedida pelo MPOR.

Prêmio Portos +Brasil

O ranking nacional do IGAP é avaliado com base no Índice de Gestão das Autoridades Portuárias (IGAP), uma métrica composta por 15 indicadores que abrangem desde o retorno financeiro até a eficiência operacional, passando pela manutenção das vias aquaviárias, transparência e conformidade com as normas da ANTAQ.

Nesse cenário, a administração do Porto do Itaqui se destaca, conquistando um lugar de prestígio no ranking nacional ao ser reconhecida como uma das gestões portuárias mais eficazes do país.

Porto do Itaqui

Em operação desde 1972, o Porto do Itaqui integra um complexo portuário instalado na área de influência da fronteira agrícola do MATOPIBA, que é a área formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia.

A eficiência multimodal é fator decisivo para a competitividade do Porto do Itaqui. Suas conexões com importantes ferrovias e rodovias fazem do porto público maranhense um corredor logístico para o centro-oeste do país.

O Porto do Itaqui tem conexão ferroviária direta com a Transnordestina e a Estrada de Ferro Carajás. Há ainda uma conexão indireta com a Ferrovia Norte-Sul, o que possibilita transportar graneis sólidos minerais e vegetais, além de combustíveis.

O novo corredor ferroviário do Arco Norte, que liga o Porto do Itaqui, em São Luís, no Maranhão, a Palmeirante, no Tocantins, é mais uma vantagem logística que o porto maranhense oferece, pois barateia os custos do transporte de fertilizantes já que foi projetado para atender produtores situados em uma área que abrange os estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Bahia e Piauí, além do Tocantins, Maranhão e do Distrito Federal.

Além disso, o canal de acesso às instalações portuárias do Itaqui faz dele o porto mais profundo do Brasil, tendo nove berços operacionais com profundidades que variam de 12 a 19 metros, permitindo a atracação de navios de grande porte. Outra vantagem é sua proximidade com os mercados americano e europeu.

 

O Porto do Itaqui tem vocação para movimentação de graneis sólidos e líquidos. Em 2022, o porto movimentou o maior volume de cargas de sua história. De janeiro a dezembro, foram exportadas 33,610 milhões de toneladas de cargas, com destaque para os granéis sólidos, com 23 milhões de toneladas movimentadas, o que representa uma alta 19% em relação ao ano anterior.

VEJA TAMBÉM

O Maranhão de portas abertas para o mundo

Mega-Sena acumula em R$ 61 milhões

Prazo de inscrição no Enem é prorrogado até a próxima sexta-feira (13)