BLOCO 1
BLOCO 2
28/01/2022
Bloco I
Bloco II
BLOCO 1
BLOCO 2
21/01/2022
Bloco I
Bloco II
20/01/2022
Bloco I
Bloco II
Bloco I
Bloco II
17/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
14/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
13/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
12/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
11/01/22
O candidato socialista Antônio José Seguro foi eleito, no domingo (8), novo presidente de Portugal. Ele derrotou o candidato da extrema direita, André Ventura, no segundo turno das eleições portuguesas realizadas no domingo (8).
Em Portugal são 11 milhões de cidadãos aptos a vota, com uma abstração, nestas eleições, superior a 50%, o que é considerado normal, pois o voto não é obrigatório.
António José Seguro recebeu uma votação de 3.482.481 eleitores (66,8%); André Ventura teve 1.729.381 (33,2%).
“Os vencedores dessa noite são os portugueses e a democracia”, afirmou o novo presidente, que tem 63 anos e é um político do Partido Socialista de longa data.
Apesar da derrota, André Ventura, de 43 anos, segue em sua escalada de popularidade no país. O apoio crescente a ele e seu partido, o Chega, reflete a influência cada vez maior da extrema direita em Portugal e em grande parte da Europa.
Antônio José Seguro
Antônio José Seguro é empresário nas áreas do turismo, agricultura e produtos alimentares, tendo Licenciatura em Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Também é mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa.
Sistema político em Portugal
Em Portugal, o sistema político é semipresidencialista, onde o poder é dividido entre o Presidente da República e o Governo.
Neste sistema, o presidente atua como Chefe de Estado e fiscal das instituições, enquanto o primeiro-ministro exerce o poder executivo prático à frente do governo.
Atualmente (fevereiro de 2026), a configuração dos cargos é a seguinte:
– Presidente da República (Eleito). Ele toma posse no dia 9 de março de 2026.
– Primeiro-Ministro: Luís Montenegro.
Democracia portuguesa
Apenas outras quatro vezes desde 1976 um presidente da República foi eleito com mais de 3 milhões de votos no país, sendo Mário Soares o único a consegui-lo por duas vezes.
Na primeira eleição, em 1986, as únicas até hoje a terem um segundo turno, o histórico líder socialista obteve 3.010.756 de votos (51,18%) frente a Freitas do Amaral.
Na reeleição, em 1991, 3.459.521 eleitores votaram em Soares, que venceu com expressivos 70,35%, uma percentagem que ainda hoje figura como a maior já registrada nas eleições portuguesas.
Antônio Ramalho Eanes também foi reeleito com mais de 3 milhões de votos (3.262.520, ou 56,44%) em 1980, enquanto Jorge Sampaio recebeu 3.035.056 milhões de votos (53,91%) na sua primeira eleição, em 1996.
Esta foi a 11ª vez que os portugueses foram às urnas escolher o presidente da República durante períodos democráticos, desde 1976.
Eleito em 2016, o atual residente de Portugal é Marcelo Rebelo de Sousa, que termina o seu mandato em março de 2026.
Desde 1976, foram eleitos António Ramalho Eanes (1976-1986), Mário Soares (1986-1996), Jorge Sampaio (1996-2006), Cavaco Silva (2006-2016) e Marcelo Rebelo de Sousa (2016-2026).
Cerca de 280 mil pessoas, segundo a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), participaram do último Pré-Carnaval 2026, no circuito Vem Pro Centro, na Av. Liotorânea, em São Luís, no domingo (8).
Promovido pelo Governo do Maranhão, apresentaram-se na orla de São Luís, os artistas Henry Freitas, Rafa & Pipo, Natanzinho Lima, Flávia Bittencourt, Carlinhos Brown, entre nomes da música local.
A programação foi marcada por uma mistura equilibrada entre os ritmos que têm se destacado na música nacional e a identidade única da cultura maranhense. A festa começou com Jeydson Araújo, que abriu a programação animando o público em meio à tarde nublada e preparando o clima para uma sequência de grandes apresentações. Em seguida foi a vez do arrocha de Jhonny Boy colocar todo mundo para dançar coladinho.
A primeira grande atração nacional do domingo foi o cantor Henry Freitas, um dos maiores nomes do forró na atualidade. O artista agitou o público na tarde nublada de domingo com sua “terapia” e hits como “Tando” e “Imã de problema”. O talento maranhense de Flávia Bittencourt acompanhada do batuque baiano de Carlinhos Brown deu continuidade à festa já na noite de domingo.
A dupla Rafa & Pipo, uma das maiores revelações do Carnaval de Salvador da última década, trouxe o swing baiano para a orla de São Luís. Mantendo do clima lá em cima, Fabrícia e Banda deixou o público agitado para o grande encerramento com ao som do cantor Natanzinho Lima.
O fenômeno do brega que conquistou o Brasil arrastou uma multidão empolgada ao som de sucessos de ‘Uma e quinze da manhã’, ‘Mentira estampada’ e ‘Pilantra e meio’, fechando com o clima lá em cima a última noite do Pré-Carnaval do Maranhão.
O governador Carlos Brandão destacou o sucesso do Pré-Carnaval do Maranhão e as expectativas para os dias oficiais da folia a partir da sexta-feira (13).
Celebração dos artistas
Primeira atração nacional do dia, Henry Freitas se surpreendeu que nem mesmo a chuva espantou o público. “Mesmo com muita chuva a galera não arredou o pé, chegou cedinho na avenida para curtir o show e as três horas de percurso do trio. Mais uma vez estou no Maranhão e desta vez com a honra de encerrar o maior pré-Carnaval do Brasil. Eu sou suspeito para falar, mas o melhor show de Carnaval que fiz em 2026 foi este aqui hoje. Parabéns a todos que vieram para a Litorânea e parabéns ao Governo do Maranhão por organizar esta festa linda”, enfatizou.
Flávia Bittencourt destacou que o Pré-Carnaval do Maranhão foi uma grande oportunidade para que artistas de diversos estilos pudessem mostrar o seu trabalho para o público maranhense. “É uma alegria muito grande e me sinto muito honrada em participar desta festa linda ao lado de Carlinhos Brown, esse grande gênio da música brasileira. Estar no circuito Vem pro Mar é uma oportunidade muito interessante e que bom que a gente está aqui hoje celebrando a vida e o Carnaval”, comemorou.
Já Carlinhos Brown afirmou que o calor do público ajudou a levar embora a chuva. “A chuva parecia querer vir junto com a gente para o circuito, mas o que ficou foi o calor de vocês, que levantaram o nosso show com muita energia”, disse o artista baiano direto do circuito.
Consagração do público
No último domingo de Pré-Carnaval na Litorânea nem a chuva tirou a animação dos foliões. A técnica de Segurança do Trabalho, Rose Maria, foi pelo terceiro domingo consecutivo curtir a programação. “Este é a minha terceira semana consecutiva aqui na Litorânea. Vim com uma amiga e estou muito feliz de estar aqui para curtir a terapia com Henry Freitas”, disse empolgada.
Rose Maria foi uma das 280 mil pessoas que lotaram a Avenida Litorânea no último domingo de Pré-Carnaval, segundo a PM, que registrou um grande público em todos os domingos.
Na abertura da programação, 18 de janeiro, Bell Marques e Léo Foguete puxaram 500 mil pessoas. Na semana seguinte, Xanddy Harmonia, Chiclete com Banana e Ivete Sangalo levaram 650 mil foliões para o circuito. Domingo da semana passada, Léo Santana e Banda Eva se apresentaram para 350 mil pessoas.
Estrutura
Para quem foi curtir a festa, o sentimento era de tranquilidade porque o Governo do Maranhão reforçou o esquema de segurança e saúde, com postos médicos e policiamento ostensivo em toda a orla.
Além do reforço do efetivo policial, os circuitos do pré-carnaval maranhense contam com revista pessoal, tanto nas entradas quanto nas ruas do entorno; uso de drones; câmeras de videomonitoramento com tecnologia de reconhecimento facial; e patrulhamento com helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), ampliando a cobertura e a visão dos policiais em terra.
Fim de semana de muita folia
A folia no último fim de semana de Pré-Carnaval começou bem antes do domingo. Já no sábado (7), o Centro Histórico foi tomado pela diversidade da cultura maranhense. Um dos destaques foi a realização do tradicional Banho de Axé, com percurso de 130 grupos de terreiros e de capoeira pelas ruas do Centro Histórico, celebrando e abençoando o Carnaval do Maranhão.
No circuito ‘Vem pro Centro’, a programação aconteceu de forma simultânea nos três palcos montados: Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina), Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae) e Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado).
Turista de Natal (RN), Anne Gabriele acompanhou a programão no Centro Histórico da capital. “O Carnaval do Maranhão é muito bom, cheio de colorido e emoção. É um Carnaval diferente do que eu estou acostumada, mas cheio de coisas boas e muito divertido”, contou.
Passaram pelo circuito o tambor de Crioula Unidos Venceremos, bloco Tradicional Os Foliões, bloco Afro Africanidade, bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo, bloco Afro Juremê e o bloco Tradicional Tropicais do Ritmo levando para as ruas os ritmos mais tradicionais do Carnaval maranhense.
Os DJs Junior Raça, Felynna Roots, Gil Mafra, Neto Myller e Graci Roots, além dos cantores George Gomes, Levi James, o Filhos de Jah, o bloco do Reggae Arrasta Fari, a Orquestra Maranhense do Reggae e os grupos de dança Rosane Saint Louis e Batan colocaram todo mundo para dançar do jeito que só a Jamaica Brasileira sabe.
O circuito ‘Vem pro Centro’ teve ainda a irreverência da banda Mixiricu, do bloco A Escangalhada, do Jeguefolia, do bloco Sem Limite e os shows de Nanda Furttado e da Conexão Folia.
Programação do Carnaval 2026
O Carnaval 2026 acontece oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída nos circuitos ‘Vem pro Mar’, que receberá grandes nomes das música nacional e artistas locais, e ‘Vem pra Madre’, no bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.
Com realização do Governo do Maranhão e coordenação da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), o Pré-Carnaval e Carnaval 2026 reforçam o compromisso com a promoção da cultura, do turismo e da inclusão social por meio da maior manifestação popular do país.
Além disso, a festa é estratégica para movimentar a economia local, principalmente os setores ligados ao turismo e de serviços, gerando empregos e renda para a população.
A programação detalhada dos circuitos do Carnaval 2026 será divulgada nos canais oficiais do Governo do Maranhão e da Secma, nas redes sociais, com informações como horário, dia e local de cada atração nacional e local.
Programação Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís:
13 de fevereiro – Nattan, Alok e Chicabana;
14 de fevereiro – Anitta, Claudia Leitte e Zé Cantor;
15 de fevereiro – Felipe Amorim, Calcinha Preta e Zé Vaqueiro;
16 de fevereiro – Dennis DJ, Xand Avião e Mari Fernandez;
17 de fevereiro – Wesley Safadão e Durval Lelys.
O Ministério da Saúde informou ter iniciado o processo de transição do uso da insulina humana (NPH) para a insulina análoga de ação prolongada, a glargina, no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto-piloto será realizado, inicialmente, no Amapá, no Paraná, na Paraíba e no Distrito Federal, contemplando crianças e adolescentes de até 17 anos que vivem com diabetes tipo 1, além de idosos com 80 anos ou mais diagnosticados com diabetes tipo 1 ou 2.
A estimativa é que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas nessa primeira fase do projeto.
Em nota, o Ministério da Saúde classificou a iniciativa como “avanço histórico” no cuidado de pessoas que vivem com diabetes no Brasil. “É um medicamento mais moderno, de ação prolongada, que facilita a rotina dos pacientes”.
Uso da glargina
A glargina é uma insulina de ação prolongada, de até 24 horas, o que facilita a manutenção dos níveis de glicose. O medicamento requer ainda uma única aplicação no dia.
A transição da insulina humana para a de ação prolongada, segundo o ministério, será feita de forma gradual, a partir da avaliação de cada paciente.
Nos quatro estados selecionados, a pasta já promove treinamentos no intuito de auxiliar profissionais de saúde da atenção primária. Após os primeiros meses, será feita uma avaliação dos resultados para construção de um cronograma de expansão para os demais estados do país.
“O tratamento com insulina glargina pode custar até R$ 250, para dois meses, na rede privada. A ampliação da sua oferta no SUS está alinhada às melhores práticas internacionais”, ressaltou a pasta.
Parceria
A expansão do uso da insulina glargina no SUS, de acordo com o ministério, é resultado de parceria para o desenvolvimento produtivo (PDP) envolvendo o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com a empresa brasileira de biotecnologia Biomm e a chinesa Gan & Lee.
A iniciativa prevê a transferência da tecnologia para o Brasil. Em 2025, por meio da parceria, foram entregues mais de 6 milhões de unidades do medicamento, com investimento de R$ 131 milhões. A previsão é chegar ao fim de 2026 com capacidade de produção de até 36 milhões de tubetes para abastecimento do SUS.
“A autonomia na produção de insulina é fundamental diante de cenário de escassez global deste insumo”, destacou a pasta.