BLOCO 1
BLOCO 2
28/01/2022
Bloco I
Bloco II
BLOCO 1
BLOCO 2
21/01/2022
Bloco I
Bloco II
20/01/2022
Bloco I
Bloco II
Bloco I
Bloco II
17/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
14/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
13/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
12/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
11/01/22
O programa “História em Debate”, da Rádio Timbira 95.5, completou no último mês de março cinco anos de existência. A atração conquistou o selo “Saberes Históricos” , prêmio pelo Fórum Saberes Históricos em reconhecimento ao trabalho de divulgação científica realizado pelo programa.
Veiculado aos sábados, das 10h30 às 12h, com apresentação do jornalista e historiador Marcus Saldanha, o programa foca em contar histórias do Maranhão, do Brasil e do mundo, por meio de entrevistas com especialistas e professores.
O diretor de jornalismo da Rádio Timbira, o jornalista Zema Ribeiro, destaca a importância do selo:
“Demonstra o vínculo e o compromisso do programa com a academia, extrapolando os muros das universidades. Esse reconhecimento vem coroar uma trajetória única; só a Timbira tem um programa no ar como o “História em Debate” no Brasil, trazendo a história do Maranhão, do país e do mundo. Ele demonstra a força e interesse da população pelas histórias “, afirma.
Além de demonstrar a relevância social da produção, para Marcus Saldanha, o selo reforça que o projeto está no caminho certo.
“E não é qualquer reconhecimento; vem da associação dos professores e dos profissionais de História do Brasil. É uma chancela nacional que mostra que o caminho que escolhemos junto ao nosso público trabalha com a ética e o conhecimento científico, levando esse saber para a casa das pessoas e lutando, sobretudo, pela democracia e pela justiça”.
O Fórum Saberes Históricos reúne entidades incluindo a ANPUH/MA (Associação Nacional de História – Seção Maranhão) comprometidas com a produção e difusão de conhecimentos históricos no Brasil e reconhece projetos que defendem a democracia e a memória.
O selo emitido atesta o compromisso de programas que resguardam a difusão ética da história do país, como ressalta o historiador e diretor de pós-graduação da Associação Nacional de História, Ítalo Domingos :
“O selo ‘Saberes Históricos’ representa a seriedade do programa. O Fórum Saberes Históricos é uma reunião de várias associações de historiadores e também de outras áreas, como geógrafos e profissionais de história digital; uma série de associações que operam o fórum para poder avaliar programas dentro da ética da produção histórica. Isso garante que o trabalho de Marcus e da Rádio Timbira é um trabalho construído com seriedade e ética, dentro da produção de conhecimento.”
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, 4 jogos de esquipes maranhenses nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de futebol masculino 2026.
MAC X Volta Redonda (transmissão pela Timbira FM)
Pela quarta rodada da série C do Brasileirão 2026, o Maranhão Atlético Clube (MAC) joga com o Volta Redonda-RJ, neste sábado (25), às 19h30 (de Brasília), no estádio Castelão, em São Luís.
O MAC perdeu, por 2 a 0 para o Amazonas-AM, no sábado (18), no estádio Carlos Zamith, em Manaus, e ainda não venceu no campeonato. Amarga a penúltima colocação na tabela (19ª posição).
A transmissão da Timbira FM inicia às 19h e prossegue até às 22h.
Equipe da Timbira FM neste jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Natalhi Ribeiro
– Plantão: Edivan Fonseca
– Coordenador de esportes: Daniel Amorim
IAPE X Moto Club (transmissão pela Timbira FM)
O IAPE e o Moto Club jogam no sábado (25), às 16h, no estádio Nhozinho Santos, pela quarta rodada da primeira fase do da Série D do Brasileirão 2026.
As duas equipes lutam para vencer e pontuar na tabela de classificação do Grupo A6. O grupo é formado por seis equipes. O IAPE está em quatro e o Moto Clube em quinto lugar.
A transmissão da Timbira FM inicia às 15h30 e prossegue até às 18h15.
Equipe da Timbira FM neste jogo
– Narração: Sólon Vieira (no estúdio)
– Reportagens: Daniel Amorim (no estúdio)
– Coordenador de esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Tocantinópolis-TO (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a equipe do Tocantinópolis-TO, no sábado (25), em partida que inicia às 16h, no estádio Frei Epifânio.
O jogo é pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro – Série D.
O Imperatriz está em segundo lugar, no grupo A5. É a equipe com melhor campanha, entre os 4 times maranhenses que estão no Brasileirão 2026 – Série D.
Sampaio Corrêa X Parnahyba (transmissão pela Timbira FM)
Na cidade de Parnaíba, na área do litoral do Estado do Piauí, o Sampaio Corrêa enfrenta a equipe do Parnahyba, pela quarta rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro – Série D.
O jogo será no domingo (26), no estádio Pedro Alelaf, com início às 16h.
O Sampaio está em terceiro lugar no Grupo A6.
A transmissão da Timbira FM inicia às 15h30 e prossegue até às 18h30.
Equipe da Timbira FM neste jogo
– Narração: Sólon Vieira
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Edivan Fonseca
– Coordenador de esportes: Daniel Amorim
Esquipes do Maranhão na série D
Sampaio Corrêa, Moto Club e IAPE estão na chave A6, com equipes nordestinas dos estados do Ceará e Piaui.
O Imperatriz está no grupo A5 com equipes dos estados da Região Amazônica dos estados do Pará, Tocantins e Amapá.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
facebook.com/radio.timbira
instagram.com/radiotimbira
radios.com.br/play/14493
radiotimbira.ma.gov.br
x.com/radiotimbira
youtube.com/@TVTimbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas
O governo federal encaminhou, nesta semana, ao Congresso Nacional um projeto de lei complementar que abre a possibilidade de converter aumento de receita extraordinária de petróleo em redução de tributos sobre combustíveis.
A proposta, que já foi protocolada na Câmara dos Deputados na quinta-feira (23), visa mitigar os efeitos da guerra no Oriente Médio sobre os preços dos combustíveis.
A medida durará enquanto durar a guerra no Oriente Médio.
O ministro da Fazenda, Dario Durigan, afirmou que as medidas serão acompanhadas diariamente pela equipe econômica.
Proposta
A proposta é uma autorização para reduzir tributos sobre combustíveis (diesel, gasolina, etanol e biodiesel) toda vez que for apurado aumento extraordinário da receita decorrente das cotações do preço do petróleo.
Assim, quando houver aumento de receita, o montante seria utilizado para reduzir tributos sobre combustíveis, como PIS/Cofins e Cide-gasolina.
Segundo o ministro do Planejamento, Bruno Moretti, a tese do governo federal é de que, como o Brasil é produtor e exportador de petróleo, as receitas públicas aumentam quando o preço sobe em função de receitas com royalties, por exemplo.
“O ponto central nosso é converter esse aumento de receita em mecanismos que possam amortecer os efeitos para a população”, explicou.
Ou seja, se o projeto for aprovado e se houver necessidade, o Executivo poderia tomar novas medida sobre diesel, gasolina, etanol e biodiesel.
“Toda vez que apuramos em demonstrativos realizados pelas equipes técnicas que há aumento extraordinário da receita decorrente dessas cotações do preço do petróleo, esse aumento servira de compensação para redação de tributos aplicáveis a esses combustíveis”, explicou Moretti.
Segundo ele, eventual nova rodada de retirada de tributos, incidiria sobre prorrogação da medida sobre o diesel, que tem duração de dois meses, e redução sobre gasolina e etanol, que ainda não sofreram ajustes de tributos.
“O limite é a receita extraordinária apurada com o aumento petróleo, de maneira que a neutralidade fiscal dessas medidas estará sempre assegurada”, explicou Moretti.
“Para o caso da gasolina nós não temos proposta imediata de redução de tributos. A proposta é nos dar condições fiscais para redução do tributo”, adicionou.
“A cada 10 centavos retirados dos tributos, sobre a gasolina, teríamos o impacto de 800 milhões por dois meses. A retirada é efetivada por meio de um decreto presidencial e só serão propostos na medida em que houver autorização do Congresso”, adicionou Moretti, que essa redução seria limitada à receita extraordinária.
Recursos decorrentes de aumento de receita extraordinário que poderão ser utilizados terão como fonte