Fiquem em casa aprendendo
28/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta-feira – 28/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

28/01/2022

LEIA MAIS
26/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta-feira – 26/01/2022

Bloco I

Bloco II

LEIA MAIS
21/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta – 21/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

21/01/2022

LEIA MAIS
20/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quinta-feira – 20/01/2022

Bloco I

Bloco II

20/01/2022

LEIA MAIS
19/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta-feira – 19/01/2022

Bloco I

Bloco II

LEIA MAIS
17/01/2022 - comunicacao

Acompanhe aqui as aulas desta segunda-feira – 17/01/2022

Bloco I

Bloco II

17/01/2022

LEIA MAIS
14/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta sexta – 14/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

14/01/2022

 

LEIA MAIS
13/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quinta – 13/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

13/01/2022

LEIA MAIS
12/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta quarta – 12/01/2022

BLOCO 1

BLOCO 2

12/01/2022

LEIA MAIS
11/01/2022 - comunicacao

Acompanhe as aulas desta terça – 11/01/22

BLOCO 1

BLOCO 2

11/01/22

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Pré-carnaval movimenta a Madre Deus neste fim de semana

O Pré-Carnaval do Maranhão movimenta a Madre Deus neste domingos (11),a partir das 17h.  A programação diversificada inclui 11 grupos que fazem apresentações em dois palcos montados no Largo de São Jorge, pertinho da Casa Barrica, e o outro, no Ponto de Fuga.

Na programação, tambor de crioula, grupos de samba, blocos alternativos, blocos tradicionais e shows com artistas locais.

A prévia do Carnaval 2026, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), é um esquenta para o período oficial das festas de Momo, que este ano serão realizadas de 13 a 17 de fevereiro.

No próximo dia 16 de janeiro, acontece o lançamento do Carnaval 2026, com o tradicional cortejo carnavalesco que percorre as ruas do Centro Histórico, saindo da Praça Deodoro para a Praia Grande.

 

Máquina no sábado (10)

A tradicional banca de Carnaval, Máquina de Descascar’Alho, estará nas ruas Sábado, a partir das 17h.

A concentração é na Praça do Goiabal no bairro da Madre Deus.

 

Circuitos da folia

No Carnaval deste ano, o Governo do Maranhão viabiliza 3 circuitos:

  • Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, cartão-postal da orla da capital;
  • Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís;
  • Vem Pra Madre, no bairro berço do Carnaval maranhense, mais uma vez vão receber um grande público, com toda a estrutura e segurança necessárias para garantir que todos se divirtam com tranquilidade.

A programação começa ainda este mês. Às sextas-feiras, nos dias 16, 23 e 30 de janeiro, acontece o Cortejo Deodoro, com a participação de blocos tradicionais e blocos afro, fortalecendo o carnaval de rua e a ocupação cultural dos espaços públicos do Centro Histórico de São Luís.

Aos sábados, nos dias 17, 24 e 31 de janeiro e 7 de fevereiro, a programação segue com o circuito Vem Pro Centro, levando música, alegria e diversas manifestações culturais para o coração da cidade.

Já aos domingos, nos dias 18 e 25 de janeiro e 1º e 8 de fevereiro, é a vez do circuito Vem Pro Mar, realizado na Avenida Litorânea, que une carnaval, lazer, turismo e grandes atrações nacionais, fortalecendo a vocação da cidade como destino turístico e cultural.

O Carnaval 2026 acontecerá oficialmente de 13 a 17 de fevereiro, com programação distribuída em diferentes circuitos da capital, incluindo a Avenida Litorânea e o tradicional bairro da Madre Deus, berço do carnaval popular maranhense, que recebe programação especial entre os dias 14 e 17 de fevereiro, com blocos tradicionais e manifestações culturais que preservam a identidade do carnaval de rua.

 

Gritos de Carnaval

Mas a folia já está rolando no Maranhão. Já no primeiro dia do ano, o bairro mais tradicional e boêmio da capital maranhense, Madre Deus, deu o pontapé para a maior festa popular brasileira.

O grupo Máquina de Descascar’Alho, que há quatro décadas comanda a festa naquela comunidade, deu o primeiro grito de Carnaval do ano, como já é tradição na capital maranhense.

A festa ocorreu em dois locais principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público acompanhou o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.

No domingo (4), 11 grupos se apresentaram nos dois palcos montados nos espaços. A prévia do Carnaval 2026, realizada pelo Governo do Estado, é um esquenta para o período oficial das festas de Momo. Ainda neste mês de janeiro, outra programação, na Madre Deus, agitará os foliões no próximo domingo, dia 11.

SES incentiva vacinação contra HPV entre a população de 15 a 19 anos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), faz o chamamento de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 19 anos para a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV).

A estratégia foi prorrogada pelo Ministério da Saúde e segue até o primeiro semestre de 2026, com o objetivo de resgatar a vacinação de quem perdeu a oportunidade regular.

O objetivo da estratégia é contemplar meninos e meninas que não se vacinaram na faixa etária de 9 a 14 anos (idade indicada para a vacinação), garantindo a prevenção contra cânceres de colo do útero, pênis, ânus, boca e orofaringe. A iniciativa também é destinada a pessoas de 15 a 45 anos imunocomprometidas (HIV/Aids, câncer e transplantados) e usuários de Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), com esquema de três doses.

O HPV é caracterizado como um vírus sexualmente transmissível, mas evitável com o uso de preservativos. A doença também é prevenível por meio da vacinação, cujo público-alvo regular são meninos e meninas de 9 a 14 anos.

Para mulheres com idade entre 25 e 64 anos que já tiveram ou têm vida sexual ativa, o exame Papanicolau é a medida indicada para detecção precoce.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção às Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo, a vacinação contra o HPV reduz a circulação do vírus. “Ao imunizar mais jovens, diminuímos tanto a transmissão quanto a incidência de novas infecções, o que representa um importante benefício coletivo nas estratégias de imunização em massa”, destacou.

Em 2025, no Maranhão, foram vacinados 480.710 adolescentes de 9 a 14 anos, grupo para o qual o Ministério da Saúde estabeleceu a meta de imunizar 693.175 pessoas no estado. Na faixa etária de 15 a 19 anos, foram vacinados 203.533 adolescentes. Entre os imunocomprometidos e usuários de PrEP, foram registradas 261.169 doses aplicadas no Maranhão em 2025.

Na Grande Ilha, a SES reforça a oferta de vacinas nas Policlínicas do Vinhais e da Cidade Operária, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h; e nos Hospitais Aquiles Lisboa, Dr. Genésio Rêgo e Vila Luizão, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Em todo o estado, a vacina está disponível nas salas de vacinação localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 217 municípios maranhenses, sendo necessária a apresentação da carteira de vacinação e de documento de identificação com foto.

Procon/MA multa operadora de saúde em R$ 2 milhões e suspende venda de novos planos da empresa por 120 dias

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (PROCON/MA) aplicou multa no valor de R$ 2 milhões à operadora Humana Saúde e determinou a suspensão temporária da venda de novos planos de saúde pelo prazo de 120 dias. As penalidades foram aplicadas durante ação de fiscalização realizada neste início de ano.

A decisão foi tomada após a constatação de falhas reiteradas na prestação de serviços aos consumidores, incluindo descumprimento de oferta, alterações unilaterais de contratos, negativas indevidas de atendimento, interrupção de tratamentos e a não garantia do atendimento integral de terapias a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

As penalidades são resultado de processo administrativo instaurado após o recebimento de inúmeras reclamações de consumidores, além do descumprimento de notificações e da continuidade das irregularidades, mesmo após reuniões e audiências públicas realizadas com a operadora.

Para o presidente em exercício do PROCON/MA, Ricardo Cruz, a medida é necessária para assegurar o respeito aos direitos dos consumidores e a continuidade adequada dos serviços de saúde.

“Estamos lidando com situações graves, que afetam diretamente a saúde e a dignidade dos consumidores, especialmente de crianças em tratamento contínuo. O PROCON/MA não vai admitir que operadoras descumpram a legislação e coloquem em risco a vida e o bem-estar da população”, destacou Ricardo Cruz.

A suspensão da venda de novos planos é uma medida cautelar para evitar que mais consumidores sejam prejudicados enquanto as irregularidades não forem sanadas.

O compromisso do PROCON/MA é com a proteção do consumidor e com o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, a ação integra o conjunto de medidas adotadas pelo Instituto para garantir o direito à saúde, a transparência nas relações de consumo e a proteção de consumidores em situação de maior vulnerabilidade.