BLOCO 1
BLOCO 2
28/01/2022
Bloco I
Bloco II
BLOCO 1
BLOCO 2
21/01/2022
Bloco I
Bloco II
20/01/2022
Bloco I
Bloco II
Bloco I
Bloco II
17/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
14/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
13/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
12/01/2022
BLOCO 1
BLOCO 2
11/01/22
O aumento de renda das famílias maranhenses é um dos fatores que contribuíram para que mais de 190 mil famílias saíssem do Bolsa Família entre março de 2023 e maio de 2026.
Os dados foram informados nesta semana pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e revelam que cada vez mais famílias estão superando a pobreza e deixando o programa social. Entre os motivos estão a renda acima do limite da Regra de Proteção do programa e o encerramento do prazo limite do benefício.
Somente em maio deste ano, mais de 8,3 mil famílias maranhenses deixaram o Bolsa Família. São Luís foi o município com maior número de desligamentos no período, com 976 famílias, seguido por Timon (308), Imperatriz (245), São José de Ribamar (217), Codó (178), Paço do Lumiar (174), Pinheiro (143), Balsas (125), Caxias (117), Esperantinópolis (116), entre muitas outras.
O impulso para o aumento de renda e superação da pobreza no Maranhão conta também com ações do Governo do Estado como o Formando e Cozinhando, Padaria Artesanal, Mais Renda, Minha Renda e o Programa Maranhão Livre da Fome.
Oportunidade de emprego
Um dos dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome sobre a saída de famílias do Bolsa Família foi um cruzamento de informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) com o Cadastro Único. Os números revelam que 80% das vagas de emprego com carteira assinada geradas no primeiro trimestre deste ano foram ocupadas por inscritos no CadÚnico.
O subsecretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária do Maranhão, Ricardo Gonçalves, lembrou que a gestão estadual tem expandido as ações das agências do Sistema Nacional de Emprego (SINE). Atualmente, o Maranhão conta com agências do SINE em 19 municípios e no ano passado a Região Metropolitana de São Luís ganhou a Casa do Trabalhador, que reúne um grande grupo de serviços direcionados ao trabalhador maranhense, especialmente para a geração de empregos.
A produção industrial brasileira teve alta de 0,7% em abril de 2026 frente a março de 2026, na série com ajuste sazonal, quarto mês seguido de aumento, acumulando 4,4% de avanço neste período.
Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada nesta quarta-feira (3), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Com o resultado, a indústria está 4,7% acima do patamar pré-pandemia (fevereiro de 2020), mas registra 12,9% abaixo do nível recorde, alcançado em maio de 2011.
A indústria brasileira acumula crescimento de 1,7% nos quatro primeiros meses de 2026 frente ao mesmo período do ano anterior.
Na passagem de março para abril de 2026, duas das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 25 ramos industriais pesquisados avançaram na produção. As influências mais significativas vieram dos segmentos de indústrias extrativas (3,1%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,1%), ambas crescendo pelo quinto mês consecutivo.
“Nestas atividades, as pressões positivas mais relevantes vieram de óleos brutos de petróleo, gás natural e minério de ferro, no caso do setor extrativo, e de álcool etílico e dos derivados do petróleo, especialmente o óleo diesel, para a atividade dos derivados do petróleo e biocombustíveis”, explicou o gerente da PIM, André Macedo.
Segundo o IBGE, outras contribuições positivas sobre o total da indústria vieram de produtos de borracha e de material plástico (3,1%), produtos de madeira (8,5%), produtos têxteis (4,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,2%).
Por outro lado, entre as 11 atividades que recuaram na produção, produtos químicos (-3,9%) exerceu a principal influência no mês. “Destaca-se também os impactos negativos dos setores de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-6,0%), máquinas e equipamentos (-2,9%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-0,7%) e metalurgia (-1,0%)”, diz o IBGE.
A Seleção Brasileira de Futebol Masculino faz seu último amistoso antes da Copa do Mundo de Futebol Masculino 2026, neste sábado (6), às 19h (horário de Brasília) contra o Egito, no Huntington Bank Field, em na cidade Cleveland, no estado de Ohio, nos Estado Unidos da América (EUA). O estádio tem capacidade para receber 67 mil espectadores.
O amistoso servirá como a última oportunidade para o técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti ajustar a equipe e testar combinações antes do início do torneio.
Carlo Ancelotti ainda não anunciou o nome dos jogadores que vão iniciar jogando.
O Egito, classificado para a Copa do Mundo, é o maior campeão da Copa Africana de Nações. Tem entre seus jogadores a liderança do astro Mohamed Salah, do Liverpool (Inglaterra).
Confrontos Brasil X Egito
Brasil e Egito já se enfrentaram 6 vezes ao longo da história, com 100% de aproveitamento da equipe brasileira.
O duelo mais recente ocorreu em novembro de 2011, com vitória do Brasil por 2 a 0 em amistoso internacional disputado no estádio Al Rayyan, em Doha, no Qatar.
Seleção nos EUA
Nos EUA, a delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.
O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.
Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.
A estreia do Brasil na Copa do Mundo 2026 é no dia 13 de junho contra o Marrocos, às 19h, no MetLife Stadium (Nova Jersey).
Jogos do Brasil da Copa
13 de junho (sábado) – 19h (de Brasília) – Brasil X Marrocos – em Metlife Stadium, em Nova Iorque;
19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;
24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.
Copa do mundo
Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.
A abertura é no dia 11 de junho, às 16h (de Brasília), com o jogo entre México e África do Sul, no Estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
Mas haverá, no dia anterior, um show de contagem regressiva, ao vivo, de três locais diferentes, um em cada país-sede: Cidade do México (México), Los Angeles (EUA) e Toronto (Canadá).
Jogadores do Brasil
O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.
Goleiros
– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)
– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)
– Weverton (Grêmio)
Defensores
– Alex Sandro (Flamengo)
– Bremer (Juventus, da Itália)
Danilo (Flamengo)
Douglas Santos (Zenit, da Rússia)
Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)
Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)
Léo Pereira (Flamengo)
Marquinhos (PSG, França)
Wesley (Roma, Itália)
Meio-campistas
– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)
– Danilo Santos (Botafogo)
– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)
– Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
– Endrick (Lyon, França)
– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)
– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)
– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)
– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)
– Neymar (Santos)
– Raphinha (Barcelona, da Espanha)
– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)
– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)
(Foto/Capa/site/MAC: MAC celebra gol marcado no Brasileiro 2026 – Série C