Maranhão celebra o Dia da Criança

O Dia da Criança, que acontece neste domingo, 12 de outubro, está sendo celebrado por vários órgãos públicos e instituições da sociedade civil, desde o início da semana.

 

Biblioteca Pública Benedito Leite

A Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL) realiza, neste sábado (11), às 15h, uma edição especial do projeto “Criança Lendo, Maranhão Vivendo”. A participação é gratuita e não requer agendamento prévio.

Casa de cultura do Governo do Maranhão, a BPBL está localizada na Praça Deodoro, Centro Histórico de São Luís (MA).

O projeto incentiva o gosto pela leitura desde a infância, promovendo momentos de lazer, convivência e aproximação das crianças com o universo dos livros e das histórias.

Entre as atrações programadas estão a recepção com as princesas, roda de leitura, recreação e brincadeiras, pintura facial, show de mágica e a apresentação da Banda Curumim.

 

Parque do Rangedor

A Secretaria de Estado de Governo (Segov), em comemoração ao Dia das Crianças, realizará uma programação especial no Parque do Rangedor (Av. Dep. Luís Eduardo Magalhães, bairro do Alto do Calhau, São Luís), neste domingo (12), com ações gratuitas e abertas ao público das 16h às 19h.

Entre as atividades, a criançada receberá uma ampla programação, de ações do Shopping da Criança (com pinturas de rosto) a jogos e dinâmicas com personagens de desenhos animados e banda.

Outro destaque serão os serviços de vacinação, atendimentos odontológicos da Sorrir Móvel e uma praça de alimentação voltada para os pequeninos.

O Dia das Crianças no Parque do Rangedor visa mobilizar, sobretudo, os servidores públicos do Maranhão, fortalece a integração com a população e contribui para o bem-estar coletivo.

 

Centro de Especialidade Ninar

 O Centro de Especialidade Ninar, equipamento que integra a Rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, nesta Semana da Criança, uma programação toda especial do Dia das Crianças, com o tema “Brincar é para todos”.

Famílias assistidas pelo serviços do Ninar puderam fortalecer vínculos, além de desfrutar de momentos de recreação.

Com direito a pipoca, algodão-doce, cachorro-quente, suco, piscina de bolinhas, escorregador inflável e pula-pula, as crianças, pais e responsáveis puderam interagir entre si, reafirmando o princípio do direito de brincar e se divertir como forma de cuidado e promoção ao bem-estar.

Ao final da programação, as crianças assistidas pelo equipamento da SES foram presenteadas com brinquedos, como bonecas, bolas, carrinhos e outros, voltados para a estimulação cognitiva completa, envolvendo os aspectos sensoriais, auditivos e visuais.

O Centro de Especialidade Ninar fica localizado em frente ao Hotel Luzeiros, no bairro Ponta do Farol. É referência em atendimento a pacientes com algum tipo de deficiência intelectual ou física.

A unidade oferece aos pacientes e seus familiares serviços de consultas médicas em pediatria, neurologia, ortopedia e oftalmologia, procedimentos multidisciplinares, consultas de terapia ocupacional, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psicopedagogia, musicalização, culinária e arteterapia, entre outros.

Luis Barroso anuncia que vai deixar cargo de ministro do STF

O ministro Luis Roberto Barroso durante sessão na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que realiza o quinto dia de julgamento dos réus do Núcleo 1 da trama golpista, formado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados.

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou, nesta semana, sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Sua última sessão na corte do STF foi na quinta-feira (09).

“Sinto que, agora, é hora de seguir novos rumos”, afirmou.

O anúncio ocorre pouco tempo depois de Barroso deixar a presidência do STF e ser alvo de sanções do governo dos Estados Unidos.

O ministro ainda deve permanecer no STF até a próxima semana para liberar processos que ainda estão sob a responsabilidade dele.

Com a saída de Barroso, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o novo integrante para a Corte.

 

Perfil

Barroso chegou ao Supremo em 2013. Ele foi indicado pela ex-presidente Dilma Rousseff para a vaga deixada pelo ministro Carlos Ayres Britto, aposentado em novembro de 2012 ao completar 70 anos.

O ministro nasceu em Vassouras (RJ), é doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado privado e defendeu diversas causas na Corte, entre elas a interrupção da gravidez nos casos de fetos anencéfalos, pesquisas com células-tronco, união homoafetiva e a defesa do ex-ativista Cesare Battisti.

Falta um mês para a COP30; conheça os desafios para enfrentar o problema das mudanças climáticas

Dentro de um mês, grande parte dos olhos do mundo estarão voltados para a Amazônia Brasileira. Em 10 de novembro começará a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), em Belém. O evento é uma promoção da Organização das Nações Unidas (ONU) e Governo do Brasil.

O encontro internacional na capital paraense seguirá até o dia 21 de novembro. São esperadas delegações de governos e organizações da sociedade civil de todas as partes do planeta para buscar soluções para o aquecimento global e a mudança climática.

Enquanto Belém faz ajustes de infraestrutura, logística e acomodações, especialistas e negociadores brasileiros se esforçam para chegar a consensos que ajudem a salvar o planeta e os povos em tempos de mudanças climáticas.

 

Desafios

O secretário Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Aloisio Lopes de Melo, uma das principais autoridades do governo brasileiro no tema, traçou os principais desafios da COP30.

“O primeiro desafio é enfrentar a mudança do clima”, afirma o secretário se referindo a protocolos que serão assinados entre os países participantes do evento em Belém.

No Acordo de Paris, firmado na 21ª Conferência das Partes (COP21), em 2015, o aumento da temperatura foi fixado em 1,5° Celsius (C) acima dos níveis pré-industriais.

“Tem que mostrar que é necessário, para uma ação de enfrentamento da mudança do clima, um esforço coordenado internacionalmente”, diz Melo. “Tem um bombardeio ao sistema multilateral, e essa COP tem que mostrar que esse sistema é capaz de dar resposta e de mostrar ação”, completa.

 

Ambição dos países

Outro desafio e a ambição dos países. Segundo ele, a base do Acordo de Paris é de países apresentando suas contribuições voluntárias para manter a trajetória de limitar o aumento de 1,5° C. “Isso depende de que os países apresentem seus compromissos e, depois, que esses compromissos sejam suficientes para nos conduzir a essa trajetória”, afirma.

Melo aponta que cerca de 50 nações entregaram Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC, na sigla em inglês) e aproximadamente 100 não o fizeram, mas apresentaram compromissos.

No início deste ano, o Acordo de Paris sofreu um revés, com o anúncio do então recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de que deixaria o tratado internacional.

Por outro lado, o Brasil revisou a Política Nacional sobre Mudança do Clima para alinhar compromissos ao Acordo de Paris e avançar rumo a emissões líquidas (diferença entre emissão e captura) de gases do efeito estufa zero até 2050.

 

Financiamento

Mais um desafio é o financiamento, que enfrenta a necessidade de mobilizar US$ 1,3 trilhão até 2035. “São números bastante astronômicos”.

Aloisio Melo diz que “muita gente” está trabalhando nessa busca, e cita conversas que envolvem o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e ministros da pasta de outros países.

 

Transição energética

O secretário Aloisio Lopes de Melo classifica a transição energética como um dos temas mais sensíveis e complexos da COP30. Ele lembra que está acordado entre os países o afastamento dos combustíveis fósseis, triplicar o uso de energias renováveis globalmente e duplicar a eficiência energética.

“A nossa perspectiva do MMA é que essa COP tem que criar o caminho para que os países definam claramente qual é o passo a passo para chegar a zero ou ao mínimo possível de uso de combustíveis fósseis”.

Aloisio pede que um acordo internacional tenha indicadores para endereçar questões socioeconômicas e fiscais relevantes.

 

Desmatamento

Um tema que terá atenção na COP30 é a questão do desmatamento e degradação florestal. Melo cita o Fundo Tropical das Florestas (TFFF), uma espécie de recompensa para países que preservam suas florestas tropicais. “A gente vai ser aportador nesse fundo”.

 

Oceano

O secretário Nacional de Mudança do Clima chama atenção ainda para novos conhecimentos que precisam ser adquiridos. Ele cita o exemplo dos oceanos.

“O tema dos oceanos ganhou muita relevância ao longo do tempo, inclusive do ponto de vista da ação climática”, diz. “Mas, certamente, ainda há muitas demandas para entender melhor a interação entre oceano e clima, o que está ocorrendo com o oceano, e entender melhor os potenciais impactos para o sistema climático, mas também para os sistemas humanos”, completa.

Seleção Brasileira vence a Coreia do Sul por 5 a 0

A seleção brasileira goleou a Coreia do Sul por 5 a 0 em partida amistosa, nesta sexta-feira (10), e mostrou que começa a evoluir sob o comando do técnico italiano Carlo Ancelotti quando falta pouco menos de um ano para o início da próxima Copa do Mundo.

Após medir forças com os sul-coreanos, o Brasil encarará o Japão, na próxima terça-feira (14) a partir das 7h30 no Estádio Ajinomoto, em Tóquio.

 

Brasil e Coreia do Sul

A principal virtude do Brasil, na partida disputada no Estádio da Copa do Mundo de Seul, em Seul, foi o bom entendimento do quarteto ofensivo formado por Estêvão, Matheus Cunha, Vinicius Júnior e Rodrygo.

No aspecto individual as boas notícias são o bom futebol apresentado por Rodrygo, que no Real Madrid (Espanha) vive um momento de incerteza desde a chegada do técnico espanhol Xabi Alonso, e o maior protagonismo de Estêvão, que coroou sua boa atuação com dois gols.

 

Atitude da seleção

Mesmo sob chuva fina e baixas temperaturas, o Brasil mostrou desde os primeiros minutos de bola rolando a atitude que o técnico Carlo Ancelotti falou, em entrevista coletiva, que seria necessária para compensar a falta de treinos para alcançar as vitórias.

Assim, a seleção brasileira abriu o placar logo aos 12 minutos do primeiro tempo. Após boa trama coletiva, Bruno Guimarães deu passe de qualidade para Estêvão, que precisou de apenas um toque para superar o goleiro Jo Hyeon-Woo. Com o bom futebol apresentado o Brasil conseguiu ampliar antes do intervalo. Aos 40 minutos, Vinicius Júnior deu passe para o meio da área, onde Rodrygo fez corta-luz e Casemiro dominou e tocou para o camisa 10, que se livrou da marcação com um drible antes de bater colocado para marcar.

Mesmo com a boa vantagem construída no primeiro tempo, a equipe canarinho manteve o controle das ações após o intervalo. E o Brasil precisou de apenas um minuto para chegar ao terceiro gol. E o lance nasceu do comprometimento de Estêvão, que roubou a bola na entrada da área e bateu cruzado para marcar pela segunda vez na partida.

A seleção brasileira precisou de apenas mais dois minutos para ampliar sua vantagem graças a uma nova falha da defesa adversária. Casemiro aproveitou o vacilo e encontrou Vinicius Júnior, que serviu Rodrygo, que não perdoou. Mas ainda faltava o gol de Vini. E o jogador do Real Madrid deu números finais ao marcador aos 32 minutos, quando, em jogada de contra-ataque, Matheus Cunha lançou em profundidade para camisa sete do Brasil, que, com grande liberdade, partiu em velocidade para bater na saída do goleiro adversário.

 

Forças policiais prendem suspeitos de estupro contra crianças e dívida de pensão

A Polícia Civil do Maranhão, Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e a Força Estadual de Segurança, com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA), entre outros órgãos da área de segurança, cumpriram 130 mandados de prisão por suspeita de estupro e outros crimes graves contra crianças e adolescentes, além de dívida de pensão alimentícia.

A força-tarefa ocorre no âmbito da Operação Captura, lançada no fim de agosto. A ação já resultou na prisão de mais de 1.400 investigados e segue com o objetivo de combater crimes, prevenir reincidências e reforçar a segurança dos maranhenses.

 

Nesta semana

Na etapa desta semana, somente na Grande Ilha, formada pelos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, são 35 mandados e mais nove presos em outros estados.

No Maranhão, os suspeitos moram em 30 municípios, incluindo os da Grande Ilha.

A operação, que está tendo continuidade, mira, também, foragidos da Justiça Maranhense que estão no Piauí, Pernambuco, Tocantins, Goiás, São Paulo e Pará.

Além da Grande São Luís, a operação já contabiliza prisões registradas nos municípios de Timon, Caxias, Cantanhede, Coroatá, Cururupu, Parnarama, Pedreiras, Santa Inês, Rosário e Santa Rita – a maioria por débito alimentar.

 

Estupro de vulnerável

No município de Rosário, os policiais capturaram um investigado por estupro de vulnerável. Também foram capturados outros alvos pelo crime de estupro de vulnerável em Caxias (16 anos, transitado em julgado) em várias regiões do Maranhão e que estão em ouros estados.

 

Ação em outros estados

Há mandados de prisão preventiva por estupro de vulnerável que foram cumpridas em Altos, no Piauí; São Paulo, capital; e Ananindeua, no Pará.

Em Luziânia, em Goiás, um capturado por débito com pensão alimentícia.

 

 

Geógrafa Oquerlina Costa é a primeira mulher a assumir a presidência do Porto do Itaqui

A geógrafa Oquerlina Costa é a primeira mulher a assumir a presidência da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), órgão do Governo do Maranhão responsável pela gestão do Porto do Itaqui, um dos mais importantes do Brasil.

Indicada pelo governador Carlos Brandão, Oquerlina Costa teve o seu nome aprovado, nesta semana, no Conselho de Administração da Emap.

“Assumo a presidência do Porto do Itaqui com o compromisso de fortalecer a eficiência operacional, a sustentabilidade e a inovação contribuindo, de forma estratégica, para o desenvolvimento do Maranhão e do país”, pontuou Oquerlina Costa.

Ela sucede a diretora de Administração e Finanças, Isa Mary Pinheiro Mendonça, que exerceu a presidência da Emap, mas de forma interina, nos últimos meses.

Oquerlina Costa é pesquisadora, com Master of Business Administration (MBA), na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi secretária-adjunta de Recursos Ambientais, da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema).

Ao longo da carreira tem atuação em projetos ambientais relacionados ao setor logístico, ampliando sua experiência em áreas estratégicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Brasil tem 24 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou, na quarta-feira (8), que foram confirmados, até agora, 24 casos de intoxicação por metanol por ingestão de bebidas adulteradas no Brasil.

Cinco mortes foram confirmadas, todas em São Paulo. Outros 11 casos estão em investigação: seis em São Paulo, uma em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e uma na Paraíba.

 

Notificações

Na segunda-feira (6), existiam 17 confirmações de contaminação por metanol e 217 notificações. Esse número subiu para 259 suspeitas, sendo que, nesse momento, há 235 em investigação.

Outras 145 suspeitas foram descartadas. Ainda de acordo com o governo, os estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os únicos que registraram casos confirmados de intoxicação pela substância.

 

Suspeitas

Entre os casos confirmados, são 20 pessoas em São Paulo, três no Paraná e uma no Rio Grande do Sul.

A respeito das suspeitas em investigação, a maioria está em São Paulo (181 registros). Ainda há avaliação de casos em:

Pernambuco (24)

Paraná (5)

Rio de Janeiro (5)

Rio Grande do Sul (4)

Mato Grosso do Sul (4)

Piauí (4)

Espírito Santo (3)

Goiás (2)

Acre (1)

Paraíba (1)

Rondônia (1)

Escritor húngaro László Krasznahorkai ganha Prêmio Nobel de Literatura 2025

O húngaro László Krasznahorkai venceu o Prêmio Nobel de Literatura 2025. O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (9), por um comitê da Academia Sueca, instituição responsável pela concessão do prêmio Nobel.

Segundo o comitê, o escritor venceu “por sua obra convincente e visionária que, em meio ao terror apocalíptico, reafirma o poder da arte”.

O valor do Prêmio Nobel para 2025 foi definido em 11,0 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões).

Entre os seus livros do autor, somente Sátántangó (1985) foi traduzido para o português e publicado, no Brasil, pela Companhia das Letras.

 

Quem é László Krasznahorkai

László Krasznahorkai nasceu em 1954, em Gyula, na Hungria. É conhecido por romances com tom filosófico, como Sátántangó e Melancolia da Resistência.

Especializado em latim, ele se formou em direito na Universidade József Attila (JATE), anteriormente chamada Universidade de Budapeste.

O autor recebeu diversos outros prêmios de prestígio, entre os quais o Man Booker International Prize em 2015 pelo conjunto da obra.

 

Romance Sátántangó

Em 1985, publicou Sátántangó, obra que o revelou como escritor. O romance retrata um grupo de moradores desamparados em uma fazenda na zona rural da Hungria, pouco antes da queda do comunismo.

O livro foi uma sensação literária entre os húngaros, transformado em um filme de Béla Tarr, em 1994.

 

Viagens

Ao longo da carreira, Krasznahorkai viveu períodos fora da Hungria: em 1987 esteve em Berlim Ocidental, e viajou pelo Leste Asiático nos anos 90.

Ele também residiu em Kyoto e por um tempo em Nova Iorque. Essas experiências influenciaram bastante sua obra a partir dos anos 90.

Ministério da Justiça muda classificação da novela Vale Tudo, da Rede Globo

Um dia após o assassinato da vilã Odete Roitman (Débora Bloch), a novela Vale Tudo, da TV Globo, foi reclassificada pelo Departamento de Promoção de Políticas de Justiça, órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública responsável pela classificação indicativa de produtos de entretenimento.

Com isso, a novela perde o selo de “não recomendada para menores de 12 anos” e passa a ser “não recomendada a menores de 14 anos”.

A mudança na classificação da novela foi publicada no Diário Oficial da União de terça-feira (7).

 

Causa da mudança

Três eixos definem qual será a faixa etária de uma obra: sexo e nudez, drogas e violência. Uma análise técnica, justificada em um relatório detalhado, determina a idade, que pode ir do livre ao “não recomendado para menores de 18 anos”.

A justificativa do DPJUS é que a obra possui elementos de “violência, conteúdo sexual e drogas lícitas” de forma usual, que não é indicado para menores de idade em período de pré-adolescência.

 

Horário da Novela

Na prática, a reclassificação não interfere no horário de exibição da novela na Globo, que tem até cinco dias para recorrer da decisão.

 

Parâmetro para os pais

A classificação indicativa serve como parâmetro para que os pais e responsáveis decidam se os filhos devem ou não assistir a determinado programa.

O principal objetivo dessa política, em vigor desde a promulgação da Constituição de 1988, é proteger a criança e ao adolescente. A palavra final, no entanto, é dos pais e responsáveis.

 

Audiência

Nas últimas semanas, Vale Tudo tem alcançado recordes de audiência para a Globo.

Trata-se de uma nova versão da telenovela de mesmo nome, criada e escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, exibida originalmente entre 1988 e 1989.

 

VEJA TAMBÉM

Governar é cuidar das pessoas

Maranhão celebra o Dia da Criança

Luis Barroso anuncia que vai deixar cargo de ministro do STF