Brasil sofre virada e perde do Japão pela primeira vez na história

O Brasil perdeu para o Japão por 3 a 2 de virada, nesta terça-feira (14), no estádio Ajinomoto Stadium, em Tóquio, depois de ter aberto 2 a 0 no placar. Esta foi a primeira derrota brasileira para o Japão na história.

Os gols do Brasil, comandado pelo técnico Carlo Ancelotti, foram marcados por Paulo Henrique e Gabriel Martinelli, no primeiro tempo. Na etapa final, Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda marcaram para a virada japonesa.

Com o revés, a Seleção Brasileira continua sem registrar 100% de aproveitamento em uma Data Fifa desde outubro de 2024. Na ocasião, a equipe era comandada por Dorival Júnior e venceu Chile e Peru, pelas Eliminatórias.

Desde que estreou em junho deste ano, Ancelotti soma 3 vitórias, 1 empate e 2 derrotas no comando – aproveitamento de 55,5%.

Com relação ao time que goleou a Coreia do Sul na última sexta-feira (10), Ancelotti promoveu algumas mudanças. O Brasil entrou em campo com: Hugo Souza, Paulo Henrique, Fabrício Bruno, Beraldo e Carlos Augusto; Casemiro e Bruno Guimarães; Luiz Henrique, Lucas Paquetá, Vinicius Júnior e Gabriel Martinelli.

A Seleção Brasileira volta a campo, entre 10 e 18 de novembro, para dois amistosos com seleções africanas:  contra Senegal, na Inglaterra; e Tunísia, na França.  As datas ainda serão confirmadas.

 

Primeiro tempo

Os primeiros 20 minutos de partida foram de tentativa de pressão dos japoneses, que subiram as linhas de marcação para atrapalhar a saída de bola brasileira.

Contudo, a partir do primeiro gol brasileiro, aos 26 minutos da etapa inicial, a Seleção passou a controlar o duelo.

Após combinação de passes entre Paulo Henrique, Lucas Paquetá e Bruno Guimarães, o meia do Newcastle achou o lateral-direito do Vasco em profundidade. Paulo Henrique invadiu a área e bateu com o lado de fora do pé para marcar.

Aos 32, o Brasil chegou ao segundo gol. Martinelli correu por trás da defesa japonesa, Paquetá tocou por cima da marcação e o atacante do Arsenal finalizou cruzado para ampliar.

 

Segundo tempo

No segundo tempo, a equipe de Ancelotti ainda controlava o jogo quando, aos 7 minutos, Fabrício Bruno perdeu o equilíbrio dentro da grande área e deu a bola no pé de Minamino, atacante do Monaco, que chutou na saída de Hugo Souza para diminuir.

O zagueiro do Cruzeiro voltou a ser protagonista no gol de empate do Japão. Nakamura recebeu cruzamento e bateu de primeira. Fabrício Bruno tentou tirar e acabou desviando para dentro do próprio gol.

Esta foi a primeira vez que o Brasil sofreu mais de dois gols em uma partida sob o comando de Ancelotti. E ainda havia tempo para o terceiro.

Aos 26 minutos, Ueda subiu mais do que a marcação na cobrança de escanteio e cabeceou em cima de Hugo Souza. O goleiro do Corinthians tentou fazer a defesa, mas não conseguiu espalmar com força e viu a bola morrer no fundo do gol, fechando a virada dos nipônicos.

Brasil tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde divulgou, na segunda-feira (13), que o país contabiliza 32 casos de intoxicação por metanol após ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas (três a mais do que na última sexta). Ao todo, outros 181 casos seguem em investigação. Pelo menos 320 suspeitas foram descartadas.

As ocorrências confirmadas foram em São Paulo (28), no Paraná (três) e no Rio Grande do Sul (uma). As suspeitas seguem em diminuição. Eram 217 no último balanço.

 

Suspeitas em todas as regiões

As 181 notificações em investigação, segundo o Ministério da Saúde, estão em São Paulo (100), em Pernambuco (43), no Espírito Santo (nove), no Rio Grande do Sul (seis), no Rio de Janeiro (cinco), em Mato Grosso do Sul (quatro), no Piauí (quatro), em Goiás (três), no Maranhão (duas), em Alagoas (duas), em Minas Gerais (uma), no Paraná (uma) e em Rondônia (uma).

No Maranhão, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está monitorando os casos suspeitos e há duas notificações em observação.

Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde informou, em boletim divulgado na noite desta segunda-feira (13), que registrou mais 10 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Com as novas notificações, o estado totaliza 58 casos suspeitos desde 30 de setembro. Três casos foram confirmados até o momento.

 

Maranhão

Diante desse cenário, embora no Maranhão não haja casos notificados, o Governo do Estado vem intensificando as ações preventivas para evitar que situações semelhantes aconteçam no estado.

A SES emitiu a Nota Técnica Conjunta nº 01/2025, reforçando as orientações de vigilância, prevenção e controle da intoxicação exógena por metanol.

O documento orienta gestores municipais, profissionais de saúde e órgãos de vigilância sanitária sobre os cuidados necessários para detectar precocemente possíveis casos e proteger a população.

A Vigilância Sanitária estadual, órgão da SES, determinou a ampliação das ações de fiscalização em bares, restaurantes, distribuidoras, mercados e eventos, bem como em plataformas de comércio eletrônico, para coibir a circulação de bebidas adulteradas.

O Instituto de Promoção de Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e Polícia Civil do Maranhão já realizaram operações de fiscalização preventiva em bares e restaurantes da Grande Ilha.

 

Canais de denúncias

PROCON MA: aplicativo VIVA PROCON ou site [url=http://www.procon.ma.gov.br]http://www.procon.ma.gov.br[/url]

Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Ouvidoria do SUS: 0800-1600-160, (098) 3210-5057, (098) 3210-5058 ou ouvidoria@saude.ma.gov.br

A operação integra o trabalho preventivo e repressivo do Governo do Maranhão, garantindo a defesa da saúde pública e a proteção do consumidor.

 

 

Seleção de Cabo Verde conquista, pela primeira vez, vaga para a Copa do Mundo de futebol masculino

A seleção de Cabo Verde conquistou, pela primeira vez na história, a classificação para uma edição da Copa do Mundo de futebol masculino.

Com esta classificação, a Copa do Mundo de 2026 terá três países falam o idioma português. Os outros dois serão Brasil e Portugal que está a caminho da classificação.

A próxima copa do mundo terá 48 seleções e, até agora, três países são estreantes: Jordânia, Cabo Verde e Uzbequistão. A competição será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em três países da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá,

 

Tubarões Azuis

Nesta campanha, a seleção de Cabo Verde, conhecida como Tubarões Azuis, deixou para trás, inclusive, a experiente equipe de Camarões (que ficou na segunda posição do Grupo D das Eliminatórias Africanas com 19 pontos). Camarões é a seleção africana com o maior número de participações em Mundiais de seleções masculinas.

 

Cabo Verde

Cabo Verde é um pequeno país, localizado em um arquipélago vulcânico perto da costa noroeste da África. O país, onde se fala português, é conhecido por sua cultura crioula luso-africana, sua tradicional música morna e belíssimas praias.

Papa recebe o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Vaticano

O papa Leão XIV recebeu o presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, nesta segunda-feira (13), no Palácio Apostólico do Vaticano. Em suas redes sociais, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que durante a audiência foram abordados temas como fé, justiça social e o combate à fome.

Em mensagem publicada na rede social X, o presidente brasileiro descreveu o encontro como “excelente” e destacou o diálogo com o Santo Padre sobre religião, fé, a realidade social do Brasil e os desafios contemporâneos do mundo.

Lula manifestou ao Pontífice seu reconhecimento pela Exortação Apostólica Dilexi Te, ressaltando a mensagem central do documento sobre a inseparabilidade entre fé e compromisso com os mais pobres. “Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, escreveu.

A visita do presidente à Itália integra sua agenda no Fórum Mundial da Alimentação 2025, promovido pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que celebra este ano seu 80º aniversário. O evento está diretamente ligado à iniciativa Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, lançada com apoio do Brasil.

Lula informou ter partilhado com o Papa as ações de seu governo na superação da insegurança alimentar: “Falei ao Papa sobre minha participação hoje no encontro da FAO e como, em dois anos e meio, tiramos pela segunda vez o Brasil do Mapa da Fome. E, agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.”

 

Convite à COP30 e expectativa de visita ao Brasil

Durante a audiência, o presidente convidou o Papa Leão XIV a participar da COP30, que será realizada em Belém, no Pará. O Pontífice explicou que, por conta das celebrações do Jubileu, não poderá comparecer pessoalmente, mas assegurou a presença de uma representação do Vaticano no evento.

O presidente brasileiro destacou, ainda, a alegria em saber da intenção do Santo Padre de visitar o Brasil em momento oportuno. “Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, afirmou. Lula recordou também as expressões de fé vividas recentemente no país, como o Círio de Nazaré e as celebrações do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Seleção Brasileira enfrenta o Japão, nesta terça-feira (14)

Depois derrotar a Coreia do Sul por 5 a 0, em Seul, no dia 10 deste mês, a Seleção Brasileira realiza seu segundo amistoso na Ásia, nesta terça-feira (14), contra o Japão, no Estádio Nacional do Japão (Ajinomoto Stadium), em Tóquio.

O jogo será às 7h30, no Brasil (horário de Brasília), e às 19h30 em Tóquio.

Os dois compromissos são amistosos programados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como parte da preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de 2026, que será realizada de 11 de junho a 19 de julho, no México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

A Seleção Brasileira fez um treino, nesta segunda-feira (13) em Tóquio.

O goleiro Hugo Souza foi a única novidade do técnico da Seleção Brasileira, e Carlo Ancelotti, entre os titulares.

(Foto/Capa/Rafael Ribeiro/site CBF): Goleiro Hugo Souza no treino da Seleção Brasileira em Tóquio

Cartão Transporte Universitário começa a ser distribuído no interior do Maranhão

O Cartão Transporte Universitário (CTU) começou a ser distribuído no interior do Maranhão. As primeiras entregas aconteceram, no último fim de semana, em Bacabal e São Mateus, marcando o início de uma rota que percorrerá diversos municípios maranhenses beneficiando 6 mil estudantes em todo o estado.

As entregas nos quatro municípios da Grande Ilha serão depois da distribuição nos municípios do interior do Maranhão.

Nesta segunda-feira (13), as entregas serão nos municípios de Presidente Dutra, Bacabeira, Pedreiras, Itapecuru-Mirim, São Domingos, Vargem Grande, Coroatá, Caxias, Colinas, Codó e Chapadinha.

Programa Cartão Transporte Universitário (CTU) é uma iniciativa do Governo do Maranhão, realizada por meio da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (Seejuv).

O Cartão Transporte Universitário é um benefício semestral, concedido por meio de sorteio público, destinado a jovens de baixa renda que estudam em municípios diferentes de onde residem. O programa garante o repasse de R$ 800,00 para estudantes dos municípios do interior e R$ 400,00 para beneficiários da Grande Ilha, como forma de apoio direto às despesas com deslocamento entre casa e instituição de ensino.

Com um investimento total superior a R$ 3 milhões, o Governo do Maranhão reforça, por meio dessa ação, o compromisso com a permanência estudantil e a equidade no acesso à educação superior.

 

Locais de entrega do Cartão Transporte Universitário nos municípios

 

Segunda-feira (13 de outubro)

8h – IEMA Presidente Dutra

8h – IEMA Bacabeira

9h – IEMA Pedreiras

10h30 – Espaço da Criança – Itapecuru-Mirim

11h – São Domingos

13h – Vargem Grande

13h30 – Coroatá

13h30 – Centro de Referência Caxias

15h – IEMA Colinas

15h30 – Prefeitura de Codó

15h30 – IEMA Chapadinha

 

Terça-feira (14)

8h – Secretaria de Saúde – São João do Sóter

8h – IEMA Brejo

9h – IEMA São João dos Patos

13h – IEMA Tutóia

13h – IEMA Pinheiro

13h30 – Centro de Referência da Juventude Caxias

16h – IEMA Santa Helena

16h – IEMA Balsas

16h – IEMA Coelho Neto

 

Quarta-feira (15)

8h – IEMA Carolina

8h30 – IEMA Timon

9h – IEMA Zé Doca

11h – IEMA Matões

13h – IEMA Pinheiro

14h – IEMA Axixá

16h30 – Complexo Ferroviário – Rosário

 

Quinta-feira (16)

8h – IEMA Grajaú

8h30 – IEMA Carutapera

11h – Prefeitura de Arame

15h – IEMA Barra do Corda

 

Sexta-feira (17)

9h – Prefeitura de Lago Verde

10h30 – Secretaria Municipal de Juventude – Conceição do Lago Açu

Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz, é reaberta nesta segunda-feira (13)

A Catedral de Nossa Senhora de Fátima, em Imperatriz, um dos maiores templos do Maranhão, será reaberta aos fiéis, nesta segunda-feira (13), às 18h. O governador Carlos Brandão participa da missa de abertura, além de religiosos, fiéis e autoridades municipais e estaduais.

O momento solene será marcado por uma missa de dedicação celebrada pelo arcebispo de Imperatriz, Dom Vilsom Basso, bispos de dioceses do Maranhão, Pará e Tocantins. No total são cerca de 100 sacerdotes na cerimônia.

 

Obras de revitalização

Localizada na Praça de Fátima, no Centro de Imperatriz, a catedral teve sua reforma iniciada em 2023 e abrangeu a restauração artística de vitrais, imagens sacras e altares, fachada, telhado e revestimento.

O trabalho inclui, também, a renovação do piso, sacristia, forro e mobiliário litúrgico.

Foram construídos novos espaços como sala de reuniões e secretaria paroquial modernizada.

A obra contemplou serviços de acessibilidade ampliada, com rampas e elevadores e modernização dos sistemas elétrico, hidráulico, de iluminação, som e climatização.

Círio, em Belém, mobiliza milhões fiéis; festa da Virgem de Nazaré prossegue, nesta semana, em São Luís

Milhões de pessoas foram às ruas de Belém do Pará, no domingo (12), no Círio de Nazaré. A procissão atraiu 2,5 milhões de romeiros pelas ruas da cidade.

Os festejos em celebração a Maria, a mãe de Jesus Cristo, movimentou católicos em várias cidades brasileiras. Em Aparecida, no interior de São Paulo, os fiéis lotaram a catedral de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo católico do país.

Em São Luís, o governador Carlos Brandão acompanhou a missa campal realizada no domingo (12), na Paroquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no bairro do Cohafuma.

No bairro do Cohatrac, também em São Luís, prossegue a festa de Nossa Senhora de Nazaré, que começou no dia 1º de setembro continua até o próximo domingo, dia19 de outubro.

 

Círio de Nazaré em Belém do Pará

Na 233ª edição Círio de Nossa Senhora de Nazaré, a maior procissão católica do Brasil, saiu da Catedral da Sé, em Belém do Pará, depois das 7h. Percorreu 3,6 km até chegar à Praça Santuário, no bairro de Nazaré, por volta de 12h, meia hora mais cedo que no ano anterior.

A procissão teve início com uma missa, conduzida por Dom Alberto Taveira, às 6h15. Em seguida, a Imagem foi colocada na berlinda às 7h28, para início do percurso.

Como de costume, a berlinda percorreu o centro histórico de Belém, passando pelo Ver-o-Peso (a maior feira a céu aberto da América Latina), Estação das Docas, seguindo pela Av. Presidente Vargas, Praça da República e avenidas do bairro de Nazaré em cerca de seis horas.

A programação oficial da Festa de Nazaré segue ao longo de outubro até o Recírio, no dia 27 de outubro, quando a imagem retorna para a Catedral de Belém.

 

Festejo de Aparecida no Cohafuma

O governador Carlos Brandão acompanhou a missa campal realizada, neste domingo (12), na Paroquia Nossa Senhora Aparecida da Foz do Rio Anil, no Cohafuma. A celebração foi conduzida pelo arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana, e marcou o encerramento do Festejo de Aparecida, iniciado no dia 3 deste mês.

O momento de fé, devoção e alegria contou com a participação de vários fieis, líderes políticos, gestores públicos e empresários.

 

Nossa Senhora de Nazaré no Cohatrac

Em São Luís, a festa de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac teve início no dia 1º de setembro e prossegue até o próximo domingo, dia 19.

Em setembro ocorreram o Círio Ecológico (13 de setembro), o Círio Solidário e a Feira do Agricultor (20 de setembro), a Carreata e Bênção dos Automóveis (27 de setembro) e a Romaria Ciclística (28 de setembro).

Em outubro teve o Círio das Crianças (03 a 05), a Corrida Rústica (11) e a Romaria do Círio (11).

Outro momento aguardado é a Romaria Marítima, marcada para os dias 24 e 25 de outubro, com missa e pernoite da imagem na Capela de São Pedro, além da travessia até a Praia Grande.

No dia 19 de outubro haverá a Grande Procissão do Círio, que terá concentração às 17h na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Cohab, e chegada ao Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac, onde será celebrada a missa de encerramento às 18h30.

Durante todo o período, também serão realizadas peregrinações com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré em instituições como órgãos públicos, escolas, hospitais e residências de devotos.

 

Governar é cuidar das pessoas

* Carlos Brandão

Toda vez que o presidente Lula vem ao Maranhão, ele traz ações. Mas, traz, acima de tudo, cidadania e paixão. Esta semana, quando visitamos as famílias do Residencial Canto da Serra, em Imperatriz, vimos olhos que brilhavam e mãos que tremiam ao receber a chave da sua casa própria. Vimos, também, o presidente Lula, caminhando entre as moradias, conversando com quem esperou mais de uma década por esse momento. Imagens que resumem bem o quanto cada cidadão e cidadã importa para essa gestão, independentemente de sua classe social. Um governo para todos é feito assim: com pés no chão, olho no olho e muito respeito.

Quando assumimos o governo, em abril de 2022, deixamos claro que o Maranhão seria um parceiro ativo na construção de soluções. E essa parceria com o presidente Lula tem se confirmado na prática. Até aqui, mais de 40 ministros já estiveram conosco no estado, trazendo ações, recursos e a certeza de que a União tem olhado com atenção para o Maranhão. Alguns mais de uma vez, como o ministro da Educação Camilo Santana, que esteve conosco na última quinta-feira (9), entregando tablets do programa Tô Conectado, para mais de 17 mil alunos da rede pública da Região Tocantina. Essa sintonia não é retórica: é política pública que vira obra, emprego e dignidade.

No Residencial Canto da Serra, em Imperatriz, foram entregues 2.837 casas do Minha Casa, Minha Vida – um sonho retomado e concluído depois de mais de 10 anos de espera. Famílias que viviam em situação de maior vulnerabilidade receberam moradia de verdade, sem custo algum. E terão acesso a equipamentos sociais previstos para o bairro: escola, creche, postos de saúde, posto policial e áreas de convivência. Para muitos, como a nova moradora Waldean, essa entrega é o fim de uma espera e o começo de uma vida com mais segurança e esperança.

O governo federal tem sido um grande parceiro do Maranhão. Para se ter uma ideia, fomos beneficiados no Novo PAC com cerca de R$ 94 bilhões em investimentos. São recursos em infraestrutura, água, saneamento, habitação e projetos que mudam a vida de cidades inteiras. E quando o Estado caminha com responsabilidade fiscal e governança transparente, como temos feito, essas verbas se transformam em obras que duram e em empregos para o nosso povo.

Sabemos que há quem espere soluções imediatas para todos os problemas – e nós também queremos isso. Mas ninguém pode negar o quanto avançamos, principalmente por conta de nossas parcerias. O salto que o Maranhão dá em seus indicadores mostra que estamos no caminho certo. Cresce a confiança, aumentam empregos e o investimento privado encontra terreno fértil, aqui. Mas não nos iludimos: ainda há muito trabalho a ser feito. Por isso, seguimos firmes, estando próximos de Brasília, caminhando pelas nossas cidades e transformando cada conversa em entrega concreta.

Não governamos para vencer eleições. Cuidamos das pessoas para transformar realidades e melhorar vidas. E a melhor forma de honrar esse compromisso é fortalecer a parceria com quem quer, de verdade, trabalhar pelo Brasil e pelo Maranhão. É isso que estamos fazendo – lado a lado, com Lula e com todo o povo maranhense – para que mais famílias possam, um dia, contar suas próprias histórias de vitória.

* Governador do Maranhão

VEJA TAMBÉM

Policia Civil desarticula aplicadores de golpe contra idosos em agências bancárias

Brasil sofre virada e perde do Japão pela primeira vez na história

Brasil tem 32 casos confirmados de intoxicação por metanol