SES realiza campanha de prevenção ao câncer de pênis

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentou aos gestores municipais, o documento orientador da Campanha de Prevenção ao Câncer de Pênis, que será desenvolvida em todo o estado com foco na promoção do autocuidado, prevenção e identificação precoce da doença, especialmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS).

A iniciativa reforça o papel estratégico da Atenção Primária de Saúde (APS) na promoção da saúde do homem, desde ações educativas e preventivas até o encaminhamento e acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

 

Câncer de pênis

O câncer de pênis é considerado um problema de saúde pública, com maior incidência nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. O diagnóstico tardio está associado a tratamentos mutiladores, aumento da mortalidade e impactos significativos na qualidade de vida dos pacientes.

Entre os principais fatores relacionados à doença estão a falta de higiene íntima, o baixo autocuidado e a não vacinação contra o HPV na adolescência. Diante desse cenário, os municípios são orientados a fortalecer estratégias de ampliação da cobertura vacinal em meninos de 9 a 14 anos, com busca ativa dos faltosos em parceria com o Programa Saúde na Escola (PSE).

A campanha também destaca a importância de ações contínuas de educação em saúde e do enfrentamento de barreiras culturais e estigmas relacionados ao cuidado com a saúde masculina.

 

Objetivos da campanha

Entre os principais objetivos da campanha de prevenção ao câncer de pênis estão: sensibilizar profissionais de saúde, educação e a população masculina sobre a importância da prevenção; incentivar práticas de autocuidado e higiene íntima; ampliar a identificação precoce de lesões suspeitas na Atenção Primária; estimular a vacinação contra o HPV; reduzir estigmas e barreiras culturais relacionados à saúde do homem; e qualificar os fluxos de encaminhamento e acompanhamento dos casos suspeitos e confirmados.

A campanha será desenvolvida de forma integrada às ações de saúde do homem em todos os ciclos de vida, reforçando a importância da prevenção como estratégia fundamental para reduzir a incidência e os impactos da doença no Maranhão.

Brasil teve cerca de 84 mil desaparecidas 2025

O número oficial de pessoas desaparecidas e 2025 no Brasil chegou a 84.760, segundo dados enviados pelos estados e o DF ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

É o maior de desaparecido desde o início do levantamento, em 2015, e supera os índices registrados antes da pandemia de Covid-19.

Os dados consideram os casos de desaparecimentos em todas as faixas etárias e fazem parte do painel oficial de Pessoas Desaparecidas e Localizadas, alimentado pelas secretarias estaduais de segurança pública e pelo Distrito Federal.

Segundo a lei que institui a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas (lei 13.812/2019), pessoa desaparecida é “todo ser humano cujo paradeiro é desconhecido, não importando a causa de seu desaparecimento”.

A taxa nacional de pessoas desaparecidas em 2025, independentemente da idade, foi de 39 casos a cada 100 mil habitantes, considerando os registros consolidados ao longo do ano.

 

Número de desaparecidos por estado

São Paulo: 20.546 casos (taxa por 100 mil habitantes: 44,59 desaparecidos)

Minas Gerais: 9139 casos (taxa: 42,72 desaparecidos)

Rio Grande do Sul: 7611 casos (taxa: 67,75 desaparecidos)

Paraná: 6455 casos (taxa: 54,29 desaparecidos)

Rio de Janeiro: 6331 casos (taxa: 36,76 desaparecidos)

Santa Catarina: 4317 casos (taxa: 52,73 desaparecidos)

Bahia: 3929 casos (taxa: 26,42 desaparecidos)

Goiás: 3631 casos (taxa: 48,91 desaparecidos)

Pernambuco: 2745 casos (taxa: 28,71 desaparecidos)

Ceará: 2578 casos (taxa: 27,81 desaparecidos)

Espírito Santo: 2421 casos (taxa: 58,66 desaparecidos)

Distrito Federal: 2235 casos (taxa: 74,58 desaparecidos)

Mato Grosso: 2112 casos (taxa: 54,24 desaparecidos)

Pará: 1238 casos (taxa: 14,21 desaparecidos)

Maranhão: 1182 casos (taxa: 16,84 desaparecidos)

Rondônia: 1018 casos (taxa: 58,11 desaparecidos)

Amazonas: 982 casos (taxa: 22,72 desaparecidos)

Paraíba: 929 casos (taxa: 22,31 desaparecidos)

Rio Grande do Norte: 775 casos (taxa: 22,43 desaparecidos)

Piauí: 744 casos (taxa: 21,98 desaparecidos)

Alagoas: 729 casos (taxa: 22,63 desaparecidos)

Sergipe: 728 casos (taxa: 31,66 desaparecidos)

Tocantins: 609 casos (taxa: 38,38 desaparecidos)

Roraima: 577 casos (taxa: 78,1 desaparecidos)

Acre: 413 casos (taxa: 46,7 desaparecidos)

Amapá: 408 casos (taxa: 50,59 desaparecidos)

Mato Grosso do Sul: 378 casos (taxa: 12,92 desaparecidos)

MEC divulgou resultado do Sisu 2026 na madrugada desta quinta-feira (29)

O resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 foi divulgado, pelo Ministério da Educação (MEC), na madrugada desta quinta-feira (29). A lista de aprovados está disponível no site do programa (acessounico.mec.gov.br/sisu).

A edição seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. As inscrições ocorreram de 19 a 23 de janeiro.

O Sisu é o programa do governo federal que seleciona estudantes para instituições públicas de ensino superior, a partir do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As matrículas iniciam na segunda-feira (2).

 

UFMA e no IFMA

O Maranhão tem 8,8 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 6.098 serão disponibilizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e 2.779 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Esta edição do Sisu é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade.

 

Procedimentos para os aprovados

Quem for selecionado na chamada regular deve procurar a instituição de ensino a partir de 2 de fevereiro para seguir com o processo de matrícula. É importante conferir os prazos e etapas definidos pela instituição.

 

Não aprovados ainda tem chances

Quem ainda não conseguiu uma vaga pode acessar o site do programa de 29 de janeiro a 2 de fevereiro e manifestar interesse na lista de espera. Esses candidatos concorrerão às vagas que não forem preenchidas na chamada regular. Mas atenção: cada candidato poderá escolher apenas uma das duas opções de curso originais, e a divulgação dos selecionados na lista de espera, bem como os prazos da etapa, são de responsabilidade da instituição de ensino.

 

Sisu 2026

Em 2026, são 274,8 mil vagas em 7.399 cursos de graduação e 136 instituições públicas de ensino superior de todas as regiões do país.

E a edição trouxe uma novidade: neste ano, o Sisu permitiu que os candidatos submetessem notas de uma das três edições mais recentes do Enem. Neste caso, Enem 2023, 2024 ou 2025. Até o ano passado, podiam se inscrever apenas quem havia feito a última edição do exame.

Além de ter feito o Enem em uma das três edições mais recentes, o candidato devia ter tirado nota acima de zero na redação e ter ensino médio completo.

Anvisa aprova cultivo de cannabis por empresas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na quarta-feira (28), resolução que amplia o uso de terapias à base de cannabis. Com a norma, fica autorizada a venda do canabidiol em farmácias de manipulação e o cultivo da planta no Brasil – por pessoas jurídicas – voltada para a fabricação de medicamentos e outros produtos aprovados.

Neste caso, a produção é restrita, compatível com a procura pelos itens e conforme indicado pelas empresas à Anvisa.

Com a nova resolução do órgão, também fica permitida a comercialização de medicamentos usados via bucal, sublingual e dermatológica.

Também fica permitida a importação da planta ou do extrato para a fabricação de medicamentos.

As mudanças nas regras do uso da cannabis no país atendem a pedido do Superior Tribuna Federal (STF) que, no fim do ano passado, determinou que a Anvisa regulamentasse o uso da planta desde que com fins medicinais.

A Anvisa pretender criar e coordenar um comitê, integrado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e da Agricultura e Pecuária.

O comitê ficará incumbida de manter ações permanentes de controle e assegurar fiscalização e segurança em todas as etapas de produção.

 

THC

Ficou decidido na reunião da Anvisa um limite de até 0,3% de THC (Tetrahidrocanabinol), composto da planta, tanto para materiais importados como para adquiridos. O THC é usado para tratamento de pessoas que vivem com diversas doenças debilitantes e crônicas.

 

Aderência à cannabis no Brasil

Apesar dos obstáculos para obtenção dos remédios à base de cannabis, o Brasil soma 873 mil pessoas em tratamento, segundo o anuário da Kaya Mind, de 2025. O número é recorde e aparece após uma curva ascendente, ano após ano.

No total, há 315 associações provedoras de cannabis medicinal, das quais 47 conquistaram avanços judiciais para cultivo. Ao todo, foram identificadas pela Kaya Mind 27 hectares de plantio mantido por essas organizações.

O faturamento anual também é uma demonstração da maior aceitação desse tipo de substância. Em 2025, houve uma alta de 8,4% na comparação com 2024, chegando a R$ 971 milhões. Por seu potencial de mercado, o Brasil sedia a ExpoCannabis, que, ano passado, realizou sua terceira edição.

A proporção é de cerca de 2,7 médicos que prescrevem medicamentos canábicos para cada 10 mil pacientes, com uma média que fica entre 5,9 mil e 15.100 profissionais da saúde receitando mensalmente. Se, entre médicos, tem havido popularização, dentistas têm tido mais resistência. Apenas 0,2% deles os indicam aos pacientes que atendem.

Desde 2015, ao menos R$ 377,7 milhões foram gastos com fornecimento público de produtos à base de cannabis e somente cinco estados ainda não têm leis de fornecimento público de cannabis medicinal. Além disso, oito em cada dez (85%) dos municípios brasileiros já tiveram ao menos um paciente tratado com cannabis desde 2019.

O relatório ressalta o encaminhamento, por 68 empresas, de 210 pedidos de Autorização Sanitária pela Resolução de Diretoria Colegiada (RDC) 327/19 desde 2020, com aprovação de 24 foram delas.

(Foto/capa/Divulgação): remédio a base de cannabis

SEDUC abre inscrições para cursos gratuitos de teatro, ballet, dança popular e música em 2026

A Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Secma), divulgou o edital para o preenchimento de 555 vagas em cursos livres de artes oferecidos pelo Núcleo Arte Educação (NAE) em 2026. Serão disponibilizadas ainda outras 555 vagas em cadastro reserva.

As inscrições são gratuitas e ocorrem entre 9 e 20 de fevereiro, exclusivamente pelo site da Seduc.

 

Cursos

Os cursos abrangem as áreas de teatro, dança e música, com opções de nível de iniciação e intermediário. Entre as modalidades disponíveis estão Ballet Clássico (infantil e regular), Jazz Dance, Dança Popular Maranhense, Dança Contemporânea, Teatro, Piano, Violão e Canto Coral.

As aulas serão realizadas em turnos matutino, vespertino e noturno, em espaços como o Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), o Teatro João do Vale e o Curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Público-alvo e requisitos

Podem se inscrever estudantes a partir de 7 anos (Ballet Clássico Infantil e Teatro) e 8 anos (demais cursos de iniciação). Para os cursos intermediários, a idade mínima é de 15 anos. É necessário ter disponibilidade para frequentar as aulas nos horários estabelecidos e, para o nível intermediário, comprovar experiência básica na área, com exceção da Dança Popular Maranhense, que não exige conhecimento prévio.

A seleção priorizará estudantes da rede pública de ensino, que terão garantidos 85% das vagas. Os 15% restantes serão destinados a alunos de instituições privadas, comunitárias ou filantrópicas.

Processo seletivo

As inscrições devem ser feitas no site da Seduc, com a ordem de inscrição como critério de seleção. Os candidatos passarão por audições e entrevistas entre 9 e 18 de março — classificatórias para cursos de iniciação e eliminatórias para os intermediários.

Os aprovados deverão apresentar documentação pessoal; menores precisam estar acompanhados dos responsáveis. Os cursos terão 96 horas de duração ao longo de um ano letivo, exigem frequência mínima de 75% e participação obrigatória nos espetáculos finais para certificação.

As audições, locais e resultados serão divulgados nos canais oficiais da Seduc. O resultado final sai em 20 de março e as aulas começam em 23 de março.

 

Governo do Maranhão vai administrar o Porto do Itaqui por mais 30 anos  

O Governo do Maranhão, por meio da pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), vai administrar o Porto do Itaqui, em São Luís, por mais 30 anos. A renovação da gestão será assinada em solenidade a ser realizada, nesta quinta-feira (29), às 14h, com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; do governador Carlos Brandão; e da presidente do Porto do Itaqui, Oquerlina Costa.

A renovação da gestão do Porto do Itaqui pela Emap se apoia em indicadores que evidenciam a relevância estratégica do complexo portuário para o Maranhão e para o país, reunindo impacto econômico expressivo, recordes históricos de movimentação, investimentos robustos em infraestrutura, reconhecimento nacional em eficiência e sustentabilidade, além de parcerias consolidadas com grandes players do setor logístico e energético.

O ato marca a continuidade de um modelo de sucesso iniciado em 2001, que transformou o Itaqui no maior porto público do Arco Norte, no quarto maior do Brasil e no porto que mais cresce no Nordeste. A renovação garante a segurança jurídica necessária para novos investimentos e consolida o Maranhão como o principal hub logístico do corredor Centro-Norte do país.

A renovação da gestão do Porto do Itaqui pela Emap se apoia em indicadores que evidenciam a relevância estratégica do complexo portuário para o Maranhão e para o país, reunindo impacto econômico expressivo, recordes históricos de movimentação e investimentos robustos em infraestrutura. O ato ainda se ampara no reconhecimento nacional em eficiência e sustentabilidade, além de parcerias consolidadas com grandes players do setor logístico e energético.

Pontos relevantes

Impacto econômico: o Porto do Itaqui é hoje um dos principais motores da economia maranhense, respondendo por 35% de todo o ICMS arrecadado no estado e gerando aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos.

Recordes de movimentação: a assinatura ocorre em um momento histórico. Em 2025, o porto atingiu a marca de 36,8 milhões de toneladas movimentadas, o maior volume registrado em seus 25 anos de história.

Infraestrutura e investimentos: recentemente, o porto recebeu um aporte de R$ 280 milhões para a construção do Berço 98. Além disso, o Itaqui possui o berço público mais profundo do Brasil (Berço 106), com 19 metros de profundidade natural, permitindo a operação de navios de grande porte.

Eficiência e sustentabilidade: sob a gestão da EMAP, o porto tornou-se referência nacional em gestão pública, sendo o primeiro porto público do Brasil a lançar um plano de descarbonização, além de acumular quatro certificações ISO internacionais.

Parcerias estratégicas: o complexo portuário abriga operações de grandes empresas como Vale, Suzano, Eneva e Petrobras, além do Tegram, um dos maiores terminais de grãos do mundo.

INSS paralisa serviços para atualizar sistema

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) paralisou seus serviços de atendimento ao público com o objetivo de atualizar e aprimorar o seu sistema de funcionamento

A parada começou às 19h (horário de Brasília) de terça-feira (27) e segue até o dia 1º de fevereiro. Neste período, as agências do INSS vão ficar fechadas para o público.

Também não haverá atendimento na Central 135, no site e no aplicativo Meu INSS.

A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social, informou ao INSS que no fim do mês teria de paralisar os serviços para modernizar os sistemas.

Em nota, o INSS afirmou está mantendo contato diário com a Dataprev para monitorar a situação.

Por causa da paralisação, o INSS antecipou atendimentos que estavam previstos entre os dias 28 e 30 de janeiro e que só no último fim de semana adiantou mais de 21 mil atendimentos, entre perícias e avaliações sociais. E mesmo nos dias de mutirão, muita gente ficou sem atendimento.

Também em nota, a Dataprev declarou que, na última semana, atuou para manter o funcionamento do Meu INSS diante de um aumento excepcional no volume de acessos – cerca de seis vezes maior que o habitual.

A Dataprev explicou que o aumento nos acessos se deu, entre outros motivos, pela divulgação da indisponibilidade programada dos sistemas e explicou que, durante a paralisação, fará a modernização dos sistemas previdenciários com a migração de dados para uma plataforma tecnológica mais atual, que amplia a capacidade de evolução e sustentabilidade das soluções.

Quem tinha atendimento agendado e não foi atendido nos mutirões poderá consultar uma nova data a partir de 2 de fevereiro. Com os serviços parados, o INSS também prorrogou o prazo para quem precisa contestar descontos indevidos em pensões e aposentadorias. O prazo, que terminava no próximo dia 14 de fevereiro, vai agora até 20 de março.

 

Nota do INSS

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que as agências da Previdência Social não realizarão atendimento presencial nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários, conforme oficiado pela Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os serviços digitais prestados por meio do Meu INSS (site e aplicativo) e da Central Telefônica 135 ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

A medida é necessária para a modernização dos sistemas, garantindo maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços.

Para reduzir os impactos aos cidadãos, o INSS realizará atendimentos extras nos finais de semana dos dias 17 e 18 e 24 e 25 de janeiro, com o objetivo de antecipar agendamentos e compensar a suspensão temporária do atendimento presencial. Caso o beneficiário prefira receber atendimento em dia útil, o INSS garantirá o reencaixe.

O INSS agradece a compreensão da população e reforça seu compromisso com a melhoria contínua dos serviços prestados.

Justiça determina reabertura de agências do Banco do Brasil no Maranhão

O juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou que o Banco do Brasil (BB) mantenha o atendimento nas agências de São Luís (Cohatrac e Reviver), Bacabal (Teixeira Mendes), Imperatriz (Praça da Cultura) e Caxias (Volta Redonda), evitando o fechamento, suspensão ou redução dos serviços.

De acordo com a determinação da Justiça do Maranhão, o Banco do Brasil também está obrigado a manter as agências em Amarante do Maranhão, Itinga do Maranhão, Lima Campos, Matões, Olho d’Água das Cunhãs, Parnarama e as unidades Alemanha e Anil em São Luís. Estas agências não podem ser transformadas em postos de atendimento. Caso já tenham sido fechadas ou transformadas, o banco deverá reabrir as unidades, com estrutura e funcionários para atender a população local.

A decisão também impôs ao banco o pagamento de R$ 54 milhões em indenização por danos morais coletivos, a ser depositado no Fundo Estadual de Proteção dos Direitos Difusos.

O BB ainda não se manifestou sobre a decisão da Justiça do Maranhão.

 

Ação do IBEDEC/MA

As determinações do juiz Douglas de Melo Martins é resultado de julgamento de uma ação movida pelo Instituto Brasileiro de Defesa das Relações de Consumo (IBEDEC/MA). A ação questiona o Plano de Reorganização do Banco do Brasil, anunciado em 11 de janeiro de 2021.

De acordo com o IBEDEC, as medidas do BB são abusivas, pois alteram unilateralmente a prestação de serviços essenciais.

A ação também destaca o impacto da pandemia de Covid-19, que poderia agravar a aglomeração de pessoas e expor a população a riscos sanitários e exclusão social.

O IBEDEC ainda informou que uma pesquisa do IBGE, de 2017, apontou que o Maranhão é o estado com menor acesso à internet no país. Para a entidade, a imposição do atendimento digital à população composta por idosos, aposentados, trabalhadores rurais e pessoas com baixa familiaridade digital torna esses consumidores ainda mais vulneráveis, promovendo a exclusão financeira.

Timbira FM transmite o jogo Moto Club X Imperatriz, nesta quarta-feira (28), pelo Maranhense 2026

A Rádio Timbira FM transmite o jogo Imperatriz X Maranhão, que será realizado, nesta quarta-feira (28), às 19h30, no estádio Castelão, em São Luís, pela sexta rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026.

A transmissão inicia às 19h e prossegue até às 22h.

A equipe de Esportes da Timbira FM, também acompanha os demais jogos desta quinta rodada do Maranhense 2026, nesta quarta-feira (28).

 

Equipe Timbira FM na transmissão de Imperatriz X Maranhão

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Daniel Amorim (Moto Club) e Felipe Barbosa (Imperatriz)

– Plantão: Edivan Fonseca

– Coordenador de Esporte: Daniel Amorim

 

6ª Rodada (quarta-feira, dia 28)

– 16h – Tuntum X Sampaio Corrêa, no estádio Rafael Seabra (Tuntum)

– 19h30 – ITZ Sport X Luminense, estádio Frei Epifânio (Imperatriz)

– 19h30 – Moto Club X Imperatriz, estádio Castelão (São Luís)

– 19h30 – IAPE X Maranhão (MAC), estádio Nhozinho Santos (São Luís)

 

Classificação no Campeonato Maranhense 2026

1 – MAC – 7 pontos

2 – IAPE – 7 pontos

3 – Luminense 6 pontos

4 – Moto Club – 6 pontos

5 – Sampaio Corrêa – 6 pontos

6 – Imperatriz – 5 pontos

7 – Tuntum – 4 pontos

8 – ITZ Sport – 1 pontos

 

Com a acompanhar a cobertura da segunda rodada do Maranhense 2026

facebook.com/radio.timbira

instagram.com/radiotimbira

radios.com.br/play/14493

radiotimbira.ma.gov.br

x.com/radiotimbira

youtube.com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira)
  • Canal Brado TV – Nova Venécia/ES – João Paulo Verli
  • Canal Mão na Taça – Caxias do Sul/RS – Ronaldo Reis
  • Canal Planeta Esportivo – São Luís/MA – Gil Porto
  • Canal Rádio Mega WEB – São Gonçalo/RJ – Fabio de Mello
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts
  • Rádio Celestial FM – Timon/MA – Jorge Simplício
  • Rádio Comunidade WEB – Imperatriz/MA – Mariano Neto
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro

 

 

VEJA TAMBÉM

Resultado do vestibular da UEMA será divulgado na segunda-feira (2)

SES realiza campanha de prevenção ao câncer de pênis

Brasil teve cerca de 84 mil desaparecidas 2025