Timbira FM transmite os 5 dias do Carnaval 2026 da Av. Litorânea, em São Luís; veja toda programação

A Rádio Timbira FM, frequência 95,5, e a TV Timbira (canal no YouTube) transmitem, ao vivo, os 5 dias do Carnaval do Maranhão 2026 direto do Circuito Vem Pro Mar, na Av. Litorânea, em São Luís.

A equipe de repórteres, redes sociais e apresentadores estará concentrada, fazendo a cobertura da festa em todos seus detalhes, a partir do Estúdio Avançado Timbira FM, instalado no corredor da folia.

A cobertura inicia na sexta-feira (13) e segue no sábado (14), domingo (15) segunda-feira (16) e terça-feira (17).

“Carnaval 2026 é um carnaval de encantos e a cobertura da Timbira FM é total”, afirma a diretora Geral da Rádio Timbira FM e secretária adjunta de Radiodifusão da Secom-MA, Maria Spíndola.

O Carnaval do Maranhão é uma promoção do Governo do Maranhão.

 

Circuito Vem Pro Mar (Av. Litorânea), o grande placo do Carnaval 2026

Em cinco dias de Carnaval no Circuito Vem Pro Mar, na Av. Litorânea, em São Luís, serão 50 artistas, sendo 16 atrações nacionais.

A estrutura montada na Avenida Litorânea garante conforto, segurança e acessibilidade para que maranhenses e visitantes aproveitem a festa com tranquilidade.

O Governo do Estado destaca que o Carnaval da Litorânea é, também, uma importante política pública de desenvolvimento econômico.

A festa movimenta setores como hotelaria, bares e restaurantes, transporte, comércio informal e serviços diversos.

A estimativa é de que milhares de empregos diretos e indiretos sejam gerados durante o período, beneficiando ambulantes, músicos, produtores culturais, técnicos e trabalhadores de várias áreas.

 

Programação na Circuito Vem Pro Mar (Av. Litorânea)

 

Sexta-feira (13)

17h – Chicabana

18h – Bloco dos Defiças

19h – Alok

20h30 – Nattan

21h30 – PP Júnior

22h30 – Thais Moreno

 

Sábado (14)

11h Samba da Tamarineira

12h Jeydson Araújo

13h Paulinho Melodia

14h Bloco do Sigilo

15h Cláudia Leitte

16h Núbia

17h Zé Cantor

18h Os Tropix

19h Bloco da Anitta

20h Confraria do Copo

21h Erick Andrade

 

Domingo (15)

11h Bloco Mixiricu

12h Bloco do Cruz

13h Grupo Grió

14h Jegue Folia

15h Bloco 24/48

16h Bloco do Reggae Gdam

17h Calcinha Preta

18h Bicho Terra

19h Zé Vaqueiro

20h Márcio Kizoeira

21h Felipe Amorim

 

Segunda-feira (16)

11h Sindicato do Samba

12h Marabloco

13h Feijoada Completa

14h Mix in Brazil

15h Bloco da Enme

16h Mari Fernandez

17h Hot Mix

18h Xand Avião

19h Nanda Furttado

20h Dennis DJ

21h Banda Vagabundos do Jegue

 

Terça-feira (17)

11h Grupo Reflexão

12h Máquina de Descascar’Alho

13h Patrícia Linhares

14h Blocão do Jacaré

15h Durval Lelys

16h Samba de Reis

17h Wesley Safadão

18h Bloco Jamaica Brasileira

19h Eric Land

20h Baile do PV

21h Sambaceuma

 

Jogos da final Campeonato Maranhense 2026, entre MAC e IAPE, serão depois do Carnaval

As equipes do Maranhão Atlético Clube (MAC) e o IAPE farão a final do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026 depois do Carnaval.

A Federação Maranhense de Futebol (FMF) divulgou as datas e horários dos jogos da final.

 

Primeiro jogo

O primeiro jogo será no dia 22 (último domingo de fevereiro), às 16h, no estádio Castelão, em São Luís.

O MAC garantiu o direito do mando inicial graças ao desempenho na fase semifinal, onde obteve melhor campanha que o IAPE. A expectativa é de bom púbico no Gigante do Outeiro da Cruz.

 

Segundo jogo

O segundo jogo será no dia 1º de março (um domingo), às 16h, no estádio Nhozinho Santos.

A decisão do título será no estádio Nhozinho Santos, onde o IAPE vai fechar a final pois fez a melhor campanha geral durante todo o Estadual.

Além da final, o IAPE garantiu vagas na Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileiro graças ao avanço à decisão do Maranhense nesta temporada.

 

O posicionamento final do campeonato ficou da seguinte forma:

  • Finalistas: MAC e IAPE;
  • permanecem na série A: Moto Club, Sampaio Corrêa, Luminense e Imperatriz;
  • rebaixados para a Séria B: Tuntum e ITZ Sport.

 

Semifinais

MAC X Sampaio

O Maranhão está na final do Campeonato mesmo depois de perder por derrotado por 2 a 0 para o Sampaio Corrêa, no jogo de volta da semifinal, realizado na noite de quarta-feira (11), no estádio Castelão, em São Luís.

O Sampaio abriu o placar ainda no primeiro tempo com gol de Alex Sandre. Na etapa final, o Tricolor ampliou o placar com gol de Adriano.

A vitória do Sampaio não foi suficiente, pois o MAC venceu a primeira partida das semifinais por 3 a 0, no dia 7 deste mês.

 

Moto X IAPE

Membros de uma torcida organizada do Moto Club invadiram o gramado, no segundo jogo das semifinais, no qual a equipe foi derrota, por 2 a 0, para o IAPE. A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) precisou intervir para conter o tumulto.

A partida foi realizada do estádio Nhozinho Santos, em São Luís, na noite de quarta-feira (11).

O primeiro gol do IAPE, de Matheus Rubens, saiu no fim do primeiro tempo.

Na etapa final, o IAPE ampliou o placar para 2 a 0 com gol de Paulo Victor.

No primeiro jogo das semifinais, o IAPE venceu, por 2 a 1, no dia 7 deste mês, no estádio Nhozinho Santos, em São Luís.

 

Playoff do rebaixamento

 

Tuntum X Imperatriz

no Playoff do rebaixamento, o Imperatriz está garantido na primeira divisão do campeonato.

O Cavalo de Aço venceu o Tuntum por 2 a 1, na quarta-feira (11), no estádio Rafael Seabra, em Tuntum, pelo jogo de volta do playoff do rebaixamento.

Com a vitória, o Imperatriz assegurou a permanência na elite estadual.

O Tuntum saiu na frente com gol de Valdo Bacabal no primeiro tempo da partida.

O Imperatriz reagiu na etapa final com gols de João Victor e o de Gleidison, aos 40 minutos.

No primeiro jogo, no dia 7, em Imperatriz, as duas equipes empataram por 2 a 2.

 

Forças de segurança montam operação para o Carnaval do Maranhão 2026

Depois de realizar vistoria técnica nos circuitos oficiais de São Luís, as forças de segurança do Maranhão estão colocando em prática uma operação, durante os 5 dias de Carnaval, com reforço tecnológico que inclui videomonitoramento, torres de observação, patrulhamento aéreo com drones e aeronaves do Centro Tático Aéreo (CTA).

O planejamento contempla ações na Grande Ilha (São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar) e no interior do estado, assegurando a proteção nos circuitos oficiais sem prejuízo ao policiamento ordinário nos bairros.

Em São Luís, o reforço operacional contará com cerca de 4 mil policiais e bombeiros, integrando todas as forças de segurança.

Participam da operação como as forças da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), Polícia Civil do Maranhão e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (PM-MA).

A estratégia é trabalhar em sintonia com as guardas municipais e outros órgãos e segmentos nas esferas municipal e federal.

Haverá revista na Avenida Litorânea para coibir a entrada de pessoas portando armas. Terá, também, patrulhamento móvel nas vias de acesso, nas áreas próximas aos banheiros públicos e em todo o entorno. Equipes policiais acompanharão o percurso dos trios elétricos, garantindo a segurança dos foliões ao longo dos trajetos.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins afirmou que o planejamento foi cuidadosamente planejado.

“A pessoas que forem aos circuitos para se divertir ou trabalhar podem ficar tranquilas, pois terão toda a estrutura de segurança do Governo do Maranhão à disposição”, garantiu Maurício Martins.

 

Central de videomonitoramento e drones

A Secretária de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) informa que a operação tem o suporte de videomonitoramento.

Durante este Carnaval, o funcionamento da central de videomonitoramento do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS) utilizará câmeras com tecnologia de reconhecimento facial.

Somente na Avenida Litorânea, estão em operação 30 câmeras, garantindo monitoramento contínuo durante toda a festividade.

Também serão utilizados drones, inclusive com recursos sonoros, entre outros equipamentos que auxiliarão nos serviços de segurança.

 

Meu Celular de Volta durante o Carnaval

O delegado-geral Manoel Almeida Neto ressaltou o programa Meu Celular de Volta, que tem garantido a devolução de aparelhos celulares roubados ou furtados, funcionará durante o Carnaval.

“A Polícia Civil terá uma base na Avenida Litorânea para que o folião, se necessário, possa registrar ocorrência. No caso de celular furtado, é fundamental que o folião tenha anotado o número do IMEI para que a polícia possa localizar o aparelho. Se, no momento, a pessoa não souber o IMEI, ainda assim deve registrar a ocorrência e informá-lo posteriormente”, explicou o delegado.

Manoel Almeida Neto também informou que haverá reforço em todos os plantões e policiais à paisana entre os foliões para atender qualquer intercorrência.

 

Corpo de Bombeiros

O comandante Geral do CBM-MA, coronel Célio Roberto Araújo, informou que toda a estrutura dos camarotes e demais instalações ao longo do circuito está regular.

“Analisamos o cumprimento de todas as normas técnicas. Durante a programação, nossas equipes estarão no circuito prontas para atender qualquer ocorrência, inclusive incidentes no mar”, disse.

 

Interior do Maranhão

As forças de segurança atuarão com reforço operacional, em parceria com as prefeituras municipais, nas festividades realizadas em Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Barra do Corda, Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, entre outros municípios com tradição em grandes carnavais.

Além dos circuitos oficiais do Carnaval, haverá reforço do policiamento ostensivo nas festividades do Lava-Pratos de São José de Ribamar e Imperatriz, na Praia de Araoca, em Guimarães, e no tradicional Micarroças, no município de Rosário.

Uma aposta do bairro Vila Embratel, em São Luís, ganha prêmio principal da Lotofácil

Uma aposta de São Luís, feita na casa lotérica Vila Embratel, na área do Itaqui-Bacanga, acertou os 15 números do concurso 3011, da Lotofácil, sorteados na noite de quarta-feira (11), no Espaço da Sorte, em São Paulo.

O prêmio é de R$ 1.857.100,69.

A lotérica Vila Embratel fica na Av. dos Portugueses, 116, na entrada principal do bairro Vila Embratel.

Os números sorteados foram 01-02-03-04-05-06-10-11-12-14-15-17-19-25.

Houve 164 apostas com 14 acertos. Cada uma recebe um prêmio de R$ 2.374,34.

 

Confira a distribuição dos prêmios

15 acertos: 1 ganhador – R$ 1.857.100,69

14 acertos: 164 apostas – R$ 2.374,34

13 acertos: 6.280 apostas – R$ 35,00

12 acertos: 86.992 apostas – R$ 14,00

11 acertos: 512.133 apostas – R$ 7,00

(Foto/Capa/Divulgação): bairro da Vila Embratel, em São Luís

Maranhão inicia ampliação da vacinação de bebês contra bronquiolite

O Maranhão deu início, nesta semana, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA), em São Luís, à ampliação da vacinação de bebês contra bronquiolite por meio da aplicação da vacina do nirsevimabe, anticorpo que garante proteção contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador da bronquiolite.

O imunizante substitui o palivizumabe e já foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação. É o segundo estado da federação a iniciar a aplicação da vacina.

A aplicação do anticorpo está sendo realizada em polos de administração pactuados e credenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelos municípios maranhenses, distribuídos de forma descentralizada no estado.

O Maranhão recebeu, do Ministério da Saúde, 4.161 doses de nirsevimabe, das quais 1.668 estão sendo distribuídas às unidades habilitadas.

“O ideal é que esse anticorpo seja administrado ainda na maternidade, antes da alta médica, mas ele também pode ser encontrado em um dos 15 polos de administração existentes no estado”, afirmou a chefe do Departamento de Atenção às Doenças Imunopreveníveis da SES, Halice Figueiredo.

O VSR é uma das principais causas de infecção do trato respiratório inferior em todo o mundo e representa risco elevado para bebês e crianças pequenas, sobretudo nos primeiros meses de vida, podendo evoluir para quadros graves de bronquiolite e óbito.

Em 2025, o Maranhão registrou 508 casos de infecção do trato respiratório inferior causados pelo VSR, dado que reforça a importância da incorporação do nirsevimabe ao SUS.

 

Vacinação no Grande Ilha

Na Grande Ilha, o nirsevimabe está disponível na MACMA, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Matos, no Hospital Universitário Materno-Infantil (HU-UFMA) e na Maternidade de Paço do Lumiar.

 

Interior do Maranhão

No interior do estado, o imunizante pode ser encontrado na Maternidade de Alto Risco de Imperatriz (MARI), no Hospital Municipal Carmosina Coutinho (Caxias), no Hospital Macrorregional Mamede Trovão (Coroatá), no Hospital Regional de Barreirinhas, no Hospital Regional Adélia Matos (Itapecuru-Mirim), no Hospital Regional Alarico Pacheco (Timon), no Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, no Hospital Regional Tomás Martins (Santa Inês), no Hospital Regional de Balsas e na Maternidade Estadual Humberto Coutinho (Colinas).

 

Bebes prematuros

O nirsevimabe é destinado à bebês prematuros com idade gestacional até 36 semanas e seis dias, e crianças com idade inferior a 24 meses (até um ano, 11 meses e 29 dias) com comorbidades, portadoras de cardiopatias congênitas, doença pulmonar crônica (broncodisplasia), imunodeficiências graves (inatas ou adquiridas), fibrose cística, anomalias congênitas das vias aéreas, síndrome de Down e doenças neuromusculares.

A implementação ocorre de forma gradual, com doses definidas conforme o peso da criança. As famílias devem acompanhar o calendário local e apresentar relatório médico nas unidades de saúde, com o objetivo de reduzir internações por bronquiolite.

O SUS iniciou a transição do palivizumabe para o nirsevimabe na prevenção do vírus sincicial respiratório (VSR), como forma de reforçar a prevenção de casos de bronquiolite em bebês menores de um ano. A mudança ocorre entre 2025 e 2026 e altera o esquema de proteção, já que o palivizumabe exige aplicações mensais durante o período de circulação do vírus, enquanto o nirsevimabe é administrado em dose única, o que simplifica o esquema de proteção e fortalece as ações de prevenção das formas graves da doença no estado.

As crianças que começaram o uso do palivizumabe em 2025 devem concluir o esquema com o mesmo medicamento, ficando o nirsevimabe reservado para novos atendimentos. As orientações do Ministério da Saúde para 2026 indicam que não deve haver troca entre os dois medicamentos na mesma sazonalidade, que vai de janeiro a agosto.

O nirsevimabe passa a integrar a Rede de Imunobiológicos para Pessoas com Situações Especiais (RIE), conforme a Portaria GM/MS nº 6.623, de 14 de fevereiro de 2025.

Banco do Brasil tem lucro de R$ 20,68 bilhões em 2025

O Banco do Brasil teve lucro líquido ajustado de R$ 20,685 bilhões em 2025, queda de 45,4% em relação ao ano anterior, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira (11) pela instituição.

As novas regras contábeis e aumento da inadimplência pressionaram o resultado.

De outubro a dezembro, o BB lucrou R$ 5,742 bilhões, recuo de 47,2% em relação ao último trimestre de 2024. Em relação ao terceiro trimestre, no entanto, o lucro subiu 51,7%.

Em nota, o BB destacou que a geração de receitas está aumentando, apesar das pressões provocadas pela inadimplência. Segundo o banco, as receitas financeiras com crédito a pessoas físicas e com o Programa Crédito do Trabalhador, que unifica a contratação de crédito consignado de trabalhadores de empresas privadas, têm ajudado o banco.

“Foram desembolsados R$ 13 bilhões no crédito do trabalhador, uma demonstração que reafirma nossa expectativa declarada de que iríamos crescer em linhas com melhor retorno ajustado ao risco”, ressaltou a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros.

Em janeiro do ano passado, entrou em vigor uma resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) que alterou a contabilidade das instituições financeiras e interferiu no resultado. Aprovadas em 2021, as novas regras só entraram em vigor em 2025.

A resolução muda o modelo de provisões (reservas financeiras para cobrir possíveis calotes) para perda esperada, feita com base em estimativas. Isso afetou a maneira como algumas despesas e receitas são reconhecidas, fazendo com que o banco deixasse de reconhecer R$ 1 bilhão em receitas de crédito.

 

Inadimplência

O índice de inadimplência, que considera atrasos de mais de 90 dias, subiu de 3,16% em dezembro de 2024 para 5,17% no fim de 2025. O resultado é influenciado principalmente pelo agronegócio, segmento onde o banco lidera na concessão de crédito, e na linha de cartões de crédito.

A inadimplência da carteira de crédito do agronegócio encerrou o ano passado em 6,09%, aumento de 1,25 ponto percentual no último trimestre de 2025.

A inadimplência da carteira de pessoas físicas encerrou o período em 6,56%, elevação de 0,55 ponto percentual.

 

Crescimento do crédito

Mesmo com o aumento dos juros, o BB emprestou mais em 2025, puxado principalmente pelo crédito às pessoas físicas. A carteira de crédito ampliada encerrou o ano passado em R$ 1,296 trilhão, alta de 1,4% no último trimestre e de 2,5% no ano.

Na distribuição por segmentos de crédito, os resultados foram os seguintes:

Pessoa Física: R$ 356,96 bilhões no fim de dezembro, alta de 1,8% no trimestre e de 7,6% em um ano, com destaque para a nova modalidade de crédito consignado para CLT, destinado a trabalhadores da iniciativa privada, com R$ 14,3 bilhões emprestados.

Pessoa Jurídica: R$ 455,15 bilhões, alta de 0,5% no trimestre e de 0,6% em um ano. A carteira para grandes empresas totalizou R$ 260,4 bilhões, com alta de 4,3% em 12 meses, enquanto a carteira para micro, pequenas e médias empresas somou R$ 115,2 bilhões, recuo de 7,9% no ano passado.

Agronegócios: R$ 406,13 bilhões, alta de 1,8% no trimestre e de 2,1% em um ano. Nos seis meses do Plano Safra 2025/2026, o Banco do Brasil R$ 103,9 bilhões em crédito ao agronegócio, além de R$ 12,3 bilhões em linhas para a cadeia de valor do agro.

Carteira de Crédito Sustentável: R$ 415,1 bilhões, financiando atividades que geram impactos sociais e ambientais positivos, com alta de 7,3% em 12 meses. Essa carteira corresponde a 32% do crédito total do banco.

 

Receitas e despesas

As receitas de prestação de serviços somaram R$ 34,813 bilhões em 2025. O valor representa queda de 1,9% em relação ao ano passado.

Segundo o BB, a queda foi amenizada pelo crescimento nas receitas com linhas de administração de fundos (+13,5%), taxas de administração de consórcios (+19,3%) e rendas do mercado de capitais (+7,9%).

As despesas administrativas totalizaram R$ 34,813 bilhões em 2025, alta de 5,1% em relação a 2024. O BB justificou a elevação com base no reajuste salarial e nos investimentos em tecnologia e cybersegurança.

 

Projeções para 2026

O BB divulgou as projeções para 2026. Após a redução do lucro em 2025, o banco prevê a recuperação dos ganhos neste ano.

Os números são os seguintes:

Lucro líquido ajustado: R$ 22 bilhões a R$ 26 bilhões;

Crescimento da carteira de crédito: de 0,5% a 4,5%; com alta de 6% a 10% para pessoas físicas; queda de 2% a alta de 2% para o agronegócio; e queda de 3% a alta de 1% para empresas;

Receitas de prestação de serviços: crescimento de 2% a 6%;

Despesas administrativas: crescimento de 5% a 9%;

Custo do crédito (perdas esperadas com inadimplência e outros riscos): R$ 53 bilhões a R$ 58 bilhões;

“Conseguimos nos adaptar ao cenário com transparência e muita dedicação de nossos funcionários para que tenhamos um 2026 com retomada de patamares de rentabilidade do tamanho do BB. Nosso guidance mostra isso e nossos resultados indicam que estamos dando os sinais da inflexão, com lucro de R$ 5,7 bilhões, um crescimento de 51,7% na comparação com o trimestre anterior”, afirmou Tarciana Medeiros.

 

Câmara Federal aprova projeto que cria a Universidade Federal do Esporte

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, o projeto de lei que cria a Universidade Federal do Esporte (UFEsporte), com sede em Brasília, para atuar na área do conhecimento relativa à ciência do esporte.

A proposta será enviada para votação no Senado e, depois, segue para sanção do Presidente da República, Luiz Inácio da Silva.

O Projeto de Lei 6133/25 foi uma iniciativa do governo federal, apresentada no fim do ano passado.

Na mesma época, o governo também anunciou a criação da Universidade Federal Indígena (Unind), cujo projeto segue em tramitação.

Pela proposta, fica permitida a abertura futura de campi em outros estados.

A UFEsporte contará com bens móveis e imóveis da União.

Parte da receita de apostas em bets também poderá ser direcionada pelo Ministério do Esporte.

Segundo o que prevê o projeto, caberá ao governo federal nomear o reitor e o vice-reitor com mandato temporário até que a universidade seja organizada na forma de seu estatuto.

Caberá ao reitor temporário estabelecer as condições para a escolha do reitor de acordo com a legislação.

Dentro de 180 dias da nomeação do reitor e vice-reitor temporários, a instituição enviará ao Ministério da Educação propostas de estatuto e regimento geral.

 

Concurso público

Após autorização de lei orçamentária, a instituição poderá organizar concurso público de provas e de títulos para o ingresso na carreira de professor do magistério superior e na carreira de técnico-administrativo.

(Foto/Capa/Divulgação/Congresso Nacional): plenário da Câmara Federal durante a votalão 

 

Sistema de Segurança do Maranhão recebe 16 novas ambulâncias

O Governo do Maranhão está reforçando o trabalho das forças policiais no estado, incluindo as ações internas e externas na área de atendimento a emergências.

Foram entregues 16 ambulâncias de resgate equipadas para atendimento pré-hospitalar imediato ao sistema de segurança pública.

A solenidade aconteceu, nesta quarta-feira (11), no estacionamento do Palácio dos Leões, na Avenida Dom Pedro II, no Centro Histórico de São Luís.

Os veículos seguem padrões atualizados de segurança e funcionalidade e serão usadas em trabalhos de resgate pelo Corpo de Bombeiros Miliar do Maranhão (CBM-MA), Polícia Miliar do Maranhão (PM-MA) e Polícia Civil do Maranhão.

Presentes na solenidade de entrega, o governador Carlos Brandão; o secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins; e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto de Araújo.

Os veículos foram adquiridos com recursos do Fundo Estadual de Segurança Pública (FES) e do Fundo Amazônia, através de convênio estabelecido com o BNDES.

As ambulâncias serão utilizadas em ações das forças de segurança, tanto internas quanto externas, como treinamentos, operações, grandes eventos e outras atividades do sistema de segurança pública.

Governo do Maranhão garante reajuste de 10% para professores em 2026

O Governo do Maranhão anunciou, nesta terça-feira (10), um novo reajuste salarial para professores e professoras da rede pública estadual. Para 2026, a categoria terá aumento de 10%, um percentual acima da média nacional, com pagamento retroativo a janeiro, repetindo e até superando a política aplicada em 2025. A medida faz parte de um conjunto de ações da gestão Carlos Brandão para valorização profissional e fortalecimento da educação pública em todo o estado.

“Temos investido muito na educação do Maranhão, fizemos o reajuste, reformamos mais de 700 escolas, demos cumprimento ao pagamento do Fundef, Prêmio Escola Digna e, agora, ao Programa Tô Conectado, que vai distribuir 30 mil chromebooks para fortalecer o trabalho dos professores e conectar todas as escolas. Essa é a nossa forma de valorizar quem dedica a vida ao ensino dos nossos estudantes”, frisou o governador Carlos Brandão.

O reajuste anunciado beneficia professores efetivos, aposentados, pensionistas e profissionais contratados. Enquanto isso, a reforma de centenas de escolas garante melhores condições de infraestrutura, ambientes mais adequados para o ensino e mais dignidade não só para os profissionais, como para os estudantes, ampliando os investimentos na área.

O governador Carlos Brandão também pontuou que há outros estudos de reajuste em andamento para professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “Quanto aos professores de ensino superior, da nossa Uema e Uemasul, estamos finalizando os estudos e, em breve, trarei novidades”, completou Carlos Brandão, em suas redes sociais.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressaltou que o reajuste e os investimentos estruturantes fazem parte de uma política contínua de valorização, que une remuneração, condições de trabalho e melhoria dos resultados educacionais no Maranhão.

“Em mais uma ação de valorização da nossa Educação e dos nossos professores, o Governo do Maranhão anunciou o reajuste salarial de 10% para 2026, quase o dobro do reajuste do piso nacional do magistério de 5,4% para este ano. Reconhecendo a importância dos nossos educadores, a medida supera expressivamente também o reajuste estadual do ano passado que foi de 7%. Essa é mais uma conquista da categoria e um compromisso real da nossa gestão em continuar ampliando e investindo em quem constrói todos os dias o futuro do nosso estado”, destacou Jandira Dias.

 

Outros investimentos

Mais um destaque na educação maranhense é o fortalecimento das políticas de reconhecimento, como o Prêmio Escola Digna, que premia unidades escolares com bons resultados e reforça a cultura de valorização do desempenho dentro da rede.

O conjunto de ações também inclui iniciativas de modernização tecnológica, com o macroprograma “Educação de Verdade”, que trouxe o eixo “Tô Conectado” como uma das principais estratégias de transformação pedagógica. A proposta em execução aposta na conexão das escolas à internet e na distribuição de equipamentos modernos para as atividades em sala de aula.

No recorte voltado aos educadores, o programa contempla a rede com equipamentos voltados ao suporte do trabalho docente, incluindo a entrega de 30 mil chromebooks, além da expansão do acesso a plataformas educacionais, dentre outros recursos digitais.

 

VEJA TAMBÉM

Circuito da Madre Deus tem 90 atrações nos 5 dias do Carnaval; veja toda programação

Timbira FM transmite os 5 dias do Carnaval 2026 da Av. Litorânea, em São Luís; veja toda programação

Jogos da final Campeonato Maranhense 2026, entre MAC e IAPE, serão depois do Carnaval