Destaques
6/01/2025 - Leno Castro

Programa Fies terá 56 mil vagas para inscritos no CadÚnico

Das 112.168 novas vagas anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ao longo deste ano 2025, metade será destinada a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e com renda familiar per capita até meio salário mínimo.

A modalidade Fies Social, lançada em 2024, permite o financiamento até 100% dos encargos educacionais, além de reservar cotas para pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Dados do ministério mostram que, no primeiro semestre de 2024, 39.419 estudantes migraram do Fies para o Fies Social.

Entenda

O Fies foi instituído pela Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Desde 2018, segundo o MEC, o fundo possibilita juros zero e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

 

LEIA MAIS
6/01/2025 - Leno Castro

Operação dos Bombeiros alerta para cuidados no mar nestas férias

Com o início do período de férias aumenta o movimento nas praias dos municípios da Grande Ilha. Para prevenir incidentes e ocorrências mais graves (que em alguns casos podem ser fatais), além de orientar os banhistas sobre atitudes seguras, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforçou a operação Praia Segura neste início de ano.

O comandante do Batalhão de Bombeiros Marítimo (BBMar), major Jonatan Coutinho, destaca a importância da conscientização dos banhistas para evitar acidentes que podem ser fatais.

“O objetivo da operação, durante o período de férias, é proporcionar segurança aos banhistas, alertando sobre os riscos de afogamentos e enfatizando que os cuidados na orla marítima são essenciais. O mar é imprevisível e é fundamental que todos respeitem as orientações dos guarda-vidas e tenham atitudes seguras”, alerta o comandante.

Em dias de grande movimentação nas praias, a vigilância é ainda mais rigorosa. O aumento da quantidade de banhistas, muitas vezes, pode gerar aglomerações que dificultam o trabalho dos salva-vidas e comprometem a segurança coletiva.

A operação, que já está em curso, contempla o reforço da presença dos guarda-vidas do BBMar na orla marítima, ações de prevenção e orientação, além de abordagens educativas com banhista e frequentadores das praias.

As equipes do BBMar estão empenhadas em promover a segurança dos cidadãos, mas a colaboração de cada um é decisiva para evitar acidentes, ressalta o major Jonatan Coutinho. “Todos devem estar atentos às recomendações dos guarda-vidas e seguir as orientações de segurança. Com alguns cuidados básicos, todos poderão aproveitar suas férias com segurança”, acrescentou.

Por meio desta operação, no ano passado, foram realizadas mais de 24 mil ações preventivas, de orientação e atendimentos nas praias, o que significa milhares de vidas salvas, demonstrando os resultados positivos deste trabalho.

De olho na segurança

Seguir algumas orientações básicas pode salvar vidas, alerta major Jonatan Coutinho, destacando que os banhistas devem estar atentos aos perigos do mar e ter atenção às orientações dos guarda-vidas. Eles são os profissionais capacitados para informar sobre as condições do mar, as áreas mais seguras para o banho e o comportamento adequado na água.

Álcool e mar não combinam  

Entres as principais orientações estão o alerta para evitar o consumo de álcool e nunca entrar na água sob o efeito de bebida alcoólica. “O consumo excessivo pode prejudicar os reflexos e a capacidade de julgamento, aumentando as chances de um afogamento”, ressalta o major Jonatan Coutinho.

Uma outra dica é escolher profundidades seguras quando entrar no mar, mantendo-se em locais onde a água não ultrapasse a altura do umbigo. Dessa forma, reduz-se o risco de ser surpreendido por ondas ou correntes fortes. Atenção redobrada às crianças, que devem estar sempre acompanhadas de um responsável e, além disso, devem usar coletes salva-vidas em locais onde o mar seja mais agitado.

A prevenção também é importante, alerta o major Jonatan Coutinho, ressaltando que o afogamento é um acidente que pode ser evitado com atitudes simples e prudentes. Durante a operação Praia Segura, as equipes reforçam as medidas educativas, além de orientar sobre os primeiros socorros em caso de emergência.

Aplicativo salva-vidas

O Corpo de Bombeiros disponibiliza o aplicativo Praia Segura SLZ, lançado na última semana. A ferramenta traz informações sobre locais de risco, dicas de segurança e características das praias (extensão, se há guarda-vidas, dias e horários, atendimento médico, posto de saúde mais próximo). Informa ainda sobre a tábua de maré (dias e horários em que está cheia ou baixa), a situação de balneabilidade para que o banhista saiba o local adequado para banho e endereços dos postos de guarda-vidas.

“O aplicativo foi criado para prestar informação rápida e acessível às pessoas. É mais uma forma de orientar e informar o banhista para evitar acidentes que podem ser fatais”, ressalta major Jonatan Coutinho. A ferramenta também traz vídeos com dicas comportamentais no lazer envolvendo rios, piscinas e praias; e serve para acionar os guarda-vidas.

Alerta nacional

Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático mostram que 15 brasileiros morrem afogados diariamente no país. Isso equivale a uma morte a cada 90 minutos e cerca de 6 mil por ano. Os homens são vítimas desses acidentes seis vezes mais do que as mulheres.

No Maranhão, em 2024, foram resgatadas 45 ocorrências nas praias da região metropolitana, sendo três fatais. Em caso de qualquer acidente, os banhistas.

 

LEIA MAIS
6/01/2025 - Leno Castro

Fernanda Torres ganha Globo de Ouro

O cinema brasileiro vive um momento histórico. A atriz Fernanda Torres recebeu, nesta segunda-feira (06), em Los Angeles, nos Estados Unidos, o prêmio Globo de Ouro de melhor atriz na categoria Drama.

A premiação, entregue pela primeira vez a uma brasileira, é um reconhecimento ao trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui. Na produção, ela interpreta a advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.

Fernanda concorria com grandes estrelas de Hollywood como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.

Há 25 anos, Fernanda Montenegro, mãe de Fernanda Torres, disputou a mesma categoria pela atuação em Central do Brasil. Ela não venceu, mas o filme ganhou o Globo de Ouro na categoria melhor filme estrangeiro.

“Isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo. Esse é um filme que nos ajudou a pensar em como sobreviver em tempos como esses. Então, para a minha mãe, para a minha família, para os meus filhos e para todos, muito obrigada ao Golden Globes”, disse Fernanda, ainda durante o discurso de agradecimento.

Os filmes Ainda Estou Aqui e Central do Brasil foram dirigidos pelo cineasta Walter Salles.

Este ano, na categoria de melhor filme estrangeiro, o Globo de Ouro ficou com a produção francesa Emilia Pérez.

LEIA MAIS
6/01/2025 - Leno Castro

Queima das Palhinhas movimentou o dia de Santos Reis

Esta sexta-feira (6) é o dia de Santos Reis. No Maranhão, e em grande parte do Brasil, a data é celebrada de diversas formas, entre as quais a Queima das Palhinhas, quando algumas ornamentações de Natal, sobretudo os presépios são incinerados, como forma de renovação. Esta tradição anda é preservada em vários locais, entre os quais no Centro histórico de São Luís. A programação segue durante esta semana.

Nesta segunda-feira (6), o Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho (Rua do Giz, 221) promove uma Queima das Palhinhas, com um cortejo que sai, às 17h30, da Casa de Nhozinho, localizado na Rua Portugal, 185.

O cortejo segue pela Rua da Estrela, Travessa Marcelino Reis e Rua do Giz até um Passo da Quaresma (uma pequena capela) que fica na lateral da Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho, na Rua João Vital, onde haverá a Queima das Palhinhas.

Nesta quarta-feira, a partir das 18h, Concita Dutra, a moradora da Rua da Palma, 569 (em frente ao Convento das Mercês), no Centro Histórico de São Luís, faz sua tradicional queima das palhinhas.

Maracanã

Na área do Maracanã, na Zona Rural de São Luís, tem a festa de Reis do Alecrim, perto da sede do Bumba-meu-Boi de Maracanã; Reis das Flores e Reis Sempre Viva, as duas celebrações na área do Maracanã chamada Ambude.

Nestas celebrações litúrgicas é comum a oferta de chocolate quente e bolos.

Dia de Reis

O Dia de Reis, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebeu a visita de “alguns magos do oriente” (Mateus 2:1) que, segundo a tradição, foram três Reis Magos.

A data marca, para os católicos, o dia para a veneração aos Reis Magos, que a tradição surgida no século VIII converteu nos santos Melchior, Gaspar e Baltazar. Nesta data, ainda, encerram-se para os católicos os festejos natalícios.

LEIA MAIS
3/01/2025 - Leno Castro

Reajuste do salário mínimo impacta programas e benefícios sociais do governo

O recente aumento de 7,5% no salário mínimo, que passou de R$ 1.412 para R$ 1.518, terá impacto direto em diversos programas e benefícios sociais que utilizam o piso nacional como referência. A mudança afeta milhões de brasileiros, ajustando valores de benefícios como o abono salarial, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Cadastro Único e pagamentos do INSS.

Abono salarial PIS/Pasep
O abono salarial, destinado a trabalhadores públicos e privados que ganham até dois salários mínimos por mês, será reajustado para R$ 1.518. O benefício é pago anualmente e proporcionalmente aos meses trabalhados no ano-base. Em 2025, o abono será referente ao ano-base de 2023.

BPC (Benefício de Prestação Continuada)
O BPC, que garante um salário mínimo a idosos e pessoas com deficiência em situação de extrema pobreza, também passará a ter o novo valor de R$ 1.518. Para receber o benefício, as famílias devem ter uma renda mensal per capita entre R$ 379,50 e R$ 759, já considerando o reajuste.

Cadastro Único e programas sociais
O Cadastro Único (CadÚnico), base para programas como o Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e o vale-gás, também terá ajustes

LEIA MAIS
3/01/2025 - Leno Castro

Três cidades do Maranhão recebem quase R$ 3 milhões do Governo Federal para recuperação após desastres

O Governo Federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e da Defesa Civil Nacional, anunciou o repasse de R$ 7,5 milhões para ações de resposta e recuperação em municípios afetados por desastres naturais em diversas regiões do país. Deste total, R$ 2.758.611,66 serão destinados a três cidades do Maranhão: Turilândia, Nova Olinda do Maranhão e Turiaçu.

Os recursos serão distribuídos da seguinte forma:

  • Turilândia: R$ 1.153.554,00
  • Nova Olinda do Maranhão: R$ 321.000,00
  • Turiaçu: R$ 1.284.057,66

Os valores foram definidos com base em critérios técnicos, como a magnitude do desastre, o número de pessoas desabrigadas e desalojadas, e os dados apresentados no plano de trabalho de cada município.

Processo e critérios
Para receberem os repasses, os municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública. O pedido é feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD) e, após análise técnica da Defesa Civil Nacional, as metas e valores aprovados são formalizados e publicados no Diário Oficial da União (DOU).

Além disso, o MIDR reconheceu a situação de emergência no município de Santa Helena, também no Maranhão, devido à estiagem. A cidade receberá apoio financeiro em valores que variam entre R$ 35 mil e R$ 166 mil, dependendo das necessidades apresentadas.

Outras regiões beneficiadas
Além do Maranhão, estados como Rio Grande do Sul, Pará, Espírito Santo e Amapá também serão contemplados com os recursos do Governo Federal, reforçando as ações de defesa civil e apoio às localidades mais atingidas por desastres naturais.

A medida faz parte de um esforço contínuo para garantir a segurança e a recuperação das áreas afetadas, promovendo suporte às famílias e infraestrutura nos momentos mais críticos.

LEIA MAIS
3/01/2025 - Leno Castro

Ministério da Saúde garante 100% de abastecimento de vacinas no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou que os estoques de vacinas do calendário básico estão 100% abastecidos em todo o Brasil. Segundo a pasta, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) distribui, anualmente, cerca de 300 milhões de doses para os 5.570 municípios brasileiros. Nos últimos dois anos, no entanto, esse número foi superado: em 2023 e 2024, mais de 643 milhões de doses foram entregues aos estados.

Mesmo com desafios globais, como a escassez de matéria-prima para a vacina contra a varicela, a distribuição foi normalizada. “Hoje, contamos com três fornecedores para essa vacina, assegurando a reposição ao longo do primeiro semestre de 2025”, destacou o diretor do PNI, Eder Gatti.

Contradição nos municípios
Apesar do anúncio do governo, uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios apontou que, em cerca de 1,5 mil cidades, gestores relataram falta de imunizantes, incluindo vacinas contra a covid-19. Segundo o levantamento, 746 municípios enfrentaram dificuldades na imunização de adultos.

O Ministério da Saúde, no entanto, afirmou que a distribuição de vacinas contra a covid-19 foi reforçada. Entre outubro e dezembro de 2024, 3,7 milhões de doses foram enviadas aos estados, mas apenas 503 mil foram aplicadas. Para evitar desperdícios, a pasta adotou um novo modelo de compra: doses são adquiridas por meio de pregão eletrônico e entregues gradualmente, conforme a demanda. Até o momento, 69 milhões de doses foram adquiridas, com validade de até dois anos.

Desafios logísticos e planejamento
A logística de distribuição, que cobre um território extenso e diverso, continua sendo um desafio. Gatti enfatizou a importância da parceria com os estados para garantir a entrega dos imunizantes. “Apesar das dificuldades, conseguimos enviar todas as grades de vacinas do calendário básico em dezembro. Também temos estoques garantidos de imunizantes como os de meningite e coqueluche, suficientes para atender à demanda dos próximos seis meses”, concluiu.

A expectativa do Ministério é manter o abastecimento regular e reforçar a cobertura vacinal em 2025, especialmente diante das dificuldades enfrentadas por alguns municípios.

LEIA MAIS
2/01/2025 - Leno Castro

Bolsa Família 2025: calendário de pagamentos de janeiro é divulgado

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome divulgou o calendário de pagamentos do Bolsa Família para janeiro de 2025. Os depósitos para cerca de 21 milhões de beneficiários começam no dia 20 e seguem de forma escalonada até o dia 31, com base no último dígito do Número de Identificação Social (NIS).

Como funciona o pagamento

Os valores incluem a parcela mínima de R$ 600, com acréscimos de R$ 150 por criança de até seis anos e R$ 50 para cada integrante da família com idade entre sete e 18 anos incompletos ou para gestantes.

O dinheiro pode ser sacado em terminais de autoatendimento, lotéricas e agências da Caixa Econômica Federal. Alternativamente, os recursos podem ser movimentados digitalmente pelo aplicativo Caixa Tem, com prazo de saque de até 120 dias.

Calendário de janeiro:

NIS final 1: 20 de janeiro

NIS final 2: 21 de janeiro

NIS final 3: 22 de janeiro

NIS final 4: 23 de janeiro

NIS final 5: 24 de janeiro

NIS final 6: 27 de janeiro

NIS final 7: 28 de janeiro

NIS final 8: 29 de janeiro

NIS final 9: 30 de janeiro

NIS final 0: 31 de janeiro

Calendário para o ano de 2025

Os pagamentos do Bolsa Família em 2025 ocorrerão nos últimos dez dias úteis de cada mês, com exceção de dezembro, quando serão antecipados. Confira o cronograma:

Fevereiro: 17/2 a 28/2

Março: 18/3 a 31/3

Abril: 15/4 a 30/4

Maio: 19/5 a 30/5

LEIA MAIS
2/01/2025 - Leno Castro

Ministério da Educação anuncia 112 mil vagas no Fies para 2025

O Ministério da Educação (MEC) divulgou que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ofertará 112.168 vagas em 2025, divididas em duas etapas: 67.301 vagas no primeiro semestre e 44.867 no segundo. A decisão foi oficializada pelo Comitê Gestor do Fies (CG-Fies) e publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (31).

Além disso, o plano prevê a manutenção de vagas em níveis semelhantes para os anos de 2026 e 2027, conforme estabelecido no Plano Trienal do Fies.

Inclusão e investimentos

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a importância do Fies para democratizar o acesso ao ensino superior.

“Vamos garantir novas vagas para o Fies em 2025, permitindo que jovens de baixa renda financiem cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior. O governo do presidente Lula está investindo mais de R$ 774 milhões no Fies, um programa que abre portas para milhares de brasileiras e brasileiros terem uma educação de qualidade”, afirmou.

Os recursos serão destinados ao Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies), que assegura a viabilidade financeira do programa. Para Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Fies é uma ferramenta essencial para promover inclusão educacional.

“O Fies é uma ferramenta transformadora, que promove inclusão educacional e abre portas para o futuro de milhares de jovens. Com essas vagas, reforçamos o compromisso de garantir acesso ao ensino superior de qualidade em nosso país”, afirmou Pacobahyba.

LEIA MAIS
2/01/2025 - Leno Castro

Dnit contrata consórcio para construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou, nesta terça-feira (31), a contratação do consórcio formado pelas empresas Gaspar S/A e Arteleste Construções para construir a nova ponte sobre o Rio Tocantins, na BR-226/TO. A travessia conectará os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) e substituirá a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em 22 de dezembro de 2024.

A obra, orçada em R$ 171.969.000,00, terá um prazo de 12 meses para a elaboração dos projetos de engenharia e execução da construção.

Denominada Ponte de Estreito, a nova estrutura terá avanços significativos em comparação à antiga. A travessia será 100 metros mais extensa, totalizando 630 metros de comprimento, com um vão livre de 150 metros. A largura será de 19 metros, sete metros a mais que a ponte anterior.

A configuração incluirá:

  • Duas faixas de rolamento de 3,60 metros cada;
  • Dois acostamentos de 3 metros cada;
  • Duas barreiras de proteção tipo New Jersey de 40 centímetros cada;
  • Dois passeios de 2,3 metros cada;
  • Guarda-corpo em ambas as extremidades.

Além de atender veículos, a nova ponte contará com espaço para pedestres e ciclistas, garantindo mais segurança e acessibilidade.

Devido à urgência da obra, o Dnit utilizou a dispensa de licitação, prevista no artigo 75, inciso VIII, da Lei nº 14.133/2021, que permite contratações emergenciais. Segundo o diretor-geral do Dnit, Fabricio de Oliveira Galvão, o orçamento contempla não apenas a construção, mas também a demolição da estrutura antiga, limpeza da área e remoção dos escombros.

“O investimento na nova travessia trará uma estrutura mais ampla, acessível e segura, além de resolver os problemas causados pelo desabamento”, afirmou Galvão.

A ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira desabou no dia 22 de dezembro de 2024, após o colapso do vão central. O incidente motivou a abertura de uma sindicância pelo Dnit para apurar as causas e responsabilizar os envolvidos. A tragédia gerou impactos significativos na logística e economia da região, afetando moradores e empresas que dependem da BR-226 para transporte.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Mistura de etanol na gasolina subirá de 30% para 32%

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.

O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.

Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

 

Segurança pública do Maranhão é reforçada com mais 49 veículos

O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.

São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.

 

Armamentos

Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

 

Neymar pode entrar em campo no jogo do Brasil com a Escócia, na quarta (24)

Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.

 

Neymar em campo?

O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.

O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.

O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.

A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.

 

Brasil 3 X 0 Haiti

Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.

Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.

Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.

Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.

 

Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23) 

Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (22)

  • Argentina X Áustria (Grupo J), 14h, em Arlington, estado dos Texas (EUA)
  • França X Iraque (Grupo I), às 18h, na Filadélfia (EUA)
  • Noruega X Senegal (Grupo I), às 21h, em New York / New Jersey (EUA)

 

Jogos de domingo (21)

  • Espanha 4 X 0 Arábia Saudita, às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 0 X 0 Irã, às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Uruguai 2 X 2 Cabo Verde, às 19h, em Miami (EUA)
  • Nova Zelândia 1 X 3 Egito, às 22h, em Vancouver (Canadá)

 

Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)

  • Tunísia 0 X 4 Japão (Grupo F), às 0h, em Monterrey (México)

 

Jogos de sábado (20)

  • Turquia 0 X 1 Paraguai (Grupo D), às 0h, em San Francisco/Santa Clara (EUA).
  • Holanda 5 X 1 Suécia (Grupo F), às 14h, Houston (EUA)
  • Alemanha 2 X 1 Costa do Marfim (Grupo E), às 17h, em Toronto (Canadá)
  • Equador 0 X 0 Curaçao (Grupo E), às 21h, em Missouri (EUA)

 

Jogos de sexta-feira (19)

  • Estados Unidos 2 X 0 Austrália (Grupo D), às 16h, em Seattle (EUA)
  • Escócia 0 X 1 Marrocos (Grupo C), às 19h, em Boston, EUA.
  • Brasil 3 X 0 Haiti (Grupo C), às 21h30, na Filadélfia, EUA.

 

Jogos de quinta-feira (18)

  • República Tcheca 1 X 1 África do Sul (Grupo A), às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Suíça 4 X 1 Bósnia e Herzegovina (Grupo B), às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Canadá 6 X 0 Catar (Grupo B), às 19h, em Vancouver (Canadá)
  • México 1 X 0 Coreia do Sul, às 22h, (Grupo A), em Guadalajara (México)

Jogos de quarta-feira (17)

  • Áustria 3 X 1 Jordânia (Grupo J), às 1h, em São Francisco (EUA)
  • Portugal 1 X 1 República Democrática do Congo (Grupo K), às 14h, em Huston (EUA)
  • Inglaterra 4 X 2 Croácia (Grupo L), às 17h, em Dallas (EUA)
  • Gana 1 X 1 Panamá (Grupo L), às 20h, em Toronto (Canadá)
  • Uzbequistão 1 X 3 Colômbia (Grupo K), às 23h, na Cidade do México (México)

 

Jogos de terça-feira (16)

  • França 3 X 1 Senegal (Grupo I), às 16h, em New Jersey (EUA)
  • Iraque 1 X 4 Noruega (Grupo I), às 19h, em Boston (EUA)
  • Argentina 3 X 0 Argélia (Grupo J) 22h, em Kansas City (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (15)

  • Espanha 0 X 0 Cabo Verde (Grupo H) – às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 1 X 1 Egito (Grupo G) – às 16h, em Seattle (EUA)
  • Arábia Saudita 1 X 1 Uruguai (Grupo H) – às 19h, em Miami (EUA)
  • Irã 2 X 2 Nova Zelândia (Grupo G) – às 22h, em Los Angeles (EUA)

 

Jogos domingo (14)

  • Austrália 2 X 0 Turquia (Grupo D) – às 1h (madrugada), em Vancouver (Canadá)
  • Alemanha 7 X 1 Curação (Grupo E) – às 14h, em Houston (EUA)
  • Holanda 2 X 2 Japão (Grupo F) – às 17h, em Dallas (EUA)
  • Costa do Marfim 1 X 0 Equador (Grupo E) – às 20h, na Filadélfia (EUA)
  • Suécia 5 X 1 Tunísia (Grupo F) – às 23h, em Monterrey (México)

 

Jogos Sábado (13)

  • Catar 1 X 1 Suíça (Grupo B) –  16h em San Francisco (EUA)
  • Brasil 1 X 1 Marrocos (Grupo C) – 16h em Nova York / Nova Jersey (EUA)
  • Haiti 0 X 1 Escócia (Grupo C) – 16h em Boston (EUA)

 

Jogos de sexta-Feira (12)

  • Canadá 1 X 1 Bósnia e Herzegovina – Grupo B (Toronto, no Canadá)
  • Estados Unidos 4 X 1 Paraguai – Grupo D (Los Angeles, nos EUA)

 

Jogo de quinta-feira (11)

  • México 2 X 0 África do Sul (Grupo A) – estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
  • Coreia do Sul 2 X 1 Tchéquia (Grupo A) – no Estádio de Guadalajara, no México.

 

Seleção nos EUA

A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.

O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.

Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.

 

Jogos do Brasil da Copa

19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;

24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.

 

 

Jogadores do Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

 

Goleiros

– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)

– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)

– Weverton (Grêmio)

 

Defensores

– Alex Sandro (Flamengo)

– Bremer (Juventus, da Itália)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit, da Rússia)

Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)

Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG, França)

Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)

 

Meio-campistas

– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)

– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)

– Danilo Santos (Botafogo)

– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)

– Lucas Paquetá (Flamengo)

 

Atacantes

– Endrick (Lyon, França)

– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)

– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)

– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)

– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)

– Neymar (Santos)

– Raphinha (Barcelona, da Espanha)

– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)

– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)

 

Copa do Mundo 2026

 Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

 

(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti