O podecast Timbira Tech (vai ao ar toda terça-feira às 13h30 na Rádio Timbira FM) desta semana entrevistou o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Márcio Carneiro. Ele falou do Programa de Capacitação Profissional Inovacom, ação voltada para treinar estudantes do ensino médio e gestores de organizações do terceiro setor e de micro e pequenas para eles trabalharem com ferramentas tecnológicas, entre as quais a Inteligência Artificial Generativa (IAG).
Os profissionais formados vão atuar em sindicatos, associações, cooperativas, micro e pequenas empresas que integrarem ação.
O programa foi lançado pelo Núcleo de Inteligência de Dados (NID), vinculado ao Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM), como um projeto de extensão da UFMA. Tem financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), agência do Ministério da Educação (MEC) que atua na formação de pessoal qualificado no Brasil.
No primeiro momento, o Inovacom vai treinar um grupo de cerca de 30 estudantes de escolas públicas e gestores das organizações que integrarem a programação desta fase inicial do Inovacom. Eles participarão das oficinas de IAG, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Uso de Dados e a de Operação de Mídias Sociais.
Em um segundo momento serão definidas as equipes, formadas a partir das pessoas treinadas, para atuarem nas instituições do terceiro setor, micro e pequenas empresas selecionadas. Nesta etapa inicial, o Inovacom acontece apenas em São Luís. Depois será expandido para outros municípios do Maranhão.
Mais detalhes no Portal do Inovacom
Guias
Mário Carneiro falou também sobre dois novos guias focados no uso estratégico da Inteligência Artificial Generativa (IAG)
O objetivo dos guias é auxiliar órgãos púbicos, o setor empresarial, incluindo os empreendedores criativos, entre outros segmentos da sociedade, a incorporarem esta tecnologia em suas atividades. Outra finalidade é oferecer suporte às universidades no processo de internacionalização acadêmica.
Os guias estão disponíveis para download gratuito no site do NID. Foram desenvolvidos como parte de uma iniciativa de popularização e aplicabilidade prática da IA.
O coordenador do NID e professor do curso de Comunicação, Márcio Carneiro, explica que o primeiro guia aborda a automação de processos organizacionais com o uso da inteligência artificial, enquanto o segundo foca no uso da IA na internacionalização de instituições do ensino superior.
Guia 1
O primeiro guia, focado em organizações, oferece uma abordagem prática para o uso da IA generativa em diversas áreas, como comunicação, marketing e educação.
Propõe soluções que ajudam a automatizar tarefas repetitivas e demoradas, melhorando a eficiência e o desempenho das instituições.
O material também alerta para os riscos e as limitações do uso da IA, especialmente em contextos que exigem precisão e confiabilidade de informações.
“O guia trata das primeiras questões que uma organização deve considerar: quais são os riscos, quais processos podem ser automatizados e como começar essa transição”, destaca Márcio Carneiro.
“A IA generativa, embora seja muito útil para gerar conteúdos e testar ideais, não é indicada para entregar informações precisas, sendo importante entender onde e como utilizá-la de forma segura”, explica o professor da UFMA.
Entre os exemplos práticos incluídos no guia, estão as aplicações em setores como recursos humanos, onde a IA pode automatizar o processo de criação de anúncios de vagas, estruturação de entrevistas e outros procedimentos administrativos. “A IA substitui o processamento humano em tarefas repetitivas, economizando tempo e proporcionando ganhos de produtividade”, completa Carneiro.
Guia 2
O segundo guia foi pensado para instituições de ensino que desejam otimizar seus processos de internacionalização com o auxílio de inteligência artificial. O material explora como a tecnologia pode facilitar a criação de parcerias internacionais, automatizar processos administrativos e oferecer suporte multilíngue em tempo real para estudantes estrangeiros.
O guia aborda oito áreas de atuação dentro do setor de internacionalização e inclui comandos (prompts) para que os gestores possam utilizar ferramentas como GPT-4 para gerar conteúdo personalizado. “Esse guia é um dos primeiros no Brasil com foco específico na internacionalização de universidades com IA. Ele oferece soluções práticas que podem ser aplicadas por qualquer instituição que tenha interesse em adotar IA para ampliar sua atuação global”, afirma o professor.
NID
O NID tem entre seus objetivos capacitar profissionais para o uso estratégico da IA contribuindo para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Com o lançamento dos guias, UFMA está colaborando com a transição digital de diferentes setores.
Para mais informações e para acessar os guias, os interessados podem visitar o site oficial do NID ou site oficial do LABCOM.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, nesta semana, um alerta de risco para o uso de 12 marcas de azeite de oliva que, segundo a pasta, não atendem aos padrões de qualidade, sendo, portanto, consideradas impróprias para o consumo.
As 12 marcas foram desclassificadas por fraude, após os testes realizados no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária detectarem a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição do produto.
Segundo o Mapa, a contaminação dos azeites comercializados pelas 12 marcas compromete a qualidade dos produtos e oferece risco à saúde dos consumidores, dada a falta de informações sobre a procedência dos óleos detectados.
As doze marcas desclassificadas por fraudar seus produtos são a Grego Santorini; La Ventosa (dois modelos), Alonso, Quintas D’Oliveira, Olivas Del Tango, Vila Real, Quinta de Aveiro, Vincenzo, Don Alejandro, Almazara, Escarpas das Oliveiras e Garcia Torres.
Parte das empresas responsáveis por essas marcas no Brasil estão com CNPJ suspensos ou baixados pela Receita Federal, o que, segundo o Mapa, reforça a suspeita de fraude.
A recomendação do MAPA é para os consumidores que adquiriram essas marcas interrompam o uso imediatamente e buscar a substituição, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
As denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
A comercialização desses produtos configura uma infração grave e os estabelecimentos que continuarem a vendê-los poderão ser responsabilizados.
A Agência Brasil fica à disposição dos representantes legais das 12 marcas citadas para, havendo interesse, publicar suas manifestações.
As inscrições para o 2º Concurso da Melhor Farinha d’Água do Maranhão foram prorrogadas e agora os interessados têm até o dia 31 de outubro para garantir sua participação. O evento, que visa valorizar a produção da farinha d’água no estado, ocorrerá durante a 2ª Feira Maranhense da Agricultura Familiar (Femaf), no período de 4 a 7 de dezembro de 2024, na Lagoa da Jansen, em São Luís.
O concurso, que possui uma premiação total de R$ 21 mil, é aberto a empreendimentos da agricultura familiar, incluindo formas associativas, assentamentos da reforma agrária e comunidades tradicionais, como quebradeiras de coco, indígenas e quilombolas. Os três primeiros colocados receberão troféus e prêmios em dinheiro: R$ 12 mil para o primeiro lugar, R$ 6 mil para o segundo e R$ 3 mil para o terceiro.
O secretário de Estado da Agricultura Familiar, Bira do Pindaré, recorda que a primeira edição do concurso foi um grande sucesso, reunindo participantes de diversas regiões do estado e fortalecendo a nossa tradição na produção da farinha d’água.
“Este ano, esperamos ainda mais adesão e queremos incentivar todos a se inscreverem, porque é uma oportunidade única de mostrar a qualidade do trabalho que desenvolvem. Valorizar a nossa farinha significa também valorizar a agricultura familiar e as nossas comunidades tradicionais. Não deixem de participar”, ressalta Bira do Pindaré.
A escolha da melhor farinha d’água do Maranhão será realizada por votação popular e por um júri técnico especializado, com o resultado sendo anunciado no dia 7 de dezembro durante a Femaf, seguido pela cerimônia de premiação dos vencedores. Não perca a chance de participar dessa celebração da cultura e da tradição maranhense.
Os interessados podem se inscrever preenchendo o formulário online disponível neste link
O podcast Timbira Tech desta terça-feira (22) entrevista o professor da UFMA, Márcio Carneiro. Ele falau sobre o programa Inovacom e sobre dois novos guias focados no uso estratégico da Inteligência Artificial Generativa (IAG) lançados pelo Núcleo de Inteligência de Dados (NID), vinculado ao Laboratório de Convergência de Mídias (LABCOM) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O Timbira Tech vai ao ar às 13h30.
O objetivo dos guias é auxiliar órgãos púbicos, o setor empresarial, incluindo os empreendedores criativos, entre outros segmentos da sociedade, a incorporarem esta tecnologia em suas atividades. Outra finalidade é oferecer suporte às universidades no processo de internacionalização acadêmica.
Os guias estão disponíveis para download gratuito no site do NID. Foram desenvolvidos como parte de uma iniciativa de popularização e aplicabilidade prática da IA.
O coordenador do NID e professor do curso de Comunicação, Márcio Carneiro, explica que o primeiro guia aborda a automação de processos organizacionais com o uso da inteligência artificial, enquanto o segundo foca no uso da IA na internacionalização de instituições do ensino superior.
Guia 1
O primeiro guia, focado em organizações, oferece uma abordagem prática para o uso da IA generativa em diversas áreas, como comunicação, marketing e educação.
Propõe soluções que ajudam a automatizar tarefas repetitivas e demoradas, melhorando a eficiência e o desempenho das instituições.
O material também alerta para os riscos e as limitações do uso da IA, especialmente em contextos que exigem precisão e confiabilidade de informações.
“O guia trata das primeiras questões que uma organização deve considerar: quais são os riscos, quais processos podem ser automatizados e como começar essa transição”, destaca Márcio Carneiro.
“A IA generativa, embora seja muito útil para gerar conteúdos e testar ideais, não é indicada para entregar informações precisas, sendo importante entender onde e como utilizá-la de forma segura”, explica o professor da UFMA.
Entre os exemplos práticos incluídos no guia, estão as aplicações em setores como recursos humanos, onde a IA pode automatizar o processo de criação de anúncios de vagas, estruturação de entrevistas e outros procedimentos administrativos. “A IA substitui o processamento humano em tarefas repetitivas, economizando tempo e proporcionando ganhos de produtividade”, completa Carneiro.
Guia 2
O segundo guia foi pensado para instituições de ensino que desejam otimizar seus processos de internacionalização com o auxílio de inteligência artificial. O material explora como a tecnologia pode facilitar a criação de parcerias internacionais, automatizar processos administrativos e oferecer suporte multilíngue em tempo real para estudantes estrangeiros.
O guia aborda oito áreas de atuação dentro do setor de internacionalização e inclui comandos (prompts) para que os gestores possam utilizar ferramentas como GPT-4 para gerar conteúdo personalizado. “Esse guia é um dos primeiros no Brasil com foco específico na internacionalização de universidades com IA. Ele oferece soluções práticas que podem ser aplicadas por qualquer instituição que tenha interesse em adotar IA para ampliar sua atuação global”, afirma o professor.
NID
O NID tem entre seus objetivos capacitar profissionais para o uso estratégico da IA contribuindo para o desenvolvimento tecnológico no Brasil.
Com o lançamento dos guias, UFMA está colaborando com a transição digital de diferentes setores.
Para mais informações e para acessar os guias, os interessados podem visitar o site oficial do NID ou site oficial do LABCOM.
(Foto/Capa/site UFMA): Professor da UFMA, Márcio Carneiro
A partir desta terça-feira (22), eleitores em cidades com segundo turno não podem mais ser presos, a não ser em flagrante ou se tiverem de cumprir uma sentença penal por crime inafiançável — aqueles que não admitem o pagamento de fiança para liberação da prisão.
A medida tem como objetivo garantir o direito ao voto para os cidadãos, evitando que uma restrição à sua liberdade de ir e vir se traduza em impedimento para exercer o direito de escolha de seus candidatos. No dia 27 de outubro, eleitores de 51 cidades do país voltam às urnas para o segundo turno.
A restrição à prisão vai valer até o dia 29 de outubro. Até lá, além das exceções de detenção em flagrante e para cumprimento de pena, pode também ser preso quem descumpre o salvo-conduto concedido pela Justiça Eleitoral.
O salvo conduto é concedido pelo juiz a pessoas que sofrem violência, moral ou física na sua liberdade de votar.
Prisões
Se, neste período, houver alguma prisão, a pessoa detida deve ser levada imediatamente à presença do juiz competente para avaliar o caso. Se o magistrado entender que o procedimento foi ilegal, a pessoa será liberada. E a autoridade que prendeu o eleitor pode ser responsabilizada.
Ao todo, 51 cidades pelo país terão segundo turno – uma nova rodada de votação que vai definir o novo prefeito a partir da disputa entre os dois candidatos mais votados no primeiro turno.
As 15 capitais com mais uma votação para a escolha de prefeito são: Aracaju (SE), Curitiba (PR), Natal (RN), Belém (PA), Fortaleza (CE), Palmas (TO), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Campo Grande (MS), João Pessoa (PB), Porto Velho (RO), Cuiabá (MT), Manaus (AM), São Paulo (SP).
Os outros 36 municípios onde haverá segundo turno
Anápolis (GO)
Aparecida de Goiânia (GO)
Barueri (SP)
Camaçari (BA)
Campina Grande (PB)
Canoas (RS)
Caucaia (CE)
Caxias do Sul (RS)
Diadema (SP)
Franca (SP)
Guarujá (SP)
Guarulhos (SP)
Imperatriz (MA)
Jundiaí (SP)
Limeira (SP)
Londrina (PR)
Mauá (SP)
Niterói (RJ)
Olinda (PE)
Paulista (PE)
Pelotas (RS)
Petrópolis (RJ)
Piracicaba (SP)
Ponta Grossa (PR)
Ribeirão Preto (SP)
Santa Maria (RS)
Santarém (PA)
Santos (SP)
São Bernardo do Campo (SP)
São José do Rio Preto (SP)
São José dos Campos (SP)
Serra (ES)
Sumaré (SP)
Taboão da Serra (SP)
Taubaté (SP)
Uberaba (MG)
(Foto/Divulgação/Capa): Imperatriz, na Região Tocantina do Maranhão
As micro e pequenas empresas e os microempreendedores individuais (MEI) que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional – regime tributário especial para pequenos negócios – até o próximo dia 31 serão excluídas do regime. A exclusão valerá a partir de 1º de janeiro.
O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa. O parcelamento pode ser feito Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.
O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada na internet, conforme orientado no site do órgão.
Notificações
De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional. Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples.
Segundo a Receita Federal, as principais irregularidades são falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples Nacional.
Periodicamente, a Receita verifica se as empresas estão de acordo com as condições de enquadramento no Simples Nacional. Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão. O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.
O último concurso 2.787 da Mega-Sena, de sábado (19) não teve ganhador.
As dezenas sorteadas foram 08-10-23-34-36-50
O próximo sorteio, nesta terça-feira (22), terá prêmio estimado em R$ 51 milhões.
Nos prêmios para os acertadores de cinco dezenas, 90 apostas vão levar R$ 48.723,85 cada. Não teve apostas vencedoras do Maranhão.
Os vencedores com quatro números, 6.537 apostas, ficaram com R$ 958,31.
As apostas na Mega-Sena são feitas nas lotéricas credenciadas da Caixa, sendo que os apostadores podem marcar de seis a 20 números por cartão. Também pode ser feita no site especial de loterias do banco.
O valor mínimo da aposta é de R$ 5, nas escolhas de seis dezenas entre a numeração de 1 a 60.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) vai ofertar, de forma gratuita, cursos de capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos e Beneficiamento do Pescado, Higiene e Conservação. As inscrições iniciam a partir desta segunda-feira (21).
Os interessados devem acessar o formulário a ser disponibilizado no site da Sagrima e se inscreverem até a sexta-feira (25). É necessário possuir idade mínima de 18 anos no ato da inscrição, possuir escolaridade mínima (alfabetizado) e preencher o formulário corretamente.
O resultado dos alunos selecionados será divulgado no dia 31 de outubro no site e nas redes sociais da Sagrima. Já as aulas estão previstas para iniciar no dia 4 de novembro deste ano.
As capacitações terão carga horária de 20 horas/aula e serão ofertadas na modalidade presencial. Além disso, os cursos serão realizados em parceria com a Escola de Governo do Maranhão (Egma), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp) e a Vigilância Sanitária Municipal.
Para conferir o edital de inscrição, acesse www.sagrima.ma.gov.br.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou sua ida à cidade de Kazan, na Rússia, para participar da 16ª Cúpula de líderes do Brics. O presidente sofreu um acidente doméstico, no sábado (19), quando bateu a cabeça, levando cinco pontos.
A equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, de Brasília, que atendeu o presidente, recomendou, por precaução, evitar viagens de longa distância.
Lula participará da Cúpula do Brics por videoconferência. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, representará o Brasil de forma presencial. A cúpula do Brics prossegue até quinta-feira (24).
Acidente doméstico
Conforme o boletim médico do hospital, o acidente não foi grave e o presidente “pode exercer suas demais atividades”. Lula sofreu um “ferimento corto-contuso em região occipital”.
Aos cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, o presidente foi orientado “a evitar viagens aéreas de longa distância, podendo exercer suas demais atividades”. O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica e está no Palácio da Alvorada.
Brics
O Brics é um grupo de países unidos para fortalecerem as suas economias. Iniciou formado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Na Rússia, será o primeiro encontro com os novos países-membros do bloco com a admissão da Arábia Saudita, Egito Irã, Etiópia e Emirados Árabes.
O governo russo informou que 32 países confirmaram presença no evento, com a presença de 24 líderes de Estado.
Dos dez países-membros do bloco, oito contarão com seus representantes máximos, com a exceção, agora, do presidente do Brasil e da Arábia Saudita, que enviará seu ministro de relações exteriores.
No encontro, deve ser anunciada também uma declaração cujo teor é o fortalecimento do multilateralismo para um “desenvolvimento global justo e seguro”.
A partir do próximo ano, o Brasil assumirá a presidência do Brics, que tem comando rotativo pro tempore com mandatos de um ano.
O governador Carlos Brandão anunciou a expansão do serviço de ressonância magnética na Região Tocantina, com a inauguração, no último fim de semana, de um setor específico para esse atendimento no Hospital Macrorregional de Imperatriz. A ação beneficia a população de 43 municípios que são alcançados pela unidade de saúde.
A nova sala de ressonância magnética da unidade dispõe de equipamento de ressonância, de 16 canais, com capacidade para fazer 600 exames por mês. O diagnóstico por imagem, baseado em campo magnético e de radiofrequência, facilita a detecção de doenças complexas e garante a segurança nos diagnósticos.
A expansão do serviço de ressonância magnética se junta ao Serviço de Apoio ao Diagnóstico (SADT) já oferecido no Hospital Macrorregional de Imperatriz e que conta com tomografia computadorizada, ultrassonografia, raio-x e endoscopia. Por mês, o hospital realiza cerca de 3.387 consultas, 657 cirurgias, 2.707 diagnósticos por imagem.
Com 124 leitos, o hospital oferece cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias de clínica cirúrgica e clínica médica, abrangendo especialidades como ortopedia, urologia, cirurgia geral e neurocirurgia, entre outras. O atendimento abrange a população nos municípios das regionais de Imperatriz, Barra do Corda, Açailândia e Balsas.
A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.
O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.
Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.
Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.
Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.
A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.
O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.
São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.
Armamentos
Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.
Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.
Neymar em campo?
O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.
O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.
O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.
A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.
Brasil 3 X 0 Haiti
Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.
Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.
Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.
Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.
Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23)
Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)
Jogos de segunda-feira (22)
Jogos de domingo (21)
Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)
Jogos de sábado (20)
Jogos de sexta-feira (19)
Jogos de quinta-feira (18)
Jogos de quarta-feira (17)
Jogos de terça-feira (16)
Jogos de segunda-feira (15)
Jogos domingo (14)
Jogos Sábado (13)
Jogos de sexta-Feira (12)
Jogo de quinta-feira (11)
Seleção nos EUA
A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.
O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.
Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.
Jogos do Brasil da Copa
19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;
24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.
Jogadores do Brasil
O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.
Goleiros
– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)
– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)
– Weverton (Grêmio)
Defensores
– Alex Sandro (Flamengo)
– Bremer (Juventus, da Itália)
Danilo (Flamengo)
Douglas Santos (Zenit, da Rússia)
Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)
Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)
Léo Pereira (Flamengo)
Marquinhos (PSG, França)
Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)
Meio-campistas
– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)
– Danilo Santos (Botafogo)
– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)
– Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
– Endrick (Lyon, França)
– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)
– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)
– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)
– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)
– Neymar (Santos)
– Raphinha (Barcelona, da Espanha)
– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)
– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)
Copa do Mundo 2026
Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.
(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti