Destaques
17/10/2024 - Leno Castro

Hospital Aquiles Lisboa celebra 87 anos

O Hospital Aquiles Lisboa celebra 87 anos, nesta quinta-feira (17), com a oferta, para a comunidade, de serviços gratuitos na área de saúde, como consultas com mastologistas, exames de ultrassonografia, exames preventivos e assistência odontológica no consultório Sorrir Móvel. As atividades iniciaram às 9h e a previsão de término é às 15h, dependendo da demanda.

Localizado na localizado na Ponta do Bonfim, no bairro Vila Nova, área do Itaqui-Bacanga, em São Luís, o Hospital Aquiles Lisboa é referência no tratamento da hanseníase e um dos mais antigo do Maranhão. Através desse hospital surgiu o bairro Vila Nova.

Em 2024, o Hospital Aquiles Lisboa contabilizou 31.288 consultas multiprofissionais, 27.915 consultas médicas e 2.906 cirurgias. Foram realizados 180. 562 exames laboratoriais e de imagem, como raio x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Neste mesmo período, a unidade registrou 12.366 procedimentos de fisioterapia, 1.495 atendimentos em podologia, 135 calçados produzidos na oficina, além de 3142 atendimentos pelo Programa de Controle da Hanseníase, 89 atendimentos em neurocirurgias (neorólise), 49 consultas com neurocirurgião (neorólise), entre outros.

O Hospital Aquiles Lisboa realiza cirurgias eletivas, consultas médicas especializadas, além de ser unidade de referência na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) no atendimento a pacientes com hanseníase no Maranhão.

LEIA MAIS
16/10/2024 - Leno Castro

Semana de Ciência e Tecnologia prossegue até esta quinta-feira (17)

A 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT/MA), iniciada na terça-feira (15), prossegue até está quinta-feira (17), no Convento das Mercês, localizado na Rua da Palma, 502, no Centro Histórico de São Luís.

O evento, realizado pelo Governo do Estado e coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), tem como tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”.Além de debater biomas e biodiversidade, a 21ª SNCT/MA discute o papel transformador das tecnologias sociais na construção de projetos inovadores que fazem parte do sistema de ciência, tecnologia e inovação.

Entre os participantes do evento estão a Secti, Fapema, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), Instituto Federal do Maranhão (IFMA), Instituto Estadual do Maranhão (IEMA) e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“A SNCT é uma iniciativa nacional que busca promover a ciência e a tecnologia como ferramentas essenciais para o desenvolvimento e dar visibilidade à pesquisa e à ciência e o Maranhão é partícipe nessa união de esforços para promover a pesquisa”, observou o reitor da Uema, Walter Canales.

Ciência, Tecnologia e Inovação

A programação de abertura contou com uma série atividades, incluindo palestras com especialistas em diversas áreas e no estande da Fapema, exposições de obras, projetos de pesquisa e caso de sucesso apoiados pela fundação e sorteio de livros, proporcionando aos participantes a chance de expandir seu conhecimento e se aprofundar nas diversas temáticas abordadas durante a semana.

Pela manhã, grupo de pesquisadores do IFMA Monte Castelo apresentou projetos de extensão. À tarde, momento de autógrafos do livro ‘Por Que as Flores Não Serão Beijadas?’, de Raimunda Fortes, seguido de apresentação da Ufma sobre mercado de trabalho na região Nordeste.

A participação é aberta ao público para conhecer de perto as iniciativas e somar no fortalecimento da cultura científica no estado.

Programação

No encerramento do evento, nesta quinta-feira (17), haverá exposições, vídeos e sorteios de livros. O projeto F1 in Schools será reexibido, além de uma apresentação sobre o projeto Mini Lendas, desenvolvido por Rosianne de Jesus Silva dos Santos. A tarde de autógrafos do livro ‘FoFão, Cultura Maranhense e Literatura Infantil’, organizado por Camila Reis Brito, encerrará a programação.

LEIA MAIS
16/10/2024 - Leno Castro

Casa da Mulher Brasileira promoverá ação alusiva ao Outubro Rosa

A Casa da Mulher Brasileira (CMB), promove, nesta quinta-feira (17), o evento Outubro Rosa CMB. Na programação, atividades voltadas à saúde da mulher.

O Outubro Rosa CMB oferecerá, gratuitamente, a partir das 8h, consultas ginecológicas, realização de exame preventivo, mamografia, medição de glicemia, palestras e aferição de pressão arterial. Também será ofertado cuidados como a autoestima no espaço Mary Kay, limpeza de pele e recreação para as crianças.

O evento, aberto ao público feminino, é organizado pela CMB, em parceria com as Secretarias de Estado da Mulher (Semu) e da Saúde (SES) e Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Tem apoio da consultora de beleza Dannielle Barbosa, Faculdade Florence (através da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher – LASM), Instituto Viver, Liga Acadêmica de Biomedicina da Universidade Ceuma e aulão de Fit Dance com a personal trainer Thiara França.

A iniciativa contará também com os serviços da Carreta da Mulher Maranhense, que estará ofertando serviços como, mamografia, preventivo (Papanicolau), testes rápidos (Hepatite B e C), Sífilis, aferição de pressão arterial e glicemia.

Programação das palestras

8h

– Atividades de saúde mental: cuidados para manter o equilíbrio emocional

– Palestras

10h

– Atividades de saúde intima e autocuidado

– Palestra da fisioterapeuta Érica Martins

11h

– Testes de infecções sexualmente transmissíveis (IST) nos postos de saúde e a atualização do biomédico

– Palestras

14h

–  Outubro Rosa: atividades de prevenção do câncer de mama

– Palestras

14h50

– Atividades de detecção, diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama

– Palestra: Enfermeira Maiara Linhares e enfermeira Danielle Campos

 

Serviço

O quê: Outubro Rosa da Casa da Mulher Brasileira.

Quando: Terça-feira (17), às 8h.

Onde: Casa da Mulher Brasileira São Luís – MA. Avenida Professor Carlos Cunha, nº 572 – Jaracaty. São Luís/MA.

 

 

 

LEIA MAIS
16/10/2024 - Leno Castro

Reportagem | Casa de Apoio Ninar ultrapassa 1 milhão de atendimentos

A Casa de Apoio Ninar, unidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), já executou 1.007.968 atendimentos. Entregue em 2017 pelo Governo do Maranhão, o equipamento contabilizou 31.878 atendimentos do Projeto ABA, beneficiando crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) assistidas na Casa.

Em 2023, foram 194.810 atendimentos realizados, entre consultas médicas, multidisciplinares, de reabilitação em múltiplas deficiências, desenvolvimento neuropsicomotor, oftalmologia, entre outros. Em 2024, até outubro, foram 155.490 atendimentos feitos.

O equipamento referência da SES também presta assistência a crianças da capital e do interior, diagnosticadas com Síndrome de Down, Microcefalia decorrente do Zika vírus, Epidermólise Bolhosa e Epilepsia de Difícil Controle. O suporte multiprofissional conta com atendimento ambulatorial em pediatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, enfermagem e assistência social.

Além do tratamento medicamentoso e multiprofissional oferecido aos pacientes, a Casa de Apoio Ninar disponibiliza suporte às famílias.

Dia das Crianças

Nesta terça-feira (15), Casa de Apoio Ninar celebrou o Dia da Criança com direito a doces, brincadeiras com piscina de bolinha, pula-pula, além de show artístico com mágico. O objetivo foi promover um momento de diversão aos pacientes e seus familiares, assegurando o direito ao lazer e saúde em um só espaço.

Reportagem de Cris Sousa

 

LEIA MAIS
16/10/2024 - Leno Castro

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para resgatar R$ 8,6 bilhões do ‘dinheiro esquecido’

Termina nesta quarta-feira (16) o prazo para que os clientes que têm “dinheiro esquecido” no Sistema de Valores a Receber (SVR) do Banco Central do Brasil (BC) saquem os valores.

Segundo o BC, R$ 8,6 bilhões estão disponíveis para resgate no SVR. O sistema permite consultar caso as pessoas físicas (inclusive falecidas) e empresas deixaram valores para trás em bancos, consórcios ou outras instituições.

O prazo de 30 dias para resgate começou a valer em 16 de setembro, quando o presidente da República, Lula Inácio Lula da Silva (PT) sancionou a Lei nº 14.973/2024, que trata da reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia e de municípios até o fim de 2024.

O projeto, que já havia sido aprovado pelo Congresso Nacional, estabelece que o dinheiro esquecido não resgatado por pessoas físicas e jurídicas poderá ser incorporado pelo Tesouro Nacional.

Como consultar o dinheiro esquecido

O único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Via sistema do Banco Central, os valores só serão liberados para aqueles que fornecerem uma chave PIX para a devolução.

Caso não tenha uma chave cadastrada, é preciso entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento. Outra opção é criar uma chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação.

No caso de valores a receber de pessoas falecidas, é preciso ser herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal para consultá-los. Também é necessário preencher um termo de responsabilidade.

Após a consulta, é preciso entrar em contato com as instituições nas quais há valores a receber e verificar os procedimentos.

 

 

LEIA MAIS
16/10/2024 - Leno Castro

Dama da dramaturgia brasileira, Fernanda Montenegro, completa 95 anos, nesta quarta-feira (16)

A Rádio Timbira FM faz uma homenagem a maior atriz do Brasil, Fernanda Montenegro, que completa 95 anos, nesta quarta-feira (16). Considerada a grande dama da dramaturgia brasileira, a atriz tem personagens marcantes em mais de sete décadas de carreira no teatro, em séries e novelas de TV e no cinema.

Vencedora do Emmy Internacional, Fernanda Montenegro é a única brasileira a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, por sua atuação no filme Central do Brasil.

Sempre lúcida em suas colocações, a atriz disse, no documentário “Tributo”, que pensa sobre a própria morte a cada segundo e fez uma reflexão sobre a proximidade desse. O documentário, uma homenagem a Fernanda Montenegro, estreia, nesta quarta-feira (16), nas plataformas da Rede Globo, empresa na qual a atriz ainda trabalha. Mas, a atriz comemorada o aniversário em uma celebração restrita, entre familiares e amigos.

Com 80 anos de carreira, a atriz segue ativa, dedicando-se a diversos formatos de arte. Nos últimos meses, ela realizou uma temporada da leitura de uma obra de Simone de Beauvoir e, agora, está prestes a estrear “Ainda Estou Aqui” — filme escolhido pelo Brasil para tentar uma vaga na disputa do Oscar — ao lado da filha Fernanda Torres.

 

 

 

LEIA MAIS
15/10/2024 - Leno Castro

Reportagem | Casa de Apoio Ninar comemora o Dia das Crianças

As crianças assistidas pela Casa de Apoio Ninar, localizada na praia da Ponta d’Areia, em São Luís, participaram de uma festa do Da das Crianças, nesta terça-feira (15). O momento foi de muita alegria com direito a algodão doce, pintura facial e várias brincadeiras.

A Casa de Apoio Ninar foi inaugurada pelo Governo do Estado em 4 de julho de 2017. O equipamento, da rede da Secretaria de Estado de Saúde (SES), é gerenciado pelo Instituto Acqua. Em sete anos, contabilizou mais de 59.953 consultas médicas. As consultas multidisciplinares superaram 280.033, enquanto os atendimentos fisioterápicos somam mais de 93.181 acolhimentos.

A unidade ainda realiza atendimentos de reabilitação em múltiplas deficiências; em desenvolvimento neuropsicomotor e atendimentos em comunicação alternativa.

As famílias atendidas na Casa de Apoio Ninar, em São Luís (MA), celebraram os avanços na prestação dos serviços ao longo dos sete anos de funcionamento da unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Em dados oficiais, já foram mais de 950.294 atendimentos.

Este ano, os pacientes com diagnóstico de Epilepsias de Difícil Controle passaram a contar com um ambulatório que oferta sessões terapêuticas e fortalecimento do cuidado mais amplo, centrado na família e com apoio multiprofissional para os pacientes que não respondem a pelo menos duas medicações adequadas ao tipo de epilepsia diagnosticada.

Foto/Capa/Cris Sousa: Lucilene de Jesus, mãe da Lara Emanuele de 7 anos, com TEA

Reportagem Cris Sousa

 

LEIA MAIS
15/10/2024 - Leno Castro

SSP reforça segurança na região do Vale do Pindaré e nos municípios de Pinheiro e Imperatriz

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) lançou, nesta semana, a Operação Guardião para reforçar as ações das Polícias Civil do Maranhão e Militar do Maranhão (PMMA) nos municípios da região do Vale do Pindaré e nos municípios de Pinheiro (Baixada Maranhenses) e Imperatriz.

O lançamento da aconteceu durante solenidade, realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas, no município de Santa Inês, no Vale do Pindaré, com a presença de gestores da SSP, comandantes de batalhões da PMMA da região do Vale do Pindaré, delegados, empresários, vereadores, entre outras autoridades.

Em Santa Inês, a SSP também entregou o Núcleo de Operações com Cães (NOC), equipado com um cão policial da raça cocker spaniel, treinado para atuar em operações de combate ao tráfico de entorpecentes, ampliando a capacidade operacional da polícia em toda o Vale do Pindaré, região que abrange cerca de 30 municípios maranhenses.

Operação Guardião

A Operação Guardião é uma força-tarefa que visa agilizar investigações, cumprir mandados de prisão, apreender armas e drogas ilícitas e desarticular grupos criminosos, a fim de reduzir ainda mais os índices de criminalidade de cada uma das regiões. A operação será realizada até o fim do ano com ações como a instalação de delegacias especializadas para investigação de homicídios e combate ao narcotráfico.

“Com essa ação, estamos reforçando e ampliando o trabalho investigativo para elucidar todo tipo de crime”, explica o ressaltou o secretário da Segurança Pública, Maurício Ribeiro Martins, presente na solenidade.

 

 

LEIA MAIS
15/10/2024 - Leno Castro

EGMA prorroga inscrições para seleção de docentes até está quarta-feira (16)

A Escola de Governo do Maranhão (Egma) anunciou a prorrogação das inscrições para o processo seletivo de credenciamento e cadastro de instrutores docentes do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública. O prazo, que inicialmente se encerraria na segunda-feira (14), foi estendido para esta quarta-feira (16), oferecendo mais tempo para que os interessados possam participar.

O processo seletivo é regulamentado pelo Edital nº 003/2024, disponível no site da Egma, onde também pode ser acessado o formulário de inscrição. Serão selecionados 14 professores para compor o corpo docente da especialização e formar um cadastro de reserva para futuras contratações conforme a necessidade da instituição.

Quem pode participar

Podem se candidatar servidores públicos estaduais (efetivos, comissionados e empregados) para o cadastro e não-servidores para o credenciamento. Os candidatos devem ter, no mínimo, pós-graduação Lato Sensu em áreas correlatas às disciplinas ofertadas e comprovar experiência profissional relevante. A produção acadêmica e o tempo de experiência na administração pública também serão considerados na avaliação.

Entre as disciplinas disponíveis estão: Fundamentos da Gestão Pública Contemporânea; Planejamento Estratégico e Gestão por Resultados; Elaboração e Gerenciamento de Projetos na Gestão Pública; e Gestão por Competências e Governança Digital.

Para cada disciplina, o candidato precisa apresentar diploma na área correlata e cumprir os requisitos detalhados no edital disponível no site da EGMA

 

LEIA MAIS
15/10/2024 - Leno Castro

Congresso de Direito Tributário reúne especialistas no tema, nesta terça (15) e quarta-feira (16), em São Luís

Inicia, nesta terça-feira (15), em São Luís, o II Congresso de Direito Tributário, evento que está promovendo intensos debates sobre temas cruciais relacionados à reforma tributária brasileira.

Até amanhã, quarta-feira (16), sempre das 8h às 16h, na sede da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Maranhão (OAB-MA), serão debatidas propostas de mudanças no sistema tributário, destacando os impactos nos litígios fiscais. A sede da OAB-MA fica na Avenida Professor Carlos Cunha, 4014, a via de acesso a ponte Bandeira Tribuzi, na área do Jaracaty.

O congresso é organizado pela Procuradoria-Geral do Estado do Maranhão (PGE-MA), Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e pelo Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco), uma ação do Governo Federal. Tem o apoio da OAB-MA.

Especialistas de diversas áreas estão discutindo o papel das instituições públicas na construção de um sistema tributário mais eficiente, justo e adequado à realidade econômica do país.

Programação

Terça-feira (15)

  • Painel 1 – Manhã
    • Palestrante 1:Luiz Carlos Hauly – Deputado Federal (Paraná) (Videoconferência)
      Tema: Reforma Tributária da Base Consumo no Brasil
      Horário: 9h30min às 10h45min
    • Palestrante 2:João Henrique Chauffaille Grognet – PGFN
      Tema: Impactos da Reforma Tributária nos Litígios Fiscais: Desafios e Oportunidades
    • Mediador:Oscar Cruz Medeiros Júnior – Procurador do Estado do Maranhão – PGE-MA

 

  • Painel 2 – Manhã
    • Palestrante 1:Jomar Fernandes Pereira Filho – SEFAZ/MA
      Tema: Reforma Tributária, Desenvolvimento e Dependência
      Horário: 10h45min às 12h
    • Palestrante 2:Welbson do Vale Madeira – UFMA
    • Mediador:Rogerio Bello – PGE-MA
  • Intervalo para Almoço
  • Painel 3 – Tarde
    • Palestrante 1:Diego Manoel Ribeiro Secchin – SEFAZ-MA
      Tema: Regulamentação da Reforma Tributária: Projeto de Lei Complementar n° 108/2024
      Horário: 14h às 15h30min
    • Palestrante 2:Luciana Vieira – PGE-DF
      Tema: Split Payment e a Não Cumulatividade do IBS e da CBS
    • Mediador:Luciana Carvalho Marques – PGE/MA
  • Coffee Break:15h30min

 

 Quarta-feira (16)

  • Painel 1 – Manhã
    • Palestrante 1:Lucas Alves – PGE-MA
      Tema: Transação Tributária sob a Perspectiva da Advocacia Pública
      Horário: 9h30min às 10h45min
    • Palestrante 2:Guilherme Oliveira – Advogado, OAB-MA
      Tema: Os Desafios do Contencioso Tributário no Pós-Reforma
    • Mediador:Bruno Vilarinho Pires – SEFAZ

 

  • Painel 2 – Manhã
    • Palestrante 1:Natália Faria – PGE-RJ
      Tema: Ferramentas e Alternativas para Alta Performance na Recuperação de Créditos Tributários
      Horário: 10h45min às 12h
    • Palestrante 2:Emilio Eduardo Pereira Pires – SEFAZ-MA
      Tema: Aspectos Ecológicos da Reforma Tributária: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável
    • Mediador:Angelus Azevedo Maia – PGE/MA

 

  • Intervalo para Almoço

 

  • Painel 3 – Tarde
    • Mediador:Marcelo Sampaio – PGE/MA
      Horário: 14h às 15h
    • Palestrante 1:Manoel Nazareno Procópio de Moura Júnior – Auditor Fiscal MG (Videoconferência)
      Tema: Impactos Econômicos, Federativos e Sociais da Reforma Tributária

 

  • Painel 4 – Tarde (Encerramento)
    • Palestrante 1:Oséias Amaral – PGE/MA
      Tema: O Direito à Dedução no IBS e na CBS
      Horário: 15h às 16h
    • Palestrante 2:Ana Carolina Ali Garcia – Procuradora Geral de Mato Grosso do Sul (Videoconferência)
      Tema: Federalismo Cooperativo e o Contencioso Judicial na Reforma Tributária Sobre o Consumo

 

  • Coffee Break:16h30

 

ACESSE O LINK DE INSCRIÇÃO

 

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Mistura de etanol na gasolina subirá de 30% para 32%

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.

O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.

Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

 

Segurança pública do Maranhão é reforçada com mais 49 veículos

O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.

São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.

 

Armamentos

Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

 

Neymar pode entrar em campo no jogo do Brasil com a Escócia, na quarta (24)

Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.

 

Neymar em campo?

O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.

O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.

O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.

A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.

 

Brasil 3 X 0 Haiti

Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.

Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.

Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.

Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.

 

Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23) 

Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (22)

  • Argentina X Áustria (Grupo J), 14h, em Arlington, estado dos Texas (EUA)
  • França X Iraque (Grupo I), às 18h, na Filadélfia (EUA)
  • Noruega X Senegal (Grupo I), às 21h, em New York / New Jersey (EUA)

 

Jogos de domingo (21)

  • Espanha 4 X 0 Arábia Saudita, às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 0 X 0 Irã, às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Uruguai 2 X 2 Cabo Verde, às 19h, em Miami (EUA)
  • Nova Zelândia 1 X 3 Egito, às 22h, em Vancouver (Canadá)

 

Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)

  • Tunísia 0 X 4 Japão (Grupo F), às 0h, em Monterrey (México)

 

Jogos de sábado (20)

  • Turquia 0 X 1 Paraguai (Grupo D), às 0h, em San Francisco/Santa Clara (EUA).
  • Holanda 5 X 1 Suécia (Grupo F), às 14h, Houston (EUA)
  • Alemanha 2 X 1 Costa do Marfim (Grupo E), às 17h, em Toronto (Canadá)
  • Equador 0 X 0 Curaçao (Grupo E), às 21h, em Missouri (EUA)

 

Jogos de sexta-feira (19)

  • Estados Unidos 2 X 0 Austrália (Grupo D), às 16h, em Seattle (EUA)
  • Escócia 0 X 1 Marrocos (Grupo C), às 19h, em Boston, EUA.
  • Brasil 3 X 0 Haiti (Grupo C), às 21h30, na Filadélfia, EUA.

 

Jogos de quinta-feira (18)

  • República Tcheca 1 X 1 África do Sul (Grupo A), às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Suíça 4 X 1 Bósnia e Herzegovina (Grupo B), às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Canadá 6 X 0 Catar (Grupo B), às 19h, em Vancouver (Canadá)
  • México 1 X 0 Coreia do Sul, às 22h, (Grupo A), em Guadalajara (México)

Jogos de quarta-feira (17)

  • Áustria 3 X 1 Jordânia (Grupo J), às 1h, em São Francisco (EUA)
  • Portugal 1 X 1 República Democrática do Congo (Grupo K), às 14h, em Huston (EUA)
  • Inglaterra 4 X 2 Croácia (Grupo L), às 17h, em Dallas (EUA)
  • Gana 1 X 1 Panamá (Grupo L), às 20h, em Toronto (Canadá)
  • Uzbequistão 1 X 3 Colômbia (Grupo K), às 23h, na Cidade do México (México)

 

Jogos de terça-feira (16)

  • França 3 X 1 Senegal (Grupo I), às 16h, em New Jersey (EUA)
  • Iraque 1 X 4 Noruega (Grupo I), às 19h, em Boston (EUA)
  • Argentina 3 X 0 Argélia (Grupo J) 22h, em Kansas City (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (15)

  • Espanha 0 X 0 Cabo Verde (Grupo H) – às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 1 X 1 Egito (Grupo G) – às 16h, em Seattle (EUA)
  • Arábia Saudita 1 X 1 Uruguai (Grupo H) – às 19h, em Miami (EUA)
  • Irã 2 X 2 Nova Zelândia (Grupo G) – às 22h, em Los Angeles (EUA)

 

Jogos domingo (14)

  • Austrália 2 X 0 Turquia (Grupo D) – às 1h (madrugada), em Vancouver (Canadá)
  • Alemanha 7 X 1 Curação (Grupo E) – às 14h, em Houston (EUA)
  • Holanda 2 X 2 Japão (Grupo F) – às 17h, em Dallas (EUA)
  • Costa do Marfim 1 X 0 Equador (Grupo E) – às 20h, na Filadélfia (EUA)
  • Suécia 5 X 1 Tunísia (Grupo F) – às 23h, em Monterrey (México)

 

Jogos Sábado (13)

  • Catar 1 X 1 Suíça (Grupo B) –  16h em San Francisco (EUA)
  • Brasil 1 X 1 Marrocos (Grupo C) – 16h em Nova York / Nova Jersey (EUA)
  • Haiti 0 X 1 Escócia (Grupo C) – 16h em Boston (EUA)

 

Jogos de sexta-Feira (12)

  • Canadá 1 X 1 Bósnia e Herzegovina – Grupo B (Toronto, no Canadá)
  • Estados Unidos 4 X 1 Paraguai – Grupo D (Los Angeles, nos EUA)

 

Jogo de quinta-feira (11)

  • México 2 X 0 África do Sul (Grupo A) – estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
  • Coreia do Sul 2 X 1 Tchéquia (Grupo A) – no Estádio de Guadalajara, no México.

 

Seleção nos EUA

A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.

O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.

Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.

 

Jogos do Brasil da Copa

19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;

24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.

 

 

Jogadores do Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

 

Goleiros

– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)

– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)

– Weverton (Grêmio)

 

Defensores

– Alex Sandro (Flamengo)

– Bremer (Juventus, da Itália)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit, da Rússia)

Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)

Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG, França)

Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)

 

Meio-campistas

– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)

– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)

– Danilo Santos (Botafogo)

– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)

– Lucas Paquetá (Flamengo)

 

Atacantes

– Endrick (Lyon, França)

– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)

– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)

– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)

– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)

– Neymar (Santos)

– Raphinha (Barcelona, da Espanha)

– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)

– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)

 

Copa do Mundo 2026

 Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

 

(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti