Após sessão solene de abertura do Ano Judiciário a partir das 9h, os desembargadores e as desembargadoras do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), realizam primeira sessão plenária e jurisdicional e administrativa do Órgão Especial de 2026, nesta quarta-feira (21), de forma presencial com transmissão pelo Youtube:
Conforme pauta da sessão plenária administrativa, haverá comunicação das eleições da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça e dos(as) dez membros(as) do Órgão Especial – biênio 2026/2028.
Na pauta da sessão jurisdicional do Órgão Especial, deverá ser julgado um processo, e na sessão administrativa, nove processos.
A sessão do Tribunal de Justiça por videoconferência será transmitida ao vivo pelo canal oficial do Poder Judiciário do Maranhão no Youtube (youtube/tjmaoficial) e pela Rádio Web Justiça do Maranhão (http://www.tjma.jus.br/midia/asscom/pagina/hotsite/504200).
A Sessão Virtual Jurisdicional do Órgão Especial deverá julgar 34 processos, com início às 15h desta quarta-feira (21/1), e término às 14h59 do dia 28 de janeiro ou, não se realizando, na Sessão Virtual subsequente, nos termos do Art. 341 e seguintes do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão.
A Sessão Virtual Administrativa do Órgão Especial deverá julgar sete processos, com início às 15h desta quarta-feira (21/1), e término às 14h59 do dia 28 de janeiro ou, não se realizando, na Sessão Virtual subsequente, nos termos do Art. 341 e seguintes do Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Fonte: Poder Judiciário do Estado do Maranhão
“Se não fosse esses projetos sociais que fazemos permanentemente talvez o grupo não ia sobreviver nem 10 anos, se fosse só cultura pela cultura. Nós fazemos arte, cultura e cidadania de uma forma muito responsável; nós trabalhamos com vidas, com pessoas. Quando uma mãe inscreve seu filho, nós não conhecemos a família, mas o espaço do GDAM se torna uma segunda casa e nós nos preocupamos também com a questão da educação; porque se não é um bom filho em casa não vai ser um bom aluno, então temos esse projeto pedagógico”, destaca.
“Nós temos outras ações de dança popular, trabalhamos o bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá, quebra coco. São danças que ainda acontecem em alguns quilombos, algumas comunidades negras do Maranhão que infelizmente está se findando. Então nós fazemos esse resgate, essa pesquisa cultural e trazemos de forma mais lúdica pra colocar no palco”, contou.
São Luís terá um novo cartão postal. É a praça do Sol, na praia da Ponta d’Areia, que estava em situação precária e foi revitalizada pelo Governo do Maranhão. A inauguração será, nesta sexta-feira (23), às 16h, com a presença do governador Carlos Brandão.
Com cerca de 25 mil metros quadrados, a obra contemplou reforma geral do espaço, com renovação dos pisos e das instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias.
O local passou a contar com praça de alimentação, composta por 36 restaurantes e 11 barracas de água de coco, além de academia ao ar livre, playground e espaço para pets.
A revitalização também garantiu melhorias na acessibilidade e na segurança, com a implantação de rampas de acesso à praia, estacionamento e um novo posto policial.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), anunciou a programação do Carnaval 2026, para as tarde e noites do próximo fim de semana.
A festa acontece com o Cortejo Deodoro/Praia Grande, na sexta-feira (23), no Centro Histórico de São Luís; e nos espaços Vem Pro Centro, no sábado (24), na Praia Grande, também no Centro Histórico, e Vem Pro Mar, na Av. Litorânea, no domingo (25).
Entre as atrações nacional, no domingo (25), a partir das 14h, na Av. Litorânea, estão Ivete Sangalo, Chiclete com Banana e Xanddy Harmonia e artistas e bandas locais.
A programação no espaço Vem Pra Madre, no bairro da Madre Deus, no domingo (25), ainda será divulgada.
2º Cortejo de Blocos Tradicionais
Sexta-feira de pré-Carnaval (23) é dia de cortejo carnavalesco. A concentração é a partir das 16h, na Praça Deodoro com a presença de 18 grupos de blocos tradicionais.
O percursos segue pela Rua Grande até a Praça Nauro Machado, na Praia Grande.
Programação
1. Os Tremendões
2. Os Foliões
3. Os Curingas
4. Os Gigantes
5. Os Gladiadores
6. Os Gaviões do Ritmo
7. Renovação do Ritmo
8. Os Diplomáticos
9. Os Apaixonados
10. Indomáveis Show
11. Os Versáteis
12. Show Feras
13. Tradicionais do Ritmo
14. Alegria do Ritmo
15. Companhia do Ritmo
16. Os Diferenciados do Renascer
17. Os Vingadores
18. Tradicional Vinagreira Show
Vem pro Centro
Os três palcos do circuito Vem pro Centro estarão lotados de atrações neste sábado (24), com programações do melhor da tradição do Carnaval maranhense. Blocos tradicionais, organizados, alternativos, afros, bandas e artistas do cenário do reggae irão movimentar o Centro Histórico juntando a beleza arquitetônica com a beleza musical com os artistas e grupos da cidade.
Programação – sábado (24), a partir das 14h
Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado)
14h – Tambor de Crioula Arte Nossa
15h – Bloco Tradicional Príncipe de Roma
16h – Bloco Afro Netos de Nanã
17h – Bloco Tradicional Alegria do Ritmo
18h – Bloco Afro Omnirá
19h – Bloco Tradicional Os Tremendões
Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae)
14h – DJ Josias Medalha
14h45 – DJ Carlos Mafra
15h30 – DJ Waldiney
16h – Show Guetos
17h – DJ Helena Melo
17h30 – Show Capital Roots
18h30 – Prévia do Bloco Cururupu
19h – DJ Mulher Maravilha
Dança Black Woman
Dança Garotinhos Beleza
Dança Reggae Mania
Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina)
14h – Bloco Organizado Unidos da Vila Isabel
15h – Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca
16h – Banda da Confraria do Copo
17h – Samba de Reis
18h – Banda Vagabundos do Jegue
19h – Bloco Só Safados
Vem Pro Mar (Av. Litorânea) – domingo (25), a partir das 14h
14h – Baile do PV
15h – Confraria do Copo
16h – Chiclete com Banana
17h – Nandá Furttado
18h – Ivete Sangalo
19h – Erick Andrade
20h – Xanddy Harmonia
A Rádio Timbira FM – 95,5 MHz transmite, nesta quarta-feira (21), o clássico Moto Clube e Sampaio Corrêa, pela quarta rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026.
A transmissão inicia às 19h e prossegue até às 22h.
Também acompanha os demais jogos da rodada que acontecerão nesta quarta (21) e quinta-feira (22).
Quarta Rodada
(Quarta-feira, dia 21 de janeiro)
– 16h – Tuntum X Imperatriz, no estádio Rafael Seabra (Tuntum)
– 19h30 – Moto Club X Sampaio Corrêa, no estádio Castelão (São Luís)
– 19h30 – Maranhão (MAC) X ITZ, no estádio Nhozinho Santos (São Luís)
(Quinta-feira, dia 22 de janeiro)
– 19h30 – Luminense X IAPE, no estádio Nhozinho Santos (São Luís)
Equipe de esporte Timbira FM na transmissão de Moto X Sampaio
Narração: Roberto Ramos (no estádio)
Comentários: Edivan Fonseca (no estádio)
Reportagens: Daniel Amorim e Noel Soares (no estádio)
Plantão: Natalhi Ribeiro (no estúdio)
Coordenador de Esporte: Daniel Amorim
Classificação no Campeonato Maranhense 2026
1 – Luminense – 6 pontos
2 – Moto Club – 5 pontos
3 – Sampaio Corrêa – 5 pontos
4 – MAC – 4 pontos
5 – IAPE – 4 pontos
6 – Imperatriz – 4 pontos
7 – Tuntum – 3 pontos
8 – ITZ Sport – 1 pontos
Com a acompanhar a cobertura da segunda rodada do Maranhense 2026
facebook.com/radio.timbira
instagram.com/radiotimbira
radios.com.br/play/14493
radiotimbira.ma.gov.br
x.com/radiotimbira
youtube.com/@TVTimbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas
O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA) ajuizou Ação Civil Pública contra a BRK Ambiental – Maranhão S.A. por reajustes considerados indevidos nas contas de água de consumidores dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
A ação questiona dois aumentos tarifários aplicados pela concessionária. O primeiro, de 5,35%, foi anunciado nas faturas de setembro de 2025, com aplicação a partir da referência de outubro do mesmo ano, mesmo após o pedido ter sido indeferido por unanimidade pelo Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico (CISAB), órgão regulador responsável pelo serviço.
Posteriormente, a BRK passou a informar uma nova “revisão tarifária” de 4,09%, comunicada em momentos distintos nos dois municípios, sem esclarecimentos adequados à população. Segundo o Procon/MA, os reajustes impactaram diretamente o valor final das faturas, inclusive em casos em que não houve aumento de consumo, o que caracteriza cobrança indevida.
afirma que a medida judicial busca garantir o respeito à legalidade e aos direitos dos consumidores.
O presidente em exercício do Procon/MA, Ricardo Cruz, afirma que a medida tem como foco a proteção coletiva. “Quando identificamos um número significativo de reclamações e um impacto direto no orçamento das famílias, é nosso dever agir de forma firme”.
Na Ação Civil Pública, o órgão requer a suspensão imediata dos reajustes, o reconhecimento da ilegalidade da conduta da concessionária, a cessação definitiva de cobranças sem autorização do órgão regulador e a restituição dos valores pagos indevidamente pelos consumidores, além de outras medidas voltadas à proteção dos direitos coletivos.
Entre setembro de 2025 e janeiro de 2026, o Procon/MA registrou 98 reclamações formais relacionadas à cobrança indevida ou abusiva nas faturas da BRK, o que, de acordo com o órgão, demonstra que não se trata de situações isoladas, mas de um problema com impacto coletivo relevante.
O Procon/MA orienta que os consumidores que se sentirem prejudicados continuem formalizando suas reclamações por meio dos canais oficiais do órgão, ressaltando que os registros fortalecem a atuação institucional e garantem o acompanhamento individual de cada demanda.
Motoristas do Maranhão já colhem os resultados da nova política do Governo do Brasil que garante a renovação automática e gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons condutores.
Até 14 de janeiro, 4.987 maranhenses tiveram o documento renovado sem a necessidade de deslocamento às unidades do Departamento Estadual de Trânsito no Maranhão (Detran-MA) ou pagamento de taxas, o que representa uma economia de mais de R$ 4 milhões para a população do estado.
A iniciativa, que entrou em vigor na última sexta-feira (9), beneficia motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses e estão inscritos no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC).
Como funciona
A renovação automática ocorre diretamente na base nacional de dados e dispensa a etapa tradicional de comparecimento ao Detran. O documento atualizado fica disponível no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, onde também passa a constar o selo de Bom Condutor como reconhecimento pelo comportamento responsável no trânsito.
Brasil
Em todo o país, 323.459 pessoas já foram beneficiadas pela medida, gerando uma economia total de R$ 226,3 milhões para a população brasileira.
Quem não é elegível
A renovação automática, no entanto, não se aplica a todos os condutores. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício. Já os condutores a partir dos 50 anos podem aproveitar uma única renovação automática da CNH quando o documento vencer, sem taxas ou exames.
O benefício é pessoal e só pode ser usado uma vez. Também ficam fora da medida os condutores com prazo de validade da CNH reduzido por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde, assim como os motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias, conforme prevê a legislação de trânsito.
O Governo do Maranhão vai instalar antenas Starlink em cerca de 500 escolas da Rede Pública Estadual que ainda não tem acesso à Internet. Ao todo, são 1.071 unidades escolares estaduais.
Com a medida, o Maranhão passará a contar com 100% de cobertura Wi-fi no sistema de ensino público estadual.
As antenas começam a ser instaladas neste semestre de 2026.
O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Leandro Bello, explicou que a escolha da tecnologia garante conexão mesmo em áreas de difícil acesso.
“As antenas Starlink permitem levar internet de alta velocidade para escolas localizadas em regiões remotas, onde outras soluções não chegavam. Isso assegura estabilidade, qualidade de acesso e condições reais para o uso pedagógico da tecnologia”, informou.
Tablets
O Governo do Maranhão está realizando, também, a entrega 250 mil tablets para estudantes da rede estadual de ensino, incluindo os do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Também recebem este benefício os estudantes que concluíram o 3º ano do ensino médio na rede estadual de ensino em 2025.
Entre os professores, então sendo distribuídos 30 mil chromebooks, todos com internet pronta para uso.
Os aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até 14 de fevereiro para pedir o ressarcimento.
O presidente do INSS, Gilberto Waller, cerca de 6,2 milhões de beneficiários contestaram descontos indevidos do INSS, dos quais 4,1 milhões de beneficiários já foram ressarcidos, em valores que somam R$ 2,8 bilhões.
“O governo estima, no entanto, que ainda existam 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução”, informa Gilberto Waller.
O esquema de descontos indevidos foi revelado pela Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU), que identificou fraudes em Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) firmados entre o INSS e entidades associativas. As investigações levaram ao afastamento de parte da cúpula do instituto em abril.
De acordo Gilberto Waller, o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal estão unidos no trabalho de rastreamento dos recursos desviados e na determinação de entrar com ações na Justiça para recuperar o dinheiro.
Os beneficiários podem abrir pedidos de ressarcimento pelos canais oficiais do INSS:
- Aplicativo ou site Meu INSS, com login no Portal Gov.br;
- Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;
– Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades.
Nesta segunda-feira (19) será realizada a formatura de novos 686 policiais militares maranhenses. A solenidade, na sede do comando geral da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), no bairro do Calhau, em São Luís, inicia às 17h com a presença do governador Carlos Brandão.
Serão promovidos 145 oficiais e 439 praças, Outros 102 praças terão promoção por critério de bravura.
Do total de promoções previstas, cinco oficiais serão elevados ao posto de coronel, enquanto 67 militares ascenderão ao posto de 2º tenente, que marca o ingresso na carreira de oficial.
Desde 2022, o Governo do Estado efetivou 4.414 promoções na PM-MA e 706 no Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBM-MA).
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas