Uma aposta de Açailândia, cidade da Região Tocantina, foi uma das duas a ganhar o prêmio principal do concurso 3506, da Lotofácil acumulada, sorteado na noite de quarta-feira (14). A outra aposta foi da cidade de São Bernardo d Campo, em São Paulo. As duas apostas foram feitas em canais eletrônicos e cada uma recebe R$ 2.706.729,60.
Os números sorteados foram: 1 – 2 – 4 – 8 – 9 – 10 – 11 – 12 – 13 – 16 – 17 – 18 – 19 – 20 – 22
Apostas foram premiadas no concurso 3587
Como jogar na Lotofácil
Na Lotofácil, é preciso marcar entre 15 e 20 números dentre os 25 disponíveis no volante. Também é possível optar pela Surpresinha: nessa modalidade, os números são escolhidos pela Caixa Econômica Federal, que administra a loteria.
São premiadas as apostas que acertarem 11, 12, 13, 14 ou 15 números.
O Luminense conquistou sua segunda vitória na Série A do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026 e é o líder do torneio.
O time de Paço do Lumiar venceu o Imperatriz por 1 a 0, em duelo válido pela segunda rodada do Estadual.
A partida foi realizada na quarta-feira (14), no estádio Dário Santos, em São José de Ribamar.
O único gol do jogo foi marcado pelo atacante Índio Potiguar, no primeiro tempo.
A Rádio Timbira FM – 95,5 MHz acompanhou, na quarta-feira (14), os quatro jogos da segunda rodada do campeonato com transmissão do jogo IAPE 0 X 0 Sampaio Corrêa.
Todos Os jogos começam às 19h30, à exceção da partida Luminense X Imperatriz, que inicia às 15h30 (portões Fechados).
IAPE X Sampaio Corrêa
A partida IAPE 0 X 0 Sampaio Corrêa foi no estádio Castelão, em São Luís
O jogo foi equilibrado com o Sampaio Corrêa tendo maior com posse de bola, mas sem passar pela defesa do IAPE.
O IAPE apostou em defender e se mostrou satisfeito com o resultado contra o Sampaio.
Equipe esportiva Timbira FM
Narração: Roberto Ramos (no estádio)
Comentários: Edivan Fonseca (no estádio)
Reportagens: Noel Soares (no estádio)
Plantão: Edivan Fonseca (no estádio)
Coordenador de Esporte: Daniel Amorim
ITZ Sport X Moto Club
ITZ Sport e Moto Club empataram em 1 a 1, em partida realizada no estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz.
O time motense abriu o placar no primeiro tempo com o atacante Jean, enquanto o ITZ Sport empatou com Kaká.
MAC X Tuntum
O Maranhão Atlético Clube (MAC) conquistou sua primeira vitória no campeonato ao vencer o Tuntum por 3 a 1 em duelo válido pela segunda rodada.
O jogo foi realizado no estádio municipal Nhozinho Santos, em São Luís. A equipe atleticana dominou as ações e confirmou o triunfo com autoridade diante da torcida.
Classificação no Campeonato Maranhense 2026
1 – Luminense – 6 pontos
2 – MAC – 4 pontos
3 – IAPE – 4 pontos
4 – Moto Club – 2 pontos
5 – Sampaio Corrêa – 2 pontos
6 – ITZ Sport – 1 pontos
7 – Imperatriz – 1 pontos
8 – Tuntum – 0 pontos
3ª Rodada
Sábado (17), 19h30 – ITZ x Imperatriz – estádio Frei Epifânio (Imperatriz)
Domingo (18), 15h30 – Tuntum x IAPE – Rafael Seabra (Tuntum)
Domingo (18), 16h – Luminense x Moto Club – Dário Santos (São José de Ribamar)
Domingo (18), 16h – Sampaio Corrêa x Maranhão (MAC) – Castelão (São Luís)
Um dos eletrodomésticos que mais pesam na conta mensal de energia é a geladeira. Além de funcionar 24 horas por dia, o abre e fecha da porta do equipamento pelas pessoas da casa levam ao aumento do consumo de eletricidade.
Por essa razão, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está orientando os cidadãos que boas práticas de instalação, uso e manutenção ajudam a reduzir o consumo, além de evitar desperdícios e prolongar a vida útil do aparelho.
Dicas
A primeira dica é que a geladeira não deve ficar colada à parede nem ser instalada em espaços muito estreitos. Componentes como o compressor e o condensador precisam de espaço para liberar o calor gerado durante o funcionamento. Quando essa ventilação é prejudicada, o motor trabalha mais para manter a temperatura interna, o que aumenta o consumo.
O Inmetro recomenda seguir as instruções do fabricante que, em geral, indicam uma distância mínima de cerca de 15 centímetros das paredes.
Outra orientação importante, é evitar abrir a porta da geladeira com frequência ou mantê-la aberta por muito tempo. Esse hábito permite a entrada de ar quente, o que exige maior esforço do sistema de refrigeração.
Para reduzir o consumo, o Inmetro sugere que o ideal é organizar os produtos, abrir a porta apenas quando necessário e evitar guardar alimentos ainda quentes no interior do aparelho. Deve-se também verificar regularmente a borracha de vedação, porque desgastes e frestas comprometem a eficiência e elevam o gasto de energia.
De acordo com o Instituto, a limpeza do condensador, chamado serpentina, que está localizado na parte traseira da maioria dos modelos, é fundamental para o bom desempenho da geladeira, uma vez que o acúmulo de poeira e gordura dificulta a liberação de calor e pode aumentar o consumo.
Uma prática adotada por muitas pessoas, que é secar roupas atrás da geladeira, é considerada totalmente inadequada pelo Inmetro, porque bloqueia a saída de calor, reduz a ventilação e prejudica o funcionamento do equipamento. O Instituto reforça que a adoção desses cuidados contribui para um consumo mais eficiente, reduz a conta de energia e ajuda a manter o eletrodoméstico em boas condições por mais tempo.
O Inmetro reforça ainda que ao comprar uma geladeira, o cidadão deve verificar na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) o consumo mensal e dar preferência aos modelos mais eficientes., “uma vez que a eficiência energética faz diferença na conta de energia”.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) inicia a programação da Campanha Janeiro Branco no Maranhão, nesta quarta-feira (14), com a abertura do Seminário de Experiências Exitosas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), evento que prossegue até quinta-feira (15).
O seminário marca o início das atividades da Campanha Janeiro Branco 2026 e acontecerá das 8h30 às 17h30, no Instituto Navigare (Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 22 – Cohafuma), em São Luís.
O evento é destinado a coordenadores e profissionais dos serviços de Saúde Mental dos 217 municípios maranhenses.
Janeiro Branco
O Janeiro Branco é uma campanha nacional para conscientizar sobre a importância da saúde mental e emocional.
Neste ano de 2026, a Campanha Janeiro Branco traz o slogan “De Janeiro a Janeiro: por um Maranhão de afetos – Saúde Mental em Movimento”.
Com foco na valorização dos vínculos afetivos, a iniciativa tem como objetivo trabalhar as relações humanas e a cultura como elementos fundamentais do cuidado em saúde.
Seminário
O seminário organizado pela SES promove o fortalecimento da RAPS no Maranhão por meio do encontro entre gestores e trabalhadores, incentivando a troca de experiências exitosas, a qualificação da gestão e a consolidação de práticas alinhadas à equidade, à integralidade do cuidado e à redução de barreiras de acesso.
Entre os objetivos do evento estão:
– Valorizar e dar visibilidade às boas práticas em saúde mental desenvolvidas nos municípios; fortalecer a gestão municipal e estadual da RAPS;
– Estimular práticas de cuidado territorializadas, municipalizadas e regionalizadas;
– Fomentar o protagonismo de usuários, familiares e comunidades; além de servir como espaço para a qualificação do cuidado em liberdade e para o fortalecimento da articulação em rede.
O governador Carlos Brandão recebeu, na terça-feira (13), a visita de cortesia do ex-presidente da República, José Sarney, no Palácio dos Leões, em São Luís.
Durante o encontro, eles conversaram sobre os avanços do Governo do Maranhão em 2025.
Entre as autoridades presentes estiveram a secretária de Estado Chefe do Gabinete do Governador, Luzia Frazão Waquim, e o presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Kécio Rabelo.
Durante a reunião, o governador Brandão destacou a parceria mantida ao longo do último ano, com ênfase na atuação de Sarney junto ao Governo Federal para viabilizar a liberação de recursos destinados à conclusão da expansão da Avenida Litorânea, considerada uma das principais obras de mobilidade urbana da capital maranhense.
Segundo o governador, o apoio do ex-presidente foi fundamental para garantir a autorização do projeto junto ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Nós tivemos uma boa parceria administrativa e política. O presidente Sarney teve um papel muito importante na liberação do projeto e dos recursos para concluir a expansão da Litorânea. Isso garantiu que fizéssemos essa obra tão importante de mobilidade para a Grande Ilha”, afirmou Brandão.
O governador ressaltou ainda que o encontro serviu para fazer um balanço das ações realizadas em 2025 e para discutir as perspectivas para o ano de 2026, e destacou a importância das orientações e conselhos do ex-presidente, ressaltando sua experiência na vida pública nacional.
“Respeitamos muito a experiência que o ex-presidente José Sarney tem de Brasil. Suas ponderações são sempre importantes para fazermos nossas reflexões e seguir com uma boa gestão, entregando obras e ações que melhoram a vida do povo do Maranhão”, disse.
Durante a visita, José Sarney elogiou o desempenho do governador e explicou que a visita teve como objetivo retribuir o encontro realizado por Brandão no fim do ano passado, além de manifestar apoio ao governo estadual. “Hoje vim visitar o Brandão, que é um dos governadores mais aprovados pelo povo do nosso estado, e isso deve ser motivo de orgulho para todos nós. Ele tem um espírito conciliador, e hoje, venho louvar o que ele está fazendo pelo nosso estado e prestar apoio ao excelente trabalho que ele vem realizando”.
As programações do pré-Carnaval do Maranhão 2026, para o próximo fim de semana, em São Luís, foram divulgadas, pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura.
A festa inicia na sexta-feira (16) e prossegue no sábado (17) e domingo (18).
São 3 circuitos: Vem Pro Centro (área da Praia Grande, no sábado), Vem Pra Madre (bairro da Madre Deus, domingo) e Vem para o Mar (na Av. Litorânea, no domingo).
Paralelo a programação nos três circuitos, o Governo do Maranhão promove festa de dois blocos da Madre Deus, com cortejo pelas ruas do bairro, iniciando sempre por volta das 17h. O Máquina de Descascar Alho sai no sábado (17) e o C de Asa no Domingo (18).
Cortejo Deodoro/Praia Grande na sexta (16)
Na sexta-feira (16), a partir das 17h, acontece o tradicional Cortejo Deodoro/Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.
A concentração é na Praça Deodoro, com percursos pela Rua Grande, Praça João Lisboa e Beco da Pacotilha até a Praia Grande.
São 18 atrações programadas para abrir a temporada dos desfiles carnavalescos de 2026 e encantar a todos com a batucada que só tem no Maranhão.
A programação do cortejo acontece, também, nos dias 23 e 30 de janeiro, com grande destaque para participação dos blocos tradicionais e afro.
Programação do 1º Cortejo de Blocos Tradicionais, na Sexta-feira (16)
Bloco Tradicional Os Vampiros
Bloco Tradicional Príncipe de Roma
Bloco Tradicional Kambalacho do Ritmo
Bloco Tradicional Originais do Ritmo
Bloco Tradicional Os Fanáticos
Bloco Tradicional Os Guardiões
Bloco Tradicional Magnatas Show
Bloco Tradicional Bloco da APAE
Bloco Tradicional Os Lobos
Bloco Tradicional Os Trapalhões
Bloco Tradicional Os Guerreiros
Bloco Tradicional Dragões da Liberdade
Bloco Tradicional Os Brasinhas
Bloco Tradicional Os Baratas
Bloco Tradicional O Tropicais do Ritmo
Bloco Tradicional Os Fenomenais
Bloco Tradicional Falcão de Prata
Bloco Tradicional Reis da Liberdade
Blocos Tradicionais
Os blocos tradicionais fazem parte da identidade cultural de São Luís, trazendo ritmo, cor e vitalidade aos carnavais da Ilha desde a década de 1920.
Segundo historiadores, na década de 1940 foram criados os primeiros concursos, e com o passar dos anos, os desfiles competitivos nas praças João Lisboa e Deodoro.
A cadência rítmica desses blocos é única é resultado da fusão de uma ampla gama de instrumentos, como tambores contratempo, cabaças, reco-recos, agogôs, ganzás, maracás, rocas, apitos e afoxés.
Recentemente, instrumentos de corda como banjo, violão e cavaquinho também foram incorporados, enriquecendo ainda mais a musicalidade desses blocos.
O som dos tambores feito com as mãos espalmadas dão total charme e especificidade aos blocos tradicionais, assim como o figurino próprio, exuberante, opulento, que dão o tom dessa manifestação singular do Carnaval maranhense.
Vem Pro Centro
No sábado (17), a partir das 14h, será realizado o Circuito Vem Pro Centro com uma programação animada e diversificada em três pontos distribuídos em três palcos:
– Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado);
– Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina);
-Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae).
Programação Circuito Vem Pro Centro, no sábado (17)
Palco Waldecy Vale (Praça Nauro Machado)
14h – TC Maracrioula
15h – Bloco Tradicional Os Vampiros
16h -Bloco Afro Akomabu
17h – Bloco Tradicional Show Feras
18h – Bloco Afro GDAM
19h – Bloco Tradicional Originais do Ritmo
Palco Fuzileiros da Fuzarca (Beco Catarina Mina)
14h – Samba da Tamarineira
15h – Bicicleta do Samba
16h – Banda Os Cuekas
17h – Baile do PV
18h – Bicho Terra
19h – Bloco 100 Sigilo
Palco Célia Sampaio (Praça do Reggae)
14h – DJ Joanna Meury
14h45 – DJ Janah
15h30 – DJ Neturbo
16h – Show Banda 98
17h – DJ Elizabeth Lago
18h – Prévia do Bloco do Reggae
18h30 – Dj Jorge Black
19h – Show Raiz Tribal
Dança Nilda Coelho & Antônio
Dança Maria Antônia & Zé Luís
Vem Pro Mar
No domingo (18), começa o Circuito Vem Pro Mar, a partir das 14h.
Programação Circuito Vem Pro Mar, no domingo (18)
14h – JegueFolia
15h – Blocão VDS
16h – Bell Marques
17h – Banda CDC
18h – Mix In Brazil
19h – Léo Foguete
Vem Pra Madre
Onze atrações carnavalescas diversas estarão distribuídas em dois palcos neste domingo (18), a partir das 17h, no bairro Madre Deus.
Os grupos de vários segmentos, como: tambor de crioula, grupos de samba, blocos alternativos, blocos tradicionais, shows de artistas locais se apresentarão em dois palcos montados no Largo de São Jorge (perto da Casa Barrica) e no Ponto de Fuga.
Programação
Palco São Jorge
17h – Tambor de Crioula Arte Nossa
18h – Banda das Peruas
19h – Grupo Reflexão
20h – Marabloco
21h – Grupo Vamu di Samba
Palco Ponto de Fuga
17h – Bloco Afro Netos de Nanã
18h – Bloco Tradicional Os Trapalhões
19h – Escola Turma da Mangueira
20h – Show Neggo Maravilha
21h – Grupo Sindicato do Samba
22h – Show Fábio Alta Tensão
A Rádio Timbira FM – 95,5 MHz acompanha, nesta quarta-feira (14), os quatro jogos da segunda rodada do Campeonato Maranhense de Futebol Masculino 2026, com transmissão do jogo IAPE X Sampaio Corrêa.
Todos Os jogos começam às 19h30, à exceção da partida Luminense X Imperatriz, que inicia às 15h30 (portões Fechados).
IAPE X Sampaio Corrêa
A partida IAPE X Sampaio Corrêa será no estádio Castelão, em São Luís
A transmissão da Timbira FM começa às 19h e encerra às 22h.
Equipe esportiva Timbira FM
Narração: Roberto Ramos (no estádio)
Comentários: Edivan Fonseca (no estádio)
Reportagens: Noel Soares (no estádio)
Plantão: Edivan Fonseca (no estádio)
Coordenador de Esporte: Daniel Amorim
Maranhão X Tuntum
O jogo, no estádio Nhozinho Santos (São Luís).
Reportagens: Natalhi Ribeiro (flashes do estádio)
Segunda rodada (quarta-feira, dia 14, às 19h30)
Moto Club X ITZ Sport
Estádio Frei Epifânio, em Imperatriz
Luminense X Imperatriz
Estádio Dário Santos, em São José de Ribamar (portões fechados)
MAC X Tuntum
Estádio Nhozinho Santos
IAPE X Sampaio
Estádio Castelão
Classificação no Campeonato Maranhense 2026
1 – Luminense – 3 pontos
2 – IAPE – 3 pontos
3 – Imperatriz – 1 pontos
4 – MAC – 1 pontos
5 – Moto Club – 1 pontos
6 – Sampaio Corrêa – 1 pontos
7 – ITZ Sport – 0 pontos
8 – Tuntum – 0 pontos
Com a acompanhar a cobertura da segunda rodada do Maranhense 2026
facebook.com/radio.timbira
instagram.com/radiotimbira
radios.com.br/play/14493
radiotimbira.ma.gov.br
x.com/radiotimbira
youtube.com/@TVTimbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas
O Relatório da Distribuição Pessoal da Renda e da Riqueza da População Brasileira aponta que as mulheres negras estão na base da pirâmide de renda no Brasil, com rendimento médio anual de cerca de R$ 20 mil aproximadamente metade da média nacional. O estudo é do Ministério da Fazenda.
A renda média anual no Brasil gira em torno de R$ 40 mil. Homens negros ficam abaixo desse valor, mulheres brancas se aproximam da média, e os maiores rendimentos estão concentrados entre os homens brancos, que superam R$ 60 mil por ano.
Grupo mais rico e mais pobre
No grupo de 10% mais pobres no Brasil mulheres negras representam 39,8% desse grupo
Já no grupo dos 10% mais ricos a porcentagem cai para 9,4%
Entre os 10% mais ricos do Brasil, os homens brancos concentram 42,2% da renda
Já entre os mais pobres, os homens brancos representam 10,3% do grupo
Brasil concentra maiores riquezas
Esse cenário racializado da renda convive com uma das maiores concentrações de riqueza do mundo. Segundo o mesmo relatório, o 1% mais rico do Brasil detém 37,3% de toda a riqueza declarada no Imposto de Renda de 2023. Quando se amplia o recorte, os 10% mais ricos concentram 64,2% da renda declarada, sendo que mais da metade desse volume está nas mãos do grupo mais abastado.
Impostos pagos pelos mais ricos
A Secretaria de Política Econômica (SPE) identificou que a maior alíquota média efetivamente paga foi de 12%, entre os 93% mais ricos. Já os 0,01% mais rico da população paga ainda menos, apenas 4,6% de impostos.
As vitórias de O Agente Secreto no Globo de Ouro 2026 podem indicar boas chances do filme brasileiro participar do Oscar, segundo a revista Variety, dos Estado Unidos da América (EUA).
A votação final que indicará os concorrentes ao Oscar começa no dia 26 de fevereiro e vai até 5 de março
A cerimônia de entrega das estatuetas acontece no dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Posição da Revista Variety
A Variety é uma das publicações mais influentes do mundo sobre a indústria do entretenimento, frequentemente chamada de “a bíblia de Hollywood”.
De acordo com a revista o Globo de Ouro “raramente define como será o Oscar”, mas ajuda a entender onde estão as disputas.
Ao vencer melhor filme em língua não-inglesa e melhor ator em filme de drama, o longa brasileiro teria crescido na corrida para o prêmio. “Uma combinação que espelha o sucesso recente de “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, no ano passado, com Fernanda Torres”, escreveu a revista.
Para a Variety, o resultado do Globo de Ouro coloca o filme brasileiro “a um passo da disputa de melhor filme, ultrapassando ‘Foi Apenas um Acidente’, de Jafar Panahi. A vitória foi especialmente importante para Moura, depois de não ter sido indicado ao prêmio de Melhor Ator e de não ter entrado na lista de indicados ao BAFTA”.
Com isso, a revista americana atualizou as previsões para o Oscar. Na nova lista, “O Agente Secreto” se tornou favorito na categoria de melhor filme internacional e aparece entre os possíveis indicados a melhor filme.
Wagner Moura também está nas previsões de indicados a melhor ator, mas a revista ainda aposta na vitória de Ethan Hawke (“Blue Moon”).
O Maranhão contará com a oferta de 8,8 mil vagas no processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026. Dessas, 6.098 serão disponibilizadas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e 2.779 pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).
No total, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou mais de 274 mil vagas em todo o Brasil.
A edição é considerada a maior da história do programa, com a participação de 136 instituições de ensino superior e a oferta de 7,3 mil cursos disponíveis em 587 municípios, ampliando o acesso à educação superior pública e de qualidade.
Leia mais: Sisu 2026 ofertará 274,8 mil vagas
IFMA
Entre as vagas ofertadas pelo IFMA, alguns dos cursos com mais oportunidades são: Sistemas de Informação, Engenharia Industrial Elétrica e Matemática.
UFMA
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) é a instituição que oferece o maior número de vagas no estado, com 6.098 oportunidades.
Entre os cursos com mais vagas ofertadas na universidade estão: interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e área básica de ingresso (ABI) em computação e inteligência artificial.
Pé-de-Meia Licenciaturas
No total, os candidatos do Maranhão poderão concorrer a 3.362 vagas em cursos presenciais de licenciaturas para receber bolsas do Pé-de-Meia Licenciaturas.
O programa oferta um incentivo financeiro de R$ 1.050, sendo R$ 700 com saque imediato e R$ 350 como poupança, com saque após o ingresso como professor em uma rede pública de ensino.
Para participar, o estudante precisa ter obtido nota média igual ou superior a 650 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ser aprovado, se matricular no curso e se inscrever, posteriormente, no Pé-de-Meia Licenciaturas.
Brasil
Em todo o Brasil, a universidade com o maior número de vagas ofertadas é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 9.120 vagas. Em seguida está a Universidade Federal Fluminense (UFF), com 8.931; a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), 8.005; e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com 7.477 vagas.
Entre os cursos, pedagogia é o que conta com o maior número de oferta de vagas, com 10.145 em todo o país. Em seguida estão administração (9.462), matemática (9.332) e ciências biológicas (8.972).
Sisu: confira os 10 cursos e instituições com mais vagas ofertadas
Inscrições
As inscrições para o Sisu 2026 serão abertas no período de 19 a 23 de janeiro e devem ser realizadas, exclusivamente, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso.
Assim como em 2025, esta edição do Sisu terá somente uma etapa de inscrição para as vagas ofertadas pelas instituições participantes. Dessa forma, os inscritos concorrerão, em um único processo seletivo, às vagas disponibilizadas para todo o ano letivo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 de janeiro de 2026. Todos os estudantes selecionados dentro das vagas disponíveis, tanto na chamada regular quanto por meio da lista de espera, deverão realizar a matrícula na instituição no período indicado no edital.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e atualmente está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de educação superior do Brasil que aderiram ao processo seletivo vigente. A maioria das instituições participantes é da rede federal de ensino, com destaque para universidades e institutos federais.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas