Conversando com o governador
14/03/2022 - comunicacao

O Governo do Maranhão marca presença em vários municípios com entrega de obras e ações em prol das pessoas

14/03/2022

LEIA MAIS
7/03/2022 - comunicacao

Na véspera do Dia das Mulheres, o Governador Flávio Dino enfatiza ações implementadas no seu governo, em especial favor das mulheres

07/03//2022

LEIA MAIS
21/02/2022 - comunicacao

Governador aponta ações em várias regiões do Estado

21/02/2022

LEIA MAIS
14/02/2022 - Cleyanne Teixeira

Geração de emprego é destaque no Conversando com o Governador desta semana

Conversando com o Governador – 14 de fevereiro

5’17”

LEIA MAIS
7/02/2022 - comunicacao

Governador Flávio Dino segue entregando escolas e autorizando obras em várias regiões do Estado

07/02/2022

LEIA MAIS
24/01/2022 - comunicacao

Governo do Estado chega inauguração de 67 restaurantes populares, com 58 mil refeições diárias, e segue em ações por todo Maranhão

24/01/2022

LEIA MAIS
17/01/2022 - comunicacao

A vacinação das crianças de 5 a 11 anos já começou no Maranhão

17/01/2022

LEIA MAIS
10/01/2022 - comunicacao

Vice-governador e equipe de secretários seguem em ações para mitigar os efeitos das inundações nas cidades afetadas, e a equipe de saúde reforça estratégias de vacinação contra covid 19

10/01/2022

LEIA MAIS
27/12/2021 - Cleyanne Teixeira

Expansão da rede de segurança alimentar é destaque no programa

Conversando com o Governador – 27 de dezembro

5’13”

LEIA MAIS
13/12/2021 - comunicacao

Com agenda intensa de trabalho, o Governo do Maranhão avança em várias regiões do estado

13/12/2021

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

UEMA realiza prova do PAES 2026 neste domingo

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) realiza neste domingo (30), o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2026. A prova ocorrerá em etapa única e o resultado final está previsto para 29 de janeiro de 2026.

O exame será aplicado nos campi da UEMA e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul).

A prova do PAES 2026, formada por questões objetivas de múltipla escolha e produção textual, será realizada das 13h30 às 18h30, com fechamento dos portões, impreterivelmente, às 13 horas.

O candidato deverá utilizar caneta esferográfica de corpo transparente e tinta azul ou preta durante toda a prova, inclusive na produção textual.

Os candidatos devem apresentar documento de identificação original com foto ou, alternativamente, os documentos digitais e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital e Registro Geral (RG) digital, cada um em seu aplicativo oficial.

Uma das novidades do PAES 2026 é a ampliação da oferta de cursos de graduação: a Uema passa a ofertar vinte novos cursos presenciais, distribuídos em doze campi, nas áreas de saúde, tecnologia, ciências humanas e ciências sociais.

Os novos cursos são: Administração (Pedreiras), Agronomia (Colinas), Ciências Econômicas (São Luís e Timon), Educação Especial Inclusiva (São Luís), Educação Física Bacharelado (Coroatá e São João dos Patos), Enfermagem (Zé Doca), Engenharia da Computação (Caxias), Fonoaudiologia (Caxias), Inteligência Artificial (São Luís), Letras em Libras (Colinas e Pedreiras), Nutrição (São Bento), Psicologia (São Luís, Balsas e Santa Inês), Serviço Social (São Bento) e Terapia Ocupacional (Caxias e Itapecuru Mirim).

Serão ofertadas 5.980 vagas, sendo 5.130 para a Uema e 850 para a Uemasul. Neste ano, o vestibular adota um novo sistema de vagas, conforme a Medida Provisória nº 497/2025, com reserva de 50% das vagas para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

Dentro desse percentual, metade será destinada a candidatos de famílias com renda per capita igual ou inferior a dois salários mínimos. Também haverá reserva proporcional para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas, de acordo com dados do IBGE, incluídos nos 50% destinados a egressos da rede pública.

Além disso, serão reservadas 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% das vagas nos cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) para candidatos negros.

Prisão de Bolsonaro repercute nos principais jornais do mundo

Por unanimidade, os ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram, nesta semana, referendar as decisões do ministro Alexandre de Moraes que determinaram as execuções das condenações do ex-presidente Jair Bolsonaro e de mais seis réus da trama golpista.

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro teve ampla repercussão na imprensa e entre algumas autoridades internacionais, com a mídia global destacando o ineditismo do caso e as implicações políticas no Brasil.

Entre os veículos de comunicação que destacaram a prisão do ex-presidente da República do Brasil estão o The New York Times e o The Washington Post (Estados Unidos), o The Guardian (Inglaterra), El País (Espanha) e Le Monde (França) que deram amplo espaço à notícia, frequentemente em suas manchetes.

A maioria dos relatos nos veículos de comunicação estrangeiros enfatiza que Jair Bolsonaro foi preso após ser condenado a 27 anos de prisão por uma tentativa de golpe de Estado, um fato inédito para um ex-chefe de Estado brasileiro.

 

The Guardian

O The Guardian afirmou que o ex-presidente cumprirá a pena “em um quarto de 12 metros quadrados em uma base policial na capital, Brasília, após ser condenado por conspiração para um golpe de Estado”.

O jornal britânico afirmou que “a prisão de Bolsonaro gerou júbilo entre os brasileiros progressistas que lembram seus quatro anos de governo como um período calamitoso de devastação ambiental, isolamento internacional e hostilidade às minorias”.

“Centenas de milhares de brasileiros morreram durante o surto de Covid-19, que Bolsonaro foi acusado de ter gerenciado de forma catastrófica com sua postura anticientífica”, acrescentou a matéria.

 

Condenação

Após assinar os mandados de prisão, Moraes pediu a convocação de uma sessão virtual para o julgamento do caso.

O colegiado formou placar de 4 votos a 0 para manter as prisões. Além de Moraes, os votos foram proferidos pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Mais cedo, o trânsito em julgado do processo foi reconhecido por Alexandre de Moraes após o fim do prazo para apresentação de novos recursos, que terminou na quarta-feira (24). O ministro rejeitou os recursos e determinou o início das penas.

No dia 14 deste mês, por unanimidade, a Primeira Turma da Corte rejeitou o primeiro recurso de Bolsonaro e dos demais réus.

(Foto/Capa/Fabio Rodrigues/ Agência Brasil/Arquivo): sede do STF

Seduc abre cadastro antecipado para novos estudantes da rede estadual

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) inicia nesta segunda-feira (24), ao cadastro antecipado para todos os novos estudantes que ingressarão em 2026 na rede estadual de ensino. A etapa, que segue até 7 de dezembro, é fundamental para agilizar as fases seguintes do processo seletivo. O acesso ao sistema de cadastro estará disponível no site da Seduc: https://sistemas.educacao.ma.gov.br/prematricula2026/