Timbira Debate
30/11/2022 - comunicacao

TV TIMBIRA I #DePrimeira com Edivan Fonseca I 30/11/2022

LEIA MAIS
6/06/2022 - comunicacao

TV TIMBIRA I #ComSaúde apresentação Amanda Couto e Aécio Macchi I 06/06/2022

LEIA MAIS
16/03/2022 - comunicacao

TV TIMBIRA I #ComandoDaManhã com Gilberto Lima I 16/03/2022

LEIA MAIS
13/12/2021 - comunicacao

TV TIMBIRA I#AVozDoCampo com Adilson Sousa I 13/12/2021

LEIA MAIS
14/09/2021 - Cleyanne Teixeira

TV TIMBIRA | Assista o De Primeira (14/9) com Gil Porto e Edivan Fonseca

LEIA MAIS
13/09/2021 - comunicacao

TV TIMBIRA | #FiquemEmCasaAprendendo – 13/9/2021

 

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Canetas emagrecedoras: popularização gera alerta para riscos à saúde

Popularizadas por influenciadores e celebridades, as chamadas “canetas emagrecedoras”, como Mounjaro e Ozempic, vêm sendo, cada vez mais, buscadas por pessoas que desejam emagrecer de forma rápida, muitas vezes sem orientação médica e sem nenhum critério.

Diante da procura desenfreada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta sobre a compra e consumo desses medicamentos.

Segundo a Anvisa, a venda e o uso de canetas emagrecedoras falsas representam um sério risco à saúde e é considerado um crime hediondo no país.

A farmacêutica Natally Rosa esclarece que o uso de versões manipuladas ou de origem desconhecida é uma prática perigosa.

A farmacêutica destaca o que deve ser observado na embalagem e no produto para conferir sua autenticidade. “Temos alguns sinais. A própria embalagem já chama a atenção”, afirma.

“Na embalagem tem o número do lote e validade de fácil acesso? Você consegue identificar? A leitura, a descrição do medicamento e o princípio ativo estão bem legíveis? Todas estas informações precisam estar bem visíveis”, alerta Natally Rosa.

A farmacêutica chama a atenção para valores. “Preços muito abaixo do praticado no mercado é um sinal de alerta grave. O medicamento só é vendido com apresentação e retenção da receita médica”.

 

Celebrações de Natal e fim de ano movimentam empresas e órgãos públicos

Empresas privadas e órgãos públicos estão realizando festas de Natal e confraternização de fim de ano, neste mês de dezembro. Nas escolas, hospitais, repartições públicas acontecem brincadeiras como a de “amigo invisível” e eventos como as cantatas natalinas.

Um exemplo foi a cantata natalina para pacientes, acompanhantes e funcionários do Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR) que aconteceu no último fim de semana.

O HGR é um órgão do Governo do Maranhão gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“O evento teve o principal objetivo de proporcionar relaxamento e interação social aos pacientes. Com o momento, visamos promover a reabilitação emocional e física dos pacientes por meio de momentos de lazer e boa música”, disse a diretora administrativa do HGR, Leyna Lima.

A programação teve apoio da Orquestra de Sopros Sesc Musicar, iniciativa cultural do Sesc no Maranhão, que, na ocasião, trouxe o melhor da música natalina, com direito à presença do Papai Noel e votos de alegria e expectativa para o ano que, em alguns dias, irá começar.

Por meio da música, a programação natalina no HGR buscou proporcionar aos pacientes, acompanhantes e profissionais a sensação de bem-estar, impactando diretamente não apenas no processo terapêutico, mas também na diminuição da ansiedade e do estresse, na melhora do humor e na recuperação da saúde.

 

Hospital Dr. Genésio Rêgo

O Hospital Dr. Genésio Rêgo, localizado na Av. dos Franceses, é uma unidade de referência da rede estadual. Oferece atendimento ambulatorial e hospitalar de média complexidade, com a cobertura de especialidades clínicas, cirúrgicas e exames diagnósticos.

O equipamento garante à população maranhense serviços que vão desde ações de prevenção e diagnóstico precoce até procedimentos especializados, terapias renais e exames de imagem avançados.

(Foto/Capa/Divulgação): Cantata Natalina no Hospital Genésio Rego

Ponte JK, entre os estados do Maranhão e Tocantins, é inagurada

A nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o Rio Tocantins, entre os estados do Maranhão e Tocantins, foi inaugurada nesta segunda-Feira (23).

A solenidade entrega aconteceu, nesta segunda-feira (22), às 11h, na cabeceira da ponte localizada no município de Estreito (MA).

O governador Carlos Brandão; o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão participaram da inauguração.

A entrega da ponte, que desabou em dezembro do ano passado, restabelece o tráfego da BR-226, que é essencial para a mobilidade, a economia e a integração nacional.

 

Obra
A obra, feita em tempo recorde, foi executada pelo DNIT com investimento de R$ 171,97 milhões.

Foram cerca de 500 trabalhadores atuando em dois turnos.

Com 630 metros de extensão, a nova ponte foi construída em ritmo acelerado e conta uma estrutura moderna e segura. São duas faixas de rolamento, acostamentos, barreiras de proteção, além de passagem para pedestres.

A obra representa a retomada, com segurança, do fluxo logístico que sustenta o transporte de cargas, a produção agrícola, a atividade industrial e o deslocamento diário de milhares de pessoas entre Maranhão e Tocantins.