A apuração do desfile dos blocos e escolas de samba na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário, em São Luís, será realizado, nesta terça-feira (11), às 13h, no ginásio do Parque do Bom Menino.
Os desfiles foram realizados na sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9).
O público lotou as arquibancadas e camarotes nos três dias do desfile organizado pela Prefeitura de São Luís. Foram disponibilizados 1.600 lugares para as arquibancadas cobertas e 1000 para cadeiras de pista. Além de 500 lugares no espaço preferencial para idosos, deficientes, grávidas e pessoas com criança de colo.
A Passarela do Samba possui 200 metros de comprimento e acomoda até cinco mil pessoas por dia. Há também um camarote institucional para 120 convidados.
Complementando as opções de acomodação, o local dispõe de 19 frisas equipadas com mesas e cadeiras, além de 29 camarotes, garantindo conforto e visibilidade privilegiada para o público.
Lava-pratos em Imperatriz e Guimarães
Depois do balanço positivo do Carnaval do Maranhão 2025, o Governo do Maranhão anunciou o carnaval do Lava-Pratos para os moradores de Imperatriz e Guimarães.
A festa de Carnaval, nos dois municípios acontece no próximo fim de semana, no sábado (15) e domingo (16),
Em Imperatriz será na Avenida Bernardo Sayão.
Em Guimarães será no mais novo cartão-postal do estado, a Praia de Araoca.
O Governo do Maranhão celebrou um recorde do Carnaval 2025 realizado pelo Governo do Estado: 4,5 milhões de foliões passaram pelos circuitos Vem Pro Mar (Av. Litorânea), Vem Pra Madre (bairro da Madre Deus e Rua do Passeio) e mais nas as prévias no circuito Vem Pro Centro (Praia Grande) e Av. Litorânea.
A festa que trouxe visitantes dos quatro cantos do Brasil e do mundo entrou para a história pela grandiosidade de atrações e público.
Para receber os visitantes já no clima, a Secretaria de Turismo do Maranhão (Setur-MA) organizou um receptivo no saguão de desembarque do Aeroporto Marechal Cunha Machado para 6.200 viajantes de 21 voos. Além de abraços e das músicas carnavalescas, durante três dias de ação, foram distribuídos mais 2.500 itens dos kits da marca oficial do ‘Estado da folia e alegria’.
Durante a ação, blocos tradicionais e música ao vivo marcaram o desembarque dos turistas entre os dias 26 e 28 de fevereiro com as apresentações do Bicho Terra, Bloco Os Vampiros e Lamparina. Os grupos mostraram o repertório rico da playlist carnavalesca do Maranhão.
A CCR Aeroportos informou que, no período carnavalesco, de 27 de fevereiro a 04 de março, o fluxo de passageiros, entre embarques e desembarques, foi de mais de 23 mil pessoas no aeroporto de São Luís.
A Lei do Feminicídio completou dez anos de vigência neste domingo (09). Sancionada em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, a norma inseriu no Código Penal o crime de homicídio contra mulheres no contexto de violência doméstica e de discriminação.
Em outubro do ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que ampliou a pena para quem comete o crime. A punição, que variava entre 12 a 30 anos de prisão, passou para mínimo de 20 e máximo de 40 anos.
De acordo com números do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o Brasil registra cerca de 1 mil assassinatos de mulheres por ano.
O banco de dados é mantido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a partir de informações enviadas pelos estados à pasta. Até outubro de 2024, foram registrados no país 1.128 mortes por feminicídio no país.
No Judiciário, também foi registrado um volume alarmante de processos envolvendo feminicídios. No ano passado, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) registrou 8,3 mil processos sobre o assassinato de mulheres. Em 2023, existiam 7,4 mil processos.
As movimentações processuais relacionadas a medidas protetivas previstas na Lei Maria da Penha também foram alvo de análise pelo CNJ. Houve 827,9 mil procedimentos desse tipo em 2024.
De acordo com o CNJ, surgiram no judiciário brasileiro, em 2024, 959,2 mil novos casos de violência doméstica. O número é equivalente a 2,6 novas ações diárias.
Para ampliar o monitoramento da atuação do Judiciário no combate à violência contra a mulher, o Conselho vai lançar na terça-feira (11) um novo painel eletrônico sobre os processos envolvendo violência doméstica.
Com a nova plataforma será possível verificar a atuação individual das varas especializadas em violência doméstica e das unidades judiciárias com competência exclusiva para atuar nesse tipo de processo.
Pequim+30
A Organização das Nações Unidas Mulheres (ONU Mulheres) publicou um relatório que relata retrocessos nos direitos das mulheres.
O documento mostra o balanço da jornada de 159 dos 189 países signatários da Declaração e Plataforma de Ação de Pequim.
As ações dos países membros da ONU serão analisada em Nova York, nos próximos dias, em uma sessão especial da organização, que contará com a participação do Brasil.
* Carlos Brandão
O Carnaval do Maranhão 2025 foi uma explosão de alegria! Mas sabem qual foi o segredo desse sucesso? O povo maranhense! Foi a energia contagiante de cada folião; a animação de quem lotou os circuitos e praças por todo o estado; a dedicação dos artistas e a força dos trabalhadores que fizeram dessa festa a maior da história. Só em São Luís, a folia reuniu cerca de quatro milhões e meio de pessoas, movimentou a economia em aproximadamente R$ 800 milhões e fez a rede hoteleira de nossa capital bater algo em torno de 95% de sua ocupação. Pequenos e microempreendedores venderam mais, o turismo cresceu e todo mundo saiu ganhando. E o melhor: com paz, respeito às diversas manifestações culturais e religiosas – incluindo os retiros espirituais – e muita segurança. Nosso sistema de segurança pública, com cerca de oito mil policiais nas ruas, assegurou uma festa sem grandes ocorrências.
E todos nós sentimos na pele a emoção desse momento. No meio da multidão, nos abastecemos de energia; em cada sorriso, em cada palavra de agradecimento pelo investimento, em cada vibração positiva que presenciamos na avenida lotada; no Centro que festejava; na Madre Deus que renascia. Em todos os cantos, vimos a força do povo maranhense. O entusiasmo de nossa gente – e dos turistas que vieram viver essa festa conosco – fez com que o nosso Carnaval ganhasse reconhecimento nacional como um dos maiores e melhores do Brasil. Esse é o Maranhão que encanta, acolhe e faz história!
Mas se no Carnaval mostramos nossa força e alegria, agora precisamos nos voltar para o compromisso com algo ainda maior: o futuro do planeta. Para os católicos, inicia-se a Quaresma e, com ela, a “Campanha da Fraternidade”, que este ano traz um tema importantíssimo: “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn. 1:31). E, não por acaso, este é o ano em que o Brasil sediará a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, em Belém (PA). A Campanha é uma iniciativa da Igreja Católica, mas seu tema deve abraçar a todos que querem o melhor para nosso planeta, independentemente de sua religião.
O Maranhão está nessa luta. Nosso estado já é referência em ações ambientais. O programa “Floresta Viva Maranhão”, por exemplo, implantou na cidade de São Bento o maior viveiro público do Brasil, com capacidade de produzir mais de um milhão de mudas por ano. Isso significa mais árvores, mais oxigênio e mais desenvolvimento sustentável para nossa gente.
Já o “Maranhão Sem Queimadas” está combatendo os incêndios, formando brigadistas e protegendo nossa biodiversidade. Dois programas muito importantes, que demonstram a nossa luta pela preservação dos biomas locais. A integração dessas ações com a “Campanha da Fraternidade 2025” fortalece o entendimento de que desenvolvimento e sustentabilidade devem caminhar lado a lado. O Maranhão não apenas celebra suas riquezas culturais e econômicas, mas também reafirma o seu papel de protagonista na defesa do meio ambiente.
O Carnaval mostrou do que somos capazes quando estamos juntos. Deixamos uma marca que só foi possível graças ao respeito de cada brincante e à dedicação de todos os profissionais envolvidos na organização.
Agora, é hora de nos unirmos em oração para que, como diz a mensagem do Papa Francisco sobre a “Campanha da Fraternidade”: “(…) as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação; que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações”. Então, vamos usar a energia que empreendemos no início de março para cuidar da nossa terra, das nossas águas, do nosso futuro.
* Governador do Maranhão
A Arquidiocese de São Luís realiza a abertura da Campanha da Fraternidade 2025, no sábado (08), no Ginásio Castelinho.
A concentração tem início às 15h, seguida por missa, presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana, às 17h.
A celebração tem a presença de padres da Arquidiocese e fiéis de 59 paróquias, vindos de 15 municípios.
Presentes autoridades das administrações públicas e representantes de instituições sociais, em um total de 8 mil pessoas.
A Missa é acessível em LIBRAS tanto presencialmente quanto na transmissão pelas redes da Arquidiocese.
CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março.
O evento ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF).
Neste ano, a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.
O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
O governador avaliou como históricos os números do Carnaval do Maranhão 2025, ressaltando que investir em cultura é fortalecer o turismo, os empregos e o bem-estar da população maranhense.
“Foram mais de 4,5 milhões de foliões que curtiram o Pré-Carnaval e o Carnaval nos circuitos Vem Pro Mar, Vem Pro Centro e Vem Pra Madre, fazendo desta festa a maior da história do Maranhão. Nossa capital ficou lotada, com cerca de 95% de ocupação nos hotéis, segundo o Observatório do Turismo, e a expectativa é que o Carnaval gere um impacto econômico de R$ 800 milhões para o nosso estado”, informou o governador.
Em sua publicação, o governador Carlos Brandão também destacou que os seis dias oficiais da folia na capital maranhense foram marcados pela segurança já que foram registradas zero ocorrências policiais graves nos circuitos desde a abertura da programação, na quinta-feira, 27 de fevereiro, até o encerramento, na terça-feira, 4 de março.
Em todo o estado, um efetivo de cerca de 8 mil policiais, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA), foi mobilizado para as ações.
Carlos Brandão também aproveitou para agradecer a todos que contribuíram com o sucesso da festa, incluindo trabalhadores da limpeza urbana, segurança, saúde, vendedores ambulantes, catadores de resíduos, empreendedores do Minha Renda e Mais Renda e fazedores de cultura.
Lava-Pratos
Além de destacar os números positivos do Carnaval do Maranhão 2025 e agradecer a todos os trabalhadores que atuaram na organização e realização da festa, Brandão deu uma boa notícia para os moradores de Imperatriz e Guimarães: as duas cidades terão o famoso Lava-Pratos.
Em Imperatriz, a festa ocorre nos dias 15 e 16, na Avenida Bernardo Sayão. Já em Guimarães, a celebração será no mais novo cartão-postal do estado, a Praia de Araoca.
As apresentações ocorrem a partir das 16h e a programação completa será divulgada nos próximos dias nos canais oficiais do governador Carlos Brandão e do Governo do Maranhão nas redes sociais, bem como na imprensa.
Circuito Vem Pro Mar
A reação do público nos circuitos ao longo dos dias de folia ajuda a explicar o sucesso histórico do Carnaval do Maranhão em 2025.
A estudante universitária de São Luís, Vitória Castro, foi uma das 700 mil pessoas que curtiram o último dia de folia no Circuito Vem Pro Mar, na Terça-feira de carnaval, 4 de março. Ela estava com os amigos em todos os dias de circuito e aprovou a programação. “Um carnaval maravilhoso. Teve a Anitta e agora teve Wesley Safadão cantando todas as minhas músicas favoritas. Amei demais. Esse carnaval foi um sucesso”, relatou.
A técnica de segurança Ana Diniz também passou pelo Circuito Vem Pro Mar e foi só alegria. “Meu amor, como trabalhar num carnaval desse? Carnaval é uma vez por ano, então vamos aproveitar, vamos ser felizes, vir pra Litorânea e brincar com segurança”, disse.
Teve até fã que investiu em fantasia especial para receber bem seu ídolo. Foi o caso do cirurgião-dentista Jonathan Reis cuja roupa fez referência ao clipe Romeu, de Anitta.
“Acompanho o bloco há anos, já fui várias vezes em Salvador e no Rio, mas ter essa experiência na minha cidade é algo incrível. A programação do carnaval de São Luís está impecável, um dos melhores de todos os tempos. Tanto que ninguém precisou viajar, pelo contrário, as pessoas vieram para cá”, disse antes da cantora arrastar uma multidão com seu trio elétrico.
Os artistas que fizeram a festa no circuito também aplaudiram o carnaval do Maranhão 2025. “A gente passou pela Bahia, a gente passou por São Paulo e os caras de lá falando do carnaval do Maranhão. Eu acho que a energia do público de São Luís, do público maranhense, é fora do normal. Isso torna o carnaval de São Luís esse sucesso, essa repercussão toda que a gente está vendo pelo Brasil”, enalteceu o cantor Wesley Safadão.
“Obrigado por estar aqui nesta Terça-feira de carnaval, com essa multidão maravilhosa. Meu coração está aqui, cheio de energias positivas, cheio de grandes lembranças de minha atuação com o Asa de Águia. O carnaval do Maranhão é 10”, disse Durval Lelys durante sua apresentação.
Circuito Vem Pra Madre
De volta ao circuito oficial do Carnaval do Maranhão, o bairro Madre Deus mostrou porque é considerado berço da cultura popular do estado. O Circuito Vem Pra Madre resgatou a tradição dos cortejos de rua do Centro Histórico de São Luís, avivando lembranças de antigos carnavais, enquanto atualizou o espírito da folia tradicional maranhense.
E os foliões, é claro, aprovaram. “Estava demorando para acontecer! É maravilhoso ver essa movimentação de novo, perto de casa”, disse a pedagoga Cláudia Queiroz, moradora do bairro e que acompanhou tudo de camarote, na varanda da sua casa.
Já o farmacêutico Wildemar Simeão e seu irmão improvisaram um espaço especial com lona de cobertura na porta de casa. “Aqui a gente tem uma visão privilegiada da festa. O governador está de parabéns por resgatar esse carnaval na Madre Deus”, afirmou.
Para os artistas que voltaram a desfilar pelas ruas do bairro, o carnaval 2025 também foi de felicidade. Janete Almeida, de 77 anos, integrante do Bloco Organizado Ritmistas da Madre Deus há 17 anos, esbanjou vitalidade e felicidade com o retorno do circuito. “Isso é tudo de bom. Aqui não tem idade para brincar”, disse.
O mesmo sentimento foi compartilhado por Miguel Arcangelo, cadeirante e brincante do Bloco Beatos do Samba. “Desde os 13 anos eu brinco o Carnaval na Madre Deus. Para mim, estar aqui é fácil, é alegria pura!”, contou.
Carnaval do Maranhão 2025
No carnaval do Maranhão 2025, cujo tema foi “Estado da Folia e Felicidade”, a diversão ficou por conta de mais de 300 atrações locais, 30 atrações nacionais e um circuito oficial democrático e acessível. Nas prévias, os foliões puderam curtir os circuitos Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, e Vem Pro Centro, no Centro Histórico de São Luís. No Carnaval propriamente dito, além do Vem Pro Mar, os blocos tradicionais e outras manifestações culturais fizeram a festa no Circuito Vem Pra Madre, no bairro da Madre Deus, resgatando a cultura e a história do carnaval de rua maranhense.
A programação foi dividida em dois momentos. O Pré-Carnaval aconteceu de 1º a 22 de fevereiro. Já o Carnaval foi de 27 de fevereiro a 4 de março. Pela Avenida Litorânea (Circuito Vem Pro Mar), passaram nomes que se apresentaram pela primeira vez no Carnaval do Maranhão como Ivete Sangalo, Anitta e Glória Groove, e artistas que voltaram após o sucesso das apresentações em anos anteriores como: Jorge e Mateus, Wesley Safadão e Zé Vaqueiro.
Já pelos circuitos do Centro de São Luís (Vem Pro Centro e Vem Pra Madre), passaram mais de 90 atrações tipicamente maranhense como blocos organizados, tradicionais, alternativos e afro, tribos de índio, bandas e artistas maranhenses, agremiações carnavalescas, grupos de reggae, tambor de crioula e muitos outros
Neste sábado, dia 8 de março, é celebrando o Dia Internacional da Mulher. E a Rádio Timbira FM homenageia as mulheres do Maranhão, e de todo o mundo, em vários programas.
A diretora Geral da Timbira FM, Maria Spíndola, saúda as mulheres, no dia delas, em nome de toda a equipe da emissora.
No programa Cafeína, por exemplo, os apresentadores Amanda Couto e Aécio Macchi fizeram várias referências a data.
No programa Timbira a La Carte, o radialista Robson Jr. selecionou um cardápio de músicas ligadas às mulheres, entre as quais “Cor-de-rosa choque”, de autoria de Rita Lee e Roberto de Carvalho.
A apresentadora Ana Guimarães também homenageou as mulheres, no Timbira News – 2ª Edição, assim como o jornalista Edvaldo Oliveira, no Timbira News – 1ª Edição
Comemorações
Várias atividades referentes às mulheres estão programadas para este mês. São ações promovidas pelo Governo do Maranhão, por empresas e por instituições como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae Maranhão) e o Sistema S, formado pelo SESC, SESI, Senai e Senac.
Governo do Maranhão intensifica ações de saúde e prevenção para mulheres
Em alusão ao mês dedicado às mulheres e à conscientização sobre o combate ao câncer de colo de útero, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), promove uma série de ações na Região Metropolitana de São Luís e municípios do interior do estado.
A campanha “Março Delas: Por Elas, Com Elas, Para Todas” vai ampliar o acesso a serviços de saúde e prevenção, com foco no bem-estar e na qualidade de vida das mulheres maranhenses.
As atividades iniciaram na sexta-feira (7) na Vila Maranhão, Comunidade Cajueiro, na zona rural de São Luís, próximo ao Posto Roma BR 135. Foram oferecidas consultas em diversas especialidades, incluindo ginecologia, dermatologia e clínica médica.
Entre os serviços disponibilização exames de mamografia, ultrassonografia, exames preventivos, testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia.
Entre os principais destaques da campanha estão as Carretas da Mulher Maranhense, unidades móveis equipadas para realizar exames de Papanicolau, essenciais na detecção precoce do câncer de colo de útero.
Atualmente, o estado dispõe de três dessas unidades móveis, todas com o mesmo padrão de qualidade. Duas atenderão, neste mês, municípios do interior, enquanto a terceira atuará nos municípios que compõem a Grande Ilha, visando ampliar o alcance dos serviços de saúde e assegurar que mais mulheres tenham acesso aos exames preventivos.
Carol Arruda, coordenadora do Viva Mulher, departamento responsável pela Carreta da Mulher, enfatiza a importância da iniciativa. “Um dos direitos básicos que nós, mulheres, temos é o direito à saúde, e a Secretaria Estadual das Mulheres faz de tudo para promover isso, levando para todas as mulheres de todo o nosso Maranhão e da nossa região metropolitana mais saúde, mais informação, com exames de ultrassonografia, papanicolau, mamografia e várias especialidades médicas”, afirmou.
Com a ampliação das unidades móveis e a expansão dos serviços oferecidos, o Governo do Maranhão reafirma seu compromisso em levar saúde e dignidade a todas as mulheres do estado, especialmente às que residem em áreas de maior vulnerabilidade social. A campanha “Março Delas” representa um marco na luta por mais equidade e cuidado integral à saúde feminina no Maranhão.
Programação das ações neste mês
• 07/03: Vila Maranhão;
• 10/03: Timbiras;
• 12/03: Peritoró;
• 13/03: Trizidela do Vale;
• 14/03: São Raimundo Doca Bezerra;
• 17/03: Tutóia;
• 19 e 20/03: Parnarama;
• 22/03: Paço do Lumiar;
• 24/03: Itaipava do Grajaú;
• 26/03: Jenipapo dos Vieiras;
• 27/03: Jenipapo dos Vieiras – Mulheres Indígenas;
• 29/03: Poção de Pedras;
• 31/03: Barra do Corda.
Shopping da Criança promoveu programação alusiva ao Dia da Mulher
O Shopping da Criança, órgão ligado à Secretaria de Estado de Governo (Segov), realizou, nesta sexta-feira (7), uma série de programações alusivas ao Dia da Mulher, celebrado em 8 de março. As atividades são voltadas às mães das crianças em atendimento, profissionais e demais servidoras da pasta.
A programação do Dia da Mulher iniciou às 9h, com uma palestra ministrada pela psicóloga da Casa da Mulher Brasileira, Edla Ferreira, sobre temas como violência contra a mulher, canais de denúncias e outros assuntos referentes à proteção e garantia de direitos às mulheres.
À tarde, a partir das 15h, são palestras com profissionais do Shopping da Criança, atividades com educadores físicos e aulão de zumba para as mulheres presentes.
A folia carnavalesca continua em São Luís neste fim de semana com os desfiles de blocos tradicionais e escolas de samba, na Passarela do Samba Chico Coimbra (Anel Viário), em São Luís. Na fotografia da capa, o desfile da Escola de Samba Favela, que homenageou as toadas de bumba-meu-boi mais famosas do Maranhão.
Promovida pela Prefeitura de São Luís, o desfile iniciou, na sexta-feira (7) e prossegue até domingo (9), sempre a partir das 17h.
Os ingressos para as arquibancadas e cadeiras de pista poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria da Passarela, a partir das 16h, durante os três dias de desfiles.
Serão disponibilizados 1.600 lugares para as arquibancadas cobertas e 1000 para cadeiras de pista. Além de 500 lugares no espaço preferencial para idosos, deficientes, grávidas e pessoas com criança de colo.
A Passarela do Samba possui 200 metros de comprimento e acomoda até cinco mil pessoas por dia. Há também um camarote institucional para 120 convidados.
Complementando as opções de acomodação, o local dispõe de 19 frisas equipadas com mesas e cadeiras, além de 29 camarotes, garantindo conforto e visibilidade privilegiada para o público.
Novidades
Este ano, a programação seguirá da seguinte forma: na sexta-feira (7) e no sábado (8), desfilam os blocos tradicionais do grupo B e as Escolas de Samba.
No domingo (9), será a vez dos Blocos Tradicionais do Grupo A.
A abertura dos desfiles contará com a apresentação das Turmas de Samba Fuzileiros da Fuzarca e Ritmistas da Madre Deus.
“Os desfiles dos blocos tradicionais e escolas de samba celebram a nossa identidade e a nossa cultura e, tenho certeza, será um grande espetáculo”, destacou o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
A iluminação pública na região do Anel Viário também foi reforçada. Um posto médico foi instalado na passarela garantindo atendimentos de emergência, além do suporte de ambulâncias.
Tenda do Tambor
Haverá ainda a apresentação de grupos de Tambor de Crioula, na Tenda do Tambor, localizada no entorno da Passarela.
Sexta-feira (7)
18h – Tambor de Crioula Amor de São Benedito (Fé Em Deus)
19h – Tambor de Crioula Jardim de São Benedito
20h – Tambor de Crioula Divino Salve Liberdade
21h – Tambor de Crioula Catarina Mina
Sábado (8)
18h – Tambor de Crioula Lírio de São Benedito
19h – Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia
20h – Tambor de Crioula Alegria da Ilha
21h – Tambor de Crioula Brilho de São Benedito
Domingo (9)
17h – Tambor de Crioula Lírio de São Benedito da Radional
18h – Tambor de Crioula Milagre de São Benedito
19h – Tambor de Crioula Acorda Povo
20h – Tambor de Crioula Carinho de São Benedito
21h – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes
Programação na Passarela do Samba
Sexta-feira (7)
Abertura
17h – com a Turma de Samba Fuzileiros da Fuzarca
Desfile dos blocos tradicionais do grupo B
18h às 18h20 – Os Gigantes (não concorre)
18h25 às 18h45 – Os Lobos
18h50 às 19h10 – Os Versáteis
19h15 às 19h35 – Falcão de Prata
19h40 às 20h00 – Os Baratas
20h05 às 20h25 – Reis da Liberdade
20h30 às 20h50 – Dragões da Liberdade
20h55 às 21h15 – Alegria do Ritmo
21h20 às 21h40 – Renovação do Ritmo
Desfile das escolas de samba
22h às 23h – Mocidade da Ilha
23h15 às 24h15 – Unidos de Fátima
24h30 às 01h30 – Favela do Samba
01h45 às 02h45 – Turma da Mangueira
03h às 04h – Turma do Quinto
Sábado (8)
Abertura
17h – Turma de Samba Ritmistas da Madre Deus
Desfile dos blocos tradicionais do grupo B
18h às 18h20 – Os Diferenciados
18h25 às 18h45 – Companhia do Ritmo
18h50 às 19h10 ¬- Os Magnatas
19h15 às 19h35 – Os Vingadores
19h40 às 20h00 – Tradicionais do Ritmo
20h05 às 20h25 – Os Gladiadores
20h30 às 20h50 – Vinagreira Show
20h55 às 21h15 – Show Feras
Desfile das escolas de samba
22h às 23h – Túnel do Sacavém
23h15 às 23h15 – Terrestre do Samba
24h30 às 1h30 – Flor do Samba
1h45 às 2h45 – Império Serrano
3h às 4h – Marambaia
Domingo (9)
Desfile dos blocos tradicionais do grupo A
18h às 18h20 – APAE (não concorre)
18h25 às 18h45 – Gaviões do Ritmo
18h50 às 19h10 – Os Apaixonados
19h15 às 19h35 – Os Curingas
19h40 às 20h – Os Guerreiros do Ritmo
20h05 às 20h25 – Os Fanáticos
20h30 às 20h50 – Guardiões
20h55 às 21h15 – Indomáveis Show
21h20 às 21h40 – Os Trapalhões
21h45 às 22h05 – Os Brasinhas
22h10 às 22h30 – Originais do Ritmo
22h35 às 22h55 – Tropicais do Ritmo
23h00 às 23h20 – Kambalacho
23h25 às 23h45 – Os Vampiros
23h50 às 24h10 – Os Tremendões
24h15 às 24h35 – Os Foliões
24h40 às 1h – Príncipe de Roma
Enredos das escolas de samba
Favela de Samba
Enredo: “O Urrou das Toadas no Rufar dos Tambores da Favela”
Compositores: Josias Filho e Luzian Filho
Intérprete: Ivan Coracinha e Carlos Murilo Cacá
Flor do Samba
Enredo: “Firma o Ponto e Viva Angola que Folha Seca Chegou”
Compositores: Guga Martins e Ailson Picanço
Intérprete: Lucas Neto
Turma do Quinto
Enredo: “A Turma do Quinto na Peleja e Folia dos Seus Poetas de Estrelas e Luas”
Compositores: Arthur santos, Jaílson pereira e Josiel costa
Intérpretes: Gabriel Melônio, Arthur Santos, Raul Silva, Alessandra Loba e Luis Carlos Vovô
Marambaia
Enredo: “Aparecida, Padroeira do Brasil, Senhora da Fé e da Alegria”
Compositores: Dennys Melodia e Benedito ribeiro (urubuzinho)
Intérprete convidado: Wander Pires (viradouro a campeã do carnaval carioca)
Intérpretes: Benivaldo, Bulico, Jotha Júnior e Marcos
Turma da Mangueira
Enredo: “Mina, Preta Mina, Dona Catharina”
Compositores: Sílvio Rayol, Diego Silva, Marcos Ribeiro, Daniel Mendes, Berg da Pindoba, Marlon Melo e Walmir Salles
Intérprete: Bruno Costa
Unidos de Fátima
Enredo: “Ubi Italicus Ibi Itália”, A Saga Italiana sob as Bêncãos de Fátima”
Compositores: Ribão d’Ludo, Jeovah França, Riba Palmares, Fábio Hann, Fabiano Almeida
Intérprete: Fabiano Almeida
Mocidade Independente da Ilha
Enredo: “Lua Linda e Bela de Lendas Mitos Crendices e Magias”
Compositores: Laércio belém, Sillva Júnior, Alexandre d’mendes e Wamderley Explosão
Intérpretes: Alexandre d’mendes, Serginho e Cléo
Terrestre do Samba
Enredo: “Das Matas do Itariri a Passarela da Ilusão Tua Arte Carmelita Hoje é Festa e Emoção”
Composição: Júlia Silva, Boby Sam, Diego Silva e Tunai Moura
Iintérprete: Boby Sam
Império Serrano
Enredo “Brinquedo da Emoção a Império Balança Meu Coração”
Compositores: Carlos Boniek, Josiel Costa e Jailson Pereira
Intérprete: Luan Correia
Túnel do Sacavém
Enredo: “Um Paraíso de Águas, de Povo de Fé… E do Carnaval, Chamado Sacavém”
Compositores: Allyson Ribeiro, Gilvan Mocidade e Renato Guimarães
Intérprete: Allyson Ribeiro
Saiba Mais
O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA), apresentou um saldo positivo do trabalho realizado nos circuitos de Carnaval de São Luís.
De acordo com o Ciops, não foram registradas ocorrências graves e os resultados do trabalho integrado das forças de segurança, no Circuito Vem Pro Mar (Av. Litorânea), Vem Pra Madre (bairro da Madre Deus) e Rua do Passeio.
Os registros mais recorrentes foram furtos de celulares, totalizando 116 casos nos circuitos.
Quatro pessoas foram presas por envolvimento nesses crimes. Além disso, houve outras duas prisões em flagrante por importunação sexual, uma na Avenida Litorânea e outra nos circuitos da área central de São Luís.
“Mobilizamos cerca de 8 mil policiais para garantir a tranquilidade dos foliões neste que foi o maior carnaval da história do Maranhão. Nos circuitos, como o da Litorânea, onde tivemos três bases, passaram mais de 4 milhões de pessoas, considerando as prévias. Não tivemos ocorrências graves, e esse resultado se deve ao trabalho das equipes de segurança, a quem parabenizo e agradeço”, destacou o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins.
Durante o período carnavalesco, a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) realizou mais de 58 mil abordagens em todo o estado, sendo 13 mil na Grande Ilha. O efetivo se somou ao da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Centro Tático Aéreo e Perícia Oficial, que também se empenharam em garantir uma festa segura a maranhenses e turistas.
A Polícia Civil do Maranhão também deu apoio ao trabalho ostensivo, inclusive com policiais infiltrados na folia. Os plantões na Grande Ilha e delegacias regionais também contaram com esquema especial, o que foi essencial para o atendimento da população.
Sobre as ocorrências de furto de celular, o delegado-geral da Polícia Civil lembrou da necessidade do registro de ocorrência com o IMEI (em tradução livre da sigla em inglês fica Identificação Internacional de Equipamento Móvel).
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) também esteve presente durante todo o período de carnaval no Maranhão. Foram mais de 800 ações, desde primeiros socorros a abordagens a banhistas, conforme explicou o comandante da corporação, coronel Célio Roberto de Araújo.
Ciops
O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) também desempenhou um papel essencial na segurança dos foliões, utilizando câmeras de videomonitoramento e tecnologia de reconhecimento facial, inclusive na faixa de praia para prevenir afogamentos. O Ciops também auxiliou no atendimento de mais de 15 mil ligações durante o período.
CTA
Além da presença preventiva e ostensiva das forças de segurança, que contou com os sobrevoos do Centro Tático Aéreo (CTA) para isso, o carnaval também foi marcado por ações de conscientização.
Polícia Civil
A Polícia Civil, por meio da Coordenadoria das Delegacias da Mulher e do Departamento de Feminicídio, esteve nos circuitos promovendo orientações sobre violência, canais de denúncia e distribuição de materiais informativos.
BPRv
Já a Polícia Militar, por meio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), reforçou a importância da Lei Seca, alertando sobre os riscos da combinação de álcool e direção e prevenindo acidentes de trânsito, sobretudo na volta para casa.
A equipe de esportes da Timbira FM 95,5 faz a cobertura, nesta quinta-feira (25), dos jogos Maranhão Atlético Clube (MAC) X Tuntum, pelo Campeonato Maranhense; e Sampaio Corrêa (MA) X Náutico (PE), pela Copa do Nordeste. Também acompanha o jogo Pinheiro X Imperatriz, pelo Campeonato Maranhense.
MAC X Tuntum
O jogo MAC X Tuntum será realizado, nesta quinta-feira (06), a partir das 15h30, no Estádio Biran Castro (Cantanhede/MA) de um jogo não realizado da terceira rodada da série A do Campeonato Maranhense.
A transmissão esportiva da Rádio Timbira FM inicia às 14h30 e prossegue até 18h.
Por causa da transmissão esportiva, o programa Timbira News – Primeira Edição, com Ana Guimarães só terá meia hora de duração e não haverá os programas Timbra Cult, com Gisa Franco e Tibira Roots, com Mônica Moreira Lima.
Equipe esportiva
– Pré-jogo e a narração: Felipe Barbosa (no estúdio, pelo canal do Youtube que transmitir)
– Comentários e plantão: Natalhi Ribeiro (no estúdio)
– Reportagens: Natalhi Ribeiro (no estúdio)
– Boletins do jornalismo: Daniel Amorim
Sampaio X Náutico
O jogo Sampaio Corrêa (MA) X Náutico (PE) será realizado, a partir das 19h, no Estádio Castelão, em São Luís, pela quinta rodada da Copa do Nordeste.
A transmissão esportiva da Rádio Timbira FM inicia às 18h e prossegue até 21h30.
Por causa da transmissão esportiva não haverá o programa Jogo Rápido, com Roberto Ramos e Edivan Fonseca. Os programas Giro Esportivo e Voz do Brasil serão exibidos em seguida.
Equipe Timbira
– Pré-jogo e a narração: Roberto Ramos (no estádio)
– Comentários e plantão: Edivan Fonseca (no estádio)
– Reportagens: Noel Soares e Natalhi Ribeiro (ambos no estádio)
– Boletins do jornalismo: Daniel Amorim
Pinheiro X Imperatriz
Paralelo ao jogo Sampaio Corrêa X Náutico, a equipe da Rádio Timbira FM acompanha o jogo Pinheiro X Imperatriz, no estádio Costa Rodrigues, em Pinheiro, pela 10ª rodada do Campeonato Maranhense.
Como acompanhar as Transmissões Esportivas
facebook.com/radio.timbira
instagram.com/radiotimbira
radios.com.br/play/14493
radiotimbira.ma.gov.br
twitter.com/radiotimbira
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas