Destaques
13/03/2025 - Leno Castro

Dia Mundial do Rim é celebrado nesta quinta-feira (13)

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará uma série de atividades para fortalecer a prevenção de doenças renais no Maranhão.

A data é celebrada toda segunda quinta-feira do mês de março,

A campanha deste ano tem como tema Seus Rins Estão OK?

A programação da SES está acontecendo, nesta quinta-feira (13), acontece no Centro de Hemodiálise São Luís (Rua Castro Alves, Monte Castelo), no Parque do Rangedor.

No Centro de Hemodiálise São Luís, de 8h às 12h, estão sendo ofertados serviços de saúde ao público como teste rápido contra HIV, hepatite C e sífilis, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atendimento com nefrologista, palestra, além de aulas de zumba e yoga.

A programação continua, de 15h às 19h, no Parque do Rangedor. Os serviços disponibilizados serão: Triagem com teste rápido contra HIV, hepatite C e sífilis, vacinação, auriculoterapia, atendimento com nefrologista e encaminhamento para realização do exame de creatinina na unidade, aulas de zumba, yoga e meditação, além de caminhada e corrida alusiva a data.

Haverá também demonstração de Qi Gong, uma prática terapêutica chinesa que combina meditação, respiração controlada e movimentos físicos para desenvolver e equilibrar a energia vital (Qi) no corpo, mente e espírito.

Doença renal

A doença renal crônica quando não tratada corretamente pode evoluir para quadro graves, como os casos em que o paciente pode necessitar de tratamento como diálise e o transplante renal.

LEIA MAIS
13/03/2025 - Leno Castro

Programa para declaração de Imposto de Renda 2025 está disponível para download

Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (13), o programa para declaração do Imposto de Renda (IR) 2025 para download. O prazo de entrega da declaração vai começar na próxima segunda-feira (17) e segue até 30 de maio.

Para quem tem renda mensal de até R$ 2.259,20 no ano de 2024 estão isentos de pagar o IR em 2025. As faixas de alíquota variam até R$ 4.664,68. Todos que recebem acima disto estão sujeitos a uma alíquota de 27,5% de imposto.

Quem não entregar a declaração dentro do prazo fixado está sujeito a uma multa, que varia de um valor mínimo de R$ 165,74 até um montante máximo, que corresponde a 20% do imposto devido.

A Receita prioriza a data de entrega das declarações e também observa uma fila de prioridades para alguns grupos, que recebem a restituição antes de todo o resto (mesmo que tenham entregado a declaração nos últimos dias do prazo).

As pessoas que enviarem a declaração mais cedo recebe a restituição primeiro. Por outro lado, se houver erros ou omissões na entrega, o contribuinte perde a posição na fila — ou seja, vai para o fim do calendário de restituições.

Aceso ao programa de declaração de IR

Quem paga Imposto de Renda

  • Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 33.888,00 em 2024. O valor é um pouco maior do que o da declaração do IR do ano passado (R$ 30.639,90) por conta da ampliação da faixa de isenção;
  • Contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 200 mil no ano passado;
  • Quem obteve, em qualquer mês de 2024, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas cuja soma foi superior a R$ 40 mil, ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto;
  • Quem teve isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro imóvel residencial no prazo de 180 dias;
  • Quem teve, em 2024, receita bruta em valor superior a R$ 169.440,00 em atividade rural;
  • Quem tinha, até 31 de dezembro de 2024, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 800 mil;
  • Quem passou para a condição de residente no Brasil em qualquer mês e se encontrava nessa condição até 31 de dezembro de 2024;
  • Quem optou por declarar os bens, direitos e obrigações detidos pela entidade controlada, direta ou indireta, no exterior como se fossem detidos diretamente pela pessoa física;
  • Possui trust no exterior. Trust é uma ferramenta de gestão patrimonial que pode ser usada para proteção, planejamento sucessório e tributário. Permite a transferência de bens de uma pessoa para outra, em benefício de um terceiro;
  • Quem atualizou bens imóveis pagando ganho de capital diferenciado em dezembro/2024 (Lei nº 14.973/2024);
  • Quem auferiu rendimentos no exterior de aplicações financeiras e de lucros e dividendos;
  • Quem deseja atualizar bens no exterior.

Quando vou receber a restituição?

Os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 começam em 30 de maio, que é, também, o último dia para entrega da declaração. Veja o calendário completo:

1º LOTE: 30 de maio;

2º LOTE: 30 de junho;

3º LOTE: 31 de julho;

4º LOTE: 20 de agosto;

5º LOTE: 30 de setembro.

LEIA MAIS
12/03/2025 - Leno Castro

Abertas as inscrições para o Jornada Internacional de Políticas Públicas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, abriu, neste mês de março, as inscrições para a XII Jornada Internacional de Políticas Públicas (JOINPP), que será realizada de 16 a 19 de setembro deste ano, no prédio Paulo Freire, do campus da UFMA, localizado no bairro do Bacanga, em São Luís.

As inscrições estarão abertas até 10 de junho e podem ser feitas no site da jornada www.joinpp.ufma.br

As inscrições são para a simples participação ou para a apresentação de trabalhos de pesquisa por meio de comunicações orais e Mesas Temáticas Coordenadas (MTC).

No site, é possível encontrar mais as informações relativas aos prazos de submissão de trabalho, pagamento de inscrições, regras para a formatação dos trabalhos, eixos temáticos, bem como a programação da XII JOINPP.

Conferências, mesas-redondas, mesas temáticas coordenadas, comunicações orais, atividades culturais, lançamento de livros e revistas são atividades previstas na programação da JOINPP.

A professora do curso de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Maria do Socorro Araújo, detalhou como o programa será realizado, durante entrevista ao podcast Timbira Tech , na Rádio Timbira FM.

Para esta edição, 22 anos após a primeira (em 2003), o tema da Jornada é “Imperialismo, colonialismo, racismo e guerras: balanço e perspectivas emancipatórias – 100 anos do Serviço Social na América Latina”.

O tema abrange o debate contemporâneo que impacta as políticas públicas que também  rememora os 100 anos de criação do Serviço Social no continente latino-americano. A primeira escola de Serviço Social foi criada no Chile, em 1925.

O evento, realizado de dois e dois anos, movimenta São Luís, pois, a expectativa é que cerca 1.200 pessoas participem, sendo a metade de fora de Maranhão. O público-alvo são estudantes e professores de graduação e pós-graduação, representantes de movimentos sociais e de organizações governamentais e não governamentais. Mas qualquer pessoa interessada pode participar.

Palestrantes

A jornada terá a participação de palestrantes da Argentina, França, Inglaterra e Colômbia. Entre os palestrantes brasileiros, a presença do jornalista Breno Altman (@altmanbreno), fundador do Portal Opera Mundi.

Confirmada, também, a presença dos palestrantes Atílio Borón (CLACSO/Argentina), Catherine Sauviat (IRES/França), Claude Serfati (Universidade de Versailles/França), Francisco Dominguez (Universidade de Middlesex/Inglaterra) e Sergio Andrés Quintero Londoño (UCALDAS/Colômbia).

LEIA MAIS
12/03/2025 - Leno Castro

Estudantes maranhenses ingressam em universidades públicas por meio de vagas olímpicas

O talento e a dedicação de estudantes maranhenses foram reconhecidos em nível nacional, garantindo a eles o ingresso em universidades públicas através das chamadas acadêmicas por vagas olímpicas.

A modalidade de acesso permite com que medalhistas em competições olímpicas de conhecimento – nacionais ou internacionais – ingressem em instituições de ensino superior sem a obrigatoriedade de vestibulares tradicionais ou do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quatro estudantes do Centro Educa Mais Poeta Antônio José, que fica no município de Santa Inês, estão entre os aprovados na chamada 2025 da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), classificados conforme a pontuação obtida na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Modalidade Teórica e na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC).

Thiago Martins e Sarah Feitosa da Silva conquistaram medalha de ouro na OBR e foram selecionados, respectivamente, para os cursos de Engenharia Mecânica e o curso 51 – quando o aluno, já na faculdade, tem a possibilidade de optar por Engenharia Física; Física; Física Médica; Física Biomédica; Matemática; Matemática Aplicada e Computacional. As medalhistas de prata, Fernanda Miranda Brito e Ana Paula Oliveira Prudêncio, ingressarão em Sistemas da Informação e Estatística, na instituição.

Outra conquista importante veio com o estudante de Santa Inês Francisco Neres, que recebeu medalha de ouro na Olimpíada Nacional de Ciências, e terá a oportunidade de cursar enfermagem na UFMS.

Anualmente, universidades como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) reservam vagas para estudantes do Ensino Médio que se destacaram em olimpíadas, conquistando boas classificações.

Na vanguarda em oferta de vagas olímpicas em 2025, a Unesp ofereceu 449 vagas; a USP, 219 vagas; e a Unicamp, 131 vagas, distribuídas conforme o curso e a demanda.

 

LEIA MAIS
12/03/2025 - Leno Castro

Flor do Samba é campeã do carnaval maranhense 2025

A Escola de Flor do Samba sagrou-se campeã do desfile das escolas de samba de São Luís deste ano. A apuração dos votos dos jurados se prolongou até a noite de terça-feira (11).

A escola de samba do bairro do Desterro, no Centro Histórico de São Luís, alcançou 179,9 pontos. A Favela do Samba ficou em segundo lugar, com 179,6 pontos; e a Turma do Quinto foi a terceira colocada com 179,2 pontos.

Este foi o 14º título da Flor do Samba. Com o enredo “Firma o Ponto e Viva Angola que Folha Seca Chegou”.

A nota de um dos jurados, entretanto, foi anulada por decisão da comissão julgadora da Liga das Escolas de Samba do Maranhão (Liesma).

Os nove quesitos avaliados no desfile das escolas de samba do Carnaval de São Luís 2025 foram os seguintes: mestre sala e porta bandeira, fantasia, enredo, bateria, alegorias e adereços, evolução e conjunto, letra do samba, melodia e a Comissão de Frente.

A Flor do Samba foi a terceira escola a desfilar na noite de sábado (8), apresentando uma homenagem ao Caboclo Folha Seca, abordando a jornada do espírito.

O samba-enredo da escola campeã foi composto por Guga Martins e Ailson Picanço, e interpretado por Lucas Neto.

Os desfiles foram realizados na última sexta-feira (7) e no último sábado (8), na Passarela do Samba Chico Coimbra. As 10 escolas participantes do Carnaval de São Luís 2025 foram julgadas em nove quesitos, com três jurados em cada módulo.

Classificação final  os desfiles da Escolas de Samba

1º – Flor do Samba – 179,9 pontos

2º – Favela do Samba – 179,6 pontos

3º – Turma do Quinto – 179,2 pontos

4º – Turma de Mangueira – 178,9 pontos

5º – Império Serrano – 178,8 pontos

6º – Marambaia – 178,8 pontos

7º – Unidos de Fátima – 178,5 pontos

8º – Terrestre do Samba – 177,3 pontos

9º – Túnel do Sacavém – 177,0 pontos

10º – Mocidade da Ilha – 176,9

Blocos tradicionais Grupo A

O bloco tradicional Indomáveis Show, do Bairro da Liberdade, foi o vencedor do desfile Grupo A do Carnaval de São Luís em 2025.

Com o tema “Uma década de amor e saudade, a ascensão do império indomável. Um eterno guerreiro chega a valhalla’’, o Indomáveis Show obteve nota máxima de 150 pontos na apuração e levou R$ 20 mil como prêmio.

Resultado da apuração dos blocos do Grupo A

1 – Indomáveis Show – 150

2 – Os Apaixonados – 149,9

3 – Os Vampiros – 149,9

4 – Os Curingas – 149,8

5 – Kambalacho do ritmo – 149,8

6 – Tropicais do Ritmo – 149,7

7 – Os Foliões -149,7

8 – Príncipe de Roma – 149,6

9 – Originais do Ritmo – 149,4

10 – Os Brasinhas – 149,3

11 – Os Trapalhões – 149,3

12 – Os Guerreiros do Ritmo – 149

13 – Os Fanáticos – 149

14 – Gaviões do Ritmo – 148,9

15 – Os Guardiões – 148,6

Blocos tradicionais Grupo B

O Bloco Tradicional Vinagreira Show sagrou-se campeão do Grupo B no Carnaval de São Luís de 2025. Com uma apresentação emocionante, a agremiação levou para a avenida o enredo “João do Vale: de Pedreiras para o mundo, o voo do Carcará”, conquistando a pontuação de 149,9 pontos e garantindo o prêmio de R$ 20 mil.

Resultado da apuração dos blocos do Grupo B

1 – Vinagreira Show – 149,9

2 – Os Versáteis – 149,9

3 – Os Baratas – 149,7

4 – Show Feras – 149,6

5 – Dragões da Liberdade – 149,4

6 – Renovação do Ritmo – 149,3

7 – Tradicionais do Ritmo – 149,2

8 – Os Gladiadores – 149,1

9 – Reis da Liberdade – 149

10 – Falcão de Prata – 148,7

11 – Alegria do Ritmo – 148, 7

12 – Companhia do Ritmo – 148,3

13 – Os Magnatas – 148,3

14 – Os Diferenciados – 148,5

15 – Os Vingadores – 0

LEIA MAIS
11/03/2025 - Leno Castro

FMRB lança folheto “Aqui tem Cordel” no Convento das Mercês

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lança o folheto “Aqui tem Cordel”. O ato de celebração da tradição da literatura popular será, nesta quinta-feira (13), às 16h30, em auditório do Convento das Mercês (Rua da Palma, 502 – bairro do Desterro no Centro Histórico de São Luís). A entrada é gratuita e aberta ao público.

Entre os participantes, os escritores Wilson Marques, Paulinho Nó Cego e do xilogravurista Airton Marinho.

Sob a orientação de Paulinho Nó Cego e Airton Marinho, o folheto é resultado da primeira oficina de cordel do projeto Fazendo Arte, que levou crianças ao universo encantador dessa tradição literária.

Durante encontros semanais, os participantes conheceram a história do cordel, explorando rimas e métricas e, o mais importante, deram vida a seus próprios versos, combinando criatividade e bom humor.

Cada página do folheto reflete a magia do cordel e a alegria de aprender fazendo arte. A iniciativa reforça a importância dessa expressão poética que há séculos encanta o Nordeste e o Brasil, perpetuando a oralidade, a cultura popular e a identidade nordestina.

O lançamento do Aqui tem Cordel é um convite para todos que apreciam a força da literatura popular e reconhecem seu papel na preservação da memória e na formação de novos talentos.

 

 

LEIA MAIS
11/03/2025 - Leno Castro

Governo Federal lança guia com recomendações sobre uso de celulares por crianças e adolescentes

O governo federal lançou, nesta terça-feira (11), um guia oficial para o uso consciente de dispositivos eletrônicos, como telefones do tipo smartphone.

O documento traz orientações para familiares, cuidadores e educadores e pode servir de base para políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção à criança e ao adolescente.

Além de recomendações, o guia também alerta para os riscos associados ao ambiente digital, que podem ir do uso excessivo até a exposição de práticas de violência ou de vitimização por crimes (veja mais abaixo).

A ideia do governo é que o guia seja abrangente, de acordo com a diversidade de famílias brasileiras, e trabalhe não apenas com o tempo de uso, mas também na diferença dos tipos de uso.

Segundo o documento, um dos fatores que mais contribuem para o uso precoce e excessivo de dispositivos digitais por crianças e adolescentes é a utilização excessiva por parte dos adultos, que são considerados modelos e referências de comportamento.

LEIA MAIS
11/03/2025 - Leno Castro

Pesquisa do Maranhão na área de fitoterapia passa a integrar acervo da USP

Um trabalho da professora Kallyne Bezerra na área de fitoterapia passou a integrar o  Acervo Nacional de Fitoterapia da Universidade de São Paulo (USP) é do Maranhão.

O projeto é realizado pelo Governo do Maranhão por meio da Secretária de Estado de Saúde (SES).

A cientista foi entrevista pela jornalista Ana Guimarães, no programa Timbira News – 2ª Edição.

A Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) está implantando um acervo nacional dedicado a fitoterapia pública brasileira no Museu Histórico Prof. Carlos da Silva Lacaz.

O objetivo é reunir e preservar conhecimentos tradicionais e científicos sobre o uso de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo para a valorização e difusão dessas práticas terapêuticas.

O acervo museológico conta com a organização e curadoria de Pedro Carlessi, sanitarista doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da FMUSP.

Pedro Carlessi explica que a coleção tem origem em arquivos pessoais mantidos por trabalhadores da saúde, comunidades religiosas, pastorais e agricultores que, ao longo de décadas, registraram a interação entre a sociedade civil e o Estado no campo da saúde.

O acervo permite diversificar essa leitura e é também uma forma de reencontro dessas pessoas com essas memórias”, destaca Carlessi.

Nesse contexto, o Maranhão ganha destaque com a inclusão do Projeto Farmácias Vivas-Hortos Terapêuticos de Pastos Bons, implantado pela professora e farmacêutica Kallyne Bezerra, como a maior referência do Brasil no tema.

Único trabalho do Nordeste selecionado para compor o acervo, o projeto fortalece a fitoterapia como estratégia de saúde pública e reafirma a importância do conhecimento tradicional para a promoção da saúde e da qualidade de vida. Ao agregar a ciência à ancestralidade, Kallyne Bezerra consolida sua atuação como um marco na institucionalização e no reconhecimento da fitoterapia no país.

Além desse reconhecimento, Kallyne Bezerra estará em São Paulo, de 20 a 23 de maio, para palestrar sobre o trabalho que desenvolve atualmente com as agricultoras familiares que recebem acompanhamento técnico da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP) com o programa Farmácia Viva no Campo. Durante o evento, ela também abordará sua atuação no estado junto à Secretaria Estadual de Saúde e, especialmente, o desenvolvimento do Lambedor, um produto inovador que tem ganhado destaque fora do Maranhão pela sua eficácia e originalidade dentro da fitoterapia.

A iniciativa reforça o papel do Maranhão na pesquisa e na prática da fitoterapia no Brasil, consolidando a contribuição do estado para a institucionalização e difusão do uso de plantas medicinais no SUS.

(Foto/Divulgação/Capa): professora Kallyne Bezerra durante entrevista da Timbira FM

LEIA MAIS
11/03/2025 - Leno Castro

Justiça argentina inicia, nesta terça-feira (11), o julgamento de sete profissionais da saúde por morte de Maradona

Sete profissionais de saúde estão sendo julgando, a partir desta terça-feira (11), pela morte do jogador de futebol de Diego Maradona após serem acusados ​​de homicídio por negligência.

O processo deve durar alguns meses e os acusados podem enfrentar sentenças que variam de oito a 25 anos de reclusão, de acordo com relatórios da Justiça Argentina.

O craque do futebol, que levou a Argentina ao segundo título da Copa do Mundo em 1986, morreu, em novembro de 2020, aos 60 anos, por causa de uma parada cardiorrespiratória. Ele estava em sua casa, na cidade de Tigre, na região metropolitana de Buenos Aires. O jogador tinha passado por uma recente e delicada cirurgia no cérebro e tinha recebido alta oito dias depois.

Um tribunal em San Isidro, uma cidade nos arredores de Buenos Aires, ouvirá cerca 120 depoimentos.

Os réus são acusados ​​de “homicídio simples com intenção eventual” no tratamento do ex-jogador do Boca Juniors (time da Argentina) e do Napoli (Itália), informa a mídia da Argentina.

O julgamento está despertando emoções na Argentina e em fãs de Maradona em outros países.

LEIA MAIS
10/03/2025 - Leno Castro

Pé-de-Meia: confira calendário de pagamento de 2025

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, na sexta-feira (28), a Portaria nº 143/2025 com a Portaria nº 143/2025 com o calendário de pagamento do programa Pé-de-Meia para este ano. As regras e as datas foram publicadas no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

O programa federal funciona como um incentivo financeiro para que o estudante de baixa renda da rede pública permaneça na escola e se forme no ensino médio, sem abandonar os estudos para trabalhar.

A política pública é voltada a jovens matriculados do ensino médio regular e na modalidade da educação de jovens e adultos (EJA), que sejam parte de famílias incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Todo estudante que se encaixa nos critérios do programa é incluído automaticamente. Não há necessidade de se inscrever.

O estudante pode consultar o aplicativo Jornada do Estudante para saber se tem o direito a receber os benefícios.

Depósitos

Os depósitos são feitos de acordo com matrícula, frequência dos estudantes nas aulas e participação no Enem. Os pagamentos seguem um cronograma que varia conforme o mês de nascimento do estudante.

 

 

 

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.