Projeções do Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), indicam que economia brasileira cresceu cerca de 3,5% em 2024.
O número oficial do PIB sai nesta sexta-feira (7), com a divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se o resultado se confirmar, essa será a maior expansão da economia desde 2021, quando o aumento foi de 4,8%, após o tombo no ano anterior por causa da pandemia de Covid-19.
Em paralelo a isso, a taxa média de desemprego (6,6%) em 2024 foi a menor desde que o IBGE começou a calcular esse índice, em 2012.
O país bateu o recorde de pessoas ocupadas, com mais de 103,3 milhões na média do ano, e que juntas ganharam aproximadamente R$ 328,9 bilhões por mês na média anual, também a maior massa de rendimentos reais da série histórica.
Em 2024, o consumo das famílias foi um grande responsável pela alta do indicador. A preocupação dos economistas, no entanto, é que a alta demanda continue a pressionar a inflação, se o Brasil não aumentar a produção na mesma medida.
Inicia, nesta quinta-feira (6), os pagamentos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aos trabalhadores que optaram pela modalidade de saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa entre janeiro de 2020 e fevereiro de 2025.
O pagamento é feito pela Caixa Econômica Federal
O banco irá realizar o pagamento de cerca de R$ 12 bilhões para aproximadamente 12,2 milhões de trabalhadores.
Quem poderá sacar os recursos?
Trabalhadores que haviam optado pelo saque-aniversário e foram demitidos entre janeiro de 2020 e 28 de fevereiro deste ano.
Sem mudança de regras
Este pagamento não altera as mudanças nas regras de saque para quem pediu demissão. Assim, valem as normas em vigor sobre o FGTS, em que o trabalhador não pode movimentar o saldo e não recebe multa rescisória de 40% sobre o saldo do fundo.
Como receber
Os pagamentos serão realizados em duas etapas.
– Na primeira etapa, que acontece nesta quinta-feira, a Caixa fará um crédito automático de até R$ 3 mil na conta indicada no aplicativo do FGTS;
– Na segunda etapa, que começa em 17 de junho, os trabalhadores que têm um saldo superior a R$ 3 mil recebem os valores remanescentes também de forma automática.
Datas para saque do FGTS para quem não tem conta cadastrada
| Mês de aniversário | Saque na 1ª etapa | Saque na 2ª etapa |
| Janeiro, Fevereiro, Março e Abril | 06 de março | 17 de junho |
| Maio, Junho, Julho e Agosto | 07 de março | 18 de junho |
| Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro | 10 de março | 20 de junho |
Fonte: Caixa Econômica Federal
A Beija-Flor é a grande campeã do carnaval do Rio de Janeiro. A escola de Nilópolis, na Baixada Fluminense, conquistou seu 15º título em um ano de homenagem a duas figuras lendárias.
Com o enredo Laíla de Todos os Santos, a escola de Nilópolis fez uma homenagem ao diretor de carnaval Laila, que morreu em 2021, após uma vida de contribuição à própria escola e ao carnaval.
O desfile também marcou a despedida de Neguinho da Beija-Flor como intérprete oficial da escola, após 50 carnavais. A missão dupla ficou a cargo do carnavalesco João Vitor Araújo.
Ao todo, 36 jurados deram notas às escolas, sendo quatro para cada um dos nove quesitos, mas a menor nota é desconsiderada e apenas 3 compõem a contagem final. As notas vão de 9 a 10, incluindo decimais.
Os julgadores foram escolhidos por um sorteio no dia 6 de fevereiro. Eles acompanharam os desfiles em quatro cabines de observação distribuídas pelo Sambódromo.
Desfile das Campeãs
As seis escolas que voltam para o Desfile das Campeãs no próximo sábado (8) são:
Beija-Flor
Grande Rio
Imperatriz Leopoldinense
Viradouro
Portela
Mangueira
Colocação final dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio
1º Beija-Flor – 270 pontos (Campeã)
2º Grande Rio – 269,9 pontos (no desfile das campeãs)
3º Imperatriz Leopoldinense – 269,8 (no desfile das campeãs)
4º Viradouro – 269,4 (no desfile das campeãs)
5º Portela – 269,4 (no desfile das campeãs)
6º Mangueira – 269,4 (no desfile das campeãs)
7º Salgueiro – 269,2
8º Vila Isabel – 269,1
9º Unidos da Tijuca – 268,8
10º – Paraíso de Tuiuti – 268,7
11º – Mocidade Independente de Padre Miguel – 269,7
12º – Unidos de Padre Miguel – 266,8 (rebaixada)
Rosas de Ouro vence em São Paulo
A Sociedade Rosas de Ouro foi a grande vencedora do desfile das escolas de samba do carnaval de São Paulo de 2025. A agremiação obteve 269,8 pontos, seguida da Acadêmicos do Tatuapé (269,8 pontos) e da Gaviões da Fiel (269,7 pontos).
O critério de desempate foi a somatória de todas as notas recebidas, inclusive as descartadas. Foram rebaixadas ao Grupo de Acesso a Acadêmicos do Tucuruvi (269,0 pontos) e a Mancha Verde (268,9 pontos).
O samba-enredo da escola vencedora, “Rosas de Ouro em uma grande jogada”, teve como tema a história dos jogos e como as apostas tiveram impacto na humanidade.
“O medo de perder não pode superar; A gana de vencer, o jogo vai virar; Rosas de Ouro, a grande jogada; Pode apostar”, diz o início da canção.
Com a vitória deste ano, a escola já soma oito títulos da divisão especial do carnaval de avenida de São Paulo. O último título da Rosas de Ouro foi em 2010, há 15 anos. A agremiação foi vencedora também em 1983, 1984, 1990, 1991, 1992 e 1994.
A Sociedade Rosas de Ouro foi fundada em 1971, no bairro da Brasilândia, na zona Norte da capital paulista.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizou a cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025), nesta Quarta-feira de Cinzas, 5 de março.
O evento ocorreu na sede da entidade, em Brasília (DF), a partir das 10h.
Neste ano, a Campanha da Fraternidade vai abordar o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico, extraído de Genesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”.
O objetivo geral da Campanha é promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra.
Programação
As atividades de abertura da campanha iniciaram com uma missa, às 9h, presidida pelo secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers.
A cerimônia de lançamento da CF 2025 teve início na sequência, às 10h, no auditório Dom Helder Câmara, na sede da entidade.
São Luís
A Arquidiocese de São Luís realizará a abertura da Campanha da Fraternidade 2025 no sábado (08), no Ginásio Castelinho.
A concentração terá início às 15h, seguida por missa, presidida pelo Arcebispo de São Luís do Maranhão, Dom Gilberto Pastana, às 17h. A celebração contará com a concelebração dos padres da Arquidiocese e fiéis de 59 paróquias, vindos de 15 municípios.
São esperadas autoridades das administrações públicas e representantes de instituições sociais, em um total de 8 mil pessoas. A Missa será acessível em LIBRAS tanto presencialmente quanto na transmissão pelas redes da Arquidiocese.
Campanha da Fraternidade
Celebrada nacionalmente desde 1964, a Campanha da Fraternidade é um modo de a Igreja Católica no Brasil celebrar o Tempo da Quaresma – os 40 dias em preparação para a Páscoa com atitudes de oração, jejum e caridade. O ponto alto da Campanha é a Coleta da Solidariedade, realizada em todas as comunidades do Brasil no Domingo de Ramos. Neste ano, nos dias 12 e 13 de abril. Os recursos são destinados a projetos sociais em todo o país.
O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) destacou cerca de 100 militares, diariamente, atuando em terra e mar, ao longo do período de Carnaval nos circuitos da Madre Deus, Centro Histórico e Avenida Litorânea.
Foram aproximadamente 500 ações e atendimentos realizados. O trabalho incluiu uma série de ações, desde o atendimento médico de urgência até a prevenção de acidentes, patrulhamento, videomonitoramento das áreas mais movimentadas e orientações constantes ao público.
“A missão foi proporcionar aos foliões uma festa segura, utilizando nosso aparato em efetivo e equipamentos, até o encerramento da programação”, afirmou o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto de Araújo.
Entre as situações mais comuns estão os atendimentos relacionados à prevenção de acidentes, orientação ao público e vistorias em ambientes como barracas, palcos e outros espaços.
Os bombeiros também prestam socorro médico, em casos associados ao consumo de álcool ou incidentes devido ao volume de público.
A corporação colabora com outras equipes de segurança pública e saúde, garantindo que o evento transcorra com o máximo de segurança possível para todos os envolvidos. Integram o trabalho: militares dos batalhões de Busca e Salvamento (BBS), Emergências Médicas (BBEM), Bombeiros Marítimo (BBMar), Diretoria de Atividades Técnicas (DAT) e unidades de apoio operacional.
A equipe do BBMar, responsável pela segurança nas águas, também se destacou na operação. O comandante do batalhão, major Jonatan Coutinho, enfatizou o foco na prevenção e atuação ágil nas ocorrências. “O trabalho no mar requer uma atenção constante e a resposta rápida em situações de risco é decisiva para salvar vidas. A nossa atuação diária tem sido diferencial para garantir a segurança dos que vêm aproveitar a folia na praia”, pontuou.
A integração entre os batalhões e unidades de apoio operacional são outro ponto positivo do trabalhos dos bombeiros, aponta o chefe da 5ª Seção, tenente-coronel José Lisboa, que está na coordenação de equipes, durante a agenda de festa. “A interação entre as nossas equipes proporcionou o atendimento mais ágil e eficiente. Foram mais de 100 militares por dia, atuando de forma coordenada para que todos os foliões possam celebrar com segurança”, observa.
Equipes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), por meio do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), estão em campo para aplicar a Pesquisa de Demanda Turística do Carnaval 2025.
O levantamento se propõe a conhecer o perfil socioeconômico, hábitos de consumo, percepção e experiência do turista com os equipamentos e serviços turísticos.
A primeira etapa foi executada na quinta-feira (27) e na sexta-feira (28) da semana passada.
A última etapa da pesquisa em campo será realizada nesta quinta-feira (06), no Terminal Rodoviário de São Luís, em três turnos: das 8h às 12h (matutino); das 14h às 18h (vespertino) e 18h às 22h (noturno).
Os dados coletados durante o levantamento serão analisados e, posteriormente, tabulados pela equipe técnica do Observatório do Turismo do Maranhão. A previsão é de que o resultado seja divulgado ainda neste mês março.
Durante dois dias, o levantamento foi realizado no aeroporto Marechal da Cunha Machado e no Terminal Rodoviário, em São Luís, contando com a participação voluntária de universitários do curso de Turismo e Hotelaria credenciados.
Com os questionários em mãos, os voluntários obtiveram informações de forma simples e objetiva relacionadas ao gênero, origem, faixa etária, motivo da visita, formação, renda salarial, gasto médio, onde se hospedam, que meio de transporte utilizam, ocupação, entre outros aspectos socioeconômicos dos visitantes.
“Entender o perfil do turista é uma das formas que temos de realizar melhorias dos serviços e equipamentos, para assim, assegurarmos o turismo como uma atividade econômica altamente rentável. Essa pesquisa é de extrema importância pois, através dela, podemos realizar um planejamento estratégico mais assertivo e unir esforços na organização da nossa atividade turística”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
O coordenador do Observatório do Turismo do Maranhão, Igor Almeida, ressaltou o impacto da Pesquisa ao descrever, entre outros aspectos relevantes, as características dos turistas que escolheram o estado como destino da folia.
“Por meio da pesquisa, poderemos identificar a procedência dos turistas, quantos dias ficaram na cidade, onde se hospedaram, qual o gasto médio diário, entre outras informações. Isso nos dá um norte para futuros direcionamentos de pesquisa e tomada de decisão”, explicou o coordenador do Observatório do Turismo.
Visitando pela primeira vez o Maranhão, o técnico em informática Gabriel Santana, que veio de Brasília para passar o carnaval em São Luís, falou sobre a importância da pesquisa e de sua vontade de conhecer os Lençóis Maranhenses nesse período.
“Estou vindo ao Maranhão atraído pelo Carnaval e suas belezas naturais, como, por exemplo, os Lençóis Maranhenses. Espero que, durante minha estadia no estado, eu possa ter um tempo de visitar essa maravilha da natureza. Quanto à pesquisa, ela é de grande importância, porque através desse levantamento o poder público pode definir as melhores ações para o estado. Com certeza, os gestores municipal e estadual serão abastecidos de informações no que diz respeito às melhorias que devem ser feitas”, concluiu o visitante.
A pesquisadora Yandra Santana revelou que, durante a pesquisa, os visitantes têm elogiado as ações de promoção turística e do carnaval do Governo do Maranhão.
“Um fator bastante interessante que percebemos durante a pesquisa foi o elogio dos turistas em relação ao planejamento e promoção realizados pelo Governo do Estado na condução do Carnaval. Outro aspecto bastante mencionado pelos turistas foi o das nossas riquezas culturais, naturais e gastronômicas. É gratificante ver que o Maranhão tem atraído os turistas de todo o país para conhecer nosso grande potencial turístico”, relatou a pesquisadora.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde em março, o que significa que não haverá cobrança adicional nas contas de energia. Segundo a agência, a medida reflete as condições favoráveis de geração de energia no país.
A bandeira tarifária permanece verde desde dezembro de 2024.
“Com o período chuvoso, os níveis dos reservatórios melhoraram, assim como as condições de geração das usinas hidrelétricas. Dessa forma, o acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara, torna-se menos necessário”, explica a Aneel.
Bandeiras tarifárias
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias reflete os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias.
Quando a conta de luz é calculada pela bandeira verde, não há nenhum acréscimo. Quando são aplicadas as bandeiras vermelha ou amarela, a conta sofre acréscimos a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
* Carlos Brandão
E essa não é apenas uma festa. É o coração pulsante do povo; é o grito de alegria de quem espera o ano inteiro para colocar a fantasia e cair na folia. No Maranhão, essa energia se multiplica, se espalha pelos municípios, pelos becos, pelas praças, pelos circuitos oficiais e pelos encontros improvisados na calçada de um amigo. Aqui, a tradição não se apaga; ela se renova a cada batida de tambor; a cada rosto completamente coberto por maisena; a cada fofão que desfila por nossas ruas, dando vida ao verdadeiro caldeirão cultural que somos. É hora dos blocos tradicionais arrastarem multidões; brincantes colorindo as paisagens com sons que surfam do tambor de crioula ao reggae. Tudo é único. As escolas de samba transformam a avenida em um espetáculo de brilho e emoção, enquanto os blocos afro e os tambores de mina reafirmam nossa identidade e contam a história do nosso povo. Fazemos um Carnaval democrático, em que todo mundo tem vez e que encanta turistas. Tanto que, em uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo, cerca de 60% dos visitantes pretendem voltar à nossa festa.
E, claro, nosso governo tem dado um empurrão essencial para que ela cresça e chegue a mais pessoas. Este ano apoiamos as escolas de samba com R$ 250 mil para cada agremiação, sendo R$ 150 mil pagos de forma antecipada, 40 dias antes do Carnaval. Recursos para a contratação de artistas, artesãos e outros profissionais fundamentais para os preparativos dos desfiles. Em São Luís, dividimos as atrações em três grandes circuitos: o “Vem pro Centro”, o “Vem pro Mar” e o novíssimo circuito “Vem pra Madre”, que tem ajudado a resgatar o Carnaval de rua do tradicional bairro da Madre Deus.
Há dois anos temos investido na ampliação do Carnaval maranhense – o que trouxe não só mais alegria, mas também emprego e renda para muita gente. Desde a costureira que passa noites bordando fantasias até o ambulante que vende sua bebida gelada, cada um sente na pele a importância desse incentivo. Investir no Carnaval é uma forma de celebrar e preservar nossa rica cultura, além de gerar novas oportunidades para os artistas locais. O reflexo disso está nas ruas cheias de turistas que desembarcam por aqui, resultando em um aumento impressionante de 44% em nosso setor de turismo, o que aquece hotéis, restaurantes e o comércio local. A rede hoteleira, por exemplo, comemora uma ocupação próxima de 100% nesse período. Com a expectativa de uma movimentação de aproximadamente quatro milhões de pessoas, nossa festa deve fazer circular mais que o dobro dos cerca de R$ 350 milhões movimentados em 2024. E nossa presença também chega a diversos municípios maranhenses, que receberam verba para promoverem suas festas locais. É mais dinheiro circulando e movimentando nossa economia.
Mas a festa não é só brilho. É também segurança e organização. Em São Luís, a Avenida Litorânea foi muito bem preparada. Reforçamos o policiamento e equipes de saúde, de prontidão, garantem que o folião possa brincar sem medo. Os foliões ainda podem contar com a gratuidade nos ônibus semiurbanos até o dia 4 de março, para não se preocuparem com deslocamentos. A estrutura no corredor da folia, que conta até com hospital de campanha, faz toda a diferença e transforma o Carnaval maranhense em um dos mais bem organizados e procurados do país.
Então, é Carnaval! Sabemos que o que faz essa festa acontecer não são os grandes palcos ou os holofotes. São as pessoas. O riso fácil da criança que vê um desfile pela primeira vez; a senhora que revive a juventude ao som de um bloco de rua; o grupo de amigos que se reencontram para festejar. São os anônimos que, com sua alegria, suas fantasias e sua maranhesidade, fazem do nosso Carnaval um espetáculo inesquecível.
Pelos próximos dias: divirtam-se!
Que nossa folia seja um abraço coletivo, um reencontro com nossas raízes, uma celebração da vida em sua forma mais pura. Quem já sentiu essa energia sabe: uma vez maranhense de Carnaval, sempre maranhense de coração!
* Governador do Maranhão
O cinema brasileiro fez história, na noite de domingo (2) e madrugada desta segunda-feira (3), na 97ª edição do Oscar, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O filme ainda Estou Aqui, de Walter Salles, foi o grande vencedor na categoria de melhor filme internacional. Uma conquista inédita para o cinema brasileiro.
O filme brasileiro superou Emilia Pérez (França), A Semente do Fruto Sagrado (Alemanha), A Garota da Agulha (Dinamarca) e Flow (Letônia).
Walter Salles dedicou a conquista para Eunice Paiva, esposa do ex-deputado Rubens Paiva desaparecido na ditadura, cuja busca em saber o destino do marido norteou o roteiro do filme. Em seu discurso de agradecimento, o cineasta brasileiro também ressaltou os trabalhos de Fernanda Torres, e sua mãe, Fernanda Montenegro.
Indicado também para a estatueta de melhor filme, Ainda Estou Aqui perdeu para Anora, maior vencedor da festa com cinco estatuetas no total.
Fernanda Torres, indicada ao prêmio de melhor atriz, não levou a estatueta, que acabou nas mãos de Mikey Madison, de Anora. Mesmo assim Fernanda Torres entra na história do cinema repetindo sua mãe, Fernanda Montenegro, que foi indicada na edição de 1999 do Oscar como melhor atriz, mas a laureada foi a estadunidense Gwyneth Paltrow.
Clima de Copa do Mundo
A coincidência das datas da maior premiação do cinema com o carnaval brasileiro acabou em clima de torcida da Copa do Mundo. Máscaras de Fernanda Torres e de Selton Mello (intérprete de Rubens Paiva), fantasias da estatueta dourada do prêmio, boneco gigante de Olinda, entre outras referências ao Oscar, estiveram presentes em desfiles e blocos carnavalescos pelo país inteiro.
Com suas indicações, o filme de Walter Salles sobre o desaparecimento do deputado Rubens Paiva (1929-1971) e a saga de sua esposa Eunice Paiva (1929-2018) já chegou vitorioso à festa da indústria cinematográfica.
Premiados nas 23 categorias
Ator coadjuvante – Kieran Culkin, em A verdadeira dor
Animação – Flow
Curta-metragem animado – In The Shadow of Cypress
Figurino – Wicked
Roteiro original – Anora
Roteiro adaptado – Conclave
Maquiagem e penteado – A substância
Edição – Anora
Atriz coadjuvante – Zoe Saldaña, por Emília Pérez
Design de produção – Wicked
Canção original – El Mal, de Emilia Pérez
Documentário de curta-metragem – A única mulher na orquestra
Documentário – No other land
Som – Duna: Parte 2
Efeitos visuais: Duna: Parte 2
Curta-metragem em live-action – I´m not a robot
Fotografia – O Brutalista
Filme internacional – Ainda estou aqui
Trilha sonora – O Brutalista
Ator –Adrien Brody, em O Brutalista
Direção – Sean Baker, de Anora
Atriz – Mikey Madison, em Anora
Filme – Anora
Após mais uma temporada de muito sucesso, o Circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís, será encerrado em grande estilo, nesta terça-feira (4), com shows de Wesley Safadão, Durval Lelys e Zé Vaqueiro. Programação é realizada pelo Governo do Maranhão.
Desde o início da programação no Circuito Vem pro Mar milhares de pessoas têm ocupado a Avenida Litorânea, seguindo os trios elétricos. Somente no Sábado de Carnaval (1º/3), cerca de 550 mil pessoas acompanharam os shows, segundo dados da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). A terça-feira (4), último dia da festa, também deve reunir um grande público para se despedir da temporada carnavalesca.
A programação do último dia de folia no Carnaval do Maranhão 2025, no Circuito Vem pro Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís, começa às 11h com o desfile de trios. Lucas Seabra abre a festa, que será encerrada pelo grupo Groovaê.
Uma marca deste Carnaval tem sido a segurança reforçada para garantir a tranquilidade dos brincantes, atraindo milhares de pessoas para o circuito oficial do Maranhão. Em todo o estado, um efetivo de cerca de 8 mil policiais, incluindo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA), foi mobilizado para as ações.
Somente na Grande Ilha, em apoio ao policiamento ordinário, aproximadamente 1.500 policiais militares, além de policiais civis e bombeiros atuam no reforço da segurança pública. Cerca de 100 viaturas e 20 conjuntos de cavalaria foram distribuídos nos circuitos e imediações da festa para o patrulhamento e prevenção de crimes, que conta ainda com vigilância aérea e videomonitoramento.
No circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, existem ainda dois hospitais de campanha equipados para atender casos de urgência e emergência. Ao todo, 80 profissionais trabalham nas duas unidades, incluindo equipes assistenciais, de ambulâncias, reposição de estoque, limpeza e manutenção.
As unidades contam ainda com leito de estabilização com desfibrilador e monitor, um aspirador portátil, uma bala de oxigênio, material de oxigenoterapia e todas as medicações necessárias de urgência e emergência. Além disso, duas ambulâncias dão apoio para o transporte sanitário de pacientes que necessitarem de transferência hospitalar.
O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria e Estado da Cultura (Secma). A programação foi iniciada na quinta-feira (27) e segue até a Terça-feira de Carnaval (4) com uma programação diversificada que inclui a apresentação de artistas locais e nacionais.
Programação Circuito Vem pro Mar – Avenida Litorânea:
Terça-feira de Carnaval (4/3)
11h – Lucas Seabra
13h – Paulinho Melodia
14h – Vagabundos do Jegue
15h – Máquina de Descascar’Alho
16h – Wesley Safadão
17h – Durval Lelys
18h – Mix in Brazil
19h – Zé Vaqueiro
20h – Samba de Rua
21h – Groovaê
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas