Destaques
20/02/2025 - Leno Castro

Febraban dá dicas para pagamentos em maquininha de cartão no carnaval

Ajustar os limites do Pix, não fazer operações em maquininhas com visor quebrado e desabilitar temporariamente a opção pagamento por aproximação dos cartões de crédito e débito. Essas são algumas das recomendações da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) para os foliões que pretendem aproveitar os desfiles dos blocos de carnaval deste ano, que começam a se apresentar neste final de semana.

A instituição ressalta que a maioria dos furtos ou golpes acontece em meio às multidões de foliões, com os criminosos se aproveitando das aglomerações e distração de pessoas se divertindo nos blocos. Muitos deles se passando por vendedores ambulantes.

Entre as principais recomendações está a de desabilitar temporariamente o pagamento por aproximação, deixando apenas habilitada a possibilidade de pagamento por inserções dos cartões nas maquininhas.

“Caso o cliente queira manter a função de pagamento por aproximação, recomendamos que o cadastramento dos cartões de crédito seja feito apenas no aplicativo wallet dos smartphones, utilizando o pagamento por aproximação apenas pelo celular. O cartão de crédito só ficará ativo no wallet do aparelho após o desbloqueio do celular pela pessoa mediante mecanismos de segurança de cada banco”, recomenda Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da entidade.

Outra medida é o folião atentar-se para a hora dos pagamentos. Pois muitos golpistas aproveitam a distração da pessoa para trocar o cartão depois de ter decorado a sua senha. E, além disso, o visor da máquina de pagamentos deve exibir apenas asteriscos no campo da senha.

A Febraban ressalta que é importante pedir o comprovante impresso da transação para verificar se os valores estão corretos, o que pode ser verificado também em mensagens de SMS que o usuário recebe no aplicativo do banco.

Também é recomendado reconfigurar os limites de pagamento no modo Pix pelo internet banking na área “meus limites Pix”. O ideal é acionar apenas o valor estimado para gastar nas brincadeiras do carnaval.

Celular

Com relação aos aparelhos de celular, a Febraban ressalta os riscos de guardar os telefones soltos em bolsos, pois criminosos podem acessar senhas de aplicativos bancários e outros dados do usuário caso a senha esteja desbloqueada no momento do furto ou roubo.

LEIA MAIS
20/02/2025 - Leno Castro

PMMA intercepta caminhão em Viana e recupera trilhos furtados de mineradora em Miranda do Norte

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA), por meio do 36º Batalhão de Polícia Militar, apreendeu, na quarta-feira (19), trilhos de trem que haviam sido furtados de uma mineradora no município de Miranda do Norte. A interceptação ocorreu em Viana, onde quatro homens foram detidos.

Os suspeitos foram abordados por policiais em um trecho da rodovia MA-014 enquanto transportavam a carga em um caminhão. No veículo foram encontrados os 24 trilhos denunciados por funcionários da mineradora.

Durante a abordagem, os homens negaram o furto e afirmaram que estavam levando a carga para o município de São Bento. Com eles, também foram apreendidos celulares e outros itens que auxiliarão nas investigações.

Além dos policiais militares da 1ª Companhia do 36º Batalhão, também participaram da ação policiais da Força Tática da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).

Os suspeitos foram levados para a Delegacia Regional de Viana, onde passarão pelos procedimentos de praxe.

LEIA MAIS
20/02/2025 - Leno Castro

Câmara Federal aprova pena para quem divulgar imagens de nudez geradas por IA para constranger

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta semana, projeto de lei que inclui no Código Penal o crime de manipular, produzir ou divulgar conteúdo de nudez ou ato sexual falso gerado por tecnologia de inteligência artificial (IA) e outros meios tecnológicos. O texto está sendo enviando para o Senado.

Segundo o Projeto de Lei 3821/24, o crime pode ser punido com reclusão de dois a seis anos e multa, se o fato não constituir crime mais grave. A pena será maior se a vítima for mulher, criança, adolescente, pessoa idosa ou com deficiência.

Quando houver disseminação em massa por meio de redes sociais ou plataformas digitais, a pena será aumentada de 1/3 ao dobro.

Em campanhas eleitorais

O projeto também inclui no Código Eleitoral o crime de uso de imagens manipulados em campanhas eleitorais, envolvendo candidatos ou candidatas. Haverá o mesmo aumento de pena quando a ofendida for mulher, pessoa com deficiência ou idosa.

Quando a conduta for praticada por candidato, além das penas previstas, será imposta a cassação do registro de candidatura ou do diploma.

Deputada Amanda Gentil

O PL nº 3821/2024 é de autoria da deputada federal Amanda Gentil (PP-MA) e foi relatado no plenário pela deputada Yandra Moura (União-SE). A proposta tipifica o crime de manipulação digital de imagens por inteligência artificial, e agrava a pena em casos de crimes contra mulheres e candidaturas em período eleitoral.

(Foto de capa / site Câmara Federal): deputada Amanda Gentil (PP-MA)

LEIA MAIS
20/02/2025 - Leno Castro

Governador libera voucher de R$ 100 para transporte por app a pacientes em tratamento de saúde

O governador Carlos Brandão (PSB) liberou voucher no valor de R$ 100 para pacientes que estão em tratamento de hemodiálise e quimioterapia na Rede Estadual de Saúde.

O benefício é para uso em transporte por aplicativo durante este período de greve dos rodoviários que paralisou o sistema de transporte urbano de São Luís.

O voucher serve para que os pacientes consigam fazer o trajeto de ida às unidades de saúde e volta para a casa.

“O @governoma, por meio da @maparcerias, está disponibilizando vouchers de R$ 100,00 por dia, neste período de greve, para transporte por aplicativo a pacientes da rede estadual de saúde cujo tratamento não pode ser adiado (como nos casos de quimioterapia, hemodiálise e outros). Para isso, basta entrar em contato com a @mobmaranhao para ter acesso ao benefício”, destacou Carlos Brandão nas redes sociais.

Veja entrevista  do presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Adriano Sarney, e o presidente da Maranhão Parcerias (Mapa), Cassiano Pereira Jr. sobre a instituição do voucher.

LEIA MAIS
19/02/2025 - Leno Castro

Parcela do programa Pé-de-Meia será paga neste mês de fevereiro

O ministro Camilo Santana, afirmou, pela rede social X, que o Ministério da Educação (MEC) vai depositar ainda em fevereiro a primeira parcela do programa Pé-de-Meia aos quase 4 milhões de estudantes do ensino médio público que concluíram o ano letivo de 2024.

“Vamos pagar a primeira parcela daqueles que passaram de ano, concluíram o ano do ensino médio. Os R$ 1 mil serão depositados ainda no mês de fevereiro em suas contas”, adiantou Santana.

O beneficiário do programa federal tem direito a receber R$ 1 mil ao final de cada um dos três anos do ensino médio. O valor pode ser retirado da poupança somente após a formatura do aluno nesta etapa do ensino.

A publicação do ministro da Educação ocorre após decisão do plenário do Tribunal de Contas de União (TCU), nesta quarta-feira (12), de liberar o pagamento do benefício, que estava  bloqueado porque que os recursos para o programa não constavam no Orçamento de 2025. “O Pé-de-Meia continua e é a grande vitória da educação e dos jovens do nosso país”, disse o ministro.

O incentivo financeiro-educacional do governo federal funciona como uma espécie de poupança para promover permanência e conclusão escolar de estudantes no ensino médio público, evitando a evasão escolar.

“Esse programa é para dizer que nós queremos todos os alunos na escola aprendendo. Porque essa é a garantia de um futuro para esses jovens brasileiros”, disse ministro da Educação, Camilo Santana.

Os pagamentos são feitos pela Caixa Econômica Federal em contas bancárias abertas automaticamente em nome dos estudantes do ensino médio ou por meio do aplicativo Caixa Tem para smartphones.

Os estudantes beneficiários podem consultar aos depósitos por meio do aplicativo Jornada do Estudante.

Pé-de-Meia

O programa Pé-de-Meia é voltado para estudantes matriculados no ensino médio público, beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).

De acordo com o ministério, o objetivo é democratizar o acesso à educação e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de incentivar a inclusão e estimular a mobilidade social.

Ao comprovar matrícula no ensino médio e frequência escolar, o estudante recebe o incentivo mensal no valor de R$ 200, que pode ser sacado a qualquer momento.

No caso da educação de jovens e adultos, ao comprovar matrícula, o estudante recebe o incentivo de R$ 200, além de incentivo mensal de R$ 225 pela frequência, ambos disponíveis para saque.

 

LEIA MAIS
19/02/2025 - Leno Castro

Rádio Timbira FM acompanha 3 jogos nesta quarta-feira (19): Tuna Luso X Sampaio Corrêa, Sport X Moto Club e MAC X Viana

O Sampaio Corrêa enfrenta a esquipe da Tuna Luso, em sua estreia na Copa do Brasil, na tarde desta quarta-feira (19), a partir das 15h30, no Estádio do Souza, em Belém do Pará. O vencedor da partida avança à segunda fase da Copa do Brasil, enquanto um empate leva a decisão da vaga para as cobranças de pênaltis.

A cobertura da Rádio Timbira FM inicia às 14h30 e encerra 18h. Será em cadeia com a rádio CLUBE FM. (https://www.youtube.com/@radioclubedopara/streams) (https://radioclube.dol.com.br/aovivo/#) (https://www.radios.com.br/aovivo/radio-clube-do-para-1069-fm/11886)

Moto Club

O Moto Club joga com o Sport, às 19h, na Ilha do Retiro, no Recife, com cobertura completa da Rádio Timbira FM.

O Sport está em terceiro lugar no Grupo A da Copa do Nordeste, com seis pontos e o Moto Club tem dois pontos e ocupa a sétima colocação da chave.

A cobertura da Rádio Timbira FM inicia 18h e prossegue até às 21h30

Equipe Timbira:

– Pré-jogo e narração: Roberto Ramos (no estúdio, pela Globoplay, comandando a transmissão)

– Comentários, plantão e pós-jogo: Heraldo Moreira (no estúdio, fazendo tabelinha com estádio)

– Reportagens: Daniel Amorim (no estúdio)

MAC X Viana

As equipes do Maranhão Atlético Clube (MAC) e Esporte Clube Viana jogam pela 11ª rodada da série A do Campeonato Maranhense de Futebol.

O jogo será às 19h, no estádio Castelão, em São Luís.

A cobertura da Rádio Timbira FM inicia 18h e prossegue até às 21h30

Equipe Timbira

– Narração: Felipe Barbosa (no estádio)

– Comentários e reportagens: Natalhi Ribeiro (no estádio)

Alteração da programação

Por causa das transmissões esportivas, o programa jornalístico Timbira News – 2ª edição, com Ana Guimarães, terá apenas meia hora e não haverá o Timbira Cult, com Gisa, Franco; o Timbira Roots, com Mônica Moreira Lima; e o Jogo Rápido, das 18h às 19h, com Roberto Ramos e Edivan Fonseca.

Os programas Giro Nordeste e Voz do Brasil serão transmitidos logo depois da última transmissão esportiva.

Como acompanhar a Transmissão Esportiva

facebook.com/radio.timbira

instagram.com/radiotimbira

radios.com.br/play/14493

radiotimbira.ma.gov.br

twitter.com/radiotimbira

 

LEIA MAIS
19/02/2025 - Leno Castro

FMRB lança playlist comemorativa aos 40 anos da redemocratização

Neste ano de 2025, quando o Brasil celebra 40 anos da redemocratização, a Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) lança uma playlist comemorativa com canções que marcaram a luta contra a Ditadura Militar e ajudaram a dar voz aos anseios por liberdade.

A seleção musical reúne composições que atravessaram o período de autoritarismo no Brasil e se tornaram símbolos da resistência.

Entre as músicas estão:

“Apesar de Você”, de Chico Buarque, um hino contra a repressão que desafiou a censura e se tornou um dos maiores sucessos da época.

“Comportamento Geral”, de Gonzaguinha, ironizou o regime e convocou a sociedade à reflexão.

“Cálice”, de Chico Buarque e Gilberto Gil, com seus versos cortados pela censura, ecoa o sufocamento das vozes que ousavam se opor ao sistema.

“Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”, de Geraldo Vandré, tornou-se um dos mais emblemáticos chamados à resistência, sendo rapidamente proibida pelos governo vigentes durante a Ditadura Militar.

Resgate

De acordo com explicação dos gestores da FMRB que estão a frente da iniciativa, a música sempre foi uma poderosa ferramenta de resistência e expressão política. “Durante os anos de repressão no Brasil, diversos artistas enfrentaram censura, perseguições e exílios, mas suas vozes nunca foram silenciadas”, explicam.

Mais do que um resgate cultural, a playlist da FMRB propõe uma viagem sonora pelo período, conectando as gerações atuais ao espírito de resistência que ajudou a reconstruir a democracia no Brasil. “A história da reconquista da democracia permeou todas as vozes da sociedade. A música foi e permanece fundamental como símbolo da resistência e da expressão de liberdade. Algumas se tornaram hinos daqueles anos difíceis. E elas estão aqui, fazendo a história e recontando memórias”, ressaltou o presidente da FMRB, Kécio Rabelo.

E o melhor de tudo, ela já está disponível na plataforma de streaming Spotify.

Acesso a playlist

 

 

 

 

LEIA MAIS
19/02/2025 - Leno Castro

SSP realiza mais uma etapa do programa Meu Celular de Volta

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-MA) está realizando, nesta quarta-feira (19), mais uma etapa de recuperação de celulares furtados, roubados ou perdidos nos quatro municípios da Grande Ilha de São Luís.

A ação começou às 9h30 e prosseguem até às 16h, no Ginásio Castelinho, em São Luís.

A ação integra o Meu Celular de Volta, um programa contínuo, com ações permanentes, criado pela SSP-MA.

Desta vez, a Polícia Civil concentrou forças em 1.000 ocorrências policiais registradas, no ano passado, em São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José Ribamar.

As intimações resultantes das ocorrências, foram encaminhadas no último sábado (15), via WhatsApp, e todos que a receberam devem comparecer, nesta quarta-feira (19), ao Ginásio Castelinho, no bairro Jordoa, para devolver o aparelho mencionado na intimação que recebeu e prestar esclarecimentos.

No local, estão cerca de 100 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, estão analisando, individualmente, cada caso. O atendimento é por ordem de chegada, com observância das prioridades de cada grupo.

Os aparelhos recuperados nesta fase serão devolvidos aos verdadeiros donos em ocasião posterior, semelhante ao mutirão realizado na primeira etapa, realizada em novembro passado, em que mais de 500 celulares foram entregues.

Fique por dentro

Centenas de aparelhos de celular foram recuperados pela Polícia Civil do Maranhão desde o início do programa Meu Celular de Volta. A maioria deles, mais de 500 celulares, foi devolvida aos verdadeiros donos em um mutirão de entrega do programa, em novembro do ano passado, no Ginásio Costa Rodrigues, em São Luís.

Tire dúvidas

Sou obrigado a comparecer se for intimado?
Sim, o comparecimento ao Ginásio Castelinho em data e horário informados é obrigatório se tiver recebido intimação da Polícia Civil.

E se eu tiver sido intimado e não comparecer?
O não comparecimento para devolução do aparelho ou prestação de esclarecimentos poderá configurar desobediência, crime previsto no artigo 330 do Código Penal.

Por que recebi a intimação se meu celular foi comprado e não roubado ou furtado?
É possível que seu celular tenha sido adquirido de uma fonte não confiável, como um vendedor ou loja envolvida em atividades de receptação de produtos roubados ou furtados.

Como prevenir a compra de um celular de fonte duvidosa?
Para evitar problemas, sempre compre aparelhos em lojas autorizadas ou revendedores de confiança. Verifique se o celular possui nota fiscal, observe a procedência do vendedor e prefira comprar de estabelecimentos com boa reputação.

Quais outros pontos devo levar em consideração no momento da compra?
Evite adquirir produtos por preços muito abaixo do mercado, especialmente de vendedores desconhecidos ou em plataformas informais. Além disso, checar o IMEI do aparelho pode ajudar a garantir que ele não está vinculado a crimes.

O que é IMEI? Onde posso encontrar o número?
Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Fazendo uma analogia, equivale ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular. O IMEI do aparelho é informado na própria caixa, além disso, pode ser acessado ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

LEIA MAIS
19/02/2025 - Leno Castro

Ocupação hoteleira chega a 90% em São Luís, afirma Observatório de Turismo

A programação carnavalesca do Governo do Maranhão aqueceu o turismo em São Luís. A cidade está em festa e os hotéis da capital já registram média de quase 90% de ocupação neste período. A informação é do Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA), que apurou os dados a partir de sondagem com empreendimentos hoteleiros das regiões da Litorânea, Ponta d’Areia e São Francisco neste mês de fevereiro.

A movimentação intensa comprova o potencial do carnaval maranhense como um grande impulsionador da atividade econômica. Entre os 12 empreendimentos entrevistados, seis já atingiram 100% de ocupação, enquanto os demais operam próximo da lotação máxima e seguem otimistas para alcançar a marca nos próximos dias.

Para o coordenador do Obstur-MA, Igor Almeida, os números demonstram a forte adesão dos turistas ao destino São Luís durante o período da folia. “Com circuitos no Centro Histórico e na orla da capital, os visitantes buscam conhecer as raízes culturais do Maranhão e também ver artistas consagrados do cenário nacional chamados para a festa, fazendo com que a capital maranhense se apresente, de forma competitiva durante o carnaval, entre os principais destinos turísticos do Nordeste e até do Brasil”, pontuou.

Satisfação do turista

Além do monitoramento da ocupação hoteleira de São Luís, o Obstur-MA programa a aplicação de pesquisa de demanda turística e satisfação durante o Carnaval com a finalidade de mapear vários quesitos, entre eles, origem dos turistas, estadia, gastos e se pretendem voltar por terem gostado da viagem.

LEIA MAIS
18/02/2025 - Leno Castro

Projeto FNDE iniciará em 73 municípios maranhenses

O governador Carlos Brandão participou, nesta terça-feira (18), do lançamento do projeto FNDE Chegando Junto, iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação que levará monitoramento e assistência técnica integrada para o aprimoramento da educação básica pública no Maranhão.

Na solenidade de lançamento, em São Luís, com a presença da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, houve a apresentação dos detalhes do projeto e iniciados os atendimentos do FNDE para gestores e técnicos estaduais e municipais.

O evento foi direcionado a gestores e técnicos das secretarias de educação dos municípios e do Estado do Maranhão.

Na primeira etapa do FNDE Chegando Junto no Maranhão, serão atendidos 73 municípios.

Sobre o FNDE

O FNDE é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e a iniciativa vai implementar melhorias em diversas ações e programas da autarquia, como o Plano de Ações Articuladas (PAR), obras escolares, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), prestação de contas, além de oferecer apoio em áreas como alimentação escolar, transporte de estudantes, livros e material didático.

FNDE Chegando Junto no MA

O FNDE Chegando Junto se apresenta como uma ponte para reduzir desigualdades educacionais e promover uma educação de qualidade acessível a todos.

O projeto abrange uma série de programas prioritários, com foco na melhoria da educação básica, como é o caso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC, Retomada de Obras e Obras em Andamento), entre outros.

O Maranhão apresenta um número expressivo de obras inacabadas e paralisadas na educação básica. Das 847 obras que poderiam ser incluídas no Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica, 737 manifestaram interesse e, atualmente, 335 já foram aprovadas. A conclusão dessas obras gerará mais de 166 mil novas vagas na rede pública de ensino.

O FNDE também atua em parceria com o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) no desenvolvimento de um projeto voltado para garantir a conclusão de obras em comunidades indígenas e quilombolas, muitas delas localizadas no território maranhense.

Cidades da primeira etapa do FNDE Chegando Junto

Água Doce do Maranhão, Alcântara, Anajatuba, Anapurus, Apicum-Açu, Araioses, Arari, Axixá, Bacabeira, Bacuri, Bacurituba, Barreirinhas, Belágua, Bequimão, Brejo, Buriti, Cachoeira Grande, Cajapió, Cajari, Cantanhede, Cedral, Central do Maranhão, Chapadinha, Cururupu, Guimarães, Humberto de Campos, Icatu, Itapecuru-Mirim, Magalhães de Almeida, Mata Roma, Matinha, Matões do Norte, Milagres do Maranhão, Miranda do Norte, Mirinzal, Morros, Nina Rodrigues, Olinda Nova do Maranhão, Paço do Lumiar, Palmeirândia, Paulino Neves, Pedro do Rosário, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Pirapemas, Porto Rico do Maranhão, Presidente Juscelino, Presidente Sarney, Presidente Vargas, Primeira Cruz, Raposa, Rosário, Santa Helena, Santa Quitéria do Maranhão, Santa Rita, Santana do Maranhão, Santo Amaro do Maranhão, São Benedito do Rio Preto, São Bento, São Bernardo, São João Batista, São José de Ribamar, São Luís, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Turiaçu, Turilândia, Tutóia, Urbano Santos, Vargem Grande, Viana e Vitória do Mearim.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.