Destaques
18/02/2025 - Leno Castro

Papa está em condição de saúde estável

Internado após ser diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, o Papa Francisco permanece sem febre e em condição clínica estável.

No último boletim divulgado, o Vaticano informou que o pontífice prossegue com a terapia prescrita pelos médicos.

“Papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens de afeto e proximidade que continua recebendo nestas horas. Em particular, deseja agradecer àqueles que estão atualmente hospitalizados, pelo carinho e amor que expressam através de desenhos e mensagens de pronta recuperação. Reza pelos doentes e pede orações por ele”, informou o Vaticano.

Francisco foi levado para a Policlínica Agostino Gemelli, em Roma, na última sexta-feira (14), para realizar exames e seguir com o tratamento de um quadro inicialmente identificado como bronquite. Após o diagnóstico de infecção polimicrobiana, o Vaticano avaliou o quadro clínico do papa como complexo.

LEIA MAIS
18/02/2025 - Leno Castro

STF confirma decisão sobre porte de maconha para uso pessoal

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, manter a íntegra da decisão em que descriminalizou o porte de maconha para uso pessoal e fixou a quantidade de 40 gramas para diferenciar usuários de traficantes.

O tema foi julgado no plenário virtual, em sessão encerrada na última sexta-feira (14). Ao final, foram rejeitados recursos protocolados pela Defensoria Pública e pelo Ministério Público de São Paulo para esclarecer o resultado do julgamento, que foi finalizado em julho do ano passado.

Todos os ministros seguiram o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que no início do julgamento virtual votou pela rejeição dos recursos.

Não legaliza

A decisão do Supremo não legaliza o porte de maconha.  O porte para uso pessoal continua como comportamento ilícito, ou seja, permanece proibido fumar a droga em local público.

O Supremo julgou a constitucionalidade do Artigo 28 da Lei de Drogas (Lei 11.343/2006). Para diferenciar usuários e traficantes, a norma prevê penas alternativas de prestação de serviços à comunidade, advertência sobre os efeitos das drogas e comparecimento obrigatório a curso educativo.

A Corte manteve a validade da norma, mas entendeu que as consequências são administrativas, deixando de valer a possibilidade de cumprimento de prestação de serviços comunitários.

A advertência e presença obrigatória em curso educativo foram mantidas e deverão ser aplicadas pela Justiça em procedimentos administrativos, sem repercussão penal. Pela decisão, a posse e o porte de até seis plantas fêmeas de maconha também não produz consequências penais.

De todo modo, o usuário ainda pode ser considerado traficante, mesmo com quantidades pequenas de maconha, se as autoridades policiais ou judiciais encontrarem indícios de comercialização da droga, como balanças e anotações contábeis.

LEIA MAIS
18/02/2025 - Leno Castro

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em janeiro

Cerca de 1,8 milhão de trabalhadores com carteira assinada, nascidos em janeiro, podem sacar, desde segunda-feira (17), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023). A quantia está disponível no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital e no Portal Gov.br.

Ao todo, a Caixa Econômica Federal vai liberar R$ 2,1 bilhões neste mês. Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos ocorrem de 17 de fevereiro a 15 de agosto.

Neste ano, R$ 30,7 bilhões poderão ser sacados. Segundo o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), o abono salarial de 2025 será pago a 25,8 milhões de trabalhadores em todo o país. Desse total, cerca de 22 milhões que trabalham na iniciativa privada receberão o PIS e 3,8 milhões de servidores públicos, empregados de estatais e militares têm direito ao Pasep.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal e o Pasep, pelo Banco do Brasil. Como ocorre tradicionalmente, os pagamentos serão divididos em seis lotes, baseados no mês de nascimento. O saque começará nas datas de liberação dos lotes e acabará em 29 de dezembro de 2025. Após esse prazo, será necessário aguardar convocação especial do Ministério do Trabalho.

Quem tem direito

Tem direito ao benefício o trabalhador inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, no mínimo, 30 dias no ano-base considerado para a apuração, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O valor do abono é proporcional ao período em que o empregado trabalhou com carteira assinada em 2023. Cada mês trabalhado equivale a um benefício de R$ 126,50, com períodos iguais ou superiores a 15 dias contados como mês cheio. Quem trabalhou 12 meses com carteira assinada receberá o salário mínimo cheio, de R$ 1.518.

Pagamento

Trabalhadores da iniciativa privada com conta corrente ou poupança na Caixa receberão o crédito automaticamente no banco, de acordo com o mês de seu nascimento.

Os demais beneficiários receberão os valores por meio da poupança social digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, também de acordo com o calendário de pagamento escalonado por mês de nascimento.

O pagamento do abono do Pasep ocorre por meio de crédito em conta para quem é correntista ou tem poupança no Banco do Brasil. O trabalhador que não é correntista do BB pode fazer a transferência por TED para conta de sua titularidade em terminais de autoatendimento, no portal www.bb.com.br/pasep ou no guichê de caixa das agências, mediante apresentação de documento oficial de identidade.

Até 2020, o abono salarial do ano anterior era pago de julho do ano corrente a junho do ano seguinte. No início de 2021, o Codefat atendeu recomendação da Controladoria-Geral da União (CGU) e passou a depositar o dinheiro somente dois anos após o trabalho com carteira assinada.

Calendário de pagamento

Janeiro

17 de fevereiro

 

Fevereiro

17 de março

 

Março e Abril

15 de abril

 

Maio e Junho

15 de maio

 

Julho e Agosto

16 de junho

 

Setembro e Outubro

15 de julho

 

Novembro e Dezembro

15 de agosto

 

 

LEIA MAIS
17/02/2025 - Leno Castro

Mega-Sena sorteia, na noite desta terça-feira (18), prêmio R$ 90 milhões

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do sorteio do concurso 2.829 da Mega-Sena, realizado na noite deste sábado (15), em São Paulo.

O prêmio acumulou e o valor para o próximo sorteio, na terça-feira (18) é de R$ 90 milhões.

Os números sorteados foram: 13 – 22 – 38 – 46 – 51 – 56.

Acertaram a quina da Mega-Sena 90 apostas ganhadoras, com prêmio de R$ 52.384,82 para cada aposta ganhadora. Entre os ganhadores teve uma aposta simples, de São Luís, acertou a quina da Mega-Sena, feita pela Internet Banking Caixa.

Fizeram 4 acertos 377 apostas e cada uma ganha R$ 1.056,16.

O próximo sorteio será na noite de terça-feira (18).

LEIA MAIS
17/02/2025 - Leno Castro

UEMA lançam startup que transforma pele de peixe em couro sustentável

A Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio da Agência Marandu, apoiou a startup I-Educam, que desenvolve couro de peixe utilizando taninos vegetais. A iniciativa reduz o desperdício de pescado e promove a sustentabilidade ao evitar o uso de metais poluentes no processo de curtimento.

A produção tradicional de couro utiliza agentes sintéticos à base de cromo, que podem causar impactos ambientais. A solução proposta pela I-Educam substitui esses químicos por taninos naturais, tornando o processo mais ecológico e seguro para o meio ambiente.

“Geralmente, a produção de couro na indústria é utilizado curtentes sintéticos a base de cromo, que são substâncias químicas capazes de contaminar o meio ambiente. A boa notícia, hoje, é que a indústria de produção do couro tem buscado substituir esses produtos por substâncias orgânicas que possam minimizar os impactos ao meio ambiente”, explicou a pesquisadora Raimunda Fortes, que é professora da UEMA.

Além da inovação no curtimento, a startup realiza capacitações para ensinar o processo de transformação da pele de peixe em couro sustentável. Oficinas especializadas são promovidas para fomentar cooperativas locais e conectar produtores a mercados consumidores.

A I-Educam faz parte da Vitrine Tecnológica da Agência de Inovação e Empreendedorismo da UEMA, a Agência Marandu. A Vitrine serve como um espaço para divulgar e conectar soluções inovadoras desenvolvidas na universidade a possíveis investidores, empresas e instituições interessadas em tecnologia sustentável.

Desde 2023, a UEMA é reconhecida como a universidade mais empreendedora do Maranhão, reforçando seu papel na promoção da inovação e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a sociedade.

LEIA MAIS
17/02/2025 - Leno Castro

SSP realiza nova etapa de recuperação de aparelho dentro do programa Meu Celular de Volta

A Secretaria da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) realiza, na semana, mais uma etapa de recuperação de aparelhos celulares roubados, furtados ou perdidos na Grande Ilha.

A ação integra o Meu Celular de Volta, um programa contínuo, com ações permanentes, coordenado pela Polícia Civil do estado e que tem contribuído expressivamente para a diminuição desses tipos de crime.

As intimações para recuperação de aparelhos celulares foram enviadas pela Polícia Civil no sábado (15), por meio de mensagem de WhatsApp.

As pessoas que receberem essas intimações devem comparecer ao Ginásio Castelinho, no bairro Jordoa, em São Luís, nesta quarta-feira (19), no horário de 9h às 16h, para fazer a devolução do aparelho ou prestar informações.

Nesta nova etapa, a Polícia Civil concentra a recuperação em mil ocorrências policiais registradas em 2024 em delegacias de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Devem comparecer ao local nesta fase apenas quem foi intimado a devolver o aparelho. A entrega aos verdadeiros donos será em etapa posterior, previamente informada.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com observância das prioridades de cada grupo. Os intimados devem comparecer ao local com um documento de identificação com foto e o aparelho celular mencionado na intimação.

No local, estarão cerca de 100 policiais, entre delegados, investigadores e escrivães, que farão o atendimento, analisando individualmente cada caso.

Fique por dentro

Centenas de aparelhos de celular foram recuperados pela Polícia Civil do Maranhão desde o início do programa Meu Celular de Volta. A maioria deles, mais de 500 celulares, foi devolvida aos verdadeiros donos em um mutirão de entrega do programa, em novembro do ano passado, no Ginásio Costa Rodrigues, na capital.

Tire dúvidas

Sou obrigado a comparecer se for intimado?
Sim, o comparecimento ao Ginásio Castelinho em data e horário informados é obrigatório se tiver recebido intimação da Polícia Civil.

E se eu tiver sido intimado e não comparecer?
O não comparecimento para devolução do aparelho ou prestação de esclarecimentos poderá configurar desobediência, crime previsto no artigo 330 do Código Penal.

Por que recebi a intimação se meu celular foi comprado e não roubado ou furtado?
É possível que seu celular tenha sido adquirido de uma fonte não confiável, como um vendedor ou loja envolvida em atividades de receptação de produtos roubados ou furtados.

Como prevenir a compra de um celular de fonte duvidosa?
Para evitar problemas, sempre compre aparelhos em lojas autorizadas ou revendedores de confiança. Verifique se o celular possui nota fiscal, observe a procedência do vendedor e prefira comprar de estabelecimentos com boa reputação.

Quais outros pontos devo levar em consideração no momento da compra?
Evite adquirir produtos por preços muito abaixo do mercado, especialmente de vendedores desconhecidos ou em plataformas informais. Além disso, checar o IMEI do aparelho pode ajudar a garantir que ele não está vinculado a crimes.

O que é IMEI? Onde posso encontrar o número?
Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI. Fazendo uma analogia, equivale ao número de chassis de um carro, ou seja, é único para cada aparelho celular. O IMEI do aparelho é informado na própria caixa, além disso, pode ser acessado ao digitar *#06# no celular e apertar a tecla para ligar.

 

 

LEIA MAIS
17/02/2025 - Leno Castro

Reportagens | Pré-Carnaval é sucesso na Litorânea e no Centro Histórico de São Luís

Muita alegria e tranquilidade no pré-carnaval na Litorânea e no Centro Histórico de São Luís na sexta-feira (14), sábado (15) e domingo (16)

Durante a passagem do trio da Banda Eva, no Circuito Vem Pro Mar, na Av. Litorânea, o cantor Felipe Pezzoni fez referência à Rádio Timbira FM. “Timbira FM 95,5, ao vivaço”, falou o artista enquanto cantava o sucesso Eva.

O cantor também envio um abraço para o repórter da Rádio Timbira, Noel Soares, que entrevistou ele.

O governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão, participaram da festa.

Na programação da Av. Litorânea ainda teve shows de Descascar’Alho, Nanda Furttado, Bruno Shinoda, Nuzio, Banda Eva

Circuito Vem Pro Centro

Quem esteve no Centro Histórico de São Luís presenciou o 3º fim de semana do Pré-Carnaval do Circuito Vem Pro Centro.

São cinco polos culturais distribuídos pelo circuito – Faustina, Joãozinho Trinta, Patativa, Catarina Mina e Nega Glícia.

A programação deu espaço às mais diversas expressões carnavalescas e manifestações culturais. Entre o som marcante do tambor de crioula, blocos tradicionais, reggae, samba e marchinhas, brincantes de todas as idades curtiram mais um sábado de folia.

O Polo Cultural Faustina, em frente à Casa do Tambor de Crioula, foi um dos mais movimentados. O espaço vibrou ao som dos tocadores e ao embalo das coreiras. A programação começou pelo TC da Comunidade de Todos os Santos.

Enquanto isso, a Praça da Fé virou palco de celebração da cultura afro-brasileira e dos blocos tradicionais no Polo Joãozinho Trinta. A tarde começou com a apresentação da Tribo de Índio Upoan-Açu, Bloco Afro Omnirá e Tropicais do Ritmo. Em seguida, o Bloco Guerreiros do Ritmo fez o público ensaiar alguns passos das coreografias e se impressionar com o figurino do grupo. A programação se encerrou com o desfile do Bloco Marambaia.

Já no Polo Cultural Patativa, na Praça dos Catraieiros, o samba e as tradicionais marchinhas carnavalescas alegraram os foliões. O grupo Confraria do Copo abriu os trabalhos, seguido pelo cantor Paulinho Melodia, PSP Samba do Peixe, Máquina de Descascar Alho e Samba de Reis.

No Polo Catarina Mina, os bloquinhos foram os protagonistas, com destaque para o Bloco do Reis e Bloco das Peruas. A noite encerrou com o cortejo do Bloco 100 Sigilo.

O reggae, por sua vez, dominou a cena da Praça do Reggae. No circuito Nega Glícia, o público dançou ao som de DJs maranhenses. A homenagem à grande referência da cultura reggae no Maranhão foi ainda mais especial por ser o dia em que ela completaria 48 anos. A família esteve presente.

Blocos Afros na sexta feira

Quatorze blocos afros maranhenses estarão no cortejo pré-carnavalesco do Carnaval do Maranhão, nesta sexta-feira (14).

Os grupos se concentram na Praça Deodoro, às 16h. Em seguida, desfilam pela Rua Grande até a na Praça da Fé (Praia Grande).

Reportagens

Cris Sousa

 

Noel Soares

 

 

 

 

LEIA MAIS
16/02/2025 - Leno Castro

Maranhão Livre da Fome

* Carlos Brandão

Esta semana, como sempre tem feito, a Assembleia Legislativa deu mais uma mostra de seu intenso compromisso com os maranhenses. A aprovação do projeto “Maranhão Livre da Fome”, após pedido de urgência, foi um marco histórico que, certamente, vai transformar muitas realidades. O combate à fome e à pobreza é uma prioridade da nossa gestão. Nos últimos dois anos, mais de um milhão de pessoas saíram da pobreza e da extrema pobreza no Maranhão, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas.

Mas queremos muito mais. Queremos cumprir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2), estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, que é acabar com a fome e a má nutrição até 2030. Sabemos que é um grande desafio. Então, precisávamos começar.

Começamos com a instrumentalização de diversas políticas públicas nesse sentido, ao longo dos últimos dois anos. Agora, damos mais um passo decisivo nessa luta. Com a aprovação deste projeto de lei, estamos prestes a retirar quase meio milhão de pessoas da extrema pobreza. Este é um momento de esperança e transformação, que reforça o empenho do nosso governo pelo desenvolvimento humano e valorização do cidadão maranhense.

O programa, elaborado pela Secretaria de Monitoramento de Ações Governamentais (Semag), com a participação de várias instituições da sociedade organizada, vai beneficiar mais de 95 mil famílias, garantindo a elas não apenas o acesso à alimentação, mas também oportunidades de capacitação e inclusão no mercado de trabalho.

As famílias também terão acesso a um check-up médico para acompanharmos a situação de cada uma. E esse é o seu grande diferencial. Matamos a fome, cuidamos da saúde e preparamos o maranhense para o trabalho. Pelo plano, cada família receberá um cartão mensal de R$ 200,00 com um adicional de R$ 50,00 por criança de até seis anos.

Os valores só poderão ser utilizados para compra de alimentos em estabelecimentos credenciados. Além disso, o Estado complementará a renda das famílias que continuarem abaixo da linha da pobreza. O projeto só é possível graças à arrecadação obtida com o reajuste que fizemos da alíquota interna para produtos de luxo, como: joias, aeronaves, helicópteros, embarcações recreativas, armas e munições, triciclos e quadriciclos automotores, cigarros etc. Isto, ao mesmo tempo em que reduzimos em 33% a carga tributária sobre o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) da cesta básica.

Maranhão Livre da Fome vai além da assistência financeira. Ele é um símbolo da nossa determinação em garantir que nenhuma família maranhense passe fome ou viva sem dignidade. Um programa completo, que inclui acompanhamento social, capacitação profissional e fomento ao empreendedorismo.

A aprovação deste projeto pelos deputados é um exemplo de como o diálogo e o planejamento podem gerar resultados concretos. Essa união entre os poderes Executivo e Legislativo demonstra que, quando trabalhamos juntos, não há desafio que não possamos superar.

Estamos todos muito empolgados com a possibilidade que criamos. Queremos que as famílias não apenas superem a fome, mas também conquistem autonomia e dignidade. Ao mesmo tempo, fortaleceremos a economia local e promoveremos a inclusão produtiva.

Nosso governo sempre colocou as pessoas no centro das decisões. Afinal, acreditamos que o desenvolvimento só é possível quando todos têm oportunidades iguais. Nesta união de esforços, seguiremos avançando, porque acreditamos que o futuro do Maranhão está sendo construído com unidade e parceria.

* Governador do Maranhão

 

LEIA MAIS
14/02/2025 - Leno Castro

Abertura de empresas no Maranhão tem crescimento de 51%

O governador Carlos Brandão comemorou o recorde histórico na abertura de novos negócios no Maranhão. De acordo com o texto divulgado, nesta semana, em seu perfil oficial nas redes sociais, houve um crescimento de 51% na abertura de empresas no estado em 2024.

Dados são da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) informam que foram 7.889 empresas registradas no ano passado, sendo que 97% são microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte.

Lojas de roupas, promoção de vendas, salões de beleza, minimercados e atividades ligadas ao ensino foram as mais formalizadas pelos empreendedores.

No topo do ranking os municípios com maior concentração de empresas estão São Luís, Imperatriz, São José de Ribamar, Timon e Balsas.

Os bairros de São Luís com maior número de novas empresas são Turu, Jardim Renascença, Cidade Operária, Cohab Anil, Calhau e Cidade Olímpica.

O setor que liderou com a maior taxa de novas formalizações foi o da indústria, com uma alta de 63%.

Em seguida está o setor de serviços, mantendo a sequência de crescimento dos meses anteriores, com 57%.

O setor de comércio, que há meses vinha apresentando uma leve queda, em janeiro representou 47% das novas empresas.

Maior agilidade na abertura de empresas

O presidente da Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema), Sérgio Sombra, destacou que essa é a melhor marca de todos os balanços realizados pelo órgão, e sinaliza um ambiente de negócios mais dinâmico e promissor para os próximos meses.

Sérgio Sombra explicou que um conjunto de fatores contribuíram para esse resultado, entre os quais a redução de burocracias, a implementação de processos automatizados na Junta Comercial e a integração com os órgãos estaduais de registro, a exemplo da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Vigilância Estadual de Saúde (Suvisa) e Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA).

“Soma-se a isso uma série de políticas públicas que estão sendo implementadas pelo Governo do Maranhão, o que permite ampliar o apoio a esses empreendedores, em especial aos pequenos negócios”, explicou o gestor da Jucema.

 

 

LEIA MAIS
14/02/2025 - Leno Castro

Cineasta Cacá Diegues morre aos 84 anos

O cineasta Cacá Diegues (foto) – Carlos José Fontes Diegues – morreu, nesta sexta-feira (14), aos 84 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela Academia Brasileira de Letras (ABL). A morte foi em decorrência de complicações causadas por uma cirurgia.

Um dos precursores do movimento artístico Cinema Novo, Carlos Diegues nasceu em 19 de maio de 1940, em Maceió (AL), e mudou-se para o Rio de Janeiro, com a família, aos seis anos de idade.

Começou no cinema quando ainda estava no Diretório Estudantil da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), onde fundou um cineclube e passou a fazer produções cinematográficas amadoras, junto com colegas como o cineasta Arnaldo Jabor.

O cineclube foi um dos núcleos de fundação do Cinema Novo, movimento inspirado pelo neorrealismo italiano e pela Nouvelle Vague francesa, e marcado pelas críticas políticas e sociais, principalmente durante a ditadura militar.

Produções

Entre suas produções dentro do movimento, destacam-se Ganga Zumba (1964), A Grande Cidade (1966) e Os Herdeiros (1969).

Em 1969, deixou o Brasil e foi morar na Europa, por ter participado da resistência intelectual e política à ditadura.

Ao retornar, na década de 70, dirigiu Quando o Carnaval Chegar (1972), Joanna Francesa (1973), Xica da Silva (1976), Chuvas de Verão (1978) e Bye Bye, Brasil (1980).

No período de retomada do cinema brasileiro, lançou Tieta do Agreste (1996), Orfeu (1999) e Deus é Brasileiro (2002).

O Grande Circo Místico (2018) foi seu último lançamento como diretor.

Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios em inúmeros festivais nacionais e internacionais. Em 2018, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras na vaga de Nelson Pereira dos Santos.

“Sua obra equilibrou popularidade e profundidade artística, abordando temas sociais e culturais com sensibilidade. Durante a ditadura militar, viveu no exílio, mantendo-se sempre ativo no debate sobre política, cultura e cinema. A ABL expressa solidariedade à esposa, Renata Almeida Magalhães e aos filhos”, informou a ABL, por meio de nota divulgada em suas rede sociais.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.