Destaques
24/02/2025 - Leno Castro

Ritmos maranhenses dominam o centro histórico e cantor Belo anima a Litorânea no último pré-carnaval em São Luís  

O último fim de semana antes do período oficial do Carnaval teve muito movimento na Av. Litorânea, no domingo (23), e os ritmos maranhenses agitaram o Centro Histórico de São Luís na sexta-feira (21)e no sábado (22).

O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

O sambista Belo, dono de uma das mais belas vozes do pagode romântico, foi a atração nacional, no espaço Vem pro Mar, o circuito da Avenida Litorânea, de frente para o mar da Praia do Olho d’Água.

Teve, também, sons maranhenses na Litorânea com apresentação do Samba da Tamarineira, Marcio Kizoeira, Thais Moreno e o grupo Argumento.

Centro Histórico

Na tarde e noite sexta-feira (21), às 16h, teve cortejo de 19 blocos tradicionais, saindo da Praça Deodoro, passando pela Rua Grande até a Praça da Fé, na Praia Grande, no Centro Histórico.

O governador Carlos Brandão prestigiou a 6ª edição do tradicional Banho de Axé, no sábado (22), em frente ao Palácio dos Leões de onde o cortejo saiu até a Praça da Fé, Na Praia Grande. O evento promoveu o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana (Terreiros de Tambor de Mina) maranhenses e grupos de capoeira.

Também no sábado (22), os ritmos do Maranhão foram atração, desde às 14h, no último circuito “Vem pro Centro” de 2025 com apresentações divididas em 5 pontos do Centro Histórico.

 

LEIA MAIS
24/02/2025 - Leno Castro

Conservadores vencem eleições na Alemanha e extrema direita tem ascensão recorde

Os conservadores do União Democrática Cristã (CDU) venceram, no domingo (23), a eleição da Alemanha, que deu uma guinada à direita com uma derrota histórica do Partido Social-Democrata (PSD), do atual primeiro-ministro Olaf Scholz, e um crescimento recorde da extrema direita.

O resultado refletiu também o colapso do Governo de Scholz, no fim do ano passado, o que levou os alemães em peso às urnas.

O resultado oficial confirmou também o que indicavam as pesquisas de boca de urna e de intenção de voto.

O líder do Friedrich Merz, de 69 anos será o novo primeiro-ministro e iniciará, imediatamente, negociações para a formação do novo governo, que substituirá o do social-democrata Olaf Scholz, de centro-esquerda.

Desta vez, os alemães compareceram em peso às urnas: 82,5%, algo inédito na história da Alemanha pós-reunificação, e bem acima dos 76,4% registrados na eleição de 2021. No total, 49,9 milhões de eleitores participaram do pleito.

De acordo com a agência eleitoral do governo alemão, a porcentagem de votos foi a seguinte:

1 – CDU — 208 cadeiras; 11 a mais que em 2021

2 – AfD — 152 cadeiras; 69 a mais que em 2021

3 – SPD — 120 cadeiras; 86 a menos que em 2021

4 – Partido Verde — 85 cadeiras; 33 a menos que em 2021

5 – A Esquerda — 64 cadeiras; 25 a mais que em 2021

 

 

LEIA MAIS
24/02/2025 - Leno Castro

Arlindo Maracanã volta ao Sampaio Corrêa

O treinador Arlindo Maracanã voltou ao Sampaio Corrêa, agora, contratado para ser técnico. Ele vai ficar à frente da equipe, nesta temporada de 2025, e o primeiro teste será no jogo do Sampaio contra a Juazeirense, pela quinta rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste, na noite desta quarta-feira (26), a partir das 19h, no Estádio Castelão, em São Luís.

A partida terá cobertura completa da equipe esportiva da Rádio Timbira FM.

Arlindo Maracanã, que atuava como técnico do IAPE, substitui Felipe Surian, que foi demitido depois da eliminação do Sampaio na primeira fase da Copa do Brasil, com uma derrota por 1 a 0, em Belém do Pará, para a Tuna Luso.

Arlindo Maracanã já participou da equipe do Sampaio Corrêa

, como jogador e foi auxiliar técnico. Chegou a assumir o time profissional em outras oportunidades.

“Estou satisfeito com o que encontrei, mas logicamente que a gente tem de fazer alguns ajustes. Creio que a equipe vai dar conta do recado e voltar a vencer, o Sampaio vive de vitórias, é um time grande, o maior do Maranhão, então a nossa vontade é de fazer um grande trabalho, com foco nesse jogo contra a Juazeirense, porque precisamos muito conquistar os três pontos”, afirma Arlindo Maracanã.

 

 

 

LEIA MAIS
24/02/2025 - Leno Castro

Carlos Brandão participa do Banho de Axé no Centro Histórico de São Luís

O governador Carlos Brandão, e outras autoridades, participaram da 6ª edição do tradicional Banho de Axé, um rito de purificação que reafirma a presença e a resistência dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana no Maranhão.

A cerimônia aconteceu na tarde e noite de sábado (22) no Centro Histórico de São Luís. Iniciou em frente ao Palácio dos Leões. Em seguida, o cortejo seguiu até a Praça da Fé, na Praia Grande.

Participaram mais de 60 grupos de culto de mina e capoeira.

Carlos Brandão recebeu o cortejo em frente ao Palácio dos Leões, onde ressaltou a importância do respeito à liberdade religiosa e à diversidade cultural no estado.

“É com alegria que festejamos as manifestações dos povos de matriz africana, com muito respeito, dignidade e em defesa da liberdade religiosa e cultural do Maranhão”, afirmou Carlos Brandão.

A celebração incluiu o ato de aspergir água perfumada nos participantes e na cidade, o que simboliza a limpeza do corpo e do espírito em um gesto de renovação.

O Banho de Axé é, também, uma poderosa ferramenta de combate à intolerância religiosa e ao racismo. Através dele, a cultura afro-maranhense ganha força dentro do carnaval.

LEIA MAIS
23/02/2025 - Leno Castro

Caminho de desenvolvimento e de cuidado com as pessoas

* Carlos Brandão

Em 35 anos de vida pública, muitas foram as lições aprendidas. Uma das principais é que um gestor deve buscar sempre trabalhar com iniciativa, diálogo, planejamento, unidade e parceria.

Talvez estes sejam alguns dos motivos pelos quais o Maranhão viva um tempo de desenvolvimento, de avanços concretos que impactam diretamente a vida das pessoas. Temos certeza de que continuamos dando passos gigantescos nessa direção.

Em Balsas, Sul do Maranhão, por exemplo, acompanhamos de perto a chegada de um dos maiores investimentos da história do nosso estado: a unidade da Inpasa Brasil, a maior fábrica de etanol à base de milho da América Latina.

Um empreendimento que movimenta R$ 2,5 bilhões, gera 2.500 empregos diretos e indiretos e fortalece a nossa economia com a compra de um milhão de toneladas de milho por ano dos produtores locais.

Mais do que números, essa iniciativa representa oportunidades reais para as famílias maranhenses. E não paramos por aí!

Estamos trabalhando para melhorar as condições de trafegabilidade na região. Iniciamos a colheita da safra 2024/2025 de soja, ao mesmo tempo em que já fizemos a entrega de 7 km de pavimentação asfáltica na Ladeira do Pisa no Freio, em Tasso Fragoso.

Além disso, assinamos a ordem de serviço para implantação de 31 km de asfalto na Rodovia Transpenitente – estrada de acesso à Serra do Penitente -, onde são cultivados mais de 200 mil hectares de soja, milho e algodão.

Outra ação importante foi a assinatura do decreto que regulamenta a venda direta de etanol hidratado das agroindústrias para os postos de combustíveis, simplificando a cadeia de distribuição e possibilitando a redução do preço final ao consumidor.

Um modelo opcional, que complementa o sistema atual e oferece mais flexibilidade para que os produtores escolham a melhor forma de comercialização. Queremos reduzir custos logísticos e dar mais competitividade ao setor. A venda direta de etanol já está prevista na legislação federal por meio da Lei nº 14.292/2022, e agora se torna uma realidade no Maranhão.

Mas desenvolvimento significa, sobretudo, cuidar das pessoas. Por isso, estamos realizando a maior expansão da rede de hemodiálise da história do Maranhão.

Hoje, muitos pacientes enfrentam uma realidade cruel, viajando longas distâncias para realizar seu tratamento. Isso está mudando. Em dois anos, dobramos o número de máquinas ofertadas, levando o atendimento a 17 das 19 regiões de saúde do estado.

Agora, estamos abrindo nove novos centros de hemodiálise em Itapecuru-Mirim, Barreirinhas, Santa Inês, Lago da Pedra, Colinas, Timon e Barra do Corda, além dos serviços anexos ao Hospital Regional Dr. Antônio Hadade, em Viana, e ao Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá.

Com esta expansão, vamos atender o dobro de pacientes e oferecer um tratamento ainda mais digno e acessível a quem precisa. Mais dignidade a quem já enfrenta tão dura batalha!

Por meio do trabalho sério, do planejamento e, principalmente, com muita responsabilidade, estamos transformando o Maranhão.

Nosso governo cuida das pessoas, cria oportunidades, investe em infraestrutura e fortalece os setores produtivos. Seguimos firmes, com um só objetivo: garantir dignidade, desenvolvimento e um Maranhão cada vez melhor para todos.

* Governador do Maranhão

LEIA MAIS
21/02/2025 - Leno Castro

Última prévia do Carnaval do Maranhão com o cantor Belo, muitos ritmos, religiosidade e tradição

O último final de semana antes do período oficial do Carnaval promete aquecer a Ilha. A sexta-feira (21), o sábado (22) e o domingo (23) serão de festividades carnavalescas com grupos tradicionais do carnaval do Maranhão e artistas nacionais.

O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma).

A folia começa com o cortejo de blocos tradicionais, nesta sexta-feira (21), às 16h, saindo da Praça Deodoro, passando pela Rua Grande até a Praça da Fé, na Praia Grande.

Ao todo, 19 grupos desfilarão seus ritmos, suas batucadas, sua tradição, em evento que já se tornou parte do calendário pré-carnavalesco. Os Blocos Tradicionais fazem parte da identidade cultural de São Luís, presentes nos carnavais da Ilha desde a década de 1920.

O som dos tambores feito com as mãos espalmadas dão total charme e especificidade aos blocos tradicionais, assim como o figurino próprio, exuberante, opulento, que dão o tom dessa manifestação singular do carnaval maranhense.

Banho de Axé

A 6ª edição do tradicional Banho de Axé acontece neste sábado (22), no Centro Histórico promove a visibilidade e o protagonismo dos povos e comunidades tradicionais de matriz africana (Terreiros de Tambor de Mina) maranhenses.

Desde 2016 o evento é realizado como parte da programação do Carnaval, com caráter lúdico, religioso, de afirmação de identidade e, principalmente, como ferramenta de combate ao racismo, à intolerância religiosa e a todas as formas de discriminação correlatas.

O cortejo afro-religioso realizado por 50 grupos de casas de “culto mina” e 12 grupos de capoeira e 1 trio elétrico, sairá do Palácio dos Leões, às 16h, passando pela praça João Lisboa, em direção  à Praça da Fé, na Praia Grande.

Vem pro Centro

O último Vem pro Centro de 2025 terá atrações divididas em 5 pontos do Centro Histórico e tem apresentações para todos os gostos na Praça da Faustina, Praça dos Catraieiros,  Praça do Reggae, Beco Catarina Mina e Praça da Fé. São ao todo em 33 atrações que contemplam todos os segmentos da tradição carnavalesca maranhense. A programação começa sempre às 14h.

É domingo! Vem pro Mar

O Vem pro Mar, circuito da Avenida Litorânea, de frente para o mar da Praia do Olho d’Água, recebe neste domingo, 23, o cantor Belo, dono de uma das mais belas vozes do pagode romântico.

Nesse dia quem abre a programação é o Samba da Tamarineira, às 14h. Em seguida, Marcio Kizoeira; Thais Moreno; Argumento, e o cantor Belo encerrando a temporada pré-carnavalesca.

Programação

Sexta-feira (21) 16h
Cortejo de Blocos Tradicionais  (19 grupos)
Os Guerreiros do Ritmo
Dragões da Liberdade
Os Apaixonados
Os Coringas
Os Fanáticos
Os Indomáveis Show
Os Vingadores
Alegria do Ritmo
Companhia do Ritmo
Os Gladiadores
Os Diferenciados
Os Tremendões
Tradicionais do Ritmo
Os Diplomáticos
Tropicais do Ritmo
Os Trapalhões
Os Reis da Liberdade
O Lobo
Magnatas Show

Sábado (22) 16h

Banho de Axé – Palácio dos Leões à Praça da Fé – 16h

Vem pro Centro Histórico (33 grupos) 14h
Palco Patativa (Catraieiros)
14H – Bloco Marabloco
15H – Samba da Tamarineira
16H – Tropix
17H – Filhos de Iaiá
18H – Bicicletinha do Samba
19H – Groovaê

Palco Joaozinho Trinta (Praça da Fé)
14H – Tribo de Índio Kaiapo
15H – Bloco Afro Netos de Nanã
16H – Bloco os Brasinhas
17H – Afro Didara
18H – Bloco os Indomáveis
19H – Turma do Quinto

Palco Catarina Mina
14H – Bloco Lírio do Amor
15H – Bloco Baralho da Madre Deus
16H – Bloco da Enme Paixão
17H – Bloco pro Álcool
18H – Bloco C de Asa
19H – Bloco da Bandida

Palco da Faustina (Casa do Tambor)
14h – TC Toque dos Bandeirantes
15h – TC Brilho da União
16h – TC Lírio do Sertão
17h – TC Brilho de São Benedito de Ana Rosa
18h – TC Mestre Felipe
19h – TC Amor de São Benedito da Fé Em Deus

Palco Nega Glicia (Reggae)
14h – Dança Batan
15h –  DJs Gil & Carlos Mafra
16h –  Dança Rosane Saint Louis
16h45 –  Banda George Gomes
17h30 –  DJ Graci Roots
18h –  DJ Neto Myller
18h20 –   Prévia Bloco do Reggae GDAM
18h45 –  Banda Divino Roots
19h15 –  Banda Orquestra Maranhense de Reggae

Domingo (23)
Vem pro Mar – Dia 23.02 –  Domingo

14h Samba da Tamarineira
15h Marcio Kizoeira
16h Thais Moreno
17h Argumento
18h Belo

 

 

 

LEIA MAIS
21/02/2025 - Leno Castro

Pé-de-Meia será depositado na conta de alunos a partir de terça-feira (25)

O Ministério da Educação (MEC) pagará, a partir de terça-feira (25), a parcela de R$ 1 mil do Pé-de-Meia a estudantes que participam do programa e que concluíram um dos três anos do ensino médio regular em escola pública em 2024. Os pagamentos dessa parcela de incentivo à conclusão do curso seguem até quinta-feira (27), de acordo com a série dos estudantes.

O Tribunal de Contas da União suspendeu o financiamento do Pé-de-Meia para que os recursos destinados ao programa fossem adequados às normas orçamentárias e de responsabilidade fiscal previstas na Constituição e em diversas normas legais.

O programa atende a 3,9 milhões de estudantes do ensino médio ao custo anual de R$ 12,5 bilhões.

Pagamento

Com a regularização do pagamento, os alunos aprovados no terceiro ano em 2024, que participaram dos dois dias da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), receberão mais R$ 200.

Os depósitos serão feitos após o Tribunal de Contas da União (TCU) desbloquear, no dia 12, R$ 6 bilhões para o pagamento das parcelas do programa, apelidado de Poupança do Ensino Médio.

O Pé-de-Meia é direcionado a estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).  A poupança tem o objetivo de promover a permanência dos alunos e a conclusão dessa etapa de ensino.

O ministro da Educação, Camilo Santana, comentou, na rede social, a importância da política. “No programa Pé- de- Meia você pode ganhar até R$ 9,2 mil como incentivo à permanência na escola. Esse é o grande programa do governo para garantir a permanência do nosso jovem na escola”, declarou.

Depósitos e saques

Para os estudantes que terminaram o terceiro ano em escola pública no ano passado, ou seja, se formaram no ensino médio regular, os depósitos serão feitos na terça e quarta-feira (26), conforme a data de nascimento. No dia 25, recebem os nascidos em janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho. Em 26 de fevereiro, recebem os aniversariantes de julho, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro.

Os valores depositados (R$ 1 mil do incentivo-conclusão e mais R$ 200 pela participação no Enem 2024) poderão ser sacados imediatamente.

Já os alunos do Pé-de-Meia aprovados no primeiro ou segundo ano do ensino médio em 2024 terão R$ 1 mil depositados na modalidade poupança na quinta-feira (27), independentemente da data de nascimento. A quantia somente poderá ser retirada após concluírem o ensino médio.

O ministro da Educação, Camilo Santana explicou o que acontece com quem passa de ano, mas ainda não concluiu o ensino médio. “Aos alunos que concluíram o primeiro ou o segundo ano do ensino médio, vamos depositar R$ 1 mil da poupança e esse dinheiro vai ficar lá rendendo. É bom lembrar, você só vai poder sacar ao final da conclusão do ensino médio.

Os recursos repassados à Caixa Econômica Federal serão depositados nas contas que foram abertas automaticamente pela instituição em nome de todos os beneficiários do Pé-de-Meia que cumprem os critérios do programa.

Caso o adolescente tenha menos de 18 anos, é necessário que o responsável legal o autorize a movimentar a conta, sacar o dinheiro ou usar o aplicativo Caixa Tem.  A autorização pode ser feita pelo aplicativo ou em uma agência da Caixa Econômica Federal. Se o estudante tiver 18 anos ou mais, a conta já estará desbloqueada para uso do valor depositado.

Outras situações

O MEC avisa que os estudantes do ensino médio de escolas públicas que ainda não terminaram o ano letivo de 2024 vão receber o incentivo quando tiverem as aprovações informadas pelas redes de ensino estaduais.

Já os alunos que tiveram parcelas bloqueadas em 2024 também podem receber os valores nos próximos meses, desde que cumpram os requisitos do programa, matrícula, frequência, aprovação nos anos letivos e participação no Enem.

Para saber se é beneficiário do Programa Pé-de-Meia, o interessado pode consultar gratuitamente no aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC. O login é feito na conta do aluno no portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br, com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e senha cadastrados. A conta pode ser nível bronze de segurança.

Pé-de-Meia

Criado em janeiro de 2024, o Pé-de-Meia é destinado a estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas de todas as regiões do país que integram famílias inscritas no CadÚnico.  Não há necessidade de inscrição dos estudantes. O objetivo do MEC é democratizar o acesso ao ensino médio e reduzir a desigualdade social entre os jovens, além de fomentar mais inclusão social pela educação.

Os beneficiários da política, após ampliação para o CadÚnico e a EJA em julho do ano passado, chegam a 3,9 milhões de estudantes.

Estão aptos a participar os alunos que cumprirem os requisitos do programa. Pelas regras, além de estar inscrito no CadÚnico, o estudante deve ser matriculado na rede pública de ensino até dois meses após o início do período letivo.

Os estudantes do ensino médio regular devem ter idade entre 14 e 24 anos e, no caso da EJA, entre 19 e 24 anos.

Para mais informações, acesse o site do programa

 

LEIA MAIS
21/02/2025 - Leno Castro

Prêmio principal da Mega-Sena acumula e vai a R$ 130 milhões

O sorteio do concurso 2.832 da Mega-Sena foi realizado na noite de sábado (22), em São Paulo (SP). Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 130 milhões.

Clique aqui para seguir o canal de Loterias do g1 no WhatsApp
Veja os números sorteados: 02 – 12 – 18 – 21 – 24 – 37.

5 acertos – 238 apostas ganhadoras: R$ 32.322,01

4 acertos – 14.573 apostas ganhadoras: R$ 751,76

O próximo sorteio da Mega será na próxima terça-feira (25).

LEIA MAIS
21/02/2025 - Leno Castro

Bombeiros vistoriam o circuito oficial do Carnaval do Maranhão 2025

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforçou as vistorias técnicas no circuito oficial da folia.

As inspeções, realizadas esta semana, na Avenida Litorânea, têm como objetivo garantir a segurança dos foliões, profissionais e demais envolvidos na festa organizada pelo Governo do Estado.

Nas inspeções, equipes técnicas realizaram análise detalhada na segurança das instalações. Foram verificados palco, camarotes, tendas, camarins, instalações elétricas, extintores e saídas de emergência.

Houve, também, uma fiscalização minuciosa nas instalações de efeitos pirotécnicos e plataformas de queima de fogos, a fim de prevenir riscos durante os shows.

De acordo com o comandante da Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), do CBMMA, major Wellington Soares, o objetivo é garantir que todos os aspectos de segurança sejam cumpridos, desde a estrutura física até as condições de emergência e situação destes pontos de grande concentração do público. “É um trabalho planejado para que o Carnaval 2025 seja uma grande festa, segura para todos”, afirmou.

 

LEIA MAIS
21/02/2025 - Leno Castro

Reportagem: Brandão autoriza venda do etanol direto das indústrias para os postos de combustíveis no Maranhão

O etanol comercializado no Maranhão poderá, agora, ser vendido diretamente das indústrias para os postos de combustíveis, sem os custos atrelados à logística de distribuição.

A medida, que vai possibilitar redução no preço pago pelo consumidor, foi regulamentada por meio de decreto assinado, ao fim da tarde de quinta-feira (20), pelo governador Carlos Brandão, em São Luís.

A medida vai reduzir gastos com o transporte do combustível e deve gerar impacto no valor pago pelos consumidores.

O decreto dispõe sobre a venda direta do Álcool Etílico Hidratado Combustível (AEHC) para postos de combustíveis no estado. A novidade permitirá a diminuição dos custos associadas ao transporte do etanol, possibilitando a redução do preço final cobrado nas bombas de combustível.

A venda direta de Etanol Hidratado está prevista na Lei nº 14.292/2022, que teve origem na Medida Provisória Nº. 1.100, de 03.01.2022. A medida reduz a cadeia logística de comercialização do etanol e garante revisão na cobrança de tributos como: Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Programa de Incentivo Social (PIS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

Anteriormente o AEHC produzido em usinas deveria ser comercializado pelas distribuidoras de combustíveis, que aumentava o custo de transporte do produto e do seu preço, tanto para o varejista quanto para o consumidor final, como detalha o governador Carlos Brandão.

“Mais do que favorecer o empresário e o crescimento da sua empresa, ele também é muito importante para chegar no posto de gasolina com o preço mais barato. Se ele chega com o preço mais barato [ao produtor], porque diminui essa logística, ele vai chegar também mais barato ao consumidor, que é o nosso alvo mais importante”, reforça Brandão.

Com o decreto, produtores e importadores de AEHC ficam autorizados a comercializar o produto diretamente com agentes distribuidores, revendedores varejistas de combustíveis, Transportadores-Revendedores-Retalhistas (TRR) e com o mercado externo.

A regulamentação da venda direta foi fixada como modalidade opcional, ou seja, sem a exclusão do modelo vigente. A venda direta permitirá maior flexibilidade às unidades produtoras para comercializar seu produto.

Para o governador Carlos Brandão, a medida vai reduzir cursos, ampliar a lucratividade e gerar novas oportunidades de emprego e renda com o crescimento do setor. “A nossa expectativa é que os empresários vão ter mais lucro, investir mais nas suas propriedades e ao mesmo tempo a gente vai reduzir o preço do combustível para o consumidor”, afirmou.

Bom para empresários e consumidores

A medida atende solicitação do Sindicato de Produtores de Cana, Açúcar e Etanol de Cana e outras Biomassas do Maranhão e Pará (Sindicanálcool) e contou com apoio das secretarias de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima), Indústria e Comércio (Seinc) e Fazenda (Sefaz).

O vice-presidente executivo da empresa Inpasa, Rafael Ranzolin, participou da cerimônia de assinatura do decreto e comemorou a medida. O grupo Inpasa Brasil é uma biorrefinaria de grãos que tem como matérias-primas o milho e o sorgo, usados na produção de biocombustíveis, Distiller’s Dried Grains with Solubles (DDGS) – ou “Grãos Secos de Destilaria com Solúveis” – e óleos vegetais.

Fundada em 2006, a Inpasa deve abrir no próximo mês uma unidade da empresa em Balsas, município localizado no Sul do Maranhão. Ranzolin avalia que a redução nos custos logísticos vai ser fundamental especialmente para os consumidores.

“A gente tem um ganho logístico muito grande. A gente trabalha junto com as distribuidoras também, mas isso vai fazer com que os postos sintam essa diferença e todo esse ganho da venda direta e, consequentemente, o consumidor final, que é nosso grande ator, nosso grande consumidor, nosso real cliente”, pontua Rafael Ranzolin.

Menos impostos e mais geração de empregos

O AEHC é utilizado como combustível em motores de combustão interna de ignição por centelha. Segundo o decreto, a responsabilidade pela substituição tributária, retenção e recolhimento do imposto nas operações internas e interestaduais ao agente produtor, será da empresa comercializadora de etanol e do importador.

Para a revenda do AEHC será necessário que a empresa tenha inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS (CAD/ICMS) e solicite credenciamento junto à Sefaz. O titular da Fazenda estadual, secretário Marcellus Ribeiro, avalia que a regulamentação vai beneficiar comerciantes e consumidores, além de favorecer o fortalecimento das empresas e  a abertura de novos postos de trabalho.

“É uma medida de sensibilidade do governador Carlos Brandão, sempre preocupado com o setor empresarial maranhense e com a população do estado. A medida vai beneficiar justamente esses dois setores, tanto as empresas pela redução do custo logístico de transporte do álcool, quanto o consumidor final com a expectativa de redução de preços. É possível que aliada a essa redução de preço, a gente tenha mais investimento do setor, portanto mais geração de emprego e renda”.

Redução na bomba de combustível

Em coletiva de imprensa que sucedeu a cerimônia de assinatura do decreto, Carlos Brandão disse a jornalista que a expectativa é que medida gere impacto na bomba de combustível e no bolso dos consumidores em cerca de 30 dias.

“Vamos aguardar um pouco, a medida é uma medida que já acontece em todos os estados. A gente espera que, dentro de 30 dias no máximo, haja esse equilíbrio econômico para que a gente possa constatar isso nos postos de gasolina. Essa é a nossa expectativa”.

(Foto/Capa/Divulgação): Fábrica de etanol no município de Balsas, ao sul do Maranhão

Reportagem de Daniel Amorim

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.