O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) reforça a operação do Carnaval do Maranhão 2025, com a mobilização de até 100 militares por dia, com suporte de drones e 11 viaturas, distribuídos estrategicamente, durante toda a agenda da folia.
O objetivo é assegurar a proteção dos brincantes, maranhenses e turistas, oferecendo assistência imediata em casos de emergência. O trabalho cobre os circuitos carnavalescos oficiais do Governo do Estado – avenida Litorânea, Madre Deus e o Centro Histórico -, e festividades nos bairros da capital. A operação vai até dia 4 de março.
A presença do Corpo de Bombeiros foi reforçada para garantir que a população aproveite as festas carnavalescas com tranquilidade, pontua o comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto. “O aparato da nossa corporação está à postos desde as prévias carnavalescas, para agir de maneira ágil e eficaz, utilizando toda a nossa estrutura de veículos e equipes de atendimento para proporcionar um ambiente seguro para todos. Essa ação conjunta com as demais forças de segurança otimiza nossa atuação e garante maior eficiência”, afirmou.
O aparato em veículos conta com viaturas Auto Bomba Tanque, ambulâncias e unidades de resgate. O CBMMA contará ainda com drones e outros recursos tecnológicos, além de equipes especializadas para atuar em diferentes frentes, incluindo o atendimento a vítimas de acidentes e emergências. Um planejamento para oferecer aos cidadãos e turistas um ambiente festivo seguro. A operação é realizada em colaboração com a Polícia Militar, Polícia Civil e Centro Tático Aéreo (CTA).
O comandante-geral também destacou a importância do planejamento antecipado, assegurando que todos os militares estejam adequadamente treinados e posicionados de forma estratégica, nos pontos de maior fluxo de pessoas. “Nossa equipe está distribuída de forma planejada, nos locais com maior concentração de público. A missão do Corpo de Bombeiros é proporcionar suporte imediato, seja em incêndios, resgates ou atendimentos médicos, sempre de forma coordenada com as demais instituições envolvidas”, ressaltou o coronel Célio Roberto.
A equipe de esportes da Timbira FM 95,5 faz a cobertura, neste sábado (8), do jogo Moto Club X Imperatriz pela sétima rodada do Campeonato Maranhense de Futebol.
O jogo será realizado, a partir das 16h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva da Rádio Timbira FM inicia às 15h e prossegue até 18h30.
Por causa da transmissão esportiva, o programa Balaio Cultural, com Zema Ribeiro, terá o horário reduzido em uma hora e o Programa Reggae Praia, com Maurício Capella será reproduzido após a transmissão esportiva.
Equipe esportiva da Timbira FM
– Pré-jogo e Narração: Roberto Ramos (no estádio)
– Comentários e pós-jogo: Edivan Fonseca (no estádio)
– Reportagens: Daniel Amorim & Felipe Barbosa (ambos no estádio)
– Plantão: Natalhi Ribeiro (no estúdio)
Como acompanhar a Transmissão Esportiva
facebook.com/radio.timbira
instagram.com/radiotimbira
radios.com.br/play/14493
radiotimbira.ma.gov.br
twitter.com/radiotimbira
Pelo segundo mês consecutivo, o percentual de famílias endividadas caiu no país, chegando a 76,1%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O resultado de janeiro representa uma queda de 0,6 ponto percentual em relação a dezembro e de 2 p.p. no comparativo com o mesmo período em 2024.
Em janeiro, 20,8% dos brasileiros destinaram mais da metade dos rendimentos às dívidas, o maior percentual desde maio de 2024. Em média, as famílias destinaram 30% dos ganhos para esta finalidade, um aumento de 0,2 p.p.. O estudo mostrou o crescimento da percepção de endividamento, com 15,9% da população considerando estar “muito endividada”, contra 15,4% no final do ano passado.
“Os juros elevados e a seletividade do crédito fazem com que os consumidores procurem fazer menos dívidas e, como efeito adverso, aumentam sua percepção de endividamento. A leve melhora da inadimplência indica que houve um esforço nas casas brasileiras para equilibrar suas finanças, mas o comprometimento crescente da renda acende um sinal de alerta para a economia em 2025”, avalia o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.
Segundo a entidade, como consequência dessa preocupação crescente, menos famílias estão com dívidas em atraso. Elas agora representam 29,1%, diante dos 29,3% de dezembro. O percentual daquelas que não têm condições de pagar o que devem também teve recuo mensal, de 13% para 12,7%. Apesar disso, os resultados ainda se mantêm acima dos patamares observados em janeiro de 2024, de 28,3% e 12%, respectivamente.
“Apesar da queda do endividamento, as dívidas estão consumindo uma parcela maior da renda das famílias brasileiras, especialmente por causa dos juros altos e prazos mais curtos. Esse cenário pode manter a inadimplência em patamares elevados nos próximos meses”, explica o economista-chefe da CNC, Felipe Tavares.
A pesquisa também analisou o endividamento por faixa de renda. Houve queda de 0,8 p.p. entre as famílias que recebem mais de dez salários mínimos (65,3%) e de 1 p.p. entre as que ganham até três salários mínimos (79,5%), no comparativo com dezembro.
As famílias mais vulneráveis – até 3 salários mínimos – representaram o único grupo cujo percentual de endividamento aumentou, na comparação com janeiro de 2024 (79,2%).
Já a saída da inadimplência demonstra ser um caminho mais longo. A redução da parcela de consumidores com dívida em atraso ocorreu apenas entre os que ganham de três a cinco salários mínimos, saindo de 28,1% em dezembro para 27,5%. No decorrer de 1 ano, houve alívio apenas na faixa entre cinco e dez salários mínimos, com o índice caindo de 22,7% para 22%.
O cartão continua sendo a principal modalidade de crédito utilizada pelos consumidores, atingindo 83,9% do total de devedores, mesmo com a retração de 2,9 p.p., na comparação anual. Em contrapartida, destacam-se o crédito pessoal, com um aumento de 1,3 p.p., atingindo 10,9%, e os carnês, com crescimento de 0,6 p.p. em relação a 2024, chegando a 16,8%.
Apesar da recente melhora dos índices de endividamento e inadimplência, a CNC alerta que o endividamento das famílias pode voltar a crescer ao longo do ano. Os percentuais devem começar a subir a partir de março, fechando 2025 com 77,5% das famílias brasileiras endividadas e 29,8% inadimplentes.
“A necessidade de recorrer ao crédito para consumo, somada à manutenção de juros elevados, deve tornar a gestão financeira um desafio ainda maior para os consumidores brasileiros”, disse o economista Felipe Tavares.
O Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, referência no atendimento pediátrico em São Luís (MA), deu um importante passo ao iniciar a realização de cirurgias por videolaparoscopia. O novo procedimento adotado na unidade da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) tem o potencial de transformar o tratamento de pacientes de até 13 anos, oferecendo mais segurança e agilidade na recuperação.
O primeiro paciente a ser beneficiado com a nova técnica foi Thalles Henrique Rego Penha, de 11 anos, que passou por uma colecistectomia (remoção da vesícula biliar) devido a fortes náuseas e desconforto estomacal. O procedimento foi realizado na última terça-feira (4).
O cirurgião pediátrico Marcos Raices, responsável pelo procedimento, destaca que a videolaparoscopia traz uma série de benefícios. “Com essa tecnologia, conseguimos reduzir o tempo de internação, minimizar as dores pós-operatórias e proporcionar uma recuperação mais rápida e confortável para nossos pacientes, o que é fundamental no atendimento pediátrico”, explicou o especialista.
A implementação desse serviço no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos reflete um avanço significativo no atendimento de saúde infantil no estado. O hospital tem se destacado por sua capacidade de realizar desde cirurgias simples até intervenções de maior complexidade. A unidade, que integra a rede da SES, é gerenciado pelo Instituto Acqua.
Osni Penha, pai de Thalles, expressou alívio ao saber que o filho seria submetido ao procedimento menos invasivo. “Ficamos muito apreensivos quando soubemos da necessidade da cirurgia, mas ao saber que seria realizada por videolaparoscopia, nos sentimos mais tranquilos, pois o procedimento é menos agressivo. O atendimento tem sido excelente, e agora esperamos que ele se recupere rapidamente”, afirmou.
Com a introdução da videolaparoscopia, o Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos amplia ainda mais os serviços e reforça seu compromisso com a excelência no atendimento pediátrico.
Como parte da programação do Governo do Estado para o Pré-Carnaval do Maranhão 2025, Ivete Sangalo fez show, na sexta-feira (7), no Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea que atraiu milhares de foliões. O governador Carlos Brandão e a primeira-dama, Larissa Brandão estiveram presentes na festa.
As apresentações começaram às 19h com show da Confraria do Copo e depois, às 20h, o grupo CDC se apresentou, seguido pela cantora Ivete Sangalo. Os brincantes ainda viram as apresentações do grupo TDN às 22h e da banda Mix in Brazil às 23h, fazendo o encerramento de mais um dia de muita folia no Circuito Vem Pro Mar.
O Circuito Vem Pro Mar conta com uma megaestrutura de palco, som, luz, segurança e acessibilidade para o público acompanhar tudo de forma segura e confortável.
O espaço passa a contar com dois hospitais de campanha.
O circuito também conta com o trabalho integrado entre Polícia Militar do Maranhão (PMMA), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (PMMA) e Bombeiros Civis, garantindo ordem e tranquilidade para os foliões.
Para as ações do Corpo de Bombeiros, o efetivo é composto por equipamentos como drones, quadriciclos, motos aquáticas, botes e viaturas. Os guarda-vidas também sinalizam as áreas de risco com bandeiras vermelhas e placas informativas ao longo do circuito.
Um grande público é esperado para o show da cantora baiana, que deve reunir milhares de pessoas na orla marítima de São Luís. O estudante universitário Mano Aquino já está com todos os preparativos ajustados para a apresentação de Ivete Sangalo.
O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secma), e este ano tem como tema “Estado de Folia e Alegria”. A programação nos Circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro estimulam um formato de carnaval que começa ainda de dia, aproveitando a beleza natural da orla, do pôr do sol ao anoitecer.
Esse formato permite maior inclusão, com um ambiente mais acessível para famílias e pessoas de diferentes idades, reforçando o compromisso com a democratização da maior festa popular do estado.
Programação
Sexta-feira – 7/2
Circuito Vem pro Mar (Avenida Litorânea)
19h CONFRARIA DO COPO
20h CDC
21h IVETE SANGALO
22h TDN
23h MIX IN BRASIL
Sábado – 8/2
Circuito Vem pro Centro (Centro Histórico)
Palco Patativa
14h SAMBA DE MINA
15h VAMU DI SAMBA
16h BLOCO DO JACARÉ
17h VANDA SILVA
18h BICHO TERRA
19h ARGUMENTO
Palco Nega Glicia
14h DANÇA NILDA COELHOS E ANTONIO DANÇARINO
15h DJ JOSIAS MEDALHA
16h DANÇA REGGAE MANIA
16h30 BANDA GUETOS
17h DJ WALDINEY
17h45 CAPITAL ROOTS
18h BLOCO JAMAICA BRASILEIRA
18h30 DJ HELENA MELO
18h45 DJ MULHER MARAVILHA
19h NÚBIA
Palco da Faustina
14h TC TURMA DOS CRIOULOS
15h TC PUNGAR DA ILHA
16h TC MESTRE AMARAL
17h TC UNIDOS VENCEREMOS
18h TC VILA BACANGA
19h TC MESTRE LEONARDO
Palco Joãozinho Trinta
14h TRIBO DE INDIO TUPINAMBÁS
15h AFRO ABIYÉYÉ MAYLÔ
16h BT OS VAMPIROS
17h AFRO JUREMÊ
18h BT PRINCIPE DE ROMA
19h ESCOLA FLOR DO SAMBA
Palco Catarina Mina
14h BLOCO BICICLETINHA DO SAMBA
15h BLOCO ENCANTO DA NATUREZA
16h BLOCO ARREPENDIDOS
17h BLOCO GIGOLÔ FOLIA
18h BLOCO PAU TE ACHA
19h BLOCO 100 LIMITE
Domingo – 9/2
Circuito Vem pro Mar (Avenida Litorânea)
14h JEGUE FOLIA
15h ERICK ANDRADE
16h ANDSON MENDONÇA
17h HENRY FREITAS
18h MÁRCIA FELIPE
O governo brasileiro anunciou, nesta quarta-feira (29), a criação de um grupo de trabalho (GT) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos para monitorar e trocar informações sobre brasileiros deportados. O objetivo da medida, segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), é assegurar “a segurança e o tratamento digno e respeitoso dos passageiros” durante o processo de deportação.
O grupo terá uma linha direta de comunicação para permitir o acompanhamento em tempo real dos voos de deportação. A decisão de criar esse mecanismo foi discutida na terça-feira (28), em reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com ministros no Palácio do Planalto. Na ocasião, o governo também anunciou a instalação de um posto de acolhimento humanitário no Aeroporto Internacional de Confins, em Minas Gerais, principal destino dos voos fretados pelo governo norte-americano para deportação de brasileiros nos últimos anos.
A mobilização ocorre após denúncias de abusos em um voo de deportação ocorrido na última sexta-feira (24), quando 88 brasileiros foram enviados de volta ao país sob condições precárias. Relatos indicam que os passageiros ficaram algemados durante todo o trajeto, sofreram agressões por parte de agentes americanos, além de terem sido privados de comida e acesso a banheiro. Problemas técnicos na aeronave também teriam afetado o funcionamento do ar-condicionado, forçando paradas imprevistas.
Durante uma dessas escalas, em Manaus, a Polícia Federal interveio e determinou a retirada das algemas. Os deportados foram então transferidos para um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) e seguiram para Belo Horizonte, onde chegaram no sábado (25).
Pela quinta rodada do Campeonato Maranhense 2025, o Sampaio Corrêa venceu o Pinheiro Atlético Clube (PAC) por 3 a 1 na noite desta quarta-feira (29), no Estádio Castelão, em São Luís. Com o resultado, a equipe tricolor assumiu a liderança isolada da competição, somando 13 pontos.
O time da casa abriu o placar logo aos 3 minutos do primeiro tempo, com um gol de Jô. Ainda na etapa inicial, Fábio Aguiar ampliou aos 29 minutos. No segundo tempo, Thiago Rosa marcou o terceiro gol da “Bolívia Querida” aos 26 minutos, consolidando a vitória do Sampaio. O Pinheiro descontou no fim da partida, com um gol de Caivano aos 49 minutos.
Com a vitória, o Sampaio Corrêa se isolou na liderança do Maranhense, enquanto o Pinheiro permaneceu na vice-liderança com 9 pontos. No entanto, o time pode perder a posição nesta quinta-feira (30), caso o Imperatriz vença o Viana.
As duas equipes voltarão a campo no próximo sábado (1º de fevereiro). O Sampaio Corrêa enfrenta o Moto Club, às 16h, novamente no Castelão, enquanto o Pinheiro joga contra o Tuntum, às 15h30, no Estádio Rafael Seabra.
Em uma iniciativa que promete fortalecer a rede de saúde pública no Maranhão, o Ministério da Saúde anunciou a retomada de 34 obras, abrangendo diversas áreas e beneficiando 23 municípios. A medida, oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), representa um passo significativo na direção da melhoria do acesso e da qualidade dos serviços de saúde para a população maranhense.
Treze obras serão reativadas ou regularizadas, o que significa que projetos paralisados ou com pendências serão finalmente concluídos e entregues à comunidade. Ao mesmo tempo, 21 obras serão repactuadas, indicando que receberão novos investimentos e adequações para atender às necessidades da população.
A retomada das obras abrange uma variedade de serviços essenciais, incluindo:
Entre os municípios beneficiados, estão:
Com a publicação da portaria no DOU, o Ministério da Saúde e os municípios envolvidos darão início aos trâmites necessários para a retomada efetiva das obras. A expectativa é de que os trabalhos sejam iniciados o mais breve possível e que a população possa usufruir dos novos espaços de saúde em breve.
A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025. Ao todo, 4.678 candidatos foram aprovados para as vagas disponibilizadas em campi localizados em 23 cidades maranhenses.
Nesta edição, foram ofertadas 5.363 vagas, distribuídas em diversos cursos e áreas do conhecimento. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, Curso de Formação de Oficiais (PMMA e BMMA), Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Agronomia e Enfermagem.
As provas do Paes 2025 foram realizadas no dia 1º de dezembro de 2024, em etapa única, com 60 questões objetivas e uma produção textual. A seleção também contemplou vagas no Sistema Especial de Reserva, com oportunidades específicas para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Os aprovados devem ficar atentos aos próximos passos, incluindo o período de matrícula e o início das aulas. Informações detalhadas sobre prazos e documentos necessários para matrícula serão divulgadas no portal oficial da Uema.
Confira a lista completa dos aprovados aqui.
O Maranhão se destacou no cenário habitacional ao receber a autorização para a construção de 350 novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. O estado obteve o maior número de unidades habitacionais autorizadas no Nordeste, dentro das 750 novas residências previstas para a região.
A autorização, concedida pelo Ministério das Cidades nesta terça-feira (28), contempla três municípios maranhenses: Passagem Franca, com 150 unidades; Parnarama, com 100; e Tutóia, com 10 novas moradias.
A modalidade Entidades do programa visa subsidiar o financiamento de moradias por meio de entidades privadas sem fins lucrativos. No total, foram autorizadas 1.452 novas unidades habitacionais em todo o Brasil, beneficiando aproximadamente 5,8 mil brasileiros em 19 municípios de 12 estados.
Todas as regiões do país foram contempladas com as novas contratações. O Nordeste lidera em número de moradias autorizadas, somando 750 unidades, distribuídas entre Maranhão, Bahia (102), Alagoas e Pernambuco (100), Ceará e Piauí (50).
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul contará com 209 novas residências, enquanto Goiás terá 150. No Norte, o Pará receberá 150 moradias e o Tocantins, 50.
As regiões Sudeste e Sul também foram beneficiadas: São Paulo terá 50 novas unidades e o Rio Grande do Sul, 91.
O programa Minha Casa, Minha Vida Entidades reforça o compromisso do Governo Federal em ampliar o acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo desenvolvimento urbano e inclusão habitacional em todo o país.
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas