A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) divulgou, nesta quarta-feira (29), o resultado final do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes) 2025. Ao todo, 4.678 candidatos foram aprovados para as vagas disponibilizadas em campi localizados em 23 cidades maranhenses.
Nesta edição, foram ofertadas 5.363 vagas, distribuídas em diversos cursos e áreas do conhecimento. Entre os cursos mais concorridos estão Medicina, Curso de Formação de Oficiais (PMMA e BMMA), Medicina Veterinária, Direito, Psicologia, Fisioterapia, Agronomia e Enfermagem.
As provas do Paes 2025 foram realizadas no dia 1º de dezembro de 2024, em etapa única, com 60 questões objetivas e uma produção textual. A seleção também contemplou vagas no Sistema Especial de Reserva, com oportunidades específicas para candidatos negros, indígenas e pessoas com deficiência.
Os aprovados devem ficar atentos aos próximos passos, incluindo o período de matrícula e o início das aulas. Informações detalhadas sobre prazos e documentos necessários para matrícula serão divulgadas no portal oficial da Uema.
Confira a lista completa dos aprovados aqui.
O Maranhão se destacou no cenário habitacional ao receber a autorização para a construção de 350 novas moradias pelo programa Minha Casa, Minha Vida Entidades. O estado obteve o maior número de unidades habitacionais autorizadas no Nordeste, dentro das 750 novas residências previstas para a região.
A autorização, concedida pelo Ministério das Cidades nesta terça-feira (28), contempla três municípios maranhenses: Passagem Franca, com 150 unidades; Parnarama, com 100; e Tutóia, com 10 novas moradias.
A modalidade Entidades do programa visa subsidiar o financiamento de moradias por meio de entidades privadas sem fins lucrativos. No total, foram autorizadas 1.452 novas unidades habitacionais em todo o Brasil, beneficiando aproximadamente 5,8 mil brasileiros em 19 municípios de 12 estados.
Todas as regiões do país foram contempladas com as novas contratações. O Nordeste lidera em número de moradias autorizadas, somando 750 unidades, distribuídas entre Maranhão, Bahia (102), Alagoas e Pernambuco (100), Ceará e Piauí (50).
No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul contará com 209 novas residências, enquanto Goiás terá 150. No Norte, o Pará receberá 150 moradias e o Tocantins, 50.
As regiões Sudeste e Sul também foram beneficiadas: São Paulo terá 50 novas unidades e o Rio Grande do Sul, 91.
O programa Minha Casa, Minha Vida Entidades reforça o compromisso do Governo Federal em ampliar o acesso à moradia digna para famílias em situação de vulnerabilidade social, promovendo desenvolvimento urbano e inclusão habitacional em todo o país.
A semana foi marcada por avanços em logística, desenvolvimento e sustentabilidade no Porto do Itaqui. Pela primeira vez, o Porto realizou operações com um dos maiores cargueiros de celulose do mundo: o Green Itaqui.
Construído pela Cosco Shipping Specialized Carriers e batizado em homenagem ao Porto do Itaqui, o navio tem capacidade para transportar 77 mil toneladas de carga. Com 225 metros de comprimento, oito porões e calado de 14,5 metros, a embarcação foi projetada para otimizar o transporte de celulose da Suzano.
O diferencial do Green Itaqui está no design técnico, desenvolvido em colaboração com a Suzano por meio de acordo com a Cosco Shipping. Além do Itaqui, outros grandes portos brasileiros foram homenageados, como Green Portocel, Green Santos, Green Rio Grande, Green Itajaí e Green Itapoá.
Segundo o gerente de Operações do Porto, Adauto Serpa, a embarcação reforça o compromisso ambiental do Itaqui. “Equipado com tecnologia de ponta, o navio emite 59% menos gases poluentes que navios convencionais, garantindo um futuro mais verde para o planeta”, destacou.
Além de sua capacidade ampliada para transporte de celulose e otimização do fluxo marítimo, o nome Green Itaqui simboliza o reconhecimento da comunidade marítima às potencialidades do Porto, que se empenha constantemente em melhorias operacionais e no alinhamento às metas internacionais de sustentabilidade.
Para a gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad, a infraestrutura do Porto do Itaqui foi essencial para viabilizar a operação. “A Suzano acredita no Maranhão! Com essa operação, reafirmamos nosso compromisso com o Estado. O Porto do Itaqui está preparado para receber navios de grande calado e cargas expressivas, tornando possível esse avanço”, ressaltou.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com o Instituto Base de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, deu início ao programa Rede de Saberes no último fim de semana, nos dias 25 e 26 de janeiro. A iniciativa tem como foco a capacitação de marisqueiras, pescadores e aquicultores, visando aprimorar conhecimentos em beneficiamento, processamento e conservação do pescado.
A primeira etapa do programa contemplou aproximadamente 110 participantes nos municípios de Cedral, Guimarães, Porto Rico e Bequimão. Durante a capacitação, foram abordadas técnicas que visam a melhoria da qualidade do pescado e sua comercialização, promovendo a sustentação econômica dos profissionais da área.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, que esteve presente na abertura da qualificação em Cedral e visitou Porto Rico e Bequimão para dialogar com os participantes. O secretário destacou a importância da capacitação para o fortalecimento do setor pesqueiro no Maranhão.
A capacitação foi dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte prática, os participantes aprenderam técnicas de filetamento e preparo de produtos derivados do pescado, como fishbúrguer, torresmo de peixe, filé empanado, ceviche, croquetes e bolinhos.
Ao final do curso, os beneficiários receberam um kit com facas, tábuas, aventais e amoladores, instrumentos essenciais para a continuidade das atividades.
A iniciativa contou com o apoio de diversas entidades locais. Em Cedral, o Sindicato de Pescadores de Cedral (Sinpece) e a Prefeitura Municipal colaboraram com a mobilização dos participantes. Em Porto Rico, o Sindicato de Pescadores de Porto Rico (Sindpor) e a prefeitura local também estiveram envolvidos. Em Guimarães, houve apoio do Restaurante da Rogéria e do engenheiro de pesca Mauro Cardoso.
No povoado de Paricatiua, em Bequimão, a capacitação teve o suporte da Rede de Mulheres das Marés e das Águas, do Rancho Paraíso e da Estação Marítima. No povoado de Santana, o projeto contou com apoio do Mix Garcia, da Casa Familiar Rural Albemirim e de mobilizadores locais.
A expectativa é que novas edições alcancem ainda mais comunidades, promovendo a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico sustentável da região.
O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA) anunciou a abertura de 52 vagas de estágio voltadas para estudantes de nível técnico e superior. As oportunidades estão distribuídas entre a Ilha de São Luís e municípios do sul do estado, abrangendo diversas áreas de formação.
Para os cursos de nível superior, as vagas são direcionadas a estudantes de Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Comunicação Social, entre outros. Já para o nível técnico, há oportunidades em áreas como Técnico em Administração e Técnico em Contábeis.
Na região metropolitana de São Luís, que inclui os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, estão disponíveis 26 vagas, com bolsas que variam entre R$ 648,66 e R$ 1.488.
No sul do Maranhão, as demais 26 vagas estão distribuídas entre os municípios de Açailândia e Imperatriz, com bolsas que vão de R$ 600 a R$ 1.059. Entre os cursos contemplados nessa região estão Pedagogia, Educação Física e Letras Inglês.
Os interessados podem conferir os detalhes e realizar a inscrição para o processo seletivo por meio do site oficial do IEL-MA.
Terminam nesta terça-feira (28) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições particulares de ensino em todo o Brasil.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, utilizando login pela conta Gov.br. Para concluir o processo, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem correspondente, além de preencher o código de segurança. Após o login, o participante poderá visualizar o resultado individual que indicará se foi pré-selecionado para a bolsa.
Cronograma
A primeira chamada dos selecionados será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2025. Já a segunda chamada está prevista para 28 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera. O período para manifestação de interesse na lista será entre os dias 26 e 27 de março, com o resultado divulgado em 1º de abril.
O Prouni é voltado para:
Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e sem ter zerado a redação. Treineiros não podem se inscrever.
Novidade: Programa Pé-de-Meia Licenciatura
Os candidatos às bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que obtiverem média igual ou superior a 650 pontos no Enem, poderão participar do Pé-de-Meia Licenciatura, programa lançado recentemente pelo governo federal. A iniciativa oferece um auxílio mensal de R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso.
O programa faz parte do Mais Professores para o Brasil, criado em comemoração aos 20 anos do Prouni, instituído pela Lei nº 11.096/2005.
O prazo está acabando, e esta é a chance para quem deseja ingressar no ensino superior com apoio do governo federal.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem avançado na imunização da população com a campanha “Vacina para Todos”. Em duas etapas realizadas entre os dias 16 a 18 e 23 a 25 de janeiro, foram aplicadas 6.851 doses de vacinas em postos instalados nos principais shoppings da Grande São Luís, como os shoppings da Ilha, Golden, Rio Anil e Pátio Norte.
A iniciativa, parte da gestão do governador Carlos Brandão, visa ampliar o acesso da população às vacinas e reforçar a proteção contra diversas doenças. “Com a campanha, estamos levando proteção de forma acessível à população. Já estamos programando as próximas ações, mas é importante que as pessoas atualizem suas carteiras de vacinação nos postos de saúde mais próximos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na primeira etapa, realizada entre 16 e 18 de janeiro, foram aplicadas 3.731 doses, sendo 2.152 no Shopping da Ilha e 1.579 no Golden Shopping. Já na segunda etapa, entre 23 e 25 de janeiro, foram administradas 3.120 doses, distribuídas entre o Shopping Rio Anil (1.711) e o Shopping Pátio Norte (1.409).
A campanha contou com forte colaboração entre o Governo do Maranhão e os municípios, garantindo o sucesso da ação. Segundo Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, a receptividade foi positiva. “A campanha foi um grande sucesso. A população elogiou a organização, a humanização do acolhimento e o atendimento das equipes, que estavam capacitadas para atender às famílias”, comemorou.
Diversas vacinas do Calendário Nacional de Imunização foram disponibilizadas, incluindo imunizantes contra Covid-19, Influenza, Hepatite B, Poliomielite Inativada, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, HPV e Varicela.
Continuidade da vacinação
Além das campanhas pontuais, a vacinação segue disponível nos postos fixos da gestão estadual em São Luís:
Policlínica do Vinhais: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Policlínica da Cidade Operária: segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Policlínica Vila Luizão: segunda a sexta, das 8h às 12h; segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h.
Hospital Genésio Rego (Vila Palmeira): segunda a sexta, das 8h às 18h.
Hospital Aquiles Lisboa (Bonfim): segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) realiza nesta terça-feira (28), às 15h, o primeiro Encontro com o Trade de 2025. O evento, direcionado a convidados e com transmissão ao vivo pela internet, será realizado no Casarão da Indústria, localizado na Praça João Lisboa, 328, no Centro Histórico de São Luís.
Organizado pela Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA, o encontro tem como objetivo principal apresentar o calendário de feiras e eventos do primeiro semestre de 2025, com destaque para o Carnaval, além de alinhar estratégias para fortalecer o turismo, a hospitalidade e a transparência no setor.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a iniciativa busca estreitar a relação entre o Governo do Estado e os empresários, gestores e profissionais da cadeia produtiva do turismo. “Queremos deixá-los a par das nossas ações e das iniciativas do Governo que irão impulsionar o setor turístico maranhense, projetando-o nacional e internacionalmente nesta primeira metade do ano”, afirmou.
Durante o evento, serão divulgadas ações realizadas em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Comunicação Social (Secom), além de projeções de impacto como geração de empregos, renda e novos negócios para o estado.
Um dos destaques será a apresentação da programação oficial do Carnaval 2025, realizada por representantes da Secma. A proposta inclui detalhes das atrações, circuitos oficiais de folia e o lançamento do aplicativo oficial da festa. A Setur-MA também planeja ações de boas-vindas aos turistas no Aeroporto de São Luís em ritmo carnavalesco e a campanha nacional “Vem pro Maranhão”, com divulgação em aeroportos e comerciais de TV.
Programação oficial do evento
O Encontro com o Trade contará com o seguinte roteiro:
15h15: Tour guiado pelo Casarão da Indústria.
15h30: Abertura oficial.
15h40: Apresentação dos resultados e do calendário de eventos – Socorro Araújo.
16h15: Apresentação da programação do Carnaval 2025 pela Secma.
16h40: Lançamento da Juçara com IA pela Secom.
17h: Sessão de perguntas e respostas.
17h15: Encerramento e happy hour.
Carlos Brandão*
Depois de uma breve pausa, estamos de volta com nossos artigos semanais. Temos certeza de que 2025 será um ano ainda melhor do que o anterior. Estamos com muitas obras e ações engatilhadas, e continuaremos o caminho de progresso social e desenvolvimento econômico que começamos a trilhar em 2022.
E para reiniciarmos nossa rotina por aqui, não podemos deixar de falar desta que foi uma semana muito especial; daquelas que enchem a gente de orgulho de ser maranhense. Em cada canto do estado, tivemos a oportunidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas e valorizar o que o nosso Maranhão tem de melhor: a cultura, a educação, a comida na mesa e o cuidado com o futuro.
Em Paço do Lumiar, celebrando seu aniversário de 64 anos, levamos uma notícia que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias: vamos abrir quatro escolas militares no município. Essas escolas são mais do que lugares de ensino. São espaços de formação cidadã, onde valores como respeito, disciplina e responsabilidade ganham força.
Na segunda-feira (20), recebemos no Palácio dos Leões os representantes das escolas de samba do Maranhão. Quem conhece nosso Carnaval sabe que ele é pura magia, fruto de muito trabalho e paixão de muitos maranhenses anônimos.
Para ajudar nessa missão, anunciamos um apoio importante: R$ 250 mil para cada escola de samba, com uma parte desse valor já adiantada. Assim, os artistas, artesãos e profissionais que fazem o espetáculo acontecer terão condições de mostrar todo o talento que faz o Maranhão brilhar. E mais: o bairro da Madre Deus, nosso tradicional reduto carnavalesco, será o espaço de preparação para o grande desfile.
Na terça-feira (21), inauguramos duas novas unidades da nossa rede de restaurantes populares: nas cidades de Mata Roma e São Bernardo. Agora, já são 182 espalhados pelo estado, garantindo comida boa e barata na mesa de quem mais precisa, por meio da maior rede de segurança alimentar da América Latina.
Na quarta-feira (22), demos um passo importante para o futuro da nossa Região Metropolitana, assinando a criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que vai planejar de forma inteligente e sustentável as 13 cidades que compõem essa região. Além disso, autorizamos a construção da Praça dos Açores, no coração do Centro Histórico de São Luís – um presente para quem ama a nossa cultura e um incentivo ao turismo.
Quinta-feira (23), lançamos o projeto do Centro Maranhense de Oportunidades em São Luís, no Palácio do Comércio – antigo Hotel Central -, que será revitalizado com investimentos na ordem de R$ 30 milhões.
Lá, nossos jovens da rede pública estadual de ensino terão acesso à capacitação profissional em diversas áreas. Depois, recebemos a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou a implantação de uma infovia, via cabo submarino de 5,5 km de extensão – lançado a partir de São Luís, que vai levar internet de fibra óptica de alta velocidade para Alcântara, incluindo o Centro de Lançamento de Alcântara no âmbito da Rede Nacional para Educação e Pesquisa.
Além disso, ela ainda anunciou mais recursos para a Fapema, Ifma e Ufma. Juntos, participamos da festa do Prêmio Fapema, o Oscar da ciência maranhense.
Na sexta-feira (24), estivemos em Estreito para levar ações que, certamente, minimizarão o impacto econômico que a queda de parte da ponte Juscelino Kubitschek causou. Mais uma vez, nossa total solidariedade às famílias das vítimas dessa tragédia.
Em relação aos prejuízos para a economia local, anunciamos a portaria que prorroga, excepcionalmente, o prazo para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, relativo ao exercício de 2025, dos veículos licenciados nos municípios de Estreito, Carolina e Porto Franco; assinamos o decreto que dispõe sobre o programa Maranhão Juros Zero, nos municípios de Estreito, Porto Franco e Carolina; antecipamos a contratação do programa Trabalho Jovem nas mesmas cidades, beneficiando cerca de mil jovens da região, com destaque para a parceria com a empresa de call center Elo Contact Center, que pelo Eixo Estágio Social contratará centenas de jovens.
Outra importante medida tomada foi a concessão de uma embarcação que garante a travessia gratuita da população que precisa se deslocar entre os dois estados, por meio do Rio Tocantins.
Cada uma dessas ações tem um único objetivo: cuidar do Maranhão e do nosso povo. Seguimos firmes nesse propósito, porque sabemos que juntos podemos construir um estado cada vez melhor para todos.
*Governador do Maranhão
O resultado preliminar das provas objetivas para as vagas de nível superior do concurso dos Correios foi divulgado nesta sexta-feira (24). A consulta pode ser feita no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. Os candidatos devem acessar a Área do Candidato, utilizando CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.
As provas foram realizadas no dia 15 de dezembro de 2024, e o concurso oferece um total de 3.551 vagas, divididas entre cargos de níveis médio e superior. O resultado para as vagas de nível médio, como a de carteiro, foi divulgado no último dia 17.
As vagas de nível médio, como carteiro, têm salário inicial de R$ 2.429,26, além de um vale-alimentação no valor de aproximadamente R$ 1.400,00. Já para as vagas de nível superior, como Analista de Correios, o salário inicial é de R$ 6.872,48, também com direito ao vale-alimentação.
Entre os cargos de nível superior, destacam-se as funções de advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro, entre outras.
O concurso dos Correios chamou a atenção pelo alto número de inscritos: foram cerca de 1 milhão de candidatos disputando as 3.551 vagas, reafirmando a relevância da estatal como uma das maiores empregadoras do país.
Para conferir o resultado preliminar e mais informações sobre o cronograma, os candidatos podem acessar o site do IBFC: www.ibfc.org.br.
Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.
O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.
Neymar em campo?
O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.
O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.
O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.
A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.
Brasil 3 X 0 Haiti
Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.
Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.
Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.
Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.
Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23)
Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)
Jogos de segunda-feira (22)
Jogos de domingo (21)
Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)
Jogos de sábado (20)
Jogos de sexta-feira (19)
Jogos de quinta-feira (18)
Jogos de quarta-feira (17)
Jogos de terça-feira (16)
Jogos de segunda-feira (15)
Jogos domingo (14)
Jogos Sábado (13)
Jogos de sexta-Feira (12)
Jogo de quinta-feira (11)
Seleção nos EUA
A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.
O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.
Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.
Jogos do Brasil da Copa
19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;
24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.
Jogadores do Brasil
O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.
Goleiros
– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)
– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)
– Weverton (Grêmio)
Defensores
– Alex Sandro (Flamengo)
– Bremer (Juventus, da Itália)
Danilo (Flamengo)
Douglas Santos (Zenit, da Rússia)
Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)
Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)
Léo Pereira (Flamengo)
Marquinhos (PSG, França)
Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)
Meio-campistas
– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)
– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)
– Danilo Santos (Botafogo)
– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)
– Lucas Paquetá (Flamengo)
Atacantes
– Endrick (Lyon, França)
– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)
– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)
– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)
– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)
– Neymar (Santos)
– Raphinha (Barcelona, da Espanha)
– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)
– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)
Copa do Mundo 2026
Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.
(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti
A Rádio Timbira FM transmitiu e acompanhou, no fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
Sampaio Corrêa 0 X 2 Trem-AP (Timbira FM transmite)
O Sampaio Corrêa perdeu, em casa, por 2 a 0 para o Trem-AP, no primeiro jogo do mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D.
Os gols do Trem-AP foram marcados na etapa final com Wanderson Gotinha e Aleilson.
A partida foi na tarde de domingo (21), no estádio Castelão, em São Luís.
O próximo jogo entre as duas equipes será no sábado desta semana, dia 27, às 15h30, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
A transmissão esportiva desta partida está disponível na TV Timbira, o canal da Rádio Timbira FM no YouTube.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanhou)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, na noite de sábado (13), no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu ao fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 16ª colocação com 13 pontos, cada vez mais distante do grupo dos 8 classificados para a segunda fase da competição.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo.
Imperatriz 1 X 1 Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz empatou com a equipe do Maracanã-CE, no primeiro jogo do mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo foi disputado na tarde de sábado (6), no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O Imperatriz abriu o placar, no primeiro tempo, com gol de Ivan Fortuna, mas não conseguiu segurar a vantagem e sofreu o empate, ao fim da partida, com gol do zagueiro Guilherme do Maracanã-CE.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
(Foto/Capa/Larissa Moraes/Sampaio Corrêa): lance da partida Sampaio Corrêa Trem-AP
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade