A semana foi marcada por avanços em logística, desenvolvimento e sustentabilidade no Porto do Itaqui. Pela primeira vez, o Porto realizou operações com um dos maiores cargueiros de celulose do mundo: o Green Itaqui.
Construído pela Cosco Shipping Specialized Carriers e batizado em homenagem ao Porto do Itaqui, o navio tem capacidade para transportar 77 mil toneladas de carga. Com 225 metros de comprimento, oito porões e calado de 14,5 metros, a embarcação foi projetada para otimizar o transporte de celulose da Suzano.
O diferencial do Green Itaqui está no design técnico, desenvolvido em colaboração com a Suzano por meio de acordo com a Cosco Shipping. Além do Itaqui, outros grandes portos brasileiros foram homenageados, como Green Portocel, Green Santos, Green Rio Grande, Green Itajaí e Green Itapoá.
Segundo o gerente de Operações do Porto, Adauto Serpa, a embarcação reforça o compromisso ambiental do Itaqui. “Equipado com tecnologia de ponta, o navio emite 59% menos gases poluentes que navios convencionais, garantindo um futuro mais verde para o planeta”, destacou.
Além de sua capacidade ampliada para transporte de celulose e otimização do fluxo marítimo, o nome Green Itaqui simboliza o reconhecimento da comunidade marítima às potencialidades do Porto, que se empenha constantemente em melhorias operacionais e no alinhamento às metas internacionais de sustentabilidade.
Para a gerente de Relações Corporativas da Suzano, Rakel Dourado Murad, a infraestrutura do Porto do Itaqui foi essencial para viabilizar a operação. “A Suzano acredita no Maranhão! Com essa operação, reafirmamos nosso compromisso com o Estado. O Porto do Itaqui está preparado para receber navios de grande calado e cargas expressivas, tornando possível esse avanço”, ressaltou.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com o Instituto Base de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável, deu início ao programa Rede de Saberes no último fim de semana, nos dias 25 e 26 de janeiro. A iniciativa tem como foco a capacitação de marisqueiras, pescadores e aquicultores, visando aprimorar conhecimentos em beneficiamento, processamento e conservação do pescado.
A primeira etapa do programa contemplou aproximadamente 110 participantes nos municípios de Cedral, Guimarães, Porto Rico e Bequimão. Durante a capacitação, foram abordadas técnicas que visam a melhoria da qualidade do pescado e sua comercialização, promovendo a sustentação econômica dos profissionais da área.
O evento contou com a participação do Secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Luiz Henrique Lula, que esteve presente na abertura da qualificação em Cedral e visitou Porto Rico e Bequimão para dialogar com os participantes. O secretário destacou a importância da capacitação para o fortalecimento do setor pesqueiro no Maranhão.
A capacitação foi dividida em módulos teóricos e práticos. Na parte prática, os participantes aprenderam técnicas de filetamento e preparo de produtos derivados do pescado, como fishbúrguer, torresmo de peixe, filé empanado, ceviche, croquetes e bolinhos.
Ao final do curso, os beneficiários receberam um kit com facas, tábuas, aventais e amoladores, instrumentos essenciais para a continuidade das atividades.
A iniciativa contou com o apoio de diversas entidades locais. Em Cedral, o Sindicato de Pescadores de Cedral (Sinpece) e a Prefeitura Municipal colaboraram com a mobilização dos participantes. Em Porto Rico, o Sindicato de Pescadores de Porto Rico (Sindpor) e a prefeitura local também estiveram envolvidos. Em Guimarães, houve apoio do Restaurante da Rogéria e do engenheiro de pesca Mauro Cardoso.
No povoado de Paricatiua, em Bequimão, a capacitação teve o suporte da Rede de Mulheres das Marés e das Águas, do Rancho Paraíso e da Estação Marítima. No povoado de Santana, o projeto contou com apoio do Mix Garcia, da Casa Familiar Rural Albemirim e de mobilizadores locais.
A expectativa é que novas edições alcancem ainda mais comunidades, promovendo a qualificação profissional e o desenvolvimento econômico sustentável da região.
O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA) anunciou a abertura de 52 vagas de estágio voltadas para estudantes de nível técnico e superior. As oportunidades estão distribuídas entre a Ilha de São Luís e municípios do sul do estado, abrangendo diversas áreas de formação.
Para os cursos de nível superior, as vagas são direcionadas a estudantes de Administração, Pedagogia, Ciências Contábeis, Direito, Comunicação Social, entre outros. Já para o nível técnico, há oportunidades em áreas como Técnico em Administração e Técnico em Contábeis.
Na região metropolitana de São Luís, que inclui os municípios de São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, estão disponíveis 26 vagas, com bolsas que variam entre R$ 648,66 e R$ 1.488.
No sul do Maranhão, as demais 26 vagas estão distribuídas entre os municípios de Açailândia e Imperatriz, com bolsas que vão de R$ 600 a R$ 1.059. Entre os cursos contemplados nessa região estão Pedagogia, Educação Física e Letras Inglês.
Os interessados podem conferir os detalhes e realizar a inscrição para o processo seletivo por meio do site oficial do IEL-MA.
Terminam nesta terça-feira (28) as inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025, que oferece bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de graduação em instituições particulares de ensino em todo o Brasil.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo Portal de Acesso Único ao Ensino Superior, utilizando login pela conta Gov.br. Para concluir o processo, o candidato precisa informar o número de inscrição e a senha do Enem correspondente, além de preencher o código de segurança. Após o login, o participante poderá visualizar o resultado individual que indicará se foi pré-selecionado para a bolsa.
Cronograma
A primeira chamada dos selecionados será divulgada no dia 4 de fevereiro de 2025. Já a segunda chamada está prevista para 28 de fevereiro.
Os candidatos que não forem convocados nas chamadas regulares podem participar da lista de espera. O período para manifestação de interesse na lista será entre os dias 26 e 27 de março, com o resultado divulgado em 1º de abril.
O Prouni é voltado para:
Além disso, é necessário ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023 ou 2024, com média mínima de 450 pontos nas provas e sem ter zerado a redação. Treineiros não podem se inscrever.
Novidade: Programa Pé-de-Meia Licenciatura
Os candidatos às bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que obtiverem média igual ou superior a 650 pontos no Enem, poderão participar do Pé-de-Meia Licenciatura, programa lançado recentemente pelo governo federal. A iniciativa oferece um auxílio mensal de R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso.
O programa faz parte do Mais Professores para o Brasil, criado em comemoração aos 20 anos do Prouni, instituído pela Lei nº 11.096/2005.
O prazo está acabando, e esta é a chance para quem deseja ingressar no ensino superior com apoio do governo federal.
O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem avançado na imunização da população com a campanha “Vacina para Todos”. Em duas etapas realizadas entre os dias 16 a 18 e 23 a 25 de janeiro, foram aplicadas 6.851 doses de vacinas em postos instalados nos principais shoppings da Grande São Luís, como os shoppings da Ilha, Golden, Rio Anil e Pátio Norte.
A iniciativa, parte da gestão do governador Carlos Brandão, visa ampliar o acesso da população às vacinas e reforçar a proteção contra diversas doenças. “Com a campanha, estamos levando proteção de forma acessível à população. Já estamos programando as próximas ações, mas é importante que as pessoas atualizem suas carteiras de vacinação nos postos de saúde mais próximos”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Na primeira etapa, realizada entre 16 e 18 de janeiro, foram aplicadas 3.731 doses, sendo 2.152 no Shopping da Ilha e 1.579 no Golden Shopping. Já na segunda etapa, entre 23 e 25 de janeiro, foram administradas 3.120 doses, distribuídas entre o Shopping Rio Anil (1.711) e o Shopping Pátio Norte (1.409).
A campanha contou com forte colaboração entre o Governo do Maranhão e os municípios, garantindo o sucesso da ação. Segundo Halice Figueiredo, chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da SES, a receptividade foi positiva. “A campanha foi um grande sucesso. A população elogiou a organização, a humanização do acolhimento e o atendimento das equipes, que estavam capacitadas para atender às famílias”, comemorou.
Diversas vacinas do Calendário Nacional de Imunização foram disponibilizadas, incluindo imunizantes contra Covid-19, Influenza, Hepatite B, Poliomielite Inativada, Pneumocócica 10, Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite A, DTP, HPV e Varicela.
Continuidade da vacinação
Além das campanhas pontuais, a vacinação segue disponível nos postos fixos da gestão estadual em São Luís:
Policlínica do Vinhais: segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Policlínica da Cidade Operária: segunda a sexta, das 7h às 12h e das 13h às 17h; sábados, das 8h às 12h.
Policlínica Vila Luizão: segunda a sexta, das 8h às 12h; segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h.
Hospital Genésio Rego (Vila Palmeira): segunda a sexta, das 8h às 18h.
Hospital Aquiles Lisboa (Bonfim): segunda a sexta, das 7h30 às 17h.
A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) realiza nesta terça-feira (28), às 15h, o primeiro Encontro com o Trade de 2025. O evento, direcionado a convidados e com transmissão ao vivo pela internet, será realizado no Casarão da Indústria, localizado na Praça João Lisboa, 328, no Centro Histórico de São Luís.
Organizado pela Superintendência de Promoção, Marketing e Eventos da Setur-MA, o encontro tem como objetivo principal apresentar o calendário de feiras e eventos do primeiro semestre de 2025, com destaque para o Carnaval, além de alinhar estratégias para fortalecer o turismo, a hospitalidade e a transparência no setor.
De acordo com a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, a iniciativa busca estreitar a relação entre o Governo do Estado e os empresários, gestores e profissionais da cadeia produtiva do turismo. “Queremos deixá-los a par das nossas ações e das iniciativas do Governo que irão impulsionar o setor turístico maranhense, projetando-o nacional e internacionalmente nesta primeira metade do ano”, afirmou.
Durante o evento, serão divulgadas ações realizadas em parceria com as Secretarias de Estado de Cultura (Secma) e de Comunicação Social (Secom), além de projeções de impacto como geração de empregos, renda e novos negócios para o estado.
Um dos destaques será a apresentação da programação oficial do Carnaval 2025, realizada por representantes da Secma. A proposta inclui detalhes das atrações, circuitos oficiais de folia e o lançamento do aplicativo oficial da festa. A Setur-MA também planeja ações de boas-vindas aos turistas no Aeroporto de São Luís em ritmo carnavalesco e a campanha nacional “Vem pro Maranhão”, com divulgação em aeroportos e comerciais de TV.
Programação oficial do evento
O Encontro com o Trade contará com o seguinte roteiro:
15h15: Tour guiado pelo Casarão da Indústria.
15h30: Abertura oficial.
15h40: Apresentação dos resultados e do calendário de eventos – Socorro Araújo.
16h15: Apresentação da programação do Carnaval 2025 pela Secma.
16h40: Lançamento da Juçara com IA pela Secom.
17h: Sessão de perguntas e respostas.
17h15: Encerramento e happy hour.
Carlos Brandão*
Depois de uma breve pausa, estamos de volta com nossos artigos semanais. Temos certeza de que 2025 será um ano ainda melhor do que o anterior. Estamos com muitas obras e ações engatilhadas, e continuaremos o caminho de progresso social e desenvolvimento econômico que começamos a trilhar em 2022.
E para reiniciarmos nossa rotina por aqui, não podemos deixar de falar desta que foi uma semana muito especial; daquelas que enchem a gente de orgulho de ser maranhense. Em cada canto do estado, tivemos a oportunidade de trabalhar para melhorar a vida das pessoas e valorizar o que o nosso Maranhão tem de melhor: a cultura, a educação, a comida na mesa e o cuidado com o futuro.
Em Paço do Lumiar, celebrando seu aniversário de 64 anos, levamos uma notícia que vai fazer a diferença na vida de muitas famílias: vamos abrir quatro escolas militares no município. Essas escolas são mais do que lugares de ensino. São espaços de formação cidadã, onde valores como respeito, disciplina e responsabilidade ganham força.
Na segunda-feira (20), recebemos no Palácio dos Leões os representantes das escolas de samba do Maranhão. Quem conhece nosso Carnaval sabe que ele é pura magia, fruto de muito trabalho e paixão de muitos maranhenses anônimos.
Para ajudar nessa missão, anunciamos um apoio importante: R$ 250 mil para cada escola de samba, com uma parte desse valor já adiantada. Assim, os artistas, artesãos e profissionais que fazem o espetáculo acontecer terão condições de mostrar todo o talento que faz o Maranhão brilhar. E mais: o bairro da Madre Deus, nosso tradicional reduto carnavalesco, será o espaço de preparação para o grande desfile.
Na terça-feira (21), inauguramos duas novas unidades da nossa rede de restaurantes populares: nas cidades de Mata Roma e São Bernardo. Agora, já são 182 espalhados pelo estado, garantindo comida boa e barata na mesa de quem mais precisa, por meio da maior rede de segurança alimentar da América Latina.
Na quarta-feira (22), demos um passo importante para o futuro da nossa Região Metropolitana, assinando a criação do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado, que vai planejar de forma inteligente e sustentável as 13 cidades que compõem essa região. Além disso, autorizamos a construção da Praça dos Açores, no coração do Centro Histórico de São Luís – um presente para quem ama a nossa cultura e um incentivo ao turismo.
Quinta-feira (23), lançamos o projeto do Centro Maranhense de Oportunidades em São Luís, no Palácio do Comércio – antigo Hotel Central -, que será revitalizado com investimentos na ordem de R$ 30 milhões.
Lá, nossos jovens da rede pública estadual de ensino terão acesso à capacitação profissional em diversas áreas. Depois, recebemos a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou a implantação de uma infovia, via cabo submarino de 5,5 km de extensão – lançado a partir de São Luís, que vai levar internet de fibra óptica de alta velocidade para Alcântara, incluindo o Centro de Lançamento de Alcântara no âmbito da Rede Nacional para Educação e Pesquisa.
Além disso, ela ainda anunciou mais recursos para a Fapema, Ifma e Ufma. Juntos, participamos da festa do Prêmio Fapema, o Oscar da ciência maranhense.
Na sexta-feira (24), estivemos em Estreito para levar ações que, certamente, minimizarão o impacto econômico que a queda de parte da ponte Juscelino Kubitschek causou. Mais uma vez, nossa total solidariedade às famílias das vítimas dessa tragédia.
Em relação aos prejuízos para a economia local, anunciamos a portaria que prorroga, excepcionalmente, o prazo para o pagamento parcelado do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA, relativo ao exercício de 2025, dos veículos licenciados nos municípios de Estreito, Carolina e Porto Franco; assinamos o decreto que dispõe sobre o programa Maranhão Juros Zero, nos municípios de Estreito, Porto Franco e Carolina; antecipamos a contratação do programa Trabalho Jovem nas mesmas cidades, beneficiando cerca de mil jovens da região, com destaque para a parceria com a empresa de call center Elo Contact Center, que pelo Eixo Estágio Social contratará centenas de jovens.
Outra importante medida tomada foi a concessão de uma embarcação que garante a travessia gratuita da população que precisa se deslocar entre os dois estados, por meio do Rio Tocantins.
Cada uma dessas ações tem um único objetivo: cuidar do Maranhão e do nosso povo. Seguimos firmes nesse propósito, porque sabemos que juntos podemos construir um estado cada vez melhor para todos.
*Governador do Maranhão
O resultado preliminar das provas objetivas para as vagas de nível superior do concurso dos Correios foi divulgado nesta sexta-feira (24). A consulta pode ser feita no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), responsável pela organização do certame. Os candidatos devem acessar a Área do Candidato, utilizando CPF e senha cadastrados no momento da inscrição.
As provas foram realizadas no dia 15 de dezembro de 2024, e o concurso oferece um total de 3.551 vagas, divididas entre cargos de níveis médio e superior. O resultado para as vagas de nível médio, como a de carteiro, foi divulgado no último dia 17.
As vagas de nível médio, como carteiro, têm salário inicial de R$ 2.429,26, além de um vale-alimentação no valor de aproximadamente R$ 1.400,00. Já para as vagas de nível superior, como Analista de Correios, o salário inicial é de R$ 6.872,48, também com direito ao vale-alimentação.
Entre os cargos de nível superior, destacam-se as funções de advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro, entre outras.
O concurso dos Correios chamou a atenção pelo alto número de inscritos: foram cerca de 1 milhão de candidatos disputando as 3.551 vagas, reafirmando a relevância da estatal como uma das maiores empregadoras do país.
Para conferir o resultado preliminar e mais informações sobre o cronograma, os candidatos podem acessar o site do IBFC: www.ibfc.org.br.
O Ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou nesta quinta-feira (23) que a reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que desabou em dezembro de 2024, será concluída até o final de 2025. A declaração foi dada durante sua participação no programa de rádio “Bom Dia, Ministro”.
A ponte, construída na década de 1960, conectava os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão. O colapso da estrutura, ocorrido no dia 22 de dezembro, deixou 14 mortos e três pessoas ainda seguem desaparecidas.
Renan Filho informou que a primeira etapa para a reconstrução será a implosão dos destroços da antiga estrutura, que está agendada para o próximo dia 2 de fevereiro. “Estamos trabalhando com urgência para garantir segurança, reorganizar o tráfego e devolver essa ponte à população o mais rápido possível”, afirmou o ministro.
A responsabilidade pela ponte é do Governo Federal, por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Segundo Renan Filho, além da reconstrução, o ministério intensificará a inspeção em outras pontes e estruturas rodoviárias em todo o país para prevenir novos acidentes.
A jovem Ana Theresa Fonseca Carvalhal, de 18 anos, tornou-se motivo de orgulho para o Maranhão ao conquistar uma vaga no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), no campus de Bauru. Aluna do Colégio Militar 2 de Julho, instituição da rede pública estadual coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), Ana Theresa agora organiza os últimos detalhes para o início das aulas, previsto para fevereiro.
Aprovada na reserva de vagas para estudantes de escolas públicas, Ana Theresa destacou-se por sua disciplina e comprometimento ao longo de sua trajetória acadêmica. Desde 2018, quando ingressou na rede estadual, ela encontrou no Colégio Militar 2 de Julho não apenas uma base educacional sólida, mas também apoio para superar os desafios de um dos vestibulares mais concorridos do Brasil.
“Sempre tive professores presentes e dispostos a me auxiliar, além de contar com uma estrutura escolar que me proporcionou condições para estudar e alcançar essa conquista. O último ano foi de muita dedicação e foco, com praticamente todo o meu dia voltado aos estudos”, relembrou a estudante.
A escola, reconhecida pela qualidade pedagógica e formação integral, celebrou o resultado. “Estamos muito felizes e orgulhosos em fazer parte dessa história”, afirmou a major Bruna Gonçalves, comandante do Colégio Militar 2 de Julho – Unidade I. O comandante-geral do CBMMA, coronel Célio Roberto, também destacou o feito como um reflexo dos investimentos na educação estadual e no trabalho conjunto da comunidade escolar.
O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.
O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante no portal do Inep.
Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.
Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Estudante com direito à gratuidade
O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.
São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.
Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.
Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).
Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).
A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.
“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.
Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos
Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.
Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos
Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).
“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.
Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo
A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.
Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.
A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.
Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos
Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).
O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.
Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia
Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.
William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.
Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio
Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.
Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.
Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.
Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)
Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.
Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.
William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.
Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.
Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos
Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.
Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.
“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.
Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.
Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar
Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.
“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.
Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.
Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.
“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.
Mais sobre a pesquisa
Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.
A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.
A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.
MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)
O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.
O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.
Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.
A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.
O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.
O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo
Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)
A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.
A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.
Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo
– Narração: Roberto Ramos
– Comentários: Edivan Fonseca
– Reportagens: Noel Soares
– Plantão: Christyan França
– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim
Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)
O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.
O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.
Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira
Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas