Destaques
12/02/2025 - Leno Castro

Inflação oficial de janeiro é de 0,16%, a menor para o mês desde 1994

A inflação oficial de janeiro perdeu força e ficou em 0,16%. Este é o menor resultado para um mês de janeiro desde 1994, ou seja, desde antes do Plano Real, iniciado em julho daquele ano.

A explicação para a desaceleração do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na terça-feira (11), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é o Bônus Itaipu, desconto que milhões de brasileiros tiveram na conta de luz do mês passado.

Em dezembro de 2024, o IPCA tinha ficado em 0,52%. A desaceleração não significa que os preços ficaram mais baixos, e sim que, na média, subiram em menor velocidade.

Considerando qualquer mês, o resultado de janeiro é o menor desde agosto de 2024, quando houve inflação negativa de 0,2%. Em janeiro de 2024, o IPCA tinha marcado 0,42%. Agora, caiu para 0,16%.

No acumulado de 12 meses, o IPCA soma 4,56%, acima da meta do governo. Em dezembro, o acumulado era de 4,83%.

A meta de inflação estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3%, com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos, ou seja, um intervalo de 1,5% a 4,5%.

A partir deste ano, a perseguição da meta se dá em relação aos 12 meses imediatamente passados e não apenas no resultado final de dezembro. A meta só será considerada descumprida se estourar o intervalo de tolerância por seis meses seguidos.

Causa e efeito

O grande responsável pelo alívio da inflação veio do subitem energia elétrica residencial, que ficou 14,21% mais barata. Esse recuo representou impacto de 0,55 ponto percentual (p.p.) no resultado do mês. A redução é a menor desde fevereiro de 2013, quando tinha caído 15,17%.

Essa grande queda de janeiro foi causada pelo Bônus Itaipu, desconto que 78 milhões de consumidores perceberam na conta de luz.

Com a energia elétrica mais barata em janeiro, o grupo habitação recuou 3,08%, representando impacto de 0,46 p.p. no IPCA.

Transportes e alimentos

Na outra ponta da inflação, estão os preços dos alimentos e dos transportes, que pressionaram o índice para cima. Os transportes subiram 1,3%, um impacto de 0,27 p.p. Os vilões foram os preços das passagens aéreas, que aumentaram 10,42% e ônibus urbano (3,84%). As tarifas de ônibus tiveram reajustes em sete das 16 localidades pesquisadas pelo IBGE.

Os alimentos e bebidas tiveram alta de 0,96%, a quinta seguida. Esse grupo contribuiu com 0,21 p.p. do IPCA de janeiro. As maiores pressões entre os subitens alimentícios vieram do café moído (8,56% e impacto de 0,04 p.p.), tomate (20,27% e 0,04 p.p.) e cenoura (36,14% e 0,02 p.p.).

O preço do café, subitem alimentício que mais pressionou para cima a inflação, deve manter o preço em alta, de acordo com produtores.

Difusão

Em janeiro, o índice de difusão ficou em 65%, o que significa que 65% dos 377 produtos e serviços pesquisados tiveram aumento de preços. Em dezembro de 2024, o índice tinha sido de 69%.

O IPCA apura o custo de vida para famílias com rendimentos entre um e 40 salários mínimos. A coleta de preços é feita nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Apesar de o IPCA ser calculado desde 1980, o IBGE considera que a série histórica atual foi iniciada em 1994, uma vez que antes disso, a moeda era outra, o que atrapalharia comparações.

“Antes do Plano Real, havia outros planos econômicos, tinha hiperinflação, então a gente acaba colocando esse marco do Plano Real. Esse valor de janeiro é o menor da série histórica do índice”, explicou o gerente da pesquisa, Fernando Gonçalves.

LEIA MAIS
12/02/2025 - Leno Castro

Brandão participa de ação municipalista em Brasília

O governador Carlos Brandão participou, nesta semana, em Brasília, da abertura do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, promovido pelo Governo Federal. No evento, ele teve um encontro com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

O encontro segue até esta quinta-feira (13) com os gestores municipais participando de painéis com foco em temas, como desenvolvimento social, sustentabilidade e inovação e cidades inteligentes.

Vários gestoras e gestores municipais do Maranhão estão participando.

O objetivo do evento nacional é incentivar a cooperação entre os municípios e o governo federal, estimulando a implementação de políticas públicas inovadoras, inclusivas e sustentáveis.

“O presidente Lula está mostrando aqui a vontade e a necessidade de fazer parcerias com os municípios. Estamos fazendo a mesma coisa no Maranhão, conversando com todos os 217 prefeitos e prefeitas”, afirmou Brandão.

Prefeitos maranhenses

O prefeito de Bacabal e presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Roberto Costa, ressaltou que o evento é uma grande oportunidade para os novos gestores, que assumiram em janeiro, busquem soluções para os problemas nos municípios.

O prefeito da cidade de Imperatriz, Rildo Amaral, destacou o evento como oportunidade para novas parcerias e elogiou a postura da gestão estadual na articulação com prefeitos e equipe do governo federal.

Para o prefeito de Porto Franco, Deoclides Macedo, as capacitações são importantes para os municípios fazerem convênios.

 

LEIA MAIS
11/02/2025 - Leno Castro

Vagas remanescentes do Paes 2025 UEMASUL serão preenchidas com a nota do Enem

A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), por meio da Pró-Reitoria de Gestão e Sustentabilidade Acadêmica (Progesa), abre inscrições para o preenchimento de 170 vagas remanescentes do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes), referente ao primeiro semestre de 2025.

As vagas serão preenchidas por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edições de 2018 a 2024.

Estão sendo disponibilizadas 170 vagas distribuídas nos campi Açailândia, Imperatriz e Estreito. O edital nº 006/2025 – Profesa/ UEMASUL estabelece as normas e orientações relativas ao processo seletivo simplificado. Poderão concorrer às vagas os candidatos que concluíram integralmente o ensino médio, utilizando a nota obtida em umas das edições especificadas do Enem, com nota igual ou superior a 300 pontos e que não tenham nota zero na redação.

São impedidos de concorrer os que foram aprovados e não tiveram a matrícula efetivada ou que solicitem cancelamento de matrícula referente ao processo seletivo Paes/ UEMASUL 2025.

Em Imperatriz, as vagas são para os cursos de licenciatura em física, história, matemática, química, geografia, letras/língua portuguesa e literaturas, letras/língua inglesa e literaturas. Para Açailândia, as vagas são para os cursos de bacharelado em administração e engenharia civil e em estreito, para os cursos de pedagogia licenciatura e ciências contábeis bacharelado.

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 21 de fevereiro, com pagamento de taxa de R$ 50,00 reais. O resultado final será divulgado no dia 7 de março e as matrículas devem ser efetuadas de 10 a 14 de março, presencialmente, das 9h às 12h e das 15h às 18h, no protocolo geral da UEMASUL de Imperatriz; na secretaria acadêmica do campus Açailândia; e na secretaria acadêmica do campus Estreito.

O vestibular oficial da UEMASUL é o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (Paes). O preenchimento de vagas por meio da nota do Enem acontece de modo excepcional para alguns cursos, nos quais houve desistência de candidatos selecionados e sem lista de excedentes para convocação. O Paes prevê entrada para o primeiro ou segundo semestres de cada ano, dependendo do planejamento de cada curso.

 

LEIA MAIS
11/02/2025 - Leno Castro

Sedel suspende atividades no Castelão para manutenção do gramado

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) informou que as atividades no Estádio Governador João Castelo, conhecido como Castelão, estarão suspensas desde segunda-feira (10) até sexta-feira (14), para a realização de manutenção no gramado.

Devido ao período chuvoso e ao grande número de jogos programados, é necessário realizar intervenções pontuais de drenagem, visando assegurar a qualidade e a segurança das futuras partidas. Essas medidas são essenciais para manter as melhores condições de jogo.

O assunto é tema dos programas da Rádio Timbira FM, Giro Esportivo, com Heraldo Moreira, que vai sempre ao ar às 13h, e Jogo Rápido, com Roberto Ramos e Edivan Fonseca, sempre programado para às 18, de segunda a sexta-feira.

LEIA MAIS
11/02/2025 - Leno Castro

Governo do Brasil aguarda anúncio oficial para se manifestar sobre a imposição de tarifas de 25% ao aço e alumínio pelos EUA

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmaram que o Governo do Brasil vai aguardar anúncios oficiais sobre assinatura, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, nesta semana, de decreto que impõe tarifas de 25% para todas as importações de aço e alumínio para o país a partir de 4 de março.

O ministro afirmou que o Governo do Brasil iria esperar “decisões concretas” do presidente Trump antes de anunciar qualquer resposta a um eventual aumento de tarifas.

“O governo tomou uma decisão de só se manifestar oportunamente com base em decisões concretas, não em anúncios que podem ser mal interpretados, revistos. Então, o governo vai aguardar a decisão oficialmente, antes de qualquer manifestação”, afirmou Haddad.

A medida, que pode atingir em cheio o setor de siderurgia de países como México, Canadá e Brasil, faz parte de uma das principais promessas de campanha eleitoral de Trump.

“Nossa nação precisa que o aço e o alumínio permaneçam na América, não em terras estrangeiras. Precisamos criar para proteger o futuro ressurgimento da manufatura e produção dos EUA, algo que não se vê há muitas décadas”, disse Trump.

Aço importado do Brasil

Cerca de 25% do aço usado nos EUA é importado.

No ano passado, o Brasil foi o segundo maior fornecedor de aço para os EUA, em volume, segundo dados do Departamento de Comércio americano, atrás apenas do Canadá.

Em 2023, os EUA compraram 18% de todas as exportações brasileiras de ferro fundido, ferro ou aço, segundo o governo brasileiro.

LEIA MAIS
10/02/2025 - Leno Castro

Inscrições para concurso do MPU estão abertas até 27 de fevereiro

Os candidatos do Distrito Federal que farão o Concurso Público Nacional Unificado (CNU) estão aproveitando os últimos dias para revisar o conteúdo. Cerca de 160 pessoas acompanharam o último aulão preparatório promovido pela Biblioteca Nacional de Brasília (BNB).

As inscrições para o concurso público do Ministério Público da União (MPU) estão abertas até as 16h de 27 de fevereiro, no horário de Brasília no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição organizadora do concurso.

Ao todo, são 172 vagas para os cargos de técnico e analista, observado o prazo de validade de 2 anos do certame.

A remuneração inicial para o cargo de técnico é R$ 8.529,65 e a de analista, R$ 13.994,78. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais para ambos os cargos.

Do total de vagas, 10% serão reservadas para candidatos indígenas, quilombolas, ciganos e de povos/comunidades tradicionais. E para os candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos) serão reservadas 20% das vagas do processo seletivo.

Inscrições

Para fazer a inscrição, o interessado deverá acessar o endereço eletrônico da FGV.

A taxa de inscrição para o cargo de analista é de R$ 120 e de técnico é de R$ 95.

Os interessados devem preencher o requerimento de inscrição com o número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), em seguida selecionar a unidade da federação onde deseja concorrer à vaga e onde, necessariamente, também será aplicada a prova na capital ou no Distrito Federal.

A Guia de Recolhimento da União (GRU) relativa à taxa de inscrição será gerada automaticamente após o envio do requerimento de inscrição. E deverá ser paga em qualquer banco ou por meio eletrônico até 28 de fevereiro.

Somente podem pedir a isenção da taxa de inscrição os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico), e os doadores de medula óssea, com a apresentação do cartão de doador voluntário de medula óssea (Redome).

O candidato que tiver seu pedido de isenção indeferido, precisa fazer o pagamento da taxa de inscrição no prazo estabelecido em edital para confirmar a participação no concurso.

Provas

As provas objetiva e discursiva para todos os cargos de analista e técnico serão realizadas em 4 de maio. Os candidatos às vagas de analista farão as provas de 8h às 12h30, de acordo com o horário oficial de Brasília. Para os cargos/especialidades de técnico, os candidatos farão as provas de 15h às 19h30.

Os procedimentos de identificação da etnia/raça de candidato que disputa uma vaga das cotas raciais, realizado pelas bancas de heteroidentificação, e as perícias médicas para comprovar a condição de candidatos com deficiência, serão feitas na mesma cidade de aplicação das provas objetiva e discursiva.

 

 

LEIA MAIS
10/02/2025 - Leno Castro

Parceria vai fortalecer a saúde materna e infantil

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) assinará, nesta terça-feira (11), às 14, Termo de Cooperação Técnica (TAC) com o Ministério da Saúde (MS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para fortalecer, ampliar e promover o acesso à saúde integral nas áreas de saúde materna, saúde infantil, rede laboratorial, cobertura vacinal, vigilância do óbito e serviço de verificação do óbito. A solenidade será realizada a partir das 14h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões, em São Luís (MA).

O investimento fortalecerá o sistema de saúde do Maranhão, possibilitando a realização de atividades como: capacitação de profissionais de saúde; elaboração e implementação de protocolos e planos de ação; fortalecimento da vigilância em saúde, e melhorias da infraestrutura dos serviços de saúde.

O Termo de Cooperação visa contribuir na efetivação e integração das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e ampliar a qualidade e o acesso integral à saúde das ações de promoção, proteção, prevenção e controle de doenças por meio do fortalecimento das ações de vigilância em saúde, a partir de quatro eixos estratégicos: o aprimoramento e qualificação da Rede de Atenção à Saúde Materno e Infantil; apoio para implementação da Política Estadual de Vigilância Laboratorial em Saúde; apoio para investigação de óbitos de interesse epidemiológico; ampliação da cobertura vacinal controle, eliminação e erradicação das doenças preveníveis por vacinação no Estado do Maranhão.

 

LEIA MAIS
10/02/2025 - Leno Castro

Público recorde no pré-carnaval na Litorânea

Com o tema “Estado de Folia e Felicidade”, o pré-carnaval do Governo do Maranhão tem alcançado recordes históricos. Somente no dia da apresentação da cantora Ivete Sangalo, milhares de pessoas passaram pelo Circuito Vem Pro Mar, na Avenida Litorânea, na última sexta-feira (7), entrando para a história do carnaval de São Luís. O cálculo do público presente no circuito de 2 km foi feito pela Polícia Militar.

A passagem de Ivete Sangalo em sua primeira apresentação no carnaval do Maranhão foi destaque pelas redes sociais, com referência de vários digitais influencers locais e da apresentadora Xuxa Meneghel que afirmou ser uma fã da cantora baiana. Ela compartilhou o registro da multidão na capital maranhense.

Pelas redes sociais, a cantora Ivete Sangalo destacou a energia dos foliões e agradeceu pela experiência no show. “Eu nem sei o que falar. Foi uma alegria com a multidão cantando todas as músicas novas: O Verão Bateu em Minha Porta, Energia de Gostosa, Tum Tum Tum. Foi uma coisa muito linda, vocês não têm ideia do que foi esse dia. Sabe quando um dia é especial? Entra uma energia diferente, maravilhosa, muito feliz […]. Eu deixo um beijo ao Maranhão e eu vou voltar. Vou aos Lençóis Maranhenses”, afirmou.

O sucesso da programação também foi destacado nas redes sociais do governador Carlos Brandão. “Foram cerca de 600 mil pessoas para ver Ivete Sangalo macetando na Avenida Litorânea. Nosso Circuito Vem Pro Mar é um sucesso absoluto”, publicou o governador, neste domingo (9).

A programação de sexta-feira na Avenida Litorânea contou ainda com shows da banda local Confraria do Copo, que abriu a programação; banda CDC, banda TDN e encerramento da Banda Mix in Brasil, com a cantora Mairla Oliveira interpretando músicas consagradas do período carnavalesco. Com uma megaestrutura de som e iluminação, os foliões puderam se divertir com muita tranquilidade.

Na tarde de sábado (8), mesmo com a chuva na capital maranhense, os foliões foram às ruas do Centro Histórico de São Luís para curtir a programação do Circuito Vem Pro Centro, com palcos na Praça dos Catraieiros, Praça do Reggae, Praça da Faustina, Praça da Fé e Beco Catarina Mina. Mais de 30 atrações, incluindo grupos e escola de samba, blocos tradicionais, blocos afros, tambor de crioula animaram a multidão.

Atrações como Vamu Di Samba, Bicho Terra, Argumento, Banda Guetos, Capital Roots, Tambor de Crioula de Mestre Amaral, Tambor de Crioula de Mestre Leonardo, Tribo de Índio Tupinambás, Afro Abiyéyé Maylô, Bloco Os Vampiros, Escola Flor do Samba, Bloco Bicicletinha do Samba, Bloco Gigolô Folia, Bloco 100 Limite, entre outros passaram pelo circuito.

Na tarde de domingo (9), a Avenida Litorânea voltou a ser a protagonista da festa com as atrações do Circuito Vem Pro Mar. O Bloco Jegue Folia deu início à programação com suas marchinhas, seguido pelos shows de Erick Andrade e de Andson Mendonça. O cantor pernambucano Henry Freitas se apresentou na sequência com um som que mistura forró e outros ritmos. O encerramento da folia foi comandado pela cantora Márcia Felipe.

Estrutura

O Carnaval do Maranhão é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura (Secma). A programação nos Circuitos Vem pro Mar e Vem pro Centro estimulam um formato de carnaval que começa ainda de dia, aproveitando a beleza natural da orla, do pôr do sol ao anoitecer.

O formato permite maior inclusão, com um ambiente mais acessível para famílias e pessoas de diferentes idades, reforçando o compromisso com a democratização da maior festa popular do estado.

Os circuitos contam com o trabalho integrado das forças do sistema de segurança pública para garantir a tranquilidade e a ordem. Centenas de policiais militares foram mobilizados para as ações, tanto no Centro Histórico quanto na Avenida Litorânea, incluindo patrulhamento aéreo e videomonitoramento.

No Circuito Vem Pro Mar, o Corpo de Bombeiros reforçou as ações com o emprego de drones, quadriciclos, motos aquáticas, botes e viaturas. O circuito também dispõe de dois hospitais de campanha com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de ambulâncias de prontidão para encaminhamentos emergenciais.

 

LEIA MAIS
10/02/2025 - Leno Castro

Vários ritmos animam o pré-carnavalesca no Centro Histórico de São Luís

O circuito “Vem pro Centro”, do Governo do Estado, levou milhares de foliões, entre turistas e moradores da Grande Ilha, para as ruas do Centro Histórico de São Luís, no último fim de semana.

O espetáculo reuniu vários ritmos do Carnaval maranhense.

Com irreverência, turistas e moradores movimentaram o percurso entre os cinco polos culturais que estão espalhados pelo Centro Histórico, ao som de blocos tradicionais, grupos de tambor de crioula, reggae e outras atrações que dão à festa características únicas.

Além das saudosas marchinhas do Bloco do Jacaré, grupos como Samba de Mina, Vamu de Samba, Vanda Silva, Argumento e Bicho Terra animaram o público formado por gente de todas as idades e famílias inteiras dispostas a brincar pelas ladeiras e praças do Centro da cidade.

O Bicho Terra foi um dos destaques do sábado (8), com a animação característica do grupo.

Na Praça da Fé, o Polo Joãozinho Trinta foi o ponto de encontro de tribos de índios, blocos afro e escolas de samba. Para o presidente do Bloco Afro Abiyéyé Maylô, Babalorixá Airton de Ogum, vale a pena avivar as tradições.

Reggae no Carnaval

O reggae, outro ritmo que também está presente na alma do maranhense, tem um espaço exclusivo no Polo Nega Glícia. Para Ademar Danilo, diretor do Museu do Reggae do Maranhão, essa valorização é fundamental. “O Maranhão tem uma diversidade cultural imensa. No Carnaval, temos tambor de crioula, samba, bloco tradicional e, claro, o reggae, mostrando a força da Jamaica brasileira. Essa promoção do Governo do Estado e da Secma coloca o reggae no lugar de destaque que ele merece”.

Bloco da Imprensa

Na Praça Santo Antônio está acontecendo, aos sábados, o Bloco da Imprensa, uma animada festa que reúne um púbico que inclui jornalistas, políticos, artistas e publicitários. Os jornalistas Celio Sérgio e Joel Jacintho estão à frente da organização.

Segurança

Para que todo mundo pudesse curtir ou trabalhar com segurança, a Polícia Militar montou uma operação especial para o evento, com 200 policiais distribuídos pelo circuito. Além disso, o Centro Tático Aéreo (CTA) reforçou o patrulhamento aéreo, e o Ciops monitorou tudo por câmeras de segurança.

 

LEIA MAIS
10/02/2025 - Leno Castro

Mega-Sena acumula e prêmio estimado sobe para R$ 47 milhões

O concurso 2.826 da Mega-Sena, realizado na noite de sábado (8), não teve nenhum acertador das seis dezenas. O prêmio acumulou e está estimado em R$ 47 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados foram: 06 – 10 – 20 – 54 – 58 – 60

A quina teve 63 apostas vencedoras, que irão receber R$ 58.626,58 cada. Não teve acertadores na quinta da Mega-Sena no Maranhão.

Outras 4.803 apostas tiveram quatro acertos e faturaram R$ 1.098,56, com 50 apostas ganhadoras no Maranhão .

Para o próximo concurso, na terça-feira (11), as apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) de terça-feira (11), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal. A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Prazo para pagar taxa de inscrição do ENEM 2026 encerra na segunda (22)

O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026 encera nesta segunda-feira (22).

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ampliaram o prazo que seria encerrado no dia 17.

O valor da taxa de inscrição é R$ 85 e a Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagamento é gerada na Página do Participante  no portal do Inep.

Os candidatos não isentos devem usar a senha cadastrada no portal de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

O pagamento também pode ser feito por Pix, cartão de crédito ou débito em conta, dependendo das opções disponibilizadas pela instituição financeira.

Na Página do Participante do Enem o candidato pode acompanhar o andamento de sua inscrição. O acompanhamento é feito com o login único da plataforma de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.

 

Estudante com direito à gratuidade

  • Está cursando o último ano do ensino médio no ano de 2026, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica;
  • Tenha cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Declare situação de vulnerabilidade socioeconômica, por ser membro de família de baixa renda, e que esteja inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
  • Sejam participantes do programa Pé-de-Meia.

8,4 milhões de brasileiros ainda não sabem ler e escrever

O Brasil tinha 8,4 milhões de pessoas analfabetas em 2025, o que corresponde a uma taxa de analfabetismo de 4,9%. É a primeira vez que a taxa de analfabetismo do país fica abaixo de 5% desde 2016.

São 592 mil pessoas com 15 anos ou mais incapazes de ler e escrever um bilhete simples a menos em relação a 2024.

Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e seu relatório Educação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua.

Mais da metade dos analfabetos (4,8 milhões de pessoas) estava no Nordeste, com uma taxa de 10,6%. O Norte vem na sequência (5,7%), seguido por Centro-Oeste (3,3%), Sul (2,4%) e Sudeste (2,3%).

Comparado a 2024, apenas o Sudeste apresentou redução da taxa de analfabetismo, de 0,5 ponto percentual (p.p).

A população com 60 anos ou mais correspondia a mais da metade (58%) do total de analfabetos em 2025. Eram 4,9 milhões de analfabetos nessa faixa etária, equivalente a 13,8% do total de pessoas com 60 anos ou mais. Sem considerar a população idosa, a taxa de analfabetismo cai para 2,6% entre pessoas de 15 a 59 anos.

“A diferença entre esses grupos da população reforça a importância de políticas de manutenção de crianças e jovens na escola, bem como aquelas específicas para alfabetização de adultos e idosos. Também indica que as novas gerações tiveram maior acesso à escolarização e foram alfabetizadas ainda na infância. Portanto, o analfabetismo segue mais associado aos idosos”, ressalta o analista da pesquisa, William Kratochwill.

 

Proporção de mulheres analfabetas com 60 anos

Ainda na população com 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo das mulheres (13,7%) passou a ser menor que a dos homens (14,1%) pela primeira vez em 2025. A taxa de analfabetismo entre mulheres de 15 anos ou mais segue menor (4,6%) que a dos homens (5,2%). De acordo com o analista da pesquisa, “esses resultados sugerem avanços na escolarização feminina em todas as gerações, apontando para uma reversão do legado de desigualdade educacional do passado”.

 

Analfabetismo de pretos ou pardos com 60 anos

Cerca de 2,8% dos brancos de 15 anos ou mais eram analfabetas, enquanto essa proporção foi de 6,5% para pretos ou pardos nesse mesmo grupo de idade. A diferença se acentua entre os idosos. Na faixa de 60 anos ou mais, a taxa de analfabetismo de pretos ou pardos (20,6%) era quase três vezes superior à de brancos (7,3%).

“Em relação a 2024, houve queda de 1,2 p.p. na taxa de analfabetismo entre idosos pretos ou pardos, o que sugere avanço, mas evidencia um legado estrutural público de exclusão educacional”, destaca William.

 

Pela primeira vez, mais da metade de pretos ou pardos com 25 anos ou mais (51,3%) tem o ensino médio completo

A proporção de pretos e pardos com 25 anos ou mais que concluíram o ciclo básico educacional (ensino médio) chegou a mais da metade (51,3%) dessa população pela primeira vez. No entanto, em relação aos brancos (64,9%), ainda há uma diferença de 13,6 p.p. Essa distância permanece praticamente inalterada em relação a 2024, quando era de 13,3 p.p, apesar de já ter sido de 16,4 p.p. em 2016.

Considerando toda a população de 25 anos ou mais que terminou a educação básica obrigatória (ensino médio), ela manteve uma trajetória de crescimento e alcançou 57,4% em 2025. Destaque para o percentual de pessoas com somente o ensino médio completo, que passou de 27,1%, em 2016, para 31,8%, em 2025.

A média de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais foi de 10,2 anos em 2025, alta em relação aos 9,1 anos observados em 2016 e aos 10,1 anos em 2024. As mulheres continuam com maior escolaridade média (10,4 anos) em comparação aos homens (10,0 anos). Quanto à cor ou raça, a diferença segue expressiva: brancos alcançaram 11,1 anos de estudo, enquanto pretos ou pardos atingiram 9,5 anos, resultando em uma diferença de 1,6 ano, ainda elevada, embora ligeiramente inferior à diferença de dois anos registrada em 2016.

 

Norte e Nordeste têm maior carência de creches para crianças de 0 a 3 anos

Em 2025, 64,1% das crianças de 0 a 1 ano e 57,1% daquelas com 2 a 3 anos que não frequentavam creche estavam fora da escola por opção dos pais ou responsáveis. Esse foi o motivo mais citado em todas as grandes regiões. O Centro-Oeste apresentou o maior percentual para crianças de 0 a 1 ano (73,6%), enquanto o menor foi registrado no Nordeste (58,5%). Para o grupo de 2 a 3 anos, o maior percentual também foi observado no Centro-Oeste (65,5%) e o menor, no Norte (49,4%).

O segundo motivo mais citado foi não ter escola/creche na localidade, falta de vaga ou a não aceitação da matrícula por causa da idade da criança. Entre as crianças de 0 a 1 ano, 28,1% dos responsáveis apontaram esse fator; entre as de 2 a 3 anos, o percentual foi de 33,4%. Norte e Nordeste foram as regiões mais afetadas por esse tipo de barreira. No Norte, 35,2% dos bebês e 44,5% das crianças de 2 a 3 anos estavam fora da creche por esse motivo, enquanto no Nordeste, os percentuais foram 36,1% e 37,2%, respectivamente.

 

Proporção de crianças de 6 a 14 anos na etapa ideal bate meta (96,1%) do PNE, mas não retorna aos níveis pré-pandemia

Cerca de 96,1% das crianças de 6 a 14 anos frequentavam o ensino fundamental em 2025, que é a etapa escolar estabelecida para essa faixa etária. O resultado ultrapassa a meta de 95% estabelecida pelo PNE e representa um aumento em relação a 2024 (94,6%), porém não superou o período pré-pandemia.

William explica que as crianças mais novas podem ter enfrentado mais dificuldades de adaptação às aulas durante a pandemia. “Essas crianças podem não ter se adaptado às aulas online ou podem ter sido tiradas da escola pelos pais durante a pandemia. Assim, esse período criou um grupo de crianças que perderam um ou dois anos de estudo, ficando, então, atrasados”, avalia.

 

Homens e pessoas pretas ou pardas de 15 a 17 anos têm frequência menor no ensino médio

Em relação aos jovens de 15 a 17 anos, 80,6% frequentavam ou concluíram o ensino médio em 2025, etapa adequada para esse grupo etário. O indicador avançou 3,8 p.p. comparado a 2024, mas permanece 4,4 p.p. abaixo da meta de 85% prevista no PNE.

Por sexo, 84,0% das mulheres de 15 a 17 anos estavam no ensino médio ou já o haviam concluído, enquanto entre os homens, essa taxa foi de 77,4%. Quanto à cor ou raça, 84,9% dos brancos de 15 a 17 anos estavam na etapa adequada (ensino médio), contra 77,8% de pretos ou pardos. Essa proporção para os que se declaram pretos ou pardos avançou 14,7 p.p. desde 2016, contra 8,8 p.p. dos brancos. Já entre os homens, o crescimento foi de 14,0 p.p. frente a 10,7 p.p. das mulheres de 2016 para 2025.

Os dados evidenciam que apesar da redução, ainda persistem barreiras no acesso e na permanência de estudantes no ensino médio. “Embora pretos ou pardos e homens ainda estejam atrás em relação a pessoas brancas e mulheres, os dados mostram uma redução na desigualdade na série histórica da pesquisa”, diz o analista do IBGE, William Kratochwill.

 

Proporção de brancos entre 18 e 24 anos com nível superior e que não frequenta instituição de ensino (6,2%) é mais que o dobro de pretos ou pardos (3,0%)

Entre pessoas de 18 a 24 anos, 24,5% estavam cursando a etapa adequada para a idade (ensino superior). Esse indicador avançou 1,4 p.p. em relação a 2024. Outros 7,0% apresentavam atraso escolar.

Em relação à cor ou raça, 6,2% dos brancos já haviam concluído a graduação, mais que o dobro (3,0%) dos pretos ou pardos. Já 33,4% dos brancos e 18,9% pretos ou pardos estavam na etapa ideal (ensino superior). Entre aqueles que não frequentavam e não haviam concluído a etapa ideal, a proporção de pretos ou pardos foi de 70,1%, enquanto entre brancos, 55,0%.

William lembra que a meta 12 do PNE previa elevar a taxa de frequência escolar líquida no ensino superior para 33,0% até 2024. “Essa meta foi superada apenas entre as pessoas brancas. O desafio do país, portanto, envolve reduzir as desigualdades de acesso e conclusão no ensino superior, enfrentar o atraso escolar, bem como garantir a permanência dos jovens no sistema educacional”.

Quanto ao sexo, 35,1% das mulheres de 18 a 24 anos estavam matriculadas em algum curso, ante 28,0% dos homens. Entre as mulheres, 28,8% frequentavam o ensino superior, contra 20,3% dos homens. Além disso, 5,2% das mulheres já haviam concluído esse nível, enquanto entre os homens esse percentual foi de 3,4%. Os homens também apresentaram maior atraso (7,7%) e maior percentual de não frequência e não conclusão (68,7%), em comparação ao percentual de 59,7% entre as mulheres.

 

Maiores percentuais de abandono escolar são a partir dos 16 anos

Entre jovens de 14 a 29 anos, 7,7 milhões não haviam completado o ensino médio em 2025, seja por terem abandonado a escola antes do término dessa etapa ou por nunca a terem frequentado. Desse total, 59,8% eram homens e 40,2% eram mulheres. Por cor ou raça, 26,4% eram brancos e 72,8% eram pretos ou pardos.

Ao analisar a idade em que esses jovens de 14 a 29 anos deixaram a escola, os maiores percentuais de abandono ocorreram a partir dos 16 anos: 18,5% deixaram a escola nessa idade, 20,0% aos 17 anos e 17,6% aos 18 anos. Ainda assim, o abandono escolar precoce continua presente nas idades correspondentes ao ensino fundamental: 7,5% haviam deixado a escola até os 13 anos e 7,6% aos 14 anos.

“Os percentuais de abandono antes dos 14 anos equivalente a 15,1% do total. São elevados e caracterizam-se como elementos fundamentais na precarização da formação do indivíduo. Esse dado representa saídas durante o ensino fundamental, etapa que deveria estar plenamente universalizada. Esse padrão se manteve semelhante entre homens e mulheres e entre as pessoas de cor branca e preta ou parda”, diz William.

Ele complementa que o grande marco da transição escolar continua sendo a idade de 15 anos, que pode estar ligado tanto a mudanças na estrutura curricular quanto à percepção de utilidade do ensino médio ou à necessidade de entrada precoce no mercado de trabalho. “Nesse ponto, o percentual de abandono escolar quase dobra em relação aos 14 anos, alcançando 13,5%”, diz William.

 

Um em cada quatro jovens (25,6%) de 14 a 29 anos não tem interesse em estudar

Cerca de 43,0% dos jovens de 14 a 29 anos abandonaram ou nunca frequentaram a escola por necessidade de trabalhar em 2025. Esse foi o motivo mais citado. O resultado representa um leve aumento de 1,0 p.p. em relação a 2024. O segundo motivo foi não ter interesse em estudar, que alcançou 25,6% dos casos, confirmando a reversão da tendência de queda observada desde 2024.

“O aumento em relação aos últimos anos pode sinalizar um desalinhamento entre as expectativas dos jovens e o modelo educacional”, ressalta o analista da pesquisa.

Os demais motivos permaneceram estáveis ou apresentaram variações modestas: gravidez foi mencionada por 9,9% dos jovens; problemas de saúde permanente, por 4,4%; realizar afazeres domésticos ou cuidar de pessoas, por 3,9%; e não ter escola na localidade, vaga ou turno desejado, por 2,8%.

Entre os homens de 14 a 29 anos com nível de instrução inferior ao ensino médio completo, o principal motivo para abandonar ou nunca ter frequentado a escola foi a necessidade de trabalhar (54,2%), seguido pela falta de interesse em estudar (28,0%) e problemas de saúde permanente (4,7%). Já entre as mulheres desse grupo, embora o motivo mais citado também tenha sido a necessidade de trabalhar (26,2%), outros fatores relacionados à dinâmica de gênero ganham destaque. Gravidez foi mencionada por 24,7% das mulheres, e a realização de afazeres domésticos ou cuidados com outras pessoas, por 8,6%. Além disso, 21,9% das mulheres indicaram falta de interesse pelos estudos como justificativa para o afastamento escolar.

“São resultados que evidenciam que, para além da condição econômica, as responsabilidades reprodutivas e domésticas ainda figuram entre os principais entraves à permanência das mulheres jovens na escola, ao passo que a necessidade de trabalhar mantém os homens fora da escola em maior proporção”, diz William.

 

Mais sobre a pesquisa

Além das informações conjunturais sobre o mercado de trabalho, a PNAD Contínua investiga, anualmente, temas estruturais relevantes para a compreensão da realidade brasileira. O módulo sobre Educação analisa o analfabetismo das pessoas de 15 anos ou mais de idade, o nível de instrução e número médio de anos de estudo das pessoas de 25 anos ou mais, a taxa de escolarização e as taxas ajustadas de frequência escolar líquida, além da condição de estudo e situação na ocupação das pessoas com 15 a 29 anos de idade, entre outros indicadores.

A partir do segundo trimestre de 2020, ano inicial da pandemia de COVID-19, o IBGE alterou a forma de coleta dos dados da PNAD Contínua, passando a realizar as entrevistas, antes presenciais, exclusivamente por telefone, até o final do segundo trimestre de 2021. Essa modalidade de obtenção dos dados gerou impactos na coleta e, consequentemente, uma redução considerável na taxa de aproveitamento da amostra, em 2020 e 2021. Devido à ausência de tais informações, a série histórica da pesquisa abrange o período de 2016 a 2019 e os anos de 2022 a 2024.

 

Rádio Timbira transmite o jogo Sampaio X Trem pela série D do Brasileirão 2026

A Rádio Timbira FM transmite e acompanha, neste fim de semana, jogos das 3 esquipes maranhenses que permanecem nas séries C e D do Campeonato Brasileirão de Futebol Masculino 2026.

 

MAC 0 X 1 Paysandu-PA (Timbira FM acompanha)

O Maranhão Atlético Clube (MAC) perdeu, por 1 a 0, para a equipe do Paysandu-PA, no sábado (13), às 21h, no estádio Castelão, em São Luís-MA.

O gol da vitória do Paysandu saiu no fim da partida, com Ítalo.

Com a derrota, o MAC chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória na competição.

A partida foi válida pela 11ª rodada do Brasileirão 2026 – Série C.

O MAC está na 14ª colocação. Chegou aos 13 pontos e acumula o terceiro jogo consecutivo sem perder. Está em boa colocação na tabela, nesta primeira fase que reúne 20 equipes, mais fora do grupo dos 8 classificados para a segunda fase.

O jogo seguinte do MAC será contra o Ituano-SP, no dia 28 deste mês (um domingo), às 20h30, no estádio Novelli Júnior, na cidade de Itu, no interior de São Paulo

 

Sampaio Corrêa X Trem-AP (Timbira FM transmite)

A Timbira FM transmite o jogo Sampaio Corrêa X Trem-AP, no mata-mata de segunda etapa do Brasileirão- Série D, no domingo (21), 17h, no estádio Castelão, em São Luís.

A transmissão esportiva inicia às 16h30 e prossegue até 19h30.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, no estádio Augusto Antunes, em Macapá, no estado do Amapá.

Equipe esportiva da Timbira FM para este jogo

– Narração: Roberto Ramos

– Comentários: Edivan Fonseca

– Reportagens: Noel Soares

– Plantão: Christyan França

– Coordenador de Esportes: Daniel Amorim

 

Imperatriz X Maracanã-CE (Timbira FM acompanha)

O Imperatriz enfrenta a Maracanã-CE, no mata-mata da segunda etapa do Brasileirão- Série D. O jogo será disputado no sábado (6), às 16h, no estádio Frei Epifânio, em Imperatriz.

O próximo jogo entre as duas equipes será no dia 27 deste mês, às 15h30, no estádio Prefeitão, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, no estado do Ceará.

 

Com a acompanhar a cobertura esportiva da Timbira FM e Rádio Timbira

  • com/radio.timbira
  • com/radiotimbira
  • com.br/play/14493
  • ma.gov.br
  • com/radiotimbira
  • com/@TVTimbira

 

Parceiros da Timbira FM nas transmissões esportivas

  • Rádio Universidade FM – São Luís/MA – Paulo Pellegrini (operação de Maira Nogueira);
  • Central de Notícias Brasil (e mais de 150 rádios) – São Luís/MA – Humberto Fernandes/Kleuberth Costa;
  • Rádio Açaí FM 87.9 – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Brasil Esportes WEB – São Luís/MA – Roberto Ramos;
  • Rádio Canal Esporte WEB – Imperatriz/MA – Regy Watts;
  • Rádio Esse WEB – São Luís/MA – Sólon Vieira;
  • Rádio Maracu – Viana/MA – Tania Diniz;
  • Rádio OK FM 93.7 – Caxias/MA – Valdir Rios;
  • Rádio Princesa WEB – Pinheiro/MA – Alberto Ribeiro.