Destaques
12/12/2024 - Leno Castro

Domicílios no Brasil têm mais cômodos e menos moradores por dormitório

Brasileiros estão morando em habitações com mais cômodos e com menos pessoas dividindo o mesmo espaço, de acordo com os dados preliminares do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgados nesta quinta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A pesquisa mostra que, em 2022, a maior parcela da população, 44,4%, residia em domicílios de seis a nove cômodos. Na outra ponta, apenas 0,2% da população morava em domicílios de apenas um cômodo e 1,5% residiam em domicílios de dois cômodos.

Outros 5,3% moravam em domicílios de três cômodos; 13,5%, de quatro cômodos e 29,2%, de cinco cômodos. Os 5,9% restantes da população residiam em domicílios com 10 cômodos ou mais.

Para o IBGE, é considerado cômodo cada um dos compartimentos do domicílio que é coberto por um teto e limitado por paredes. Além dos quartos, por exemplo, são considerados cômodos cozinha e banheiro. Corredores, varandas e mesmo cozinha americana – integrada à sala – não são considerados cômodos. Domicílios indígenas sem paredes são considerados como tendo apenas um cômodo.

A pesquisa considera apenas domicílios particulares permanentes ocupados. Não inclui moradores de domicílios improvisados e coletivos, tampouco domicílios de uso ocasional ou vagos.

Os dados mostram que, ao longo das últimas décadas, os domicílios de até três cômodos foram reduzindo em quantidade. Em 1970, representavam 29,1% dos domicílios brasileiros; em 2010, no último Censo, chegaram a 12%; e, em 2022, a 9% dos domicílios. Já os domicílios de cinco cômodos aumentaram continuamente, crescendo de 19,4%, em 1970, para 29,5% em 2022.

Os domicílios de seis cômodos ou mais cresceram entre 1970 e 2000, passando de  29,5% para 45,7% dos domicílios. Nas décadas seguintes, atingiram uma estabilidade, chegando a 46,6% dos domicílios brasileiros em 2022. Segundo o IBGE, a interrupção no crescimento da participação dos domicílios com seis cômodos ou mais possivelmente está associada à redução do número médio de moradores por domicílio ao longo das últimas décadas.

“Em relação à estrutura física dos domicílios, a gente pode afirmar que censos nos mostram que houve uma evolução positiva no sentido de ter mais estrutura, tanto do material usado nas habitações como do espaço”, diz o analista da divulgação do Censo, Bruno Mandelli.

Menos pessoas dormindo juntas

A pesquisa mostra também que há menos pessoas dividindo o mesmo dormitório no Brasil. Em 2022, mais da metade dos domicílios (53,9%) tinha duas pessoas dormindo no mesmo ambiente e mais de um terço (35,1%) tinha apenas uma pessoa por dormitório. Em outros 8,4% dos domicílios, três pessoas dividiam o mesmo ambiente e, em 2,6%, quatro pessoas ou mais dormiam no mesmo ambiente.

Essas porcentagens se alteraram ao longo dos anos. Segundo o Censo Demográfico de 2000, 9,6% dos domicílios tinham mais de 3 moradores por dormitório, um percentual quase quatro vezes superior ao verificado em 2022. A participação dos domicílios com mais de dois até três moradores por dormitório também reduziu, passando de 18,1% para 8,4%, no mesmo período.

Já os domicílios com apenas um morador por dormitório eleva a participação em 14,6 pontos percentuais, indo de 20,5%, em 2000, para 35,1%, em 2022.

Características dos domicílios

Em 2022, o Censo mostra que mais pessoas residem em domicílios que contam com revestimento. Ao todo, 87% da população brasileira residia em domicílios com paredes externas de alvenaria ou taipa com revestimento. A segunda opção mais comum foi a alvenaria sem revestimento, com 7,6%, seguido da madeira para construção, com 4,1%.

Em 2010, essas proporções eram de 79%, 11,6% e 6,9%, respectivamente.

“Cada vez é uma proporção maior de domicílios com materiais mais permanentes, como alvenaria, em substituição às casas de taipa, de palha ou mesmo de madeira, que eram mais comuns antigamente. E há também uma ampliação do espaço físico dos domicílios, com uma redução na proporção dos domicílios com um número pequeno de cômodos”, diz Mandelli.

Variações e desigualdades

Os dados mostram ainda variações e desigualdades tanto entre as unidades federativas, em relação ao número de cômodos das habitações e quantidade de pessoas dormindo juntas no mesmo ambiente, quanto em relação a cor ou raça da população em cada residência.

No nível das unidades da federação, por exemplo, a publicação destaca a situação do Distrito Federal, pela alta proporção da população residindo em domicílios com 10 cômodos ou mais (13%), que é mais que o dobro da média nacional. Para se ter ideia da discrepância, a segunda unidade da federação com proporção mais alta, Minas Gerais, registrou 8% da população residindo em domicílios semelhantes. Já a unidade com a menor proporção foi o Acre, com 1,8%.

Em relação aos moradores por dormitório, a região Norte tem as maiores proporções de domicílios com três moradores por dormitório (15,4%) ou mais (7,5%). No outro extremo, a Região Sul apresentou o menor percentual dessas duas categorias: 5,2% e 1,1%, respectivamente.

Levando em consideração a cor ou raça, pessoas de cor ou raça amarela residiam em maior proporção em domicílios com número de cômodos, menor densidade de moradores por dormitório e paredes externas de materiais mais permanentes. A população de cor ou raça branca também aparece com indicadores de estrutura do domicílio melhores do que a média nacional, ainda que inferiores ao verificado entre as pessoas de cor ou raça amarela.

As pessoas de cor ou raça preta ou parda apresentaram uma proporção maior de domicílio com menor estrutura, resultado que foi ainda mais acentuado para as pessoas de cor ou raça indígena.

Enquanto 22,3% da população parda, 20,6% da população da população preta residem em domicílios com dois ou mais moradores por dormitório, entre a população branca, esse percentual é 12,6% e, entre a amarela, 6,8%. Para indígenas, essa proporção foi de 53,6% do total, porém esse resultado deve ser analisado levando em conta suas especificidades culturais.

“A população de cor ou raça parda, a população de cor ou raça preta e a população indígena apresentam proporções maiores nos indicadores relacionados à precariedade do domicílio”, diz Mandelli.

“Em relação aos indígenas, a gente faz uma ressalva no texto. Isso precisa ser analisado à luz das especificidades culturais. Não necessariamente, um domicílio de palha, por exemplo, é uma precariedade. Pode ser  um traço de cultura tradicional. Mas quando a gente fala de outros agrupamentos, aí sim, a gente pode falar mais claramente que existem maiores proporções de situações de precariedade”, acrescenta.

 

LEIA MAIS
12/12/2024 - Leno Castro

Auxílio Gás de dezembro começa ser pago nesta quinta-feira (12)

A parcela do Auxílio Gás de dezembro começa a ser pago, a partir desta quinta-feira (12), pelo governo federal. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), cerca de 5,49 milhões de famílias receberão o valor de R$ 104, liberados por meio do programa.

Vão receber, nesta quinta-feira (12), as famílias com Número de Inscrição Social (NIS) de final 1, 2 e 3. Para os demais dígitos finais de NIS, o pagamento seguirá o calendário original do Bolsa Família, com liberação gradual até 23 de dezembro – dia em que o benefício será pago às famílias cuja inscrição termina com o dígito zero.

O Auxílio Gás é pago a cada dois meses. Este mês, o programa beneficiará mais de 16,9 milhões de pessoas, a um custo de R$ 570,6 milhões. Só na Região Nordeste, a previsão é atender a cerca de 2,55 milhões de famílias. Em seguida, vem as regiões Sudeste (1,8 milhão); Norte (526,2 mil); Sul (382,5 mil) e Centro-Oeste (210,78 mil).

As famílias cujo NIS termina com os números 1, 2 e 3 receberão a parcela de dezembro na plataforma social do Auxílio Gás, mesmo aquelas que normalmente recebem os valores em conta bancária. Caso não saquem até 26 de dezembro, as parcelas serão enviadas às contas bancárias, que permitem a movimentação pelo aplicativo Caixa Tem e pelo cartão de débito do Bolsa Família.

Podem ser beneficiadas pelo programa instituído em 2021, por meio da Lei nº 14.237, as famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo.

LEIA MAIS
12/12/2024 - Leno Castro

Procedimento operatório em Lula “foi um sucesso”, afirma médico do hospital Sírio-libanês

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa bem após o procedimento intracraniano a que foi submetido, na manhã desta quinta-feira (12), no Hospital Sírio-libanês, em São Paulo.

De acordo com Roberto Kalil Filho, médico integrante da equipe que está atendendo Lula, a embolização de artéria meníngea média “foi um sucesso”. Ele afirma que a alta está mantida para semana que vem

“O presidente está acordado e conversando”, disse Roberto Kalil.

A técnica realizada em Lula não é considerada uma cirurgia, mas um “procedimento endovascular (embolização de artéria meníngea média)”.

A intervenção foi feita para minimizar o risco de que pequenas artérias da meninge do presidente voltem a sangrar no futuro.

A equipe médica ressaltou que só foi possível de fazer o novo procedimento porque Lula apresentou uma evolução muito boa no pós-operatório da intervenção cirúrgica que ele fez anteriormente.

Esta segunda intervenção foi um procedimento de baixa complexidade, segundo a equipe médica. Por isso, não foi preciso ser feito no centro cirúrgico.

Segundo os médicos, o exame neurológico do presidente está normal. A única recomendação é de repouso relativo para que ele não faça nenhum esforço físico e evite estresse emocional.

Cirurgia de terça-feira

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente Lula, 79 anos, foi submetido a uma cirurgia que foi uma trepanação para drenagem de hematoma.

A cirurgia transcorreu sem intercorrências.

O hematoma surgiu em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, está cumprindo parte dos compromissos originalmente previstos na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA MAIS
12/12/2024 - Leno Castro

Festival gospel Adora São Luís começa, nesta quinta (12), com atrações nacionais

A capital maranhense é palco do maior evento gospel do estado, o Adora São Luís.  Com entrada gratuita, a iniciativa, que tem apoio do Governo do Maranhão, inicia nesta quinta-feira (12) e prossegue até sábado (14), no Anel Viário, região central da cidade, sempre com início às 18h.

Estão confirmadas as presenças de grandes nomes da música gospel nacional, como a cantora Cassiane, o cantor Fernandinho, Valesca Mayssa, Julliany Souza, Kellen Byanca, além da dupla Jeferson & Suellen.

O Adora São Luís terá, também, a ministração da pastora Camila Barros, figura de destaque no meio evangélico o Brasil.

A realização é do Instituto Viva Bem Mais e tem apoio do vereador de São Luís, Marquinhos, e do deputado federal maranhense Pedro Lucas.

Mais informações no Instagram @adorasaoluis

Programação

Quinta-feira (12)

Fernandinho, Forró D’Crente, Stella Laura e Camila Barros

Sexta-feira (13)

Samuel Mariano (gravação de DVD), Dalete Hungria, Valesca Mayssa e Amaury Bertoqui

Sábado (14)

Cassiane, Fogo e Glória, Julliany Souza, Kellen Byanca e Jefferson & Suellen.

 

 

LEIA MAIS
12/12/2024 - Leno Castro

Maranhão ultrapassa 10 milhões de cabeças do rebanho bovino

Relatório do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc) aponta que, em 2023, o rebanho bovino do Maranhão ultrapassou 10 milhões de cabeças, aumentando 7,4% em relação a 2022. O crescimento foi registrado em 162 municípios. Com este desemprenho, a produção animal atingiu o valor de R$ 1,2 bilhão no estado.

Açailândia liderou no Nordeste, com 434,7 mil cabeças, tendo crescimento de 10%.

O município de Amarante do Maranhão subiu para a 2ª posição no ranking estadual, com 364,1 mil cabeças, um crescimento de 19,9% em relação a 2022.

Brandão comemora

O governador Carlos Brandão comemorou, em suas redes sociais, este bom desempenho econômico do Maranhão. “Vamos continuar trabalhando para garantir ainda mais avanços na nossa pecuária”, afirmou.

Pesquisa

Os dados sobre a pecuária maranhense constam no relatório Desempenho da Pecuária Maranhense em 2023, divulgados pelo Imesc, autarquia ligada à Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

O Desempenho da Pecuária Maranhense está disponível no  site do Imesc.

A pesquisa destaca os principais resultados da pecuária no Maranhão, com foco em sua relevância no contexto local, regional e nacional, abrangendo diversos aspectos, como a produção de origem animal, os números do rebanho, a aquicultura e as exportações.

A publicação é baseada no levantamento de dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A PPM 2023 foi divulgada em setembro deste ano.

Produção animal

A produção animal no Maranhão atingiu R$ 1,2 bilhão em 2023, um crescimento de 24,4%. O leite foi o responsável por um valor de produção de R$ 840,5 milhões, o equivalente a 72,3% do valor total gerado pelos produtos de origem animal no estado. Açailândia foi o maior produtor, com um valor de R$ 62,4 milhões em 2023, já que é o município que mais se destaca nessa atividade no estado.

Na produção de ovos de galinha, o estado alcançou R$ 285 milhões, marcando um aumento de 35,5%. O município de Balsas destacou-se com R$ 167,6 milhões, aumento de 39,7%, seguido por Bela Vista do Maranhão, que gerou R$ 44,5 milhões.

Aquicultura e pesca

A aquicultura também avançou. A atividade registrou um valor de produção de R$ 302,7 milhões, posicionando o Maranhão como o 4º maior produtor do Nordeste e o 10º no Brasil. Igarapé do Meio liderou a produção no estado, com R$ 25,2 milhões. As principais espécies produzidas foram: tambaqui (10,6 mil toneladas), tambacu e tambatinga (8,8 mil toneladas), curimatã e curimbatá (2,2 mil toneladas).

No comércio exterior, as exportações maranhenses dos produtos de origem animal totalizaram R$ 29 milhões em valor no ano de 2023, tendo como destaque o mel, cuja quantidade exportada foi de 1,8 mil toneladas com crescimento de 63,7% em comparação a 2022. Entre os países importadores dos nossos produtos, destacam-se os Estados Unidos, que importaram, em valor, o equivalente a R$ 22,6 milhões.

 

LEIA MAIS
11/12/2024 - Leno Castro

Presidente Lula evolui bem no pós-operatório

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, nesta quarta-feira (11).

Ele está sob cuidados intensivos, para o tratamento de hemorragia intracraniana. Boletim médico divulgado às 12h informou que o quadro “evoluiu bem no pós-operatório imediato, sem intercorrências”.

“Está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem”, diz o comunicado.

Lula segue acompanhado da equipe médica, sob cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

Na madrugada de terça-feira (10), o presidente Lula foi submetido a uma trepanação para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências.

Geraldo Alckmin

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, está cumprindo parte dos compromissos originalmente previstos na agenda do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

LEIA MAIS
11/12/2024 - Leno Castro

Sefaz intensifica fiscalização sobre transporte ferroviário

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) intensificou a fiscalização no segmento de prestação de serviços de transporte com foco nas ferrovias. Durante as ações fiscais, foram identificados estabelecimentos que escrituraram de forma incorreta suas operações de prestação de serviços, classificando-as indevidamente como imunidade constitucional, o que gerou acúmulo indevido de créditos tributários.

Após a reanálise e retificação das escriturações, apurou-se que, em função das infrações verificadas, deixou de ser recolhido, a título de  Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS), um montante de aproximadamente R$ 90 milhões, valor devidamente lançado e cobrado.

As operações fiscais são resultados do aprimoramento contínuo dos processos de monitoramento fiscal e da base de dados da Sefaz, que possibilitam a extração de indicadores precisos para identificar omissões de receita e práticas de sonegação fiscal.

A fiscalização também decorreu do descumprimento de obrigações acessórias relacionadas à correta escrituração das operações. Mesmo após comunicação prévia às empresas, as irregularidades não foram regularizadas tempestivamente.

Dessa forma, a Sefaz reforça a importância de que todos os contribuintes observem rigorosamente a correta escrituração de suas operações, em conformidade com a legislação vigente, a fim de evitar autuações.

 

LEIA MAIS
11/12/2024 - Leno Castro

No Brasil, 1,4 milhão de estudantes não têm água tratada na escola

Em todo o país, cerca de 1,4 milhão de estudantes estão matriculados em escolas públicas que não contam com fornecimento de água tratada, própria para o consumo. A maior parte desses alunos é negra. Os dados são do estudo Água e Saneamento nas Escolas Brasileiras: Indicadores de Desigualdade Racial a partir do Censo Escolar, divulgado nesta semana.

Produzido pelo Instituto de Água e Saneamento e pelo Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais (Cedra), o estudo usa dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2023, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e classifica as escolas em predominantemente negras ou predominantemente brancas. Isso significa que tais estabelecimentos têm mais de 60% de alunos declarados negros ou brancos, respectivamente. As demais escolas são consideradas mistas.

A pesquisa mostra que a chance de um aluno estar em uma escola de predominância negra que não fornece água potável é cerca de sete vezes maior, se comparada à da escola de predominância branca. Do total de 1,2 milhão de estudantes sem acesso básico à água, 768,6 mil estão em escolas predominantemente negras; 528,4 mil, em escolas mistas; e 75,2 mil, em escolas predominantemente brancas.

O conselheiro do Cedra e professor da Universidade Federal de Santa Catarina Marcelo Tragtenberg explica que os dados se referem à ausência de água tratada e que as escolas podem dispor de outras fontes, como moringas ou filtros artesanais. “Isso tem impacto direto na saúde e impacto no aprendizado, através da saúde.”

Em todo o país, cerca de 5,5, milhões de estudantes estão em escolas sem qualquer abastecimento de água pela rede pública. Desses, 2,4 milhões frequentam escolas predominantemente negras e 260 mil, escolas de maioria branca. Os 2,8 milhões restantes estão em escolas mistas.

Saneamento básico

Além do acesso à água potável e ao fornecimento geral de água, a pesquisa analisa se as escolas contam com banheiro, coleta de lixo e esgoto. Para todos os itens, são consideradas todas as etapas da educação básica: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação para jovens e adultos (EJA).

Em todo o país, mais da metade, 52,3% dos alunos matriculados em escolas predominantemente negras lida com a falta de ao menos um dos serviços ou infraestrutura de saneamento, enquanto, nas escolas predominantemente brancas, essa porcentagem cai para 16,3%.

Segundo o estudo, os serviços de saneamento são condições essenciais à dignidade humana, “e sua ausência nas unidades educacionais certamente afeta a aprendizagem dos estudantes. Portanto, a falta desses serviços é mais um obstáculo na trajetória educacional dos estudantes negros e constitui-se em uma camada adicional a ser somada às tantas outras que formam o amplo e complexo panorama da desigualdade racial na educação”, diz o texto.

Ao todo, 14,1 milhões de estudantes que frequentam escolas não conectadas à rede pública de esgoto – dos quais cerca de 6 milhões estão em escolas predominantemente negras; 1,2 milhão onde brancos são maioria, e os demais em escolas mistas.

Dentre os que não contam com saneamento, 440 mil estudantes estão matriculados em escolas que não têm sequer banheiro, estando 135,3 mil em escolas predominantemente negras e 38,3 mil em escolas predominantemente brancas. Os demais 266 mil estão em escolas mistas.

Quanto à destinação do lixo, 2,15 milhões de alunos estão matriculados em 30,5 mil escolas em que o lixo não é coletado por serviços públicos – 955,8 mil estão em escolas predominantemente negras, 59 mil em escolas predominantemente brancas e os demais (1,1 milhão), em escolas mistas.

“Em geral, não se tem um olhar racializado sobre os indicadores sociais, mas, quando se racializa, o que acontece é que as escolas onde predominam estudantes negros são escolas com pior infraestrutura de água e saneamento. Onde predominam estudantes brancos, as escolas têm melhor infraestrutura”, acrescenta Tragtenberg.

O professor diz que, se analisados os dados de cada grupo de escolas, percebe-se que os estudantes negros que estão em escolas majoritariamente brancas, ainda assim estão nas escolas desse grupo com as piores infraestruturas. “Se olhar dentro de cada subgrupo, você vai ver que os estudantes brancos que estão em escolas negras estão nas melhores escolas negras do ponto de vista de água e saneamento, e os estudantes negros que estão nas escolas brancas estão nas escolas com pior infraestrutura de saneamento. Então existe essa duplicidade de desigualdade racial.”

Estudantes indígenas

O estudo chama a atenção também para o baixo acesso de estudantes indígenas aos serviços de saneamento básico. “Embora este estudo tenha foco na comparação do acesso a saneamento entre escolas predominantemente negras e brancas, não é possível passar despercebida a existência de baixíssimos índices de atendimento dos serviços públicos nas escolas predominantemente indígenas”, diz o texto.

Do total de 360 mil indígenas matriculados na rede pública, 60% estão em escolas sem abastecimento de água; 81,8% estão em escolas sem esgoto; 54,7% não contam com coleta de lixo; 15,7% não têm acesso a água potável na escola e 14,3% não têm banheiro.

Segundo Tragtenberg, o estudo mostra que as políticas públicas precisam considerar as desigualdades raciais e entre as regiões do país. “Não adianta só pensar em universalização”, diz o professor. “Ao não considerar a equidade racial, sempre se vai privilegiar as escolas mais privilegiadas e os estudantes de raça branca, que são o grupo mais privilegiado. Se olhar só para a universalização, as medidas vão sempre chegar primeiro nas pessoas e nas escolas mais privilegiadas. É importante ter um recorte de equidade”, afirma.

Fora das escolas

A falta de saneamento básico não afeta apenas as escolas. O estudo destaca que, conforme dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), em 2022, 33 milhões de pessoas no Brasil não tinham acesso aos serviços públicos de abastecimento de água e 90 milhões não estavam ligados à rede pública de coleta de esgoto. Além disso, em 2022, havia ao menos 1,2 milhões de pessoas que não tinham banheiros em seus domicílios, estando sujeitas à defecação a céu aberto.

Além disso, a pesquisa considera que nem todos os estudantes têm a cor ou raça declarada no censo, o que impacta também as análises feitas. Esse dado começou a ser coletado em 2004. Em 2007, 60% não declararam cor ou raça. No ano passado, essa porcentagem caiu para 25,5%, o que ainda significa que não se tem essa informação de um a cada quatro estudantes.

LEIA MAIS
11/12/2024 - Leno Castro

Senado aprova regras para uso da inteligência artificial

O Plenário do Senado aprovou, nesta semana, o marco regulatório para uso da inteligência artificial (IA) no país. O texto segue, agora, para votação na Câmara dos Deputados.

O projeto estabelece os princípios fundamentais para o desenvolvimento e uso de IA, tecnologia que deve ser usada de forma transparente, segura, confiável, ética, livre de vieses discriminatórios, respeitando os direitos humanos e valores democráticos.

A proposta enumerar os sistemas de IA considerados de alto risco e proíbe o desenvolvimento de alguns tipos de tecnologias de IA que causem danos à saúde, à segurança ou a outros direitos fundamentais.

O texto, por exemplo, veda que o poder público crie sistemas de IA que classifiquem ou ranqueie pessoas com base no comportamento social para acesso a bens e serviços ou a políticas públicas “de forma ilegítima ou desproporcional” ou de sistemas de IA que facilite o abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes.

Alto risco

O projeto define ainda como sistemas de IA de alto risco, aqueles que podem causar danos às pessoas ou à sociedade, como os de controle de trânsito, de redes de abastecimento de água e eletricidade, devem ser suados.

Também são considerados sistemas de IA de alto risco (que precisam de mais atenção) aqueles aplicados na educação e formação profissionais para determinar acesso à instituição de ensino ou de monitoramento de estudantes, além dos sistemas usados para recrutamento de trabalhadores ou para promoções no trabalho.

Sistemas de IA de “repartição de tarefas e controle e avaliação do desempenho e do comportamento das pessoas nas áreas de emprego, gestão de trabalhadores e acesso ao emprego por conta própria” também são considerados de alto risco.

Outros exemplos são sistemas de IA para avaliação de prioridades em serviços públicos essenciais, como bombeiros e assistência médica. Também são citados no texto os sistemas de inteligência artificial usados pela Justiça para investigação de crimes, ou que tenham risco para as liberdades individuais ou ao estado democrático de direito.

Os sistemas de IA na área da saúde, como para auxiliar no diagnóstico e procedimentos médicos, e para o desenvolvimento de veículos autônomos em espaços públicos são outros exemplos de sistemas de alto risco de inteligência artificial listados pelo projeto.

Big techs

Durante a tramitação no Senado, foi retirado o dispositivo que considerava como sendo de alto risco os sistemas de IA usados pelas plataformas digitais, as chamadas big techs, para produção, análise, recomendação e a distribuição de conteúdos.

De acordo com o relator, senador Eduardo Gomes (PL-TO), a retirada desse trecho foi um acordo entre as bancadas para fazer o projeto de lei 2.338 de 2023, de autoria do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), avançar na votação.

O texto foi aprovado em votação simbólica na comissão temporária criada para analisar o tema.

LEIA MAIS
11/12/2024 - Leno Castro

Divulgado os locais de prova do concurso dos Correios

Os Correios divulgaram, na terça-feira, os locais de provas do concurso público nacional para preenchimento de 3.511 vagas, sendo 3.099 para o cargo de carteiro e 412 vagas imediatas para analista da estatal, com diversos perfis profissionais.

O candidato deve fazer a consulta no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame. O lugar onde os participantes prestarão o concurso já está disponível na aba Cartão de Convocação e Local de Provas, acessível com o número do Cadastro de Pessoa de Física (CPF).

Provas

A aplicação das provas está marcada para o próximo domingo (15), em 306 localidades de todas as regiões do país. Conforme o edital de convocação, os portões serão abertos às 12h e o fechamento está marcado para as 12h45. O início da prova está previsto para as 13h.

Os candidatos deverão comparecer aos locais de prova com documento de identidade impresso com foto, além de caneta esferográfica de tinta azul ou preta.

A prova para os cargos de nível superior (analista) terá 50 questões das seguintes disciplinas: língua portuguesa; matemática; noções de informática; código de conduta ética e integridade; conhecimentos específicos. Ao todo, essas questões terão pontuação máxima de 60 pontos.

Conforme o edital, a prova discursiva de até 30 linhas, de caráter eliminatório e classificatório, será avaliada em uma escala de 0 a 10 pontos.

Somente serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que foram habilitados na prova objetiva e que estejam classificados dentro do limite de até três vezes o número de vagas, que considera a ampla concorrência, vagas para candidatos negros/indígenas e pessoas com deficiência, por cargo/especialidade/localidade.

Já para cargo de nível médio, a prova objetiva (de caráter eliminatório e classificatório) terá 50 questões de múltipla escolha sobre língua portuguesa, matemática, noções de informática, conhecimentos gerais e código de conduta ética e integridade.

Correios 2024

Quase 1,7 milhão de candidatos se inscreveram para as 3.511 vagas do concurso público dos Correios 2024. O número de candidatos supera em 55% o do último certame nacional da empresa, realizado em 2011.

Do total de inscritos, mais de 1,5 milhão estão inscritos no edital de nível médio, para o cargo de agente de Correios, e outros 111 mil no edital de nível superior, para o cargo de analista de Correios.

As especialidades de nível superior são: advogado, analista de sistemas, arquiteto, arquivista, assistente social e engenheiro. Para engenheiros e arquitetos, os salários serão ajustados para atender ao piso legal das categorias, atualmente em R$ 10.302.

O salário inicial do aprovado em nível médio (carteiro) será de R$ 2.429,26. Para os cargos de nível superior, o salário inicial é de R$ 6.872,48. A estatal oferece ainda vale-alimentação/refeição de cerca de R$ 1,4 mil. Em todos os casos. A empresa oferece possibilidade de adesão a plano de saúde e previdência complementar.

Mais informações podem ser obtidas no site do IBFC.

 

 

LEIA MAIS
VEJA TAMBÉM

Mistura de etanol na gasolina subirá de 30% para 32%

A mistura de etanol na gasolina deve subir de 30% para 32% (E32) a partir de quarta-feira (24), com a aprovação do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). O anúncio foi feito, no último fim de semana, pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O aumento da proporção de etanol no combustível deve ter impacto direto na redução do preço da gasolina, na avaliação de Geraldo Alckmin.

O vice-presidente destaca, também, que a decisão garante benefícios ambientais e estimula o setor agroindustrial brasileiro.

Geraldo Alckmin lembrou que o Brasil tem muito etanol, também, de milho e que a mistura ajuda a gasolina a ficar mais barata, polui menos o meio ambiente e estimula a agricultura e a agroindústria.

Segundo o governo federal, a mudança pode reduzir em cerca de 500 milhões de litros por mês a necessidade de importação de gasolina. O volume seria suficiente para eliminar a dependência externa do país no abastecimento do combustível, colocando o Brasil em condição de autossuficiência.

Em abril deste ano, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou que a medida terá caráter excepcional e temporário, com vigência inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada por igual período mediante decisão do CNPE.

A proposta, segundo o governo, deve melhorar a logística do setor, liberando infraestrutura atualmente utilizada para importação de gasolina e aumentando a eficiência na distribuição de outros derivados, como o diesel.

 

Segurança pública do Maranhão é reforçada com mais 49 veículos

O Governo do Maranhão entrega, nesta segunda-feira (22), às 17h, 49 veículos para reforçar o trabalho de segurança pública no estado. A solenidade será realizada na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), no bairro Outeiro da Cruz, em São Luís, com a presença do governador Carlos Brandão.

São 38 veículos para delegacias regionais, distritos policiais e unidades especializadas da Polícia Civil; quatro para a Perícia Oficial; quatro para o Centro Tático Aéreo; dois para a DPCA (2); e um para Guarda Municipal de Grajaú.

 

Armamentos

Serão entregues, também, 49 pistolas de calibre 9mm da Beretta APX. Esse tipo de pistola é considerado um modelo mais robusto e foi projetado para atender a rigorosos testes militares, o que possibilitou que seu uso se tornasse padrão por forças de segurança brasileiras.

 

Neymar pode entrar em campo no jogo do Brasil com a Escócia, na quarta (24)

Depois de vencer o Haiti, por 3 a 0, na sua segunda partida na Copa do Mundo de futebol masculino, na noite de sexta-feira (19), no estádio Lincoln Financial Field, na cidade de Filadélfia, nos Estados Unidos da América (EUA), a Seleção Brasileira está se preparando para enfrentar a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

O jogo coma Escócia é válido pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2026. O Brasil é o primeiro colocado, no Grupo C, com 4 pontos. Marrocos vem em seguida, também, com 4 pontos; Escócia com 3 pontos e o Haiti sem pontuar.

 

Neymar em campo?

O Brasil está em preparativos para enfrentar a Escócia, o último jogo a ser disputado no Grupo C da Copa do Mundo.

O treino, no domingo (21), no CT de Columbia Park, em Nova Jersey (EUA) não teve o atacante Raphinha, que teve confirmada uma lesão muscular na coxa direita, mas contou Neymar integrado plenamente ao grupo.

O atacante fez o primeiro treino integral com o elenco. Até então, Neymar havia participado somente de parte do aquecimento ou de ações com bola separado do grupo.

A tendência, revelada pelo técnico Carlo Ancelotti, é de que o camisa 10 esteja à disposição, pela primeira vez nesta Copa, na partida com a Escócia.

 

Brasil 3 X 0 Haiti

Todos os gols de Brasil 3 X 0 Haiti foram marcados no primeiro tempo.

Matheus Cunha, aos 22 minutos, abriu o placar após aproveitar o rebote de uma finalização de Vini Jr.

Depois, Matheus Cunha, aos 35 minutos, ampliou com um forte chute de perna esquerda após receber lançamento de Vini Jr.

Vinicius Júnior, aos 48 minutos, marcou o terceiro tocando na saída do goleiro após grande assistência de Lucas Paquetá.

 

Jogo na madrugada de Segunda (22) / terça-feira (23) 

Jordânia x Argélia (Grupo J), às 0h, em San Francisco (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (22)

  • Argentina X Áustria (Grupo J), 14h, em Arlington, estado dos Texas (EUA)
  • França X Iraque (Grupo I), às 18h, na Filadélfia (EUA)
  • Noruega X Senegal (Grupo I), às 21h, em New York / New Jersey (EUA)

 

Jogos de domingo (21)

  • Espanha 4 X 0 Arábia Saudita, às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 0 X 0 Irã, às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Uruguai 2 X 2 Cabo Verde, às 19h, em Miami (EUA)
  • Nova Zelândia 1 X 3 Egito, às 22h, em Vancouver (Canadá)

 

Jogo na madrugada de sábado (20) / Domingo (21)

  • Tunísia 0 X 4 Japão (Grupo F), às 0h, em Monterrey (México)

 

Jogos de sábado (20)

  • Turquia 0 X 1 Paraguai (Grupo D), às 0h, em San Francisco/Santa Clara (EUA).
  • Holanda 5 X 1 Suécia (Grupo F), às 14h, Houston (EUA)
  • Alemanha 2 X 1 Costa do Marfim (Grupo E), às 17h, em Toronto (Canadá)
  • Equador 0 X 0 Curaçao (Grupo E), às 21h, em Missouri (EUA)

 

Jogos de sexta-feira (19)

  • Estados Unidos 2 X 0 Austrália (Grupo D), às 16h, em Seattle (EUA)
  • Escócia 0 X 1 Marrocos (Grupo C), às 19h, em Boston, EUA.
  • Brasil 3 X 0 Haiti (Grupo C), às 21h30, na Filadélfia, EUA.

 

Jogos de quinta-feira (18)

  • República Tcheca 1 X 1 África do Sul (Grupo A), às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Suíça 4 X 1 Bósnia e Herzegovina (Grupo B), às 16h, em Los Angeles (EUA)
  • Canadá 6 X 0 Catar (Grupo B), às 19h, em Vancouver (Canadá)
  • México 1 X 0 Coreia do Sul, às 22h, (Grupo A), em Guadalajara (México)

Jogos de quarta-feira (17)

  • Áustria 3 X 1 Jordânia (Grupo J), às 1h, em São Francisco (EUA)
  • Portugal 1 X 1 República Democrática do Congo (Grupo K), às 14h, em Huston (EUA)
  • Inglaterra 4 X 2 Croácia (Grupo L), às 17h, em Dallas (EUA)
  • Gana 1 X 1 Panamá (Grupo L), às 20h, em Toronto (Canadá)
  • Uzbequistão 1 X 3 Colômbia (Grupo K), às 23h, na Cidade do México (México)

 

Jogos de terça-feira (16)

  • França 3 X 1 Senegal (Grupo I), às 16h, em New Jersey (EUA)
  • Iraque 1 X 4 Noruega (Grupo I), às 19h, em Boston (EUA)
  • Argentina 3 X 0 Argélia (Grupo J) 22h, em Kansas City (EUA)

 

Jogos de segunda-feira (15)

  • Espanha 0 X 0 Cabo Verde (Grupo H) – às 13h, em Atlanta (EUA)
  • Bélgica 1 X 1 Egito (Grupo G) – às 16h, em Seattle (EUA)
  • Arábia Saudita 1 X 1 Uruguai (Grupo H) – às 19h, em Miami (EUA)
  • Irã 2 X 2 Nova Zelândia (Grupo G) – às 22h, em Los Angeles (EUA)

 

Jogos domingo (14)

  • Austrália 2 X 0 Turquia (Grupo D) – às 1h (madrugada), em Vancouver (Canadá)
  • Alemanha 7 X 1 Curação (Grupo E) – às 14h, em Houston (EUA)
  • Holanda 2 X 2 Japão (Grupo F) – às 17h, em Dallas (EUA)
  • Costa do Marfim 1 X 0 Equador (Grupo E) – às 20h, na Filadélfia (EUA)
  • Suécia 5 X 1 Tunísia (Grupo F) – às 23h, em Monterrey (México)

 

Jogos Sábado (13)

  • Catar 1 X 1 Suíça (Grupo B) –  16h em San Francisco (EUA)
  • Brasil 1 X 1 Marrocos (Grupo C) – 16h em Nova York / Nova Jersey (EUA)
  • Haiti 0 X 1 Escócia (Grupo C) – 16h em Boston (EUA)

 

Jogos de sexta-Feira (12)

  • Canadá 1 X 1 Bósnia e Herzegovina – Grupo B (Toronto, no Canadá)
  • Estados Unidos 4 X 1 Paraguai – Grupo D (Los Angeles, nos EUA)

 

Jogo de quinta-feira (11)

  • México 2 X 0 África do Sul (Grupo A) – estádio Azteca, na Cidade do México, no México.
  • Coreia do Sul 2 X 1 Tchéquia (Grupo A) – no Estádio de Guadalajara, no México.

 

Seleção nos EUA

A delegação do Brasil está hospedada no The Ridge Hotel, localizado na cidade de Basking Ridge, no estado de Nova Jersey.

O hotel fica a, aproximadamente, uma hora da cidade de New York está o MetLife Stadium, o estádio das partidas do Brasil na Copa do Mundo 2026.

Os treinamentos estão acontecendo no Columbia Park Training Facility que fica localizado na cidade de Morristown, no estado de Nova Jersey, distante uns 14 a 20 minutos (de carro) do hotel em que o Brasil está hospedado. O complexo esportivo pertence ao clube New York Red Bulls da MLS.

 

Jogos do Brasil da Copa

19 de junho (sexta-feira) – 22h (de Brasília) – Brasil X Haiti – Lincoln Financial Field, em Filadélfia;

24 de junho (quarta-feira) – 19h (de Brasília) – Escócia X Brasil – Hard Rock Stadium, Miami.

 

 

Jogadores do Brasil

O técnico Carlo Ancelotti anunciou, no dia 18 deste mês, os 26 jogadores que vão representar a Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2026.

 

Goleiros

– Alisson (Liverpool, da Inglaterra)

– Ederson (Fenerbahçe, da Turquia)

– Weverton (Grêmio)

 

Defensores

– Alex Sandro (Flamengo)

– Bremer (Juventus, da Itália)

Danilo (Flamengo)

Douglas Santos (Zenit, da Rússia)

Gabriel Magalhães (Arsenal, da Inglaterra)

Ibañez (Al-Ahli, Arábia Saudita)

Léo Pereira (Flamengo)

Marquinhos (PSG, França)

Éderson (Atlanta, EUA) no lugar de Wesley (Roma, Itália)

 

Meio-campistas

– Bruno Guimarães (Newcastle, Inglaterra)

– Casemiro (Manchester United, Inglaterra)

– Danilo Santos (Botafogo)

– Fabinho (Al-Ittihad, Arábia Saudita)

– Lucas Paquetá (Flamengo)

 

Atacantes

– Endrick (Lyon, França)

– Gabriel Martinelli (Arsenal, Inglaterra)

– Igor Thiago (Brentford, Inglaterra)

– Luiz Henrique (Zenit, da Rússia)

– Matheus Cunha (Manchester United, Inglaterra)

– Neymar (Santos)

– Raphinha (Barcelona, da Espanha)

– Rayan (Bournemouth, da Inglaterra)

– Vini Jr. (Real Madrid, da Espanha)

 

Copa do Mundo 2026

 Esta copa do mundo tem 48 seleções e será realizada de 11 de junho a 19 de julho, em 16 cidades de três países que ficam da América do Norte: México, Estados Unidos da América (EUA) e Canadá.

 

(Foto/Capa/site/CBF): Mateus Cunha celebra gol do Brasil no jogo com o Haiti